Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária de 24 Junho 2023

Tem e muito. Se não recebes directo, fazes factoring para o receber logo, é o que o sporting tem feito (vê as rubricas sobre isso) e nisso pagas juros e não são baixos.

Passou de 3,5M em 2017 para 76M em 2022. E com isso a rubrica de juros explode.

Não li o relatório de contas e como tal não sei o que diz.

Mas é importante ter em conta que nós grandes negócios as vendas são feitas acima do valor real, que é para pagar o factoring.

É o caso do Ugarte que se fala a venda ser 4/5Milhoes acima da cláusula.

Já existe relatório de contas com dados de 2023?
Ou está feito a análise com janeiro de 2023?

Penso ser bastante enganador o relatório se não aparecer o efeito da compra das vmoc

Entre o que se fala e o negócio que aparece no R&C vai muito.

Isso é mais do que óbvio, que até ser efetivados as coisas podem não ser assim.

Da mesma forma que comentamos todos os dias notícias dos jornais que estão muito longe da verdade

AG está completamente esvaziada de poderes, como tal sem qualquer interesse.

Não tens de fazer factoring para receber logo o valor das vendas.
A maioria decorre de forma normal, sem factoring e que recebes em 2/3 tranches.

E esses valores não estão correctos, eram 30M€ em 2017.
Ainda assim é uma subida preocupante.

Como já referiram aí atrás, o aumento do Passivo per si não significa uma mau indicador, basta que o ativo suba mais do que o passivo.

A diferença entre o dois dá-nos a situação liquida (valor contabilístico do clube) e esta subiu de -160M em 2018 para -80M em 2022, o que à partida não deixa de ser positivo.

E digo à partida, porque depende da qualidade da valorização do Ativo. Imaginem em 2018 um Nuno Mendes no ativo por menos de 1M, por ter sido formado na academia e que o mercado valoriza por muito mais, então o nosso ativo estava subavaliado (daí termos obtido mais valias nesse negócio).

Por outro lado, neste momento temos o Paulinho no Ativo por 16M, menos as amortizações já efetuadas (desconheço o valor), mas que mesmo assim deve ser um valor superior àquele que o mercado oferece por ele. Neste caso o Ativo contabilístico é superior ao real, i.e. se
vendêssemos o Paulinho neste momento teríamos uma perda (menos valias).

Em resumo, volto a referir, à partida a situação em 2022 é menos negra do que em 2018, mas isso depende de quantos Nunos Mendes e quantos Paulinho temos neste momento.

Mas o Factoring que tens estado a fazer é com essas futuras receitas.

O Factoring implica dares futuras receitas a serem pagas em diferentes alturas para teres logo acesso aos fundos.

É um método usado que eu acho abusivo porque implica utilizar receitas futuras pagando juros muito mais altos e escoando a possibilidade de haver receitas no futuro… Concordo com isso esporadicamente mas nunca por norma como tem acontecido.

Pag 53 - 3,765M+26.190 li apenas o não corrente

Pag 81 - 76M + 24

1 Curtiu

Se o contrato era de 4 anos e já passou metade, conta metade dos 16M, ou seja 8M. Boa sorte para vender o Paulinho por 8M.

Passivo é um valor certo em €s. Activo pode ser apenas muitos jogadores que foram comprados caros (Paulinho, Vinagre, Trincão, Camacho, etc).

O factoring é uma maneira de combater a falta de liquidez que existe em todos os clubes portugueses. É abusivo, mas é capaz de ser o que faz mais sentido tanto para o Sporting como para quem financia. Factoring, empréstimos obrigacionistas ou bancários, acaba por ir dar tudo ao mesmo, cabe gerir os diferentes métodos da maneira que mais beneficie o Sporting.

No final interessa principalmente os totais do passivo, acima de tudo passivo corrente que terá que ser pago supostamente em 1 ano.

Já foi comentado por aqui o facto do orçamento previsto para o custo com pessoal subir 1M esta próxima época?

Até vai subir 2M. Acho muito bem que o façam.

Ora bem. Em vez de reforçar as modalidades, reforçar os funcionários, é isso?

Os Honorários e Gastos com pessoal vão aumentar 2M€.
Isso é reforçar as Modalidades, é aumentar o valor que se gasta em Atletas e Equipas Técnicas.

1 Curtiu

Não necessariamente. Pode ser apenas mais funcionários para a administração. É o que eles têm feito. Cortar nos salários dos atletas e equipas técnicas para aumentar a “estrutura”.

3 Curtiram

A mim cheira me mais gastos em staff e funcionários

1 Curtiu

Há pouco tempo um forista publicou aqui que o orçamento para as modalidades ia aumentar para 12 milhões mas não sei se é verdade.

Diria que estamos finalmente a transitar de pagar em recibos verdes para fazer contratos de trabalho.
Isso acarreta mais custos, mas não pode ser por isso que não investimos mais, apenas se deveria fazê-lo sem pôr em causa a competitividade das equipas.

olha outro cancro… se alguem conseguir meter a noticia toda :+1:
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/sporting/detalhe/jaime-marta-soares-sobre-a-ag-de-sabado-rogerio-alves-foi-um-espertalhao?ref=HP_Ultimas

" chama a de ■■■■ antes que ela te chame a ti" , não é oh Marta Soares?