Auditoria ao Grupo Sporting

http://www.sporting.pt/Incscp/pdf/parecercomissaoauditoria_300511.pdf

31-05-2011 [size=14pt][b]Auditoria ao Grupo Sporting[/b][/size] Na sequência da recente comunicação do presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, Luís Godinho Lopes, e sobre a auditoria a realizar ao Grupo Sporting, conheça o parecer da Comissão Especial de Acompanhamento da Análise à Evolução da Situação Patrimonial do Grupo Sporting.

[b]Aí está a Auditoria Afinada. A Auditoria Fantoche para enganar os papalvos.

Mais uma vergonha. Mais um embuste.[/b]

Porque têm medo duma auditoria séria, duma Auditoria de Gestão, que é precisamente isso que os Sportinguistas reclamam?

Porque querem sonegar o que se passou entre 1995 e 1999?

Porque querem branquear e encobrir os responsáveis que têm lesado o Sporting através de gestão danosa, desde 2 de Junho de 1995 até à presente data?

Porque foi excluída a Lista Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar?

Porque não querem dizer a verdade aos Sportinguistas?

Onde está a credibilidade e a transparência?

Mais uma Golpada dos Roquetteiros, para assim poderem salvar a pele, todos os crimes ficarem sem castigo e a impunidade continuar a ser lei.

E ainda têm o descaramento de pedir aos sócios que paguem as quotas e que comprem gameboxes.

Só lá ficarão eles, os jagunços e os lambuças.

VERGONHA!

ELEIÇÕES, JÁ!

Eleições afinadas, auditoria afinada.

Estão a sonegar uma parte muito importante, quando o Sporting Clube de Portugal tinha património.

Afinanço em afinanço, até a derrota, ou a morte do Sporting.

Está na hora de acordar…

Não têm vergonha e descaramento absolutamente nenhum!

Uma Auditoria que mais parece um jantar de amigos, VERGONHA!

Titulo:
Comissão especial de acompanhamentoÀ evolução da situação patrimonial do grupo Sporting
no período compreendido entre 31/5/1995 e 27/03/2011

1. Período:
    Os exercícios objectos de analise serão o terminado em 1999
    […]
    Caso entre a data (31/5/1995) […] e o exercício de 199 tenham ocorrido variações materiais consideráveis (valor a definir) as mesmas - se possível - deverão ser contempladas na análise.

:think:

Pra mim a melhor parte nessa notícia da auditoria ainda é ler isto:

E depois mais abaixo dizer que vai demorar 5 meses. :o Ora, uma análise factual e descritiva é o que a SAD e o Clube têm feito ao longo dos anos nos seus R&Cs. Análise factual e descritiva já todos conhecemos: “antes tínhamos 50 M€ de passivo… tivemos um prejuízo de 100 M€ no exercício… ficámos com 150 M€ de passivo”. Duuuh… :wall: :wall: Se precisam de 5 meses para fazer copy/paste então talvez tenham de arranjar um computador melhor ou então de comecar de facto a trabalhar.

Quando a Auditoria conseguir responder a esta questão então eu considero que o seu objectivo foi atingido: “O que se passou para que o prometido endividamento zero pelo pai do Projecto - José Roquette - ter acabado num endividamento de 400 M€, que pressupostos e metas falharam para existir esta diferença entre o projectado e o valor real?” Só assim será possível saber o que não correu como planeado e deduzir as pessoas e situações responsáveis por esse descalabro.

Esta auditoria nao pode ser levada a serio.

SL

Junto a este tópico o que foi escrito a 17 de Maio de 2011, após reunião com membros desta auto-proclamada direcção sobre o tema Auditoria e que já deixava adivinhar o embuste e a burla que se estava a cozinhar.

Quem não os conheça, que os compre.

[i]"Porque os Sportinguistas deste Fórum têm o direito de ser os primeiros a saber, informo que hoje ao final da tarde, o presidente cooptado Godinho Lopes acompanhado pelo membro da sua direcção Duarte Galhardas, depois de avanços e recuos, recebeu três elementos da Candidatura Independente ao Conselho Fiscal, para abordar o tema da Auditoria.

Os membros da Candidatura Independente fizeram saber de forma clara ao ainda presidente, os moldes em como se deve reger a Auditoria Externa e Independente a todas as empresas do grupo Sporting desde 2 de Junho de 1995.

Informaram ainda, que para além da Auditoria Financeira, é fundamental que se faça uma Auditoria de Gestão minuciosa e pormenorizada de toda a Era Roquette, com vista a apurar os responsáveis pelo estado catastrófico e vergonhoso em que o Clube se encontra e para que finalmente os Sportinguistas saibam a verdade e como foi possível chegar a esta situação calamitosa.

Foi também referido, que só nessa altura, quando se apurar toda a verdade, mas nunca com uma Auditoria “afinada”, se poderá pensar em pacificação e união dos Sportinguistas.

Verificou-se alguma relutância e bastante incómodo em relação à Auditoria de Gestão, bem como ao apuramento da verdade em relação ao período entre 1995 e 1999.

No final, ficou a ideia e a sensação do que em Outubro de 2008 se passou numa reunião com José Filipe Castro “Nobre” Guedes, Vice-Presidente da actual direcção imposta, em que este referiu:

" Auditoria desde 1995? Para quê? Querem desenterrar cadáveres?
Eu sei muito bem como é que se chegou a este passivo, mas não estou aqui para tramar os meus amigos."

Ou seja, mais do mesmo.

Aguardemos, então." [/i]

1- Essa questão do período a abranger é uma afinação do caraças
Caso… variações consideráveis (valor a definir, claro, sabe-se lá quando e por quem), … deverão … se possível
Porra, tanto cuidado na redacção para dizerem que a probabilidade de lá (1995-99) chegarem é tão remota, mas tão remota, porque exige uma incrível conjugação de improbabilidades de lá chegarem, e que poderão ser afinadas a qualquer instante, que… nem pensar.

2- A história dos candidatos que queriam a auditoria é outra afinação
Para além dos mencionados (GL, PB, DF, SAM e BdC… e esta sequência não é indiferente), houve outros que propuseram uma auditoria.
Não são mencionados porquê? O órgão CF não interessa para nada? Não é digno? Quem só a ele se candidatou não é gente? Ou o que interessava era só patentear que BdC os mandou dar uma curva?
Porque razão o actual CD não “entende ser desejável e aconselhável que tal trabalho especial envolvesse representantes” de outras candidaturas apenas e só a outros órgãos?
Se toda a gente minimamente informada* sabe que pelo menos os candidatos da lista independente ao CF se reuniu com Gl para tratar desse assunto, porque razão não é assumido que, mesmo assim, foram excluídos? Porque não são apresentadas as razões para essa exclusão?

3- Quanto ao tipo de auditoria (financeira, apenas) até prefiro não dizer nada

Com tanta afinação não é difícil prever quais serão os tipos de resultados. Até podíamos fazer um jogo: acerte nos resultados da auditoria

[hr]
Edito: era mesmo nesse post do Chirola que eu estava a pensar

Auditoria fantoche. Umas afinações e está pronta. 8) Siga o baile.

Quem está minimamente atento sabe que a culpa vai morrer solteira, depois de tantos casos, de tanto roubo, de tanto descaramento, os que continuam tansos têm o que merecem.

Conforme os receios da Lista Independente Candidata ao Conselho Fiscal em comunicado publicado no dia 14 de Abril de 2011:

[b]Comunicado sobre Auditoria[/b]

É com grande preocupação que os membros da Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal (“CI”) que participou nas últimas eleições notam o evoluir dos preparativos para a auditoria às contas do Clube. A este respeito, e por ter recebido várias perguntas por parte dos seus apoiantes sobre que papel teria a CI, não pode esta deixar de comunicar o seguinte:

1. O termo “auditoria” é hoje parte integrante do vocabulário dos Sportinguistas, tendo-se tornado, ao cabo dos últimos anos, um dos pedidos mais insistentes por parte de quase todos os quadrantes leoninos.

2. A importância de uma verdadeira auditoria de gestão desde Junho de 1995, combinada com a elaboração de um “livro branco” que detalhe a gestão de todas as dezanove sociedades que compõem o chamado “Grupo Sporting”, quer em termos quantitativos de evolução de passivo e activo, quer em termos qualitativos sobre as escolhas tomadas pelos sucessivos Conselhos Directivos (“CD”), foi inicialmente sublinhada pelo Movimento Leão de Verdade e mais tarde pela candidatura Ser Sporting, cujos membros, conforme é sabido, integraram em parte considerável a CI.

3. Mais ainda, nas últimas eleições, foi a CI a única candidatura a avançar com um modelo concreto de auditoria e com os indicadores de gestão que doravante devem ser regularmente apresentados aos Sócios. Cumpre notar que a lista vencedora começou por nem propor uma auditoria, aderindo mais tarde a esta proposta, percebendo talvez a importância que os Sportinguistas hoje unanimemente lhe dão.

4. Por todos estes motivos, a somar ao facto de que a votação da CI nas últimas eleições (6,61%, correspondentes a mais de 1000 associados) revelou um grande número de Sportinguistas com intenção de que as medidas da CI fossem implementadas, foi sem surpresa que esta reagiu quando foi oficiosamente contactada no passado dia 29 de Março por um dos elementos do recém-empossado CD, Pedro da Cunha Ferreira, que transmitiu aos membros da CI o interesse em que estes participassem na definição das regras e âmbito da auditoria.

5. Para este efeito, foi inclusive agendado um contacto posterior com o Presidente do CD, para que se combinasse uma data para uma reunião. A CI, agindo de boa-fé, confiou então que seria incluída neste processo.

6. No entanto, nenhum destes contactos subsequentes se materializou até à data deste comunicado, tendo a CI verificado pela comunicação social que a comissão de supervisão da auditoria a realizar já terá sido formada, tendo sido ouvidas apenas representantes de algumas das listas candidatas ao CD.

7. Face a este conjunto de circunstâncias, podemos ser levados a concluir que o presente CD decidiu deliberadamente excluir a CI, por entender que esta exigiria uma auditoria em moldes que não lhe interessa fazer. Para a CI, o incumprimento deste compromisso – oficioso – é um sinal funesto quanto ao detalhe e escopo da mesma. Com efeito, o CD do Clube, tendo conhecimento do formato de auditoria defendido pela CI, terá optado por não o discutir com a mesma, ao contrário do inicialmente previsto.

8. Assim, a CI deixa aos Sportinguistas a garantia de que permanecerá atenta e vigilante ao desenrolar deste processo, pugnando por que a auditoria a realizar compreenda, necessariamente, pelo menos os seguintes aspectos:

• a) Apresentação de contas consolidadas do período em questão, com indicação das relações existentes entre as várias sociedades do Grupo e da análise das transferências de valor entre as mesmas;
    • b) Análises financeiras às participadas do Sporting Clube de Portugal, no sentido de se avaliarem indícios de imparidade nas mesmas;
    • c) Evolução de passivos e activos, relacionando-a com os sucessivos CD; e
    • d) Gestão e evolução do património do Clube, com explicação detalhada sobre os principais negócios, como a venda dos terrenos do antigo estádio, construção do estádio e da academia e venda do património não desportivo.
  9. A CI não permitirá e denunciará qualquer manobra de branqueamento que permita resolver a questão da auditoria com um afloramento inócuo das matérias, reservando-se ainda o direito de, a seu tempo, emitir um parecer sobre os resultados que a auditoria revele e a idoneidade dos mesmos.

10. Independentemente de quaisquer resultados eleitorais, a CI permanece intransigente na sua defesa dos interesses do Sporting Clube de Portugal.

Não desistimos de um Sporting transparente e informado sobre o seu passado, para que possa enfrentar com confiança o futuro. Continuamos fiéis aos valores que defendemos:

Independência. Rigor. Verdade.

Lisboa, 14 de Abril de 2011

A Candidatura Independente ao Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal

http://cfdindependente.wordpress.com/2011/04/13/comunicado-sobre-auditoria/

Mas porque é que não estou nem um pedacinho surpreendido com esta notícia?

Irony Mode On:

Oh Brunistas, então mas as eleições já acabaram à mais de 2 meses, ainda andam nisto? que terroristas, carneiros, sempre a dizer mal, vamos mas é apoiar o Sporting! quero lá saber se andam à 15 anos a desviar fortunas para os bolsos, eu quero é o Sporting a ganhar e o resto é conversa…

aliás agora até já temos treinador, e dos bons, os 100 milhões prometidos que passaram recentemente para 30, não passam de um pormenor sem relevância, vamos ser campeões só com o melhor treinador português da actualidade!

não me venham com tretas, esta auditoria assim como as eleições e o Presidente são em tudo credíveis, e o balanço que faço destes 2 primeiros meses de trabalho têm sido MUITO BONS! (e não há bufo nenhum, tudo invenção dos pasquins)

Irony Mode Off.

P.S.:desculpem lá o desabafo, mas isto tem sido uma percentagem de comentários em crescimento que tenho observado aqui no fórum, cada vez acho mais que somos o maior clube NO PASA NADA que já conheci… :inde:

Entendes agora, porque se demorou 6 horas, a saber os resultados? Computador lento… :whistle: :whistle:

:shhh: :shhh: No Pasa Nada…

Ele assume que sabe o Porquê, e não é confrontado, e tramar amigos? Deves ter o :cartao: cheio de dinheiro do SCP

Essa frase, do Nobre Guedes, foi proferida a quem? Quem ouviu? Quem confirma e garante que tal ocorreu?

A ter ocorrido é gravíssimo. Assuma-se quem o fez, porque é uma acusação muito séria, e que, para bem dos sportinguistas, deve ficar totalmente esclarecida.

O gravíssimo passou a banal e habitual, é uma questão de ires às Assembleias da SAD e do Clube, expressões deste género vindas da corja é o habitual.
Em conversas/reuniões particulares costumam piorar ainda. Como foi o caso desta afirmação.

Mas esta covnersa particular decorreu com quem? E quem é que a ouviu?

[i]No final, ficou a ideia e a sensação do que em Outubro de 2008 se passou numa reunião com José Filipe Castro “Nobre” Guedes, Vice-Presidente da actual direcção imposta, em que este referiu:

" Auditoria desde 1995? Para quê? Querem desenterrar cadáveres?
Eu sei muito bem como é que se chegou a este passivo, mas não estou aqui para tramar os meus amigos."[/i]

[b]A frase foi proferida nessa reunião a dois membros do Leão de Verdade.

Quem ouviu, foram as pessoas que estavam presentes na sala.

Quem confirma e quem garante que tal ocorreu, são os dois membros do Leão de Verdade, presentes nessa reunião e que poderão em qualquer altura testemunhar esse facto.[/b]

Mas não fica por aqui.

Também o presidente de então, Soares Franco, disse numa Assembleia Geral quando questionado sobre a Auditoria, que não contassem com ele para desenterrar cadáveres.

Obrigado pelas respostas :great:

Posto isto, não sei nem consigo perceber os argumentos de quem defende acérrimamente a continuidade.

Oh chirola, o que todos precisavam era de uma sessão de Sportinguismo onde se revelasse todas estas artimanha de camuflação desta gente asquerosa. Assim fechados numa fala escura com um ecrã gigante à frente.