Basquetebol Masculino - Época 2025/2026

Professor a rasgar TUDO quando diz que não choramos ou damos desculpas quando perdemos e que não nos pomos em bicos de pés quando ganhamos!

BOSS

4 Curtiram

Beijinhos do Varandas para todos!

1 Curtiu

Péssimo timing par falar do voleibol. Apesar de eliminados, duas vitórias caseiras de seguida na Champions. O nível do nosso voleibol está muito, muito acima do basquetebol. Acho que o pessoal não se dá conta dos níveis orçamentais que são praticados mesmo na Europa no basquetebol. É a única modalidade em que não temos a mínima possibilidade de competir a sério a não ser em competições muito secundárias.

Dado esta “realidade” e o panorama comparativo de receitas canalizáveis para as modalidades (não conseguimos nem conseguiremos concorrer com a “riqueza” do Benfica), sim, é verdade, é-me muito difícil não encarar os recursos importantes (à nossa escala) que são absorvidos pelo basquetebol como um desperdício e uma casmurrice infantil. Dar-se-ia muito melhor uso a esses recursos sobretudo no andebol (estamos “à porta” de uma final four da que é uma das principais modalidades desportivas europeias), mas também no futsal, modalidade na qual, com mais algum investimento, é perfeitamente razoável apontar a um título europeu já obtido no passado por duas vezes.

E não me falem do ecletismo. Como valor “em si” não me diz rigorosamente nada.

1 Curtiu

Não te diz a ti, mas diz ao clube. Vão ter de começar a habituar-se

8 Curtiram

Parabéns pela conquista da taça, esta conquista é dedicada aos strikers da vida que andam sempre a pedir o fecho da modalidade

2 Curtiram

“Santana Lopes gosta disto”

1 Curtiu

O problema é que não competimos de igual para igual a nível de investimento e isso deixa logo um handicap para conquistar troféus. Somos o 3o orçamento em quantas modalidades? Fica complicado ganhar regularmente nestes moldes. Hoje foi uma Taça mas a Liga deve cair para o Benfica novamente. No voleibol só depois de um penta do Benfica é que voltamos a vencer. Hóquei também corremos por fora. No fundo só o futsal e o andebol têm sido consistentes e o andebol antes da família costa foram quantas ligas seguidas para o porto? As questões são essas.

3 Curtiram
  1. “Diz ao clube”? Vai lá perguntar aos sportinguistas se valorizam o ecletismo independentemente de se ganhar ou não. O que eu escrevi e que parece que não entendeste ou se entendeste procuras miseravelmente deturpar é que “não valorizo o ecletismo em si”, não que “não valorizo o ecletismo”. O que isto quer dizer é que, como fim, não me diz nada. Coisa bem diferente é encará-lo como meio de mais e mais conquistas, mas significativas, não em competições “da treta”.
  2. Não me inscrevas em nenhum grupo. Falo só por mim.
  3. Mas há uma enorme ironia nisto tudo. Eu ainda vou ao João Rocha com alguma regularidade (já agora, será o teu caso?). Visto do ponto de vista da prática (e não só da “garganta”), eu demonstro que quero que o Sporting transcenda o clube de futebol. Poder-se-á dizer o mesmo da grande “maioria silenciosa” dos sportinguistas? Qualquer pessoa intelectualmente honesta reconhecerá que não ao verificar que essa grande maioria jamais pôs os pés no João Rocha.
  4. Quanto ao ecletismo, “camarada”, estás inserido num pequeno “grupelho demográfico” dentro do clube. Dás pouco por isso porque, aqui no Forum e noutros fora até mais institucionais da vida do Sporting, a “bandeira do ecletismo” é empenhada pela maioria. Mas se romperes a bolha, constatarás que a grande maioria dos sportinguistas só sabe e só quer saber de futebol.
  5. No fundo, eu também faço parte desse “grupelho”. A diferença entre nós é que não acalento ilusões tontas para o fazer maior do que é. É um bocadinho como o Paulo Raimundo a falar em nome de Portugal, dos seus interesses, dos portugueses e do que os portugueses querem e precisam enquanto nas eleições legislativas não vai além dos 3% dos votos expressos, ou seja, em termos reais, só colhe a preferência de 1,5% dos cidadãos portugueses com capacidade eleitoral.
3 Curtiram

Mas o quê, o Sporting compete sozinho? Os outros clubes andam nisto a brincar, queres ver? Sim, o Sporting deve ser o 3° orçamento no Volei Feminino, no Hóquei e no Basket - mesmo nestas 2 acredito que não anda longe dos valores do Porto. Devia fazer como o Porto e concentrar todos os recursos em 4 secções? É que olha, se calhar acabam esta época de mãos vazias apesar dos esforços.

Se a equipa que compete por fora já venceu a Supertaça e o Mundial e o patinho feio acaba de vencer a Taça de Portugal, afinal isto não está tão mau como certas pessoas ansiavam para que estivesse

2 Curtiram

O Sporting nos últimos anos tem sido claramente o clube que ganha mais nas modalidades. Portanto essa lamúria constante aqui não faz sentido. Claro que ainda podemos melhorar, mas não corremos sozinhos, os outros tb têm dinheiro, também investem e também querem ganhar.

O que temos feito é muito bom. No basket tem mais mérito ainda pq há meia dúzia de anos não tínhamos a modalidade.

6 Curtiram

Diz ao clube, sim. São esses os valores pelos quais o clube se pauta. Se não te diz a ti ou aos sportinguistas que conheces, temos pena.

Eu inscrevo - é o grupo do “fechar, fechar, fechar”, o grupo que aparece aqui para bater nesta secção semana sim semana não. Cada um fala por si, mas todos por um objetivo comum.

E para finalizar, eu estou inserido nessa coisa que chamas “grupelho” porque sou maluco pelo Sporting, tudo o que é Sporting me interessa, entendes? Não tenho culpa que haja falta de cultura desportiva em Portugal (e isso é geral a todos os clubes) e também não é isso que me vai fazer deixar de defender os valores do clube.

E as tuas “não ilusões”, enfim, não deixa de ser engraçado. No início era porque não éramos competitivos em todas as secções, agora é porque esta secção não vai ter a relevância internacional dos grandes clubes. Oxalá ainda sejamos campeões, gostava de ver o que diriam nesse cenário.

5ª feira lá estarei no Sporting - Aalborg. Forte abraço

8 Curtiram

para mim, havendo Sporting a competir, interessa-me… em tudo… nem que seja em campismo e caravanismo…

7 Curtiram

e bela vitória ontem dos nossos putos do basket - não pude ver em direto, mas ainda vi de madrugada, mesmo já sabendo o resultado… acabei de ver às 3h30 da manhã… muito bom, sobretudo aquele arranque do 3º quarto… endiabrado o Ventura… foi uma bela vitória

Não chegando o poste, o objectivo realista é (apenas) chegar à final do campeonato.

E porque não chega o poste?

Pelo contrário, é o melhor timming. Mesmo com a melhor equipa de voleibol que nós já tivemos ficamos em último lugar do grupo. Também nunca teremos orçamento. Mesmo no andebol com uma equipa histórica e possivelmente a melhor de sempre em Portugal temos muitas dificuldades em chegar à Final Four. Esta é a realidade, não somos competitivos na Europa, além de 3 modalidades (Futsal, Hóquei e atletismo).

Longe de mim defender o voleibol por contraposição ao basquetebol - “I’m a Basketball lover”. Mas não estás a ver bem a coisa. No basquetebol é mesmo inimaginável uma vitória na Champions. O nível do nosso basquetebol é tão fraco que nem ombreamos com equipas da II Liga espanhola.

E há sempre o argumento (sob a forma de interrogação): os 2/3 milhões que são gastos no basquetebol não chegariam para trazer o redes excepcional e o pivot forte tanto a defender quanto a atacar que é provavelmente o que nos falta para chegarmos à final four da Champions do andebol?

1 Curtiu

Não, diz a ti e a mais uns quantos. Muito minoritários (como se constata, salvo algumas excepções, por regra nas “paupérrimas” assistências aos jogos das modalidades). É um abuso transformares o teu ponto de vista no ponto de vista do clube.

A sério? Descobres alguma contradição entre essas duas posições (as quais “por acaso” nunca expressei dessa maneira simplista)? Mas se me queres apanhar numa contradição, ofereço-ta já: quando joga a equipa de basquetebol sinto a mesma ânsia (no sentido de identificação e desejo de vitória, mas também de ansiedade) que experimento quando a equipa de futebol entra em campo ou qualquer outra nossa. Basquetebol que preferia que o clube não tivesse reativado. Seria, dirão, mais consistente com essa posição alhear-me ou mesmo desejar que o nosso basquetebol seja derrotado (para “provar” que foi um erro “ressuscitá-lo”). Só que sou incapaz dessa “consistência”. Neste “capítulo”, sim, sou um poço (quase) sem fundo de contradição.

Um abraço leonino forte, também.

Nao concordo nada com isto. Só nao transitámos para os 1/4s de final da CEV - prova em cujas meias-finais já estivemos por duas vezes - devido a um set (mal perdido) no último jogo.

Se me disseres que o Andebol e o Voleibol nao tem adeptos nem massa para ambicionar ganhar as respectivas Champions, concordo. Mas além da supremacia a nível nacional, as provas secundárias destas modalidades, respectivamente a EHF Europa League e a CEV Challenge Cup estao ou deveriam estar ao nosso alcance.

Seja como for, esta Taca de Portugal soube muito bem. Porcos mais uma vez derrotados - esperemos que seja um bom presságio para aquela do Futebol - e animo para a Hugo dos Santos e para o resto do campeonato, além de garantir a disputa da ST do ano que vem. Se nao acredito numa vitória vs Assassinos Racistas num PO, acho bem possível que os possamos quilhar nas duas finais a um jogo só.

SL

1 Curtiu