Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal, dia 30 de Setembro de 2021, 18h30 min

Dia 23 temos de lá ir todos…

1 Curtiu

1 Curtiu

E porque não… juntá-los?! Bruno de Carvalho é um negociador implacável e inteligente, Frederico Varandas criou uma estrutura desportiva vencedora que surpreendeu tudo e todos, inclusive a mim. Não seria possível unirem-se os dois, dando assim o primeiro passo para unir o Sporting?

Não, o Varandas na ultima AG mostrou claramente que odeia o Bruno de Carvalho.

O binómio amor/ódio, por vezes, é surpreendente.

é mas não é a mandar indiretas ao ex-presidente e tentar prejudicar o mesmo em tudo o que for possivel.

Se o amor ao Sporting prevalecer, as duas facções entender-se-ão. E isso sim, seria uma atitude inteligente.

1 Curtiu

Siga companheiro estamos juntos.:green_heart::green_heart::muscle::muscle:

Ganhar uma vez não é prova disso. Aliás, as outras épocas são prova disso (no inverso). Inclusive esta. Basta ver quem este tipo compra e por quanto para ver que não há estrutura nenhuma.
De qlq forma não vejo duas facções. Eu sou contra o Varandas pelo que fez antes de ser presidente (e a quem se juntou) e pelo que faz. Não tem muito a ver com BdC, sinceramente. Há aqueles que são devotos dele, certo. Mas nem toda a gente contra o Varandas se encontra nesse perfil. Até acho mais o contrário. O devotos de Varandas são devotos por serem contra o BdC e têm que apoiar tudo o que ele faz à morte para que o outro não possa ter 1% de prob de voltar.
Eu n votaria em BdC, se por acaso pudesse voltar, só em condições excepcionais (p.ex. se estivesse sozinho contra o actual).
O BdC foi o melhor presidente que vi neste clube, nada apagará isso, mas não tem retorno, no imediato, possível. Terá que cumprir o chamado período do nojo para poder voltar à minha consideração.

5 Curtiram

O projecto do Sporting Sad chama se Rúben Amorim

Quando ele sair, vem um Kaizer ou um Silas.

5 Curtiram

Não estava a pensar só no futebol, referia-me à estrutura desportiva de uma forma holística. É certo que a “herdou”, e aqui nunca fez menção a esta “herança (tão) pesada”, mas pelo menos não teve a leviandade de a destruir, entregou-a a uma pessoa que, quanto a mim, tem mais dotes para ser presidente do que ele.

1 Curtiu

Não me parece que o Bruno tenha perfil para isso. Só acredito nisso, se for ele a controlar tudo, ele a mandar! Concordo com quem diz que o sucesso recente desportivo, se deve quase exclusivamente a ruben Amorim. Agora também reconheco mérito ao varandas, em ter entregado a gestão do futebol ao ruben e principalmente o trabalho feito na academia, com o Morais e recrutamento de jovens valores.
Fico a aguardar por eleições, a ver quem aparece, porque quando o Rúben sair…meu deus! Quem sabe não aparece alguém desconhecido, ao estilo Bruno carvalho, capaz de mobilizar a malta.

1 Curtiu

Teresa Amaro está em Lisboa .

21 h ·

A Assembleia Geral do Sporting realizada ontem, pelas 18h30, teve, como se previa, pouquíssima adesão por parte do universo dos associados leoninos.

Dos quatro pontos sujeitos à votação dos associados , só um foi aprovado. A atribuição do nome de antigos jogadores que marcaram a história do clube às principais portas do estádio.

O relatório de contas do exercício de 2019/2020 voltou a ser chumbado.

O relatório de contas do exercício de 2020/2021 foi chumbado.

O orçamento para o exercício 2021/2022 foi chumbado.

Frederico Varandas diz que é tempo de os sócios reflectirem sobre o Sporting que pretendem para o futuro. Que o resultado desta votação resultou dos 400 associados do costume que votam sempre contra, vença o Sporting o que vencer.

Como essa franja de associados representa menos de 1% do universo de votantes, apelou aos restantes 99% que que tomem uma posição sobre o que querem para o Sporting Clube de Portugal.

  1. O Dr. Varandas que se queixe ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral que marcou a assembleia para um dia e uma hora completamente inapropriados.

  2. O Dr. Varandas deveria preocupar-se por, ao fim de três anos à frente do clube, não conseguir, sequer, mobilizar quem nele votou para presidente em 2018.

Quem tem que fazer uma reflexão nao são os sócios.

Quem tem que fazer uma reflexao são os dirigentes do clube, na forma como chegaram ao poder, como atropelaram os estatutos, como geriram mal as finanças do clube, como maltrataram os sócios, levando-os a uma autêntica luta de classes, onde de um lado estão os pseudo “notáveis” e do outro a plebe.

Quem tem que reflectir são os órgãos sociais do clube que AG atrás de AG viram as suas pretensões serem chumbadas. Como presidente, O Dr. Varandas não conseguiu a aprovação de NADA, à excepção da agora nominação das portas.

Se só votaram 750 associados é o voto desses que conta. Foi essa a representatividade que tivemos.

É pouca, é!

Se era benéfico para o clube que fossem muitos mais. Sem dúvida! Mas por aqui se vê o poder aglutinador desta direcção, mesmo com a bandeira do título nacional às costas.

Isto é democracia! Não vale vir “chorar” com pressões para, e por, os que ficaram em casa. E o Dr. Varandas tem que saber e aprender a lidar com ela quando essa democracia lhe é desfavorável.

Ainda bem que o título de Campeão Nacional não cegou quem se deslocou ao Pavilhão João Rocha.

O título anterior a este foi com José Roquete e aí começou o princípio da desgraça financeira do Sporting. Alienação de património, ao desbarato, percentagens mínimas nos passes dos atletas, dívidas do clube à SAD, até que em 2013 já não havia água nas torneiras e se vendiam jogadores para pagar salários do mês seguinte.

Ninguém quer que isso se repita, mas a gestão desta direcção está a caminhar para a ruína financeira do clube.

Não nos peçam reflexão, porque quem sistematicamente vê as suas propostas chumbadas é que tem que reflectir e tirar ilações.

Querem que o Sporting deixe de ser dos sócios, mas ainda não foi desta.

Os títulos não compram votos.

Excelente texto da Helena Mariz ( advogada)

3 Curtiram

O meu velhote se fosse vivo era mais velhote que este senhor. E se ele se colocasse em bicos de pé armado aos cágados , provavelmente o meu corria com ele. É ridiculo as pessoas darem-se a estas situações. Que queira agradecer ao presidente , é com ele. Agora a única coisa que trouxe foi falar do livro e colocar-se em bicos de pés para quem assobiou (e foram prai uns 20/30 … ) Gritando que era sócio á quase 50 anos… Deviam explicar ao senhor que um dia quando falecer ,o clube dá a medalha de papelão. Importante é o clube . Ser sócio á esse tempo (e eu estou quase com 50 anos também ) é SÓ UM ORGULHO PESSOAL . As outras pessoas não têm nada a ver com isso.
É por essas razões que acho que devíamos ter todos 1 voto. Mas isso sou eu que gosto do clube sem interesses. Não apresento livros , não como almoços. Não quero bilhetes á borla. Resumindo ,não sou croquete… :grin: A descrição que fazes do teu avô parece a do pirata barba ruiva … :sunglasses::laughing::rofl::rofl:
SL

3 Curtiram

Antes de marcar uma assembleia geral para uma quinta feira às 18.30 deveriam ter em atenção quem vive no norte do país e trabalha sem poder dar-se ao luxo de fazer gazeta ao trabalho para participar na vida activa do clube.

Senão que mudem logo de uma vez para sporting de lisboa ou de gijon em vez de Portugal (como tem de continuar a ser ) .

E porque não dotar o solar do norte de um ecrã gigante para os sócios acompanharem a AG e votarem ali mesmo estando ali alguém responsável a supervisionar .

Não acho nada descabido para quem vive a mais de 300 kms da casa mãe.

4 Curtiram

São cenas de velho, eles vivem noutra realidade, nem ligo.

Sobre a cena do “pirata barba ruiva” , é mais ou menos isso. Ele e o irmão, eram conhecidos pelos velhos do Montijo com os “Irmãos Má-Rês”, e eles nem eram de ir atrás de confusão, mas ninguém podia olhar de lado que eles partiam logo para a violência. Quando eu era puto, fomos passar férias em família, e o meu tio (lampião) começou a discutir com a minha tia, filha do meu avô, que obviamente também é do SCP. O meu velhinho não curtiu e deu-lhe um enxerto. O meu tio tem 2 metros e uns 150 kg. O meu avô era de estatura normal. Depois disso tivemos de ir a correr para a urgência porque o velho teve um enfarte. Outra vez andava um doido a fazer macacada na rua com uma moto tipo Famel, e por azar da vida dele acertou na minha avó. Tiveram de tirar o desgraçado das mãos dele senão o velho matava-o. E a mais hilariante de todas, dois carochos a assaltar um velhote, um deles ficou com o lábio pendurado devido a uma dentada, que fez com que a placa do meu avô caísse no chão e partiu-se toda.

No entanto era um avô extremamente carinhoso, que ainda hoje é recordado com muita saudade por todos.

Desculpem lá o off topic, mas eu não consigo não falar do meu velhinho, era o meu ídolo. Quem frequenta este fórum há muitos anos provavelmente já leu que eu tive um grave acidente quando era puto, e o prognóstico era que nunca iria voltar a andar. Pois aquele velho nunca desistiu de mim, e quando eu já conseguia andar, passava horas comigo no quintal a ensinar-me a jogar futebol. E quem foi à futebolada antes da transferta à lixeira sabe que eu jogo, acho que até fui o melhor marcador :grin:

8 Curtiram

Baltazar Pinto partilha sentimento de desencanto após chumbos na AG

Presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar lamenta pouca participação

Pelo segundo ano seguido, as contas e o orçamento do Sporting foram chumbados em assembleia geral. As consequências são mais formais do que práticas – porque as contas estão auditadas e porque a gestão pode ser feita em duodécimos – mas nem por isso o mal-estar a nível diretivo é menor. O pedido imediato de nova AG, anunciado ontem por Frederico Varandas, veio sublinhar o desencanto interno perante o afastamento da esmagadora maioria dos sócios das decisões relativas à gestão corrente do clube.

“Eu lamento o facto de os sócios do Sporting não participarem na vida do clube como deviam participar. Salvo nas eleições, não há uma mobilização para o exercício do voto. Vão apenas os poucos, e são cada vez menos, que se mobilizam, nomeadamente através das redes sociais. E bastam umas centenas para reprovar as contas e o orçamento”, disse ontem a Record Joaquim Baltazar Pinto, presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) dos leões, claramente “desencantado com a falta de participação.” “Não estava lá praticamente ninguém, e isso é lamentável, mais ainda com o clube a ganhar”, refere, a propósito da reconquista do título e do sucesso nas modalidades.

“Não quero com isto criticar ninguém, é preciso que se note. Quem quer, obviamente, tem direito a ser oposição. Agora, todos os sócios têm de ser mobilizados e têm de se consciencializar de que não é só nas eleições que devem ir votar. Não se pode permitir que uma minoria prejudique a gestão do clube”, acrescenta o responsável pelo CFD.

Sócios do Sporting analisam resultados da Assembleia Geral

Carlos Barbosa da Cruz, Dias Ferreira, Bruno Mascarenhas e Nuno Sousa entre a surpresa e a compreensão

Dias Ferreira, antigo presidente da mesa da AG do Sporting, e Bruno Mascarenhas, ex-vogal do conselho diretivo, nos mandatos de Bruno de Carvalho, não se mostram surpreendidos com os resultados verificados na assembleia geral de quinta-feira, na qual os sócios do Sporting reprovaram os Relatório de Gestão e as Contas de 2019/20 (pela segunda vez) e de 2020/21 bem como o Orçamento para 2021/22. Os motivos de ambos são, todavia, distintos. Para Mascarenhas, “o chumbo das contas não era expectável, tendo em conta o momento desportivo do clube, mas compreendo-o, porque o presidente teve a possibilidade de, após a conquista do campeonato, tentar agregar as franjas descontentes que ainda existem no clube e não o fez”.

Já Dias Ferreira justifica-o com o modelo de representatividade dos sócios vigente no clube. “Este resultado é um sinal daquilo que eu já venho a dizer há anos e anos: as assembleias gerais não podem ser isto. Podem dar para um lado ou para o outro sem ter nada a ver com o que se está a discutir. Quem tem que reflectir são os órgãos sociais sobre o que é necessário alterar nas assembleias gerais”, refere Dias Ferreira, encontrando um certo respaldo para essa reflexão nas palavras de Carlos Barbosa da Cruz, antigo vice-presidente dos leões, sob a liderança de Filipe Soares Franco.

“Este resultado surpreende-me bastante e obriga-me a uma dupla reflexão: o primeiro ponto tem a ver com o modelo de comunicação dos sócios em assembleia geral, que permite que uma minoria decida pela maioria. Há hoje em dia modos de expressão da vontade dos sócios que não passa pela sua presença física nas assembleias gerais”, lembra Barbosa da Cruz, alinhando o seu discurso com o de Frederico Varandas. “Temos um grupo de 400 pessoas que se apresenta nas assembleias com a sua orientação de voto, quer o Sporting seja campeão ou ganhe a Liga dos Campeões”, criticou Frederico Varandas, provocando a reacção de Nuno Sousa, do movimento ‘Sou Sporting’

“Os órgãos sociais do clube marcaram esta assembleia geral no dia em que quiseram, no último dia do prazo, uma quinta-feira, no final do mês e depois vêm queixar-se da fraca mobilização. O presidente tem um problema com contas e com contas simples. Depois vem com esta narrativa de fazer crer que são sempre os mesmos a votar contra. No ano passado, na AG anterior, foram 3.115 sócios e 70 por cento votaram contra”, recorda o associado dos leões que participou na reunião magna e critica a forma como líder da direção reage à votação.

“Frederico Varandas não pode querer interpretar os resultados à sua maneira. Não posso dizer que fiquei surpreendido com os resultados da AG, porque estão em linha com os das últimas AG’s. As pessoas podem estar satisfeitas com os resultados do futebol e das modalidades, mas, quando abrem o relatório e contas não podem concordar com o que lá é visto”, advoga Nuno Sousa. Carlos Barbosa da Cruz vê a questão de outro prisma. “É um resultado inesperado num ano ímpar em termos de resultados desportivos e de grande dificuldade, devido ao covid-19. A meu ver, este voto negativo não se deve a qualquer discordância com as contas, mas a uma prova de vida e a uma tentativa de desestabilização, que é um clássico em muitos clubes e, neste caso, no Sporting”, defende o jurista, que encontra eco na opinião de outro advogado, Dias Ferreira: “As coisas não estão bem e como as pessoas não podem intervir nas assembleias gerais da SAD, porque tudo é aprovado pela maioria que pertence ao clube – não têm voto na matéria – vão à assembleia geral do clube e chumbam tudo, independente do que é votado”, explica o antigo líder da mesa da AG, preconizando outro modelo para a participação dos sócios na vida do clube e da SAD.

“Se acham que este modelo é mais representativo do que uma assembleia delegada, como existe no Real Madrid ou no Barcelona – que são clubes muito maiores do que os nossos – siga a marcha. Aqui, é como está a maré! Quando se quer discutir sobre o modelo das assembleias gerais, dizem logo que se é do contra… Assim, não servem para discutir nada. Eu deixei de ir às assembleias gerais”, revela Dias Ferreira. Nuno Sousa continua a participar nas reuniões magnas, mas reforça o seu reparo: “. Se querem mais pessoas a votar, marquem com tempo e para uma hora e um dia em que as pessoas possam participar.”

apreciar o que ? tipo as contas do clube? daqui a um tempo o clube esta com salários em atraso graças a este imbecil se este continuar la tem que sair o mais rápido possível e nao esquecer que no final na epoca o clube tem que pagar 10 milhões pelo tronco do Vinagre … mais um negocio a varandas

2 Curtiram

SportingPopular (@SCPPopular) Tweeted:
Se Rogério Alves não coloca à votação as actas nas AG seguintes porque alega que o universo que as iria votar seria diferente, então porque convoca AGs para voltar a votar o que já foi votado por um universo também diferente? :thinking: A atenção do jubas ora aqui está mais uma observação pertinente que só prova a desonestidade do Rogério Alves .Mas isso já todos sabemos .

1 Curtiu