Até hoje, Portugal já arrecadou quatro medalhas de ouro, todas conquistada no Atletismo. Os campeões olímpicos portugueses são, até agora, Carlos Lopes, na maratona; Rosa Mota, na maratona; Fernanda Ribeiro, nos 10 mil metros e Nélson Évora, no triplo salto.
Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro são ainda duplos medalhados, assim como Luís Mena e Silva, atleta de equitação.
No total, Portugal possui um conjunto de 23 medalhas olímpicas, distribuídas por várias modalidades, como é possível ver na infografia que se segue.
Perfeitamente normal.
Devemos ser dos países do mundo ocidentalizado que menos investe no desporto desde as suas bases e começo por falar do desporto escolar.
Tens n escolas sem pavilhões e equipamentos mesmo nos grandes centros urbanos (e só falo de secundárias que as basicas nem vale a pena comentar).
Hoje em dia a educação física nem sequer conta para as notas.
Não existem avaliações e orientação.
Todos os miúdos querem é ser jogadores de futebol mas em 500 se calhar 1 tem jeito para “a bola” e pelo caminho podes estar a perder andebolistas, ginastas ou ciclistas.
Acima de tudo, há um grave problema de bases…
Se não investimos em infraestruturas nem há um trabalho de base feito a partir dos bancos da pré-primária, dificilmente poderemos aspirar a mais.
Mesmo assim já conseguimos excelentes resultados em disciplinas técnicas, algo que na minha juventude era impensável. Eram as corridas de fundo e pouco mais. É o Sporting tem tido um papel de inegável importância em promover e potenciar atletas dessas áreas.
Também ajudaria para o promoção das varias modalidades uma ajuda da própria TV…
Hoje já houve (e estão a acontecer várias finais) dos mais variados desportos, e o canal publico a unica “final” que mostrou foram os ultimos 20 km do ciclismo.
Entretanto anda a transmitir jogos sem qualquer significancia de rondas qualificatorias de andebol e voleibol de praia femininos…
Isso é tudo verdade, mas não deixa de ser menos vergonhoso. O sucesso desportivo, nas mais diversas modalidades, é um indicador do grau de desenvolvimento de um país e nós, nesses aspecto, estamos muito longe do desejável.
Pena que isto seja pouco empolado fora do período olímpico, caso contrário os governos já teriam pegado na reestruturação do desporto escolar. Até lá, desde que se vá ganhando no futebol está tudo bem no desporto…
Concordo mas volta se ao problema de base…
Por exemplo, nunca uma cidade portuguesa irá organizar os jogos olímpicos a breve prazo (entenda. Se 20 anos).
Mesmo o país mais “fraco” a organizar nos últimos anos, foi a Grécia e mesmo assim, quase tiveram mais medalhas nesses jogos que Portugal em toda a história.
Uns jogos olímpicos são atribuídos quase 8 anos antes e um país só submete uma candidatura já tendo bases desportivas em várias modalidades e que pretende colher frutos daí a 7 ou 8 anos.
Quantos miúdos são incentivados a praticar desporto com prática regular?
Muito poucos à escala nacional.
Por exemplo, a minha filha tem uma colega de escola que tem a panca da ginástica.
A sorte dela e dos pais é terem os avós disponíveis.
São eles que a levam 3 xs por semana de Sintra para o Ginásio Clube em Lisboa!!! pois o resto é “paisagem”.
Outro exemplo, que notoriedade teve o hóquei da Stuart carvalhais em massama, que começou por carolice e paixão à modalidade?
Sim, vê o caso da Índia, Paquistão ou Bangladesh… Grandes bases de recrutamento não querem dizer nada sem investimento e cultura desportiva.
Não é com esses que nos devemos comparar, mas sim com uma Bulgária que tem 214 medalhas, mais que Espanha, por exemplo, ou até a Hungria, com 476. Países sem grandes economias mas com grandes resultados em olimpíadas.
E agora com a crise imagino que é cada vez mais difícil encontrar clubes com condições para formar atletas…
O que é preciso é uma reflexão séria sobre o estado do desporto em Portugal e como fazer para melhorá-lo. E depois, claro, alguém para implementar as devidas reformas. O desporto escolar devia ser essencial para fazer a triagem dos miúdos com grande potencial para os clubes depois potenciarem.
Não duvido que nós com o nosso clima teríamos condições para fazer grandes resultados em várias modalidades.
A herança soviética não é nada que os transforme em super atletas só por antes terem sido comunas. Provavelmente têm o desporto bem estruturado desde as bases.
E há mais países fora do ex-bloco soviético com centenas de medalhas e com uma população ao nível da nossa.
Não tem a ver com super atletas mas com o ponto que focas e que temos estado a falar.
A ex união soviética sempre teve o desporto e a cultura desportiva como base. E muitos países dos Balcãs beberam essa cultura.
Até julgo que se tirarmos o atletismo (até pode ser só distância, 5k para cima) e a vela, as medalhas conquistadas caem para metade
Portugal tem um enorme problema de infrastruturas e de mentalidade desde as camadas e classas mais jovens e baixas até ao pessoal da CS que só fala de Futebol.
Sinceramente qualquer pessoa de qualquer país da Europa ou até dos States ficará parva se por exemplo reparar (e não é muito dificil de reparar) na panca que os Tugas têm com o Futebol.
Temos 3 canais televisivos que já dedicam meia hora ao Futebol e às polémicas relacionadas a ele.
E ainda falta por contar nos canais temáticos, como a TVI 24, SIC Noticias, CMTV, A BOLA tv em que a programação está carregada de programas de “debate” (é mais para o axincalho entre normalmente 3 velhos com peso a mais que não fazem ideia do que estão a falar ) futebolistico que nem sequer interessam ao menino Jesus.
Aqui à 2 anos contei todos os programas só entres os canais de informação dos canais publicos Portugueses, e deu-me que em todos os Dias da Semana exceptuando à Quarta havia sempre um programa qualquer relacionada com a temática Futebol.
E o mais grave é que o Futebol em Portugal nem merece o devido destaque de tão má qualidade e vivacidade que as equipas demonstram abaixo dos 3 grandes + os dois clubes do Minho.
Não me venham dizer agora que isto é um problema de geração que esta está muito agarrada ao PC, quando nós nos anos 90 andamos por exemplo praticamente a ver navios.
Pois, já eu sou ao contrário. No mesmo dia, fiquei bem mais stressado com o jogo do Federer e sua eliminação do que com a Selecção. Vibro mais numa final do campeonato do mundo ou JO de 100 metros ou 200 do que nas últimas finais da Champions. Cada um sabe ao que dá valor. Eu sei o que me entusiasma mais, agora colocares todos no mesmo saco é que é um pouco injusto.
Isto é identidade desportiva. Os espanhóis gostam de desporto. Os franceses gostam de desporto. Os americanos gostam de desporto. Os ingles gostam de desporto. Os portugueses gostam de futebol. Tão simples quanto isto.
Apesar de tudo, concordo que os portugueses só se lembram nestas altura (a maioria). E é uma das razões para não sermos um país de desporto, também. Um país em que o Usain Bolt poderia passear na rua à vontade sem ser reconhecido (para buscar o exemplo maior), não pode dizer que é um país de desporto, nunca. Aliás, ainda esta semana a Schippers andava por aqui na maior das descontras. Sabiam lá quem era aquela.
Essa dos Portugueses só se lembrarem de certos desportos nesta altura também é boa. A não ser que se estejam a referir a pessoas com responsabilidade no sector e não pessoas como nós que não temos culpa nenhuma
Onde é que eu posso ver natação durante o ano? Falo de natação a envolver Portugueses mas também internacional. Mais, onde posso ver natação deste nível durante o ano? Os campeonatos nacionais são sequer transmitidos na tv?
Onde posso ver andebol? Andebol o Sporting ainda tem, vá, portanto na Sporting Tv mas Basquetebol? Quando era puto lembro-me perfeitamente de ver imensos jogos entre a Oliveirense e a Portugal Telecom no Desporto 2, e gostava de ver. O Desporto 2 era a única altura onde os outros desportos tinham destaque, agora acabou. Está tudo concentrado nos canais dos clubes. Por muito que goste de basquetebol é óbvio que não vou ver a benfica tv para ver um jogo.
A partir do momento em que o canal público prefere investir em jogos de computador do que voltar a apostar nos direitos de outros desportos está tudo dito. Talvez quando League of Legends for desporto olímpico tenhamos mais sorte. Ou em comer doritos.
Depois em Portugal não há infra-estruturas nenhumas. Tirando Porto e Lisboa, eventualmente Braga e mais uma ou outra cidade o resto é 0. No meu liceu chovia dentro das salas, as cadeiras e mesas onde me sentava eram as mesmas onde a minha mãe, 20 ou 30 anos antes, se tinha sentado. Se era assim com a educação imaginem o desporto.
Portugal é um país fodido em imensas coisas, em quase tudo mesmo, o desporto é apenas mais uma dessas coisas. Depois fisicamente o comum Português deve ser o pior da Europa o que a somar a uma população pequena faz o resto.
Eu não acho que haja uma solução mágica para isto.
Falas na sporttv como se toda a gente tivesse acesso a ela…
E mesmo a bola tv que passa o andebol e o hóquei, só tem acesso a ela quem é MEO.
A questão é que antigamente ao fim de semana tinhas desde as duas da tarde até às 20 horas no desporto 2, grátis e acessível para toda a gente, diversas transmissões em directo. Ora davam andebol, hóquei, vólei, futsal… Corriam os campeonatos portugueses todos. Hoje o que tens no desporto 2? Futsal e magazines do que se passou em diversas modalidades.
Eu, por exemplo, só consegui seguir os playoff dos campeonatos de andebol graças ao excelente trabalho da Andebol TV, que proporcionou streams de qualidade para todos os jogos. Mas eu e as 2000 pessoas que viam as streams têm a “sorte” de ter acesso a esta informação e saber da Andebol TV, já quem seja um casual que goste de ver desporto ( há muitos nesta situação) e não tenha MEO, simplesmente não viu nada.
Que eu saiba, ela foi campeã mundial há um ano e ninguém a conhece. A Shelly-Ann é duplamente campeã olímpica nas provas de velocidades e aposto contigo que se vier a Portugal ninguém dá a mínima se a vir na rua.