Até logo, levezinho

Ontem saí do estádio com um nó na garganta. Emocionado. Triste.

O jogo prestava-se a festa. O adversário, um dos mais fracos do campeonato, não devia ter argumentos para se bater contra uma das maiores potências desportivas do país futebolístico. No papel. Mas, como os sportinguistas têm tristemente verificado nos últimos meses, o papel não conta num jogo de futebol. E aquilo que os estóicos que ainda se desolcam a Alvalade (já somos metade dos que eramos há um par de anos, meus amigos) têm verificado é uma sombra do que outrora já foi uma equipa.

E ali esteve ele. Irreverente. Incansável. Levezinho. A correr. A lutar. A marcar o primeiro do jogo, como tantas vezes o fez. Como fez pela última vez. Depois, por entre erros e falta de qualidade gritante, vimo-nos a sofrer 3 golos de um clube banalíssimo. A equipa derrotada, sem ideias, sem clarividência. E eis que aos 89 minutos surge novamente a qualidade acima da média: o golo do Liédson. O segundo do jogo. O último em Alvalade.

Empatámos o jogo. Ele empatou-nos o jogo. É extraordinário como um jogador com contrato assinado por outro clube consegue ser o que mais corre, o que mais recupera, o que mais parece querer dizer “não, isto não está certo, nós temos obrigação de ganhar”. E, mais importante, ser o que mais faz por isso.

A saída do nosso melhor jogador da última década encerra em si um mostruário do que tem sido a gestão do Sporting dos últimos anos. Todos sabíamos a idade do jogador. Que ele não duraria para sempre. E, ainda assim, só os mais desatentos acreditariam na competência de fazer a coisa certa: acautelar o futuro antes do inevitável. Agir antes de reagir. Contratar um substituto à altura antes da saída do actual. Que diabo, construir uma casa de tijolo em vez de uma casa de palha! Ninguém aprendeu nada com os três porquinhos?

A somar à falta de planeamento, a escolha do timing: vender o melhor jogador da equipa no último dia de transferências sem ter um plano seguro não é gerir uma equipa, é andar a brincar aos jogos de computador. E não, ter o Kléber apalavrado não é, como se viu, um plano seguro. Hesito mesmo em chamar-lhe plano. Depois, atacar o resto do campeonato com uma frente de ataque onde pontificam Postiga e Saleiro é mais do que fazer pouco dos sócios e adeptos: é confirmar que a equipa irá lutar pelo lugar condizente com a qualidade dos seus dirigentes. Valerá a pena referir que em seis meses esta equipa vendeu ao desbarato o seu capitão a um clube rival e o maior goleador para uma reforma antecipada?

Foi por isso que ontem chorámos. Ele e nós. Porque, depois de oito anos com uma referência no ataque, todos sabemos que é pouco provável voltarmos a ver num futuro breve jogadores com esta qualidade de leão ao peito.

Ontem saí do estádio com um nó na garganta. Emocionado. Triste. Alvalade apagou a luz com menos uma estrela no seu céu. Adeus, Levezinho. Até logo. Até sempre.

:’( Até sempre, Liedson :clap: :clap: :clap:

Ate sempre liedson o goleador.

Já estou com saudades de ouvir, após o golo, “LIIIIIIIIIIEEEEDSOOOOOOOOOON!” :’( :’(

Obrigado por tudo…

Goodbye, goo’old Liedson. :frowning: :frowning:

Excelente post. Ilustra bem aquilo que senti ontem, e que certamente muitos outros sentiram. Parabéns.

Adeus e até sempre, Levezinho. :clap: :clap: :clap:

[b]Levezinho 4ever !!!

OBRIGADO LIEDSON !!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

:’(

ATÉ SEMPRE… :clap: :clap: :clap:

@ Wild oscar

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Expressaste na perfeição, num texto de elevada qualidade e imbuído de Sportinguismo, tudo o que nos vai na alma.

Por diversas vezes, escrevi no tópico do Liedson precisamente o que dizes: Ledson não era eterno e havia que se preparar consistente e urgentemente a sua sucessão.

JEB, esse epítome da incompetência, preferiu assobiar para o ar e não acautelou isso. Depois dum “flop” que foi a contratação de Florent Sinama Pongolle, nada se fez para acautelar o previsível decréscimo produtivo do Levezinho.

E nós também tivemos um bocado a culpa pois não pressionámos minimamente a Administração para arranjar um substituto para este magnífico jogador.

Aliás, mesmo nos programas de candidaturas das últimas eleições, penso que a contingência da saída de Liedson ou do seu fim de carreira nunca foi identificada.

Penso que dada a Liedson-dependência da equipa nos últimos 7,5 anos, justificava-se que se desse especial e dedicada atenção a esta contingência tão importante desportivamente como a construção do Pavilhão, perdoem-me o exagero.

Agora, resta olhar lá para dentro, quando a equipa jogar contra um Olhanense ou contra um Portimonense desta vida (sem desrespeito para estes simpáticos e honestos clubes), e as coisas estiverem a correr como correram ontem, e pensar: “Ai se o Levezinho cá estivesse… Ele resolvia isto…”

Porque o Liedson, com todos os seus defeitos, tem uma grande virtude: é um jogador com uma relação impar com o golo. Espanta-me até que nenhum dos grandes europeus tenha visto isso… para nosso bem.

Pois é… Quem nos vai resolver agora esses problemas? Saleiro não é certamente, e o Postiga não joga assim…

Estamos orfãos. Orfãos de glória, de sucesso, de vitórias. A glória, o sucesso, as vitórias que Liedson sempre se esforçou por alcançar e que a equipa e o Sporting, por inerência, alcançassem.

Agora, garra, atitude, querer e crer que eram apanágio de Liedson, desaparecerão do Sporting. E temo que se em 26 de Março não ganhar um projecto de Sportinguistas, para todos os Sportinguistas, o nosso Clube caminhe inapelavelmente para o abismo, com todos nós, impotentes, a assistir.

Coisa que o Liedson nunca fez, limitar-se a assistir, de braços cruzados…

Ontem, apesar de ser o último jogo de leão ao peito, o Liedson mostrou qual é o caminho: nunca nos rendermos, apesar das desvantagens e dificuldades que enfrentarmos. Esperemos sinceramente que os nossos jogadores tenham interiorizado essa lição.

Que ponham isso em prática, por exemplo, no próximo dia 21. Que se lembrem todos de Liedson, o inexorável caçador de milhafres.

Do Liedson, ficam na minha mente os golos fantásticos, a luta contra as defesas, o seu jeito incómodo, chato, apegadiço, sem dar tréguas, o seu “killer instinct” contra os milhafres, e a sua camisola autografada que guardo religiosamente junto à minha melhor roupa.

E ficam também as lágrimas que derramou junto com todos nós, ontem, num jogo de despedida que deveria ter sido uma festa de despedida mas foi tão só a despedida possível… Que o Liedson não marecia.

Por tudo isso, Liedson, muito, muito, muito obrigado. E até sempre, meu caro.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Bom artigo, infelizmente.

Força Liedson. Obrigado e até sempre!

[move]LIEDSON 31!!! O SPORTING SOMOS NÓS!!![/move]

Excelente wild oscar…

Estava à espera, sinceramente, de um texto neste quadro, que servisse de mais uma das muitas pequenas homenagem ao Levezinho…

Após muita discussão nos últimos dias, muitas visitas ao passado… apesar do apontar de erros por parte de muitos e o que se passou ontem no nosso estádio, não tenho dúvidas que Liedson é um símbolo, sim. Não o comparo com outros porque não é o que está em causa… mas fica no nosso imaginário… pelos sentimentos de choque, mágoa e orfandade que vi nos olhos dos adeptos, que vejo aqui nas palavras de muitos foristas… por aquilo que Liedson significa, especialmente para os mais novos, que não tiveram outro à altura da grandeza do clube, temido e respeitado pelos adversários, expoente de orgulho dos Sportinguistas que encorporavam no 31 aquilo que todos os jogam com aquela camisola deviam ter… classe, garra, fúria de vencer, luta até ao último minuto… mesmo no jogo de despedida, na antecâmara das lágrimas, Liedson foi igual a si próprio… quando a derrota é uma certeza…

… LIEDSON RESOLVE.

ETERNO LEVEZINHO

LIEDSON RESOLVEEEE

Serás sempre um dos nossos Liedson. Até Sempre!

Enorme leveza.
Grande LEÃO de antes quebrar que torcer, até AO FIM.
Em beleza LIEDSON.
Que emoção, que tristeza, que saudades.
TUDO DE BOM.
.
[i]Parabens pelo post, Wild! :great:

Grande post wild_oscar. :clap: :clap:
Reproduz exactamente os meus sentimentos, nao só em relaçao ao Liedson como também à forma como todo o processo foi gerido pelo clube.

SEM TI, INFELIZMENTE, A PARTIR DE AGORA SOMOS UMA EQUIPA BANAL, FIZESTE BEM EM SAIR ,ESTE CLUBE NÃO MERECE UM JOGADOR COMO TU LIEDSON!!!
CONSEGUISTE , AO LONGO DE 7 ANOS ,QUASE SEMPRE SOZINHO, DISFARÇAR A NOSSA MEDIOCRIDADE,NÃO SEI SE NÃO FOI TAMBEM POR ISSO ,QUE QUISESTE SAIR!!!

excelente posto.

OBRIGADO LIEDSON!!!

Ainda agora fico emocionado quando vejo as imagens de ontem. Um verdadeiro símbolo do clube e um dos últimos - se não o último - grande jogador da nossa enorme história.

Não vou esquecer as lágrimas do meu sobrinho de cinco anos ontem quando se apercebeu que já não irá mais gritar os golos do “nosso” Liedson. O olhar de tristeza do meu “velhote” como quem diz “é o fim”. A minha irmã abraçada ao meu cunhado a chorarem os dois. E não esquecerei as noites de alegria, os momentos únicos de emoção, os gritos de GOLO que ele me proporcionou por tantas vezes.

OBRIGADO POR TUDO, LEVEZINHO. NUNCA TE ESQUECEREMOS. ATÉ SEMPRE! :clap:

Ontem fui a Alvalade… e chorei…
Sim, chorei de emoção…

Até aqui nada de novo… não é a primeira vez que choro “pelo nosso grande amor”…

Mas sim emocionei-me com o adeus do nosso melhor jogador que triste e emocionado pedia na hora do adeus “não deixem nunca de acreditar neste grande clube”… e esta será porventura a maior mensagem que o nosso “levezinho” nos deixou… lutar até ao último momento…

Assim como um dia foi dito: “Por cada leão que cair outro se levantará” ontem caiu Liedson, quero acreditar que outro LEÃO ontem se levantou e que o futuro será de verde esperança feito…

Obrigado LIEDSON e na minha mente ficarás guardado como um dos melhores jogadores que envergou a camisola Verde-Branca…

Obrigado por tudo…

Grande post!!! :clap: :clap: :clap:

Até sempre Liedson 31! :’( :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: