Aumentos de capital e VMOCs (2013-2017)

Fica aberto o tópico para compilar toda a informação sobre os aumentos de capital e VMOC no mandato de Bruno de Carvalho.

[center][b]O aumento de capital

http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/11/o-aumento-de-capital.html[/b][/center]

Amanha farei um post sobre as VMOC que julgo ser esclarecedor para todos.

Obrigado! :venia: :venia: :venia:

Temos de investir no Mister do Café. Ponto.

[member=14672]johnfrusciante

Temos de criar um site, jornal, uma app seja o que for! Pela verdade desportiva.

Já falaste alguma vez com o Departamento de Comunicação do Sporting ou com o jornal? Se calhar o clube ficar ligado diretamente ligado ao teu trabalho de investigação não seria positivo, mas é uma food for thought

Acho que a melhor forma de bater o pé à CS de hoje em dia é através de trabalhos como o teu. O meu pai, um sportinguista de gema, mas não fanático e com menos paciência que eu para o futebol, muitas vezes tem opiniões estapafúrdias que se justificavam se a fonte de informação não fosse trepaceira, mentirosa e parcial. Quando lhe mostro artigos teus, ele até fica parvo.

Acho que tens potencial para criar algo grande e que ajude o Sporting e o desporto, de forma indireta.
As pessoas se estivessem mais informadas, era meio caminho andando para as coisas mudarem.

Quantas pessoas tens a ler os teus artigos em média?

[member=14672]johnfrusciante, obrigado, trabalho excelente. :clap: :clap: :clap:

Mt bem como sempre

Enorme Serviço Público
Simples e claro.

:venia:

:clap: :clap: :clap:

:clap: :clap:

[center][b]Reestruturação Financeira e as VMOC

http://misterdocafe.blogspot.pt/2016/11/reestruturacao-financeira-e-as-vmoc.html[/b][/center]

Que grande artigo! Muito obrigado [member=14672]johnfrusciante, mais uma vez!
Se nao me engano entao, para fazermos face às obrigacoes com as VMOCs em 2026, ‘basta’ mais um ou dois veroes de vendas iguais aos que tivemos no ano passado.

No meio disto tudo so nao entendo pq é q os bancos querem ficar com +90M de accoes?

O teu artigo está muito bom! Estive a estudar esta matéria e as contas batem certo com as tuas e está tudo bem explicado. Parabéns!

Um pequeno detalhe: no início do artigo dizes que as VMOCs ‘podem’ ser convertidas em capital, mas o facto é que ‘têm obrigatoriamente’ que ser convertidas em capital.

Mantenho uma dúvida, provavelmente porque não estive atento aquando do prolongamento da data de conversão das VMOCs A em capital para 2026: este prolongamento não estava prevista no acordo quadro de reestruturação? Foi uma negociação complementar?
Foi afirmado pela direcção que as VMOCs C já não seriam emitidas, em virtude desta negociação? Ou foi só adiada a sua emissão?

Caso as VMOCs C já não sejam emitidas, o SCP terá que adquirir pelo menos 25M das VMOCs A em 2026 para manter a maioria do capital da SAD. A que acrescem os já previstos 44M das VMOCs B, perfazendo 69M no total.

E nesse caso terá sido infeliz a divulgação de uma tabela que está desactualizada, por prever as VMOCs C.

Mas se o SCP e banca mantiverem a intenção de emitir as VMOCs C, quando é que será realizada essa missão? Em 2026, visto que é nessa data que vencem as VMOCs A? Com que prazo de maturidade? Não faria mais sentido a entrada directa da banca no capital nessa altura?

“Podem” pela razão que nem sempre são convertidas. Vejamos o adiamento das VMOC A :mrgreen:

Já alterei, para não fazer confusão. :great:

Na reestruturação financeira não estava previsto o adiamento das VMOC A. O que estava previsto era mesmo a emissão das VMOC C para liquidar as VMOC A. A direcção nunca se pronunciou publicamente sobre a emissão das VMOC C, pelo menos que eu me lembre. Acredito que mais tarde ou mais cedo serão emitidas as tais VMOC C para liquidarmos as VMOC A. Até porque temos todo o interesse nisso!

Sim, se as VMOC C não forem emitidas o Sporting terá de adquirir 69 Milhões de acções. Ai já não consigo dizer cabalmente quais as VMOC que darão mais jeito comprar, se as VMOC A ou B, uma vez que não conheço os contornos do acordo de adiantamento das VMOC A. Mas não me parece que isso vá acontecer. Tudo me leva a crer que vamos mesmo emitir as C.

Quanto à última questão, não faço ideia. Só o Sporting pode responder a isso. Acredito que seja feito quando der mais jeito. O Sporting está com margem de manobra para jogar com isso.

Sim, basta fazer mais umas vendas e fica resolvido o problema. Mas atenção que nem todo esse dinheiro cativo é para as VMOC. É preciso irmos pagando as “despesas correntes” com a Banca.

O bancos ficaram com os 90M e ficam a ganhar… :mrgreen: :shhh:

Sim, eu qd falo em vendas n me refiro a todo o $, mas apenas a % que, va, fica provisionada.

Se fosse outra sad ficavam la a arder com o $ ad infinitum, mas como o BdC ja por mais de uma vez referiu que queria distribuir dividendos… Pode ser que tenham mesmo feito um bom negocio…

Escrevo uma crónica para o jornal do clube, no espaço semanal destinado aos bloggers leoninos.

Fico contente com o facto de o teu pai ler o blog. Aqui a questão é mesmo essa. É preciso que os Sportinguistas escolham o que querem ler e que partilhem o trabalho dos blogs sempre que possível. Só assim podemos chegar a mais gente. O meu blog vai fazer um ano daqui a dias e “só” tenho 10k likes no Facebook. Do outro lado da barricada os lamps têm o Hugo Gil que compra likes e que já leva 250k…

Não posso estar a investir dinheiro no blog. Já basta o tempo “que perco” a escrever. E não tenho tempo para fazer mais do que o que faço.

Há uma coisa que não entendo no meio disto:
Se apenas a SAD pode emitir VMOC, como é que só um accionista (SCP, clube) é que fica com o valor total das mesmas (VMOC A) depois de as recomprar com o dinheiro que a SAD receberia com os 55M das VMOC C? O dinheiro a receber é da SAD e não do clube, sendo assim todos os accionistas teriam a sua quota parte de VMOC e portanto manter-se-ia a estrutura accionista tal como estava.

Não entendo esta parte se for a SAD a liquidar as suas próprias VMOCs e n o clube.

GRANDE John…mais dois fantásticos artigos…

Pertinente.

Nas VMOC A quem tem direito preferência é o SCP Clube ou SGPS
Na VMOC B a SAD tem direito a recompra de 44M

Existem diversos mecanismos para o SCP liquidar com verbas da SAD
Exemplo os Lamps CLUBE liquidaram valores à SAD com valores da própria SAD Uzando ou valorizando a Marca Lamp propriedade do Clube em x valor.

As VMOC C só serão emitidas quando pelo valor , não aumentar a exposição aos subscritores iniciais

Por isso a relevância de cumprir o acordado…

Citação de: Tarântula em Ontem às 15:08

As Vmocs sāo sempre Obrigatoriamente convertidas
Neste momento 135M (55M+80M) +85= 220M capital social
Se existir emissão de C para liquidar A o total VMOC aumenta em 55M e o Capital passa para 275M
Mas com entrada tb de 55M na SAD.

Dos 80M a SAD tem opção de recomprar até 44M (ficando os restantes 36M livres)
Teríamos 43+44M=87M de (85+80=165) 52,7%
mas somando a VMOC A (55M + 165M) 220M teríamos só 39,5% do Capital Social.
Por isso a necessidade da SAD em liquidar tb a VMOC A (diversos mecanismos possíveis)

Ao liquidar VMOC A com a C na prática fica a SAD com 99M dos 135M (VMOC A,B) mas existe mais 55M nova emissão VMOC C. Logo 99M de 190M

99M mais 43M actuais = 142M ou seja 51,6% de 275M e não 220 porque tds as VMOCS serão sempre convertidas.

Cash necessário 44M em 10 anos
Perfeitamente exequível até fazê-lo de forma antecipada. (Vamos no bom caminho)

No momento que existir a VMOC C terá de existir entrada em espécie proporcional tb pela emissão da VMOC C.
Valor esse canalizado pelo SAD para liquidação da VMOC A.

Na prática temos que cumprir o plano e ter apenas 44M na conta reserva em 2026.
A minha previsão é que neste próximo mandato a totalidade deste montante esteja atingido.

No final dos 91M não liquidados por exemplo, os titulares Bancos das VMOCS que ficam titulares de 33,1% das Acções da SAD podem alienar a outro investidor a sua posição.

Esta é uma boa explicação das VMOCs e resume o que eu interpreto das várias informações oficiais que saíram sobre este assunto.

Mas há coisas que não percebo e que não encaixam bem nesta explicação, para as quais gostava de ter a tua opinião, Tarantula, ou de quem esteja por dentro do assunto:

1 - As VMOCs C estavam previstas no acordo quadro de reestruturação financeira para o pagamento das despesas das VMOCs A. A sua emissão esteve prevista para 2015, creio, mas ainda não foram emitidas, creio.
Contudo, o prazo das VMOCs A foi prorrogado para 2026, para a mesma data de vencimento das VMOCs B. Se as VMOCs C se destinavam (ou destinam) a adquirir as VMOCs A, porque é que o prazo foi prorrogado?
No cumprimento do acordo quadro, as VMOCs A seriam convertidas em capital detido pelo grupo SCP e seriam lançadas as VMOCs C. Hoje já não existiriam VMOCs A e o capital social da SAD seria de 67+55= 122M, eventualmente mais 18M dos investidores secretos/envergonhados.
Contudo, perante a tabela divulgada esta semana pelo SCP, está implícito que nunca esteve nos planos a conversão das VMOCs A em capital antes de 2026.

2 - Tendo sido prorrogado o prazo das VMOCs A para 2026, será correcto pensar que as VMOCs C apenas serão emitidas em 2026? Nesse caso, o grupo SCP teria que pagar em 2026 os 44M de direito de opção das VMOCs B e os 55M das VMOCs A, com a entrada em espécie dos 55M das VMOCs C. Neste caso, até que vencessem as VMOCs C (em 203x), o grupo SCP nem teria que adquirir a totalidade dos 44M de opção para manter a maioria de capital, mas teria que adquirir parte das VMOCs C quando estas atingissem o prazo.

3 - Ou será que o prolongamento do prazo correspondeu à emissão das VMOCs C? Nesse caso, ainda não tendo sido convertidas em capital as VMOCs A, há de facto que arranjar os tais 99M em 2026, 44M da opção das VMOCs B e 55M das VMOCs A, para garantir a maioria do capital. Mas isto não bate certo com a justificação no acordo quadro de que as VMOCs C se destinam a cobrir as despesas com as VMOCs A e esta hipótese parte do pressuposto de que as VMOCs C já foram emitidas, o que acho que ainda não aconteceu…

Bem, há mesmo qualquer coisa que me escapa na interpretação do acordo, no que toca às VMOCs…

Agora, com mais calma e em complemento ao excelente Post mais uma vez do Mister do Café. [member=14672]johnfrusciante
Que todos deviam seguir, ler e partilhar constantemente por todo lado.

As VMOC C estão (foram) previstas (como salvaguarda , mérito mais uma vez de BdC e direcção ) para liquidar em caso de necessidade as VMOC A.
Ao serem emitidas (nos mesmos moldes da VMOC B) entra CAPITAL NOVO na SAD pela subscrição que poderá ser utilizado para liquidar a VMOC A mas este procedimento está também salvaguardado por parte dos subscritores actuais a um não Aumento da exposição de dívida .
Logo só poderá ser efectuado quando ao mesmo tempo tiver sido liquidada dívida aos mesmos em igual valor. (Faz sentido e ainda bem) por isso não sendo possível nova emissão em Janeiro 2016 foi importante o prolongamento da data de Maturidade dos Valores Sporting 2010 (VMOC A de JEB).

Nas VMOC C não será nem SCP nem a SAD a entrar com valor em espécie. Porque se assim fosse ficava com 55M + 55M + 43M (actual) + 44 (recompra da B) 197M dos 275 capital.

Na prática os 55M iniciais serão recomprados pelo SCP Clube e/ou SGPS
Os 44M de 80M serão adquiridos pela SCP SAD (aqui a dúvida que tenho, relacionada com as % dos detentores de capital da SAD)
Os 55M da VMOC C serão entrada de capital novo na SAD dos quais, 50% no limite pertencem ao SCP Clube/SGPS

Existem diversos mecanismos possíveis para a SAD “suportar” o valor a “antecipar” pelo SCP, pelas VMOC A.

Os mecanismos de recompra (com benefício) por parte do SCP ou revenda por parte dos futuros detentores do capital (em função da cotação no momento fazem parte do lucro/risco da operação)

Nunca esquecer que VMOC é financiamento com juro como um empréstimo Obrigacionista.
Mas
VMOC É tb um aumento de capital antecipado (obrigatório na sua maturidade).

Tudo , a meu ver fará ainda mais sentido, num plano ainda maior de integração de toda a “estrutura” que não vale a pena aqui, neste momento discutir.

Cumprir o plano porque… O Futuro será Risonho! (Nunca as perspectivas foram tanto)