O rumor Travante era inevitável — mais época, menos época. A questão, no entanto, é tudo menos simples. Por um lado, conhecemos bem a personalidade do jogador, com tudo o que isso implica. Por outro, é inegável o impacto que teve com a camisola do Sporting, sendo um dos melhores jogadores da nossa história recente no basquetebol.
Quando o Sporting reativou a modalidade, falei com alguém bastante envolvido no panorama nacional e, desde cedo, surgiram rumores sobre possíveis contratações. Curiosamente, essa pessoa sempre apontou Elissor como a escolha mais segura daquela equipa da Oliveirense — precisamente por ser mais constante, menos influenciável pelo desempenho da equipa e com um jogo muito próprio. Travante, pelo contrário, é mais emocional: quando o jogo corre mal, pode facilmente ir abaixo. Aliás, foi essa mesma pessoa que me deu a entender que o Diogo Araújo vinha para o Sporting
É verdade que há muitos americanos no mercado com mais qualidade do que Travante. A diferença está em conseguir acertar nas contratações.
Travante não seria um tiro no escuro: vinha para ser a estrela, com impacto imediato. Mas se acabar por rumar ao Norte, não devemos entrar em modo lamento. O foco deve ser encontrar alguém superior — o que é perfeitamente possível, mesmo que o nosso scouting recente não inspire grande confiança nesse processo.
Se quisermos mesmo voltar a ser dominantes, devíamos era perguntar pelo Carter, o poste que jogava no Benfica. Esse sim, foi o jogador mais dominante da história recente do basquetebol nacional, com impacto em ambos os lados do campo.
E porque não Travante e Carter?
Eu quando quero falar de basket, a minha modalidade favorita, vou ao tópico da NBA
Esses têm basket a que nível?
Orçamentos superiores a 10M
Nós tbm não temos basket… Temos uma modalidade que se tratar de arremesso de pedradas para um cesto
A Tatiana penso que é de Águeda ou Oliveira de Azeméis.
Mas mora em Vale de Ílhavo, estudava era na Gafanha e andava sempre por cá.
O Jardel é que morou nos últimos meses que teve no Beira-Mar na Encarnação.
Se bem me lembro o Estrela Vermelha estava na Euroliga com um orçamento de 5M. Claro que nós não conseguiamos isso sem a base de sérvios deles. Quanto a Benfica e Porto já se tem uma ideia do orçamento deles.
Quanto ao basket ser fraco face à NBA é como dizer que temos de acabar com o futebol porque o nível da 1ªliga não se compara com a Premiership.
No futebol a Liga portuguesa está numa segunda divisão da Europa… Nós no basket estamos ao nível da liga de Andorra para o futebol
Andorra já foi a algum europeu ?
Estamos a falar de campeonato não de seleção…
Mas nós no Basket fomos a 1 ou 2 e só temos 1 vitória… Não é muito diferente.
Aposto que quem aqui defende a continuidade do Basket… Não vai ao pavilhão ver 2 jogos por ano…
Fui verificar. A nivel do basket somos 21º na Europa, 42º no mundo.
Fazes o cross check e na pontuação da UEFA os países à volta do 21º lugar (muda todos os anos) são:
Ucrania (Shaktar, Dinamo Kyiv)
Escócia (Celtic, Rangers)
Rússia (CSKA, Zenit)
Polónia
No mundo o equivalente a Portugal no basket são:
Chequia (39)
Costa Marfim
Peru
Nigéria
Escócia
Pura demagogia. A diferença orçamental entre as principais equipas portuguesas e as de topo da Premier é sensivelmente mil vezes inferior à que separa as principais equipas de basquetebol portuguesas e as franchises que competem na NBA. Acresce que, como testemunha o Mundial de Clubes a decorrer ou as competições europeias, quando encontram com as principais equipas de Premier, as principais equipas de futebol portuguesas dão luta e, não raro, derrotam-nas.
Não é nada. Clubes de topo da Premiership gastam 4x, 5x mais que o Sporting em salários. No basket estamos a falar de 7x (Alba Berlin) a 20x (Real Madrid) mais.
Falar em 1000x mais é que é desonesto.
A propósito, a Gleague da NBA paga 40k a 75k de salário (ano). Até em Portugal se paga mais a alguns jogadores.
O 18º jogador com mais pontos de sempre ds GLEAGUE é…Cat Barber.
Há cada vez mais condições para contratar melhores jogadores.
Peço desculpa, não vi que a referência era aos gastos da NBA. Aí os gastos são 100x a 200x superiores. Mesmo assim bastante abaixo das 1000x.
Nos ultimos 4 anos houve uma equipa portuguesa nos 1/4 final da Fiba Europe Cup em 3 desses anos.
Essa é a quinta divisão europeia
Peço desculpa, queria escrever cem vezes mais e saiu-me (errada e exageradamente) mil vezes mais. Feita esta correcção, mantenho tudo o que digo (não entendo a referência às equipas alemã e espanhola, não fiz qualquer alusão a equipas europeias de basquetebol, apenas às de futebol).
Quanto ao que é acrescentado, nada tenho a dizer. É rigoroso, mas, por si, não significa que “haja cada vez mais condições para contratar melhores jogadores”.
3ª competição. Na realidade é mais a segunda porque a Euroleague tem poucos clubes. A Euroleague e a Fiba Champions juntas deviam formar a Champions League do futebol e a Eurocup a Europa League.
Falta aí a cup
Lol eu defendo a continuidade do basquete e fui a 20 jogos no pavilhão este ano e fui já a jogos de basquete nos anos anteriores. Já tu foste a quantos este ano guerreiro do teclado?