Basquetebol Masculino - Época 2026/2027

Para melhor ou pior, 2 taças ganhas aos rivais tendo em conta a diferença de orçamentos, acaba por ser uma época positiva

Mas percebo, podia ter sido dito de outra maneira

1 Curtiu

https://x.com/SCPModalidades/status/2075898568825503933?s=20

Jorge Patinho é o novo coordenador do basquetebol

Por Sporting CP
11 Jul, 2026

Basquetebol

Está no Clube há mais de 15 anos e assume novas funções

Jorge Patinho é o novo coordenador do basquetebol do Sporting Clube de Portugal, que sucede no cargo a António José Coelho. No Clube há mais de década e meia, assume agora a coordenação da modalidade depois de ter passado por várias funções no basquetebol e ter trabalhado, sobretudo, na formação.

“Encaro este desafio com muita naturalidade porque tenho um conhecimento muito profundo do basquetebol dentro do Sporting CP. Eu vim do Sporting CP para o basquetebol, enquanto a maior parte das pessoas chega ao Sporting CP e vem do basquetebol. Portanto, é um percurso diferente que me permite ter um conhecimento muito grande da nossa estrutura interna e muito grande do que foi a nossa história recente na modalidade”, começou por dizer, aquando da apresentação, justificando: “Acho que essa memória histórica tem valor para o dia de hoje, e para o dia da amanhã, e acho que é uma das minhas mais-valias, procurando depois dar também toda uma lógica àquilo que fizemos nos últimos anos na formação”.

“Actualmente, somos líderes do ranking e isso acontece porque temos uma qualidade transversal nos dois géneros em todas as equipas. Por isso, temos essa estrutura pronta, qualitativa e quantitativamente, e aquilo que agora queremos é transformar isto num só basquetebol, trazendo essa mais-valia para a nossa equipa sénior”, referiu.

A chegada de Jorge Patinho a esta função deve-se a isso mesmo: à ideia do Sporting CP de fazer no basquetebol aquilo que já acontece nas outras modalidades. Ou seja, diluir as diferenças entre a formação e a equipa sénior e apostar mais nos jovens jogadores formados entre portas.

Jorge Patinho acredita no sucesso dessa missão, apesar de saber que o caminho é diferente do que é percorrido nas outras modalidades: “Temos vários jovens com qualidade para a equipa principal, mas o problema do basquetebol é que o caminho que os jovens têm de fazer na modalidade é um pouco mais longo. A idade dos 18 anos, que é a idade da maioridade, não é a idade certa no basquetebol em termos da maturidade física e do entendimento do jogo. Isso significa que, ao contrário do que acontece noutras modalidades, é preciso haver mais paciência para fazermos esse percurso, mas nós estamos a procurar as pessoas certas para que esse percurso tenha sucesso”.

Por isso, a ambição é que no futuro a equipa principal Leonina seja composta por jogadores ‘da cantera’ e continue a lutar por títulos, mas para já o foco imediato está na temporada 2026/2027. “Vamos ser iguais ao de sempre. Ou seja, vamos ser ambiciosos com o objectivo de colocar o nome do Sporting Clube de Portugal em primeiro”, referiu, acrescentando: “Olho para o plantel do Sporting CP e vejo jogadores não formados localmente, jogadores portugueses e os jovens, que também poderão ser portugueses ou não, e é com essa conjugação que queremos ter sucesso”.

1 Curtiu

Grande Jorge Patinho | Wiki Sporting , inteiramente merecido! No nosso Basquete desde sempre, com imensos sacrifícios pessoais e profissionais, foi talvez o maior responsável pelo não desaparecimento da secção na crise de 2014.

Tem sido desde enttão o motor da formação, sobretudo masculina, tendo levado ao retomar de títulos regionais e nacionais. Que o seu amor ao Clube e a competência demonstrada na formação sejam transmitidos aos seniores!

12 Curtiram

Obrigado pelo post, que consiga estar rodeado pessoas certas para por amor ao clube ao nosso serviço.

Queria atualizar no zerozero, o seu histórico, consegues ajudar?

espera aí

Era o coordenador da formação M, incluindo Sub 23. :+1:

esses anos todos?

pelo menos desde 2017, que me lembre. Penso que o coordenador F tem continuado a ser também desde essa altura o Paulo Doce de Moura | Wiki Sporting , mas já pedi para me confirmarem.

EDIT: sim, e é ainda team manager das seniores F

Foste tu que introduziste o Tiago Coelho no plantel 26/27? Não vi menções dele em mais nenhum lado.

Não fui

1 Curtiu

Bernardo Pires assume equipa principal de basquetebol

Por Sporting CP
11 Jul, 2026

Basquetebol

“Só podia dizer ‘sim’ ao Sporting CP”

Bernardo Pires é o novo treinador da equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal. O técnico, natural de Aveiro, chega ao Clube proveniente do Imortal BC, onde estava desde 2019 – primeiro como treinador da equipa B e depois da principal.

Com apenas 32 anos, já tem a sua marca bem vincada, sendo conhecido por apostar muito nos jovens jogadores, e é um dos treinadores mais promissores do basquetebol nacional.

“Sem dúvida que é o maior desafio da minha carreira, mas sempre que tenho a oportunidade de subir de nível encaro o desafio como um dos maiores da minha carreira. Naturalmente que, desta vez, treinando um dos melhores, se não o melhor clube de Portugal, inevitavelmente, que a responsabilidade aumenta, até pela massa associativa”, começou por dizer na apresentação como novo treinador Leonino, admitindo que “só podia dizer ‘sim’ ao Sporting CP”.

“Para além do desafio que é, confesso, há uma ligação familiar muito forte ao Clube. O meu falecido avô sempre foi adepto e fanático pelo Sporting CP, tanto que, antes de vir para aqui, a minha avó despediu-se de mim a chorar de felicidade. Portanto, chegar aqui é muito positivo, por tudo. Além dessa ligação, é o culminar de um trajecto difícil, de muitas etapas, muitos anos de trabalho, algumas vezes sem retorno, e agora, sem dúvida nenhuma, o que quero é tentar manter essa ética de trabalho e retribuir a oportunidade”, justificou, dizendo saber bem a responsabilidade que é assumir este cargo e também suceder a Luís Magalhães.

“Não sinto pressão por substituí-lo, sinto, sim, gratidão. Conheço-o praticamente desde sempre porque treinou e trabalhou com o meu pai, andou comigo ao colo e foi meu treinador na formação. Por isso, inevitavelmente, acho que mais do que pressão é gratidão e aquilo que desejo é fazer jus àquilo que o Luís sempre fez pelo Clube”, referiu.

Nesse sentido, Bernardo Pires quer lutar por títulos, e conquistá-los, com um basquetebol “atractivo, rápido, intenso, solidário, leal e comprometido com os adeptos” e quer também olhar para a prata da casa: “Quero apostar mais na formação, que é por isso que sou reconhecido, tal como o Sporting CP, e, por isso, acho que esta união pode cimentar ainda mais o futuro do Clube na modalidade”.

Em plena quadra do Pavilhão João Rocha, que agora pisará sempre como treinador principal da equipa de basquetebol verde e branca e não como adversário, o que fez algumas vezes, Bernardo Pires disse ainda esperar que seja um reduto cada vez mais difícil para os adversários Leoninos.

O técnico fará a sua parte para que assim seja e espera contar com os Sportinguistas nessa missão: “Já era difícil e quero acreditar que daqui para frente será ainda mais difícil para quem nos vier defrontar. A ideia passa muito por isso também, por tentar mobilizar mais os adeptos e desafiá-los a estarem sempre presentes nesta modalidade como estão noutras”.

SLB vs SCP a abrir o Campeonato

Dérbis a abrir Liga para Leões e Leoas

Por Sporting CP
11 Jul, 2026

Basquetebol

Equipas masculina e feminina de basquetebol conheceram os calendários

As equipas masculina e feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal conheceram o calendário da Liga, este sábado, com a realização dos sorteios, em Lisboa.

A formação masculina de basquetebol do Sporting CP começa a prova com a deslocação ao Pavilhão da Luz para defrontar o SL Benfica, enquanto a equipa feminina também terá dérbi, mas neste caso com as Leoas a jogarem na condição de visitadas e a receberem o SL Benfica no Pavilhão João Rocha.

A Liga masculina tem início previsto para o fim-de-semana de 3 e 4 de Outubro, com o Sporting CP a ter o primeiro jogo em casa na segunda jornada frente ao CP Esgueira. O primeiro clássico está previsto para a 9.ª jornada e antepenúltima da primeira volta, em que o Sporting CP recebe o FC Porto.

Quanto à Liga feminina, depois de receber o SL Benfica, o Sporting CP terá deslocação a casa do GDR André Resende na segunda jornada, enquanto na terceira as Leoas vão receber o SC Coimbrões.

CALENDÁRIO COMPLETO DO SPORTING CP NA LIGA MASCULINA DE BASQUETEBOL:

J1/12 SL Benfica vs. SPORTING CP
J2/13 SPORTING CP vs CP Esgueira
J3/14 CAB Madeira vs SPORTING CP
J4/15 SPORTING CP vs AD Ovarense
J5/16 SC Braga vs SPORTING CP
J6/17 SPORTING CP vs Vitória SC
J7/18 CD Póvoa vs - SPORTING CP
J8/19 SPORTING CP vs Portimonense SC
J9/20 SPORTING CP vs FC Porto
J10/21 UD Oliveirense vs SPORTING CP
J11/22 SPORTING CP vs CA Queluz

CALENDÁRIO COMPLETO DO SPORTING CP NA LIGA FEMININA DE BASQUETEBOL:

J1/12 SPORTING CP vs. SL Benfica
J2/13 GDR André Resende vs SPORTING CP
J3/14 SPORTING CP vs SC Coimbrões
J4/15 SPORTING CP vs CRC Quinta dos Lombos
J5/16 CP Esgueira vs SPORTING CP
J6/17 SPORTING CP vs GDESSA Barreiro
J7/18 CAB Madeira vs - SPORTING CP
J8/19 CD Escola Francisco Franco vs. SPORTING CP
J9/20 SPORTING CP vs BC Barcelos
J10/21 SPORTING CP vs C União Sportiva
J11/22 AD Sanjoanense vs. SPORTING CP

Será que alguém se lembrou de ir ver como anda o Stanley Borden que acabou a carreira universitária. Ou contará como NFL por causa de regras parvas que as federações impõem.

Xeyrius Williams de volta ao FQP. Más notícias.

Conta como NFL, se as regras foram iguais às futsal.

Parece uma escolha com lógica e perspetiva de futuro, o que é bom. Se resultará, veremos. Também precisará de ter NFL’s de qualidade.

Parece uma escolha com lógica e perspetiva de futuro, o que é bom. Se resultará, veremos. Também precisará de ter NFL’s de aulidade