atenção que não estava a defender, nem a prever nada.
estava simplesmente a responder à pergunta do caro forista, sobre a diferença entre sair a custo 0 e acabar contrato.
Vender? Anda tudo doido? Todas as equipas precisam de soluções de ataque de diversas valias. Andámos tanto tempo à procura do “Pinheiro” agora que o temos, vamos despachar de qualquer maneira?
Acho que ás vezes o pessoal fala só por falar ou então não acompanha o futebol praticado em Portugal. Bas Dost e nulidade não combinam. Perguntem ao treinador mais titulado do País como é que ele ano após ano monta as equipas para subir de divisão? Provavelmente ele dirá: Sei o que resulta para subir de divisão em Portugal. E numa equipa que pretenda títulos em Portugal há qualidades nos jogadores que são indispensáveis mas que por exemplo numa Liga dos Campeões se tornam nefastas para a equipa. Enquadrar a competição e os objectivos para montar uma equipa é um principio básico de qualquer treinador.
Sporting candidato a vencer 80% dos jogos nacionais tem de ter um finalizador de excelência mesmo que não faça mais nada. E Bas Dost já provou ser esse finalizador seja a táctica propicia ás suas qualidades, como antes dele foram Jardel ou Acosta ou Liedson. Cada um pedia um certo tipo de jogo mas se lhe dessem esse jogo, faziam golos.
Agora, Bas Dost necessita de um determinado estilo de jogo que muitas vezes a equipa não consegue oferecer. Ataques rápidos, procura de profundidade, jogar longe da baliza. Não, isso não é Bas Dost. Mas quantos jogos teoricamente o Sporting tem nesses moldes? Nesses jogos Bas Dost é menos um e seria de todo conveniente estar no banco. Mas a grande maioria dos jogos ou teoricamente, o Sporting tem de encostar o adversário as cordas. Nesse caso, quem melhor que um pinheiro que se sabe movimentar dentro da área e que concretiza como ninguém. Aquele avançado forte, possante, alto que luta de igual para igual contra o central? Aquele que num toque mete a bola dentro da baliza? Não existem muitos que aceitem vir para um campeonato de segunda.
Um dos grandes problemas é o valor a pagar por esse serviço. Mas quanto vale 20 golos da equipa? E quanto vale 30 golos? E, já agora, quanto vale as movimentações para libertar espaço para outros colegas concretizarem? A sim, não defende, é estático, não é ágil, não corre, mas a função é ser avançado ou é ser defesa? Isso cabe ao treinador arranjar forma de equilibrar a equipa e dar condições a que cada jogador faça o que deve fazer. E Bas Dost cabe a missão de marcar golos.
chegou a saber-se ao certo quais as modificações do contrato do Bas para regressar?
tenho ideia que ficava igual mas nos anos seguintes previa já aumentos de salário. Cheira-me que será por isso que estão a tentar despachá-lo, pq o custo nas épocas seguintes seja superior?
Quanto às hiper-críticas não entendo… Foi das melhores contratações que o Sporting fez nos últimos anos. Não é um Messi mas faz bem a sua função enquanto esteve em forma.
Um jogador com 125 jogos e 93 golos na qual a última época esteve a maior tempo lesionado, são números que enchem o olho a qualquer um!!!
Agora entendo que ñ entre no estilo de jogo de Keizer e é porisso que tem que ser vendido!
O problema é o vencimento, estamos a falar de provavelmente o jogador mais caro da liga.
Acresce a questão do actual técnico e o facto de até um jogador como Luiz Phellype encaixar melhor nas ideias de jogo do mesmo.Bas Dost foi relegado para o banco devido primeiro a uma lesão, mas depois de já estar recuperado na plenitude por lá permaneceu(por alguma razão foi).
Não coloco ao contrário de alguns a qualidade do jogador em causa( para mim isso nem tem discussão, é um bom jogador). A questão aqui é se um clube como o Sporting tem condições para pagar o vencimento mais alto da liga(e se não o é definitivamente está no top 3, no Sporting pelo menos ninguém aufere mais que ele) sentado num banco de suplentes.