Assembleia Geral dia 17 de Abril

Creio que a gravidade da situação “exige” que este tema esteja bem em destaque! (os moderadores que o decidam, naturalmente)

Está em causa a sobrevivência do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Esta alteração estatutária é um atentado aos direitos individuais de cada sócio do clube, uma forma encapotada de conseguirem passar o que falta para a SAD e ficarem livres dos sócios do clube!

Se isto for aprovado, daqui para a frente, só com capital e muitas acções voltam a poder “abrir o pio” para o que quer que seja!

A Mobilização tem de ser total!

É chegado o DIA D! Se isto for aprovado, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL MORRE!

Concordemos ou não em diversos pontos da gestão do clube, numa coisa creio que concordamos :

O SPORTING, FOI, É E SERÁ SEMPRE DOS SÓCIOS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

A AAS remete resposta pública para segunda-feira, dia 23, devido ao jogo de sábado.

A todos os sportinguistas…WAKE UP CALL!
Se não reagirem agora, nunca mais vão poder reagir!

ÀS ARMAS !!!

Dia 13 de Abril diz:

• NÃO, ao fim do Sporting dos Sportinguistas;

• NÃO, ao Sporting dos accionistas;

• NÃO, ao Sporting comandado pelo Oliverinha e o Pinto da Corrupção;

• NÃO, à perda da maioria da SAD por parte do Clube, tornando este último dependente do primeiro.

Dia 13 de Abril, contra os accionistas marchar, marchar

EDIT: estava ali um erro de palmatória que me conotava como um Oliveirinha. shame on me :-[

MOBILIZAÇÃO GERAL

VAMOS MOSTRAR A ESTA GENTE QUE SPORTING QUEREMOS

VAMOS MOSTRAR A ESTES INDIDGNOS A PORTA DE SAIDA DO SPORTING

SL

É uma data complicada para mim mas só não estarei presente se houver um grande impedimento. Mas dos grandes mesmo.

Tenciono ir para tentar ajudar à salvação do Sporting Clube de Portugal.

É necessária mobilização geral, não só para ir como também para informar os sócios que se encontram no desconhecimento.

Lá estarei. Nem que chovam picaretas.

Isto é, como diria Avelino Ferreira Torres, uma “filha da putice”.

É a primeira AG que vou. Obviamente, votarei NÃO.

Só me vêm dar trabalho… Estou cheio de trabalhos na faculdade e de alguns testes, cujo pico máximo vai ser nas ultimas semanas de Abril… E ainda arranjaram esta maneira de me chatear? As horas que vou ter que perder só para votar Não…

Tudo o que for proposto por estes miseráveis pulhas é para votar NÃO.

Lá estarei.E espero que se mostre a estes bandalhosl,a mal ou a mal,que estão a mais no Sporting e que são a vergonha e o escarro dos Sportinguistas.

SEM TRÉGUAS!

Vamos fazer um pequeno exercício teórico que mostra como os VMOCs são do pior que há para o Sporting CLUBE e do melhor que há para a Sporting SAD e seus accionistas. Peço que me corrijam se me enganar.

Estamos em 2014, o Sporting recebe uma proposta de venda da Academia e seus terrenos no valor de 100M€ (o presidente deu como exemplo na AG de 24 de Maio de 2008 80M€ mas assim arredonda-se os números). Como a Academia, mais do que as infraestruturas resulta do esforço dos profissionais, claro que o Sporting aceita vender (seria parvo se não aceitasse). Imaginemos depois que a construção de uma nova Academia custa 15M€ (a actual está avaliada em 12M€).

Hipótese 1 - Se em 2014 tudo se mantiver como agora, sem VMOCs e com a Academia no Clube, o Sporting Clube recebe 100M€. Com a construção de nova Academia, fica com um lucro de 85M€ que podem ser abatidos no passivo;

Hipótese 2 - Se por 2014 a Academia já tiver sido passada para a SAD mas as VMOCs não tiverem sido aprovadas, o Sporting Clube recebe 76,33M€ (correspondente à percentagem de acções que tem sobre a SAD: 16.33% + 60%). Com a construção de nova Academia, lucra 61.33M€;

Hipótese 3 - Se por, 2014 para além da Academia ter passado para a SAD, as VMOCs tiverem sido aprovadas, suponhamos que o Clube fica com apenas 40% da SAD (e acho que estou a ser benevolente). O Clube recebe apenas 40M€ e com a construção de nova Academia lucra apenas 25M€.

Resumindo:
[table]
[tr]
[td]Hipóteses[/td]
[td]Clube Recebe[/td]
[td]Clube Lucra[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Hipótese 1[/td]
[td][center]100 M€[/center][/td]
[td][center]80 M€[/center][/td]
[/tr]
[tr]
[td]Hipótese 2[/td]
[td][center]76,33 M€[/center][/td]
[td][center]61,33 M€[/center][/td]
[/tr]
[tr]
[td]Hipótese 3[/td]
[td][center]40 M€[/center][/td]
[td][center]25 M€[/center][/td][/tr][/table]

Vêm como aquilo que o Sporting CLUBE recebe vai diminuindo progressiva e drasticamente? E agora imaginem o caso da Sporting SAD e accionistas que é ao contrário: como o lucro dos accionistas é progressiva e drasticamente superior…

Se me tiver engano corrijam, visto eu não perceber quase nada de finanças. Mas se estiver correcto, este é o cenário dantesco que devia assustar todos os Sportinguistas.

está tudo muito certo (nao sei como é que é mas se a academia estiver na sad em principio será a sad a pagá-la e nao o clube…)…

o problema nao está aí… o problema é: e até 2014?.. continua-se sem poder investir no futebol?.. e se ninguém der os tais 100 milhoes?.. ou se nao os derem em 2014 mas apenas em 2020 ou 2030?.. que custos tem, para o clube, o desinvestimento no futebol?.. e que impacto no nº de socios e adeptos?.. nao termos uma equipa vencedora nao poderá colocar mais em causa o futuro do clube do que ter ou nao a maioria da sad?.. nao estou a dizer que me agrada perder a maioria da sad porque nao me agrada nada…

nem estou a dizer que esta é a melhor soluçao ou sequer se é soluçao…

os actuais dirigentes dizem que é a melhor soluçao mas gostava de ver essas contas bem feitas e bem apresentadas… por exemplo qual é a diferença de orçamento para o futebol com ou sem vmocs?.. claro que nao vale de nada ter maior orçamento e termos incompetentes no departamento de futebol por isso vamos partir do principio que seja qual for o orçamento a competencia das pessoas é a mesma… apesar de havendo mais dinheiro mais fácil será trazer pessoas mais competentes…

agora se me perguntarem: maioria da sad ou equipa vencedora?.. escolho claramente a equipa vencedora pela simples razao de que tem maior influencia no futuro do clube… equipa vencedora= a mais mobilizaçao =a mais adeptos = a mais sócios= a mais Sporting… e quem sabe um dia o clube tenha capacidade para recuperar a maioria da sad…

A minha resposta seria: Maioria da SAD, porque só assim tens uma equipa vencedora.

A partir do momento em que perderes a maioria na SAD, os destinos do SCP passam a reger-se por outros critérios que não os de vencer e ser o melhor clube português. Porque na perspectiva de um empresário com interesses na SAD, ao Sporting basta ser apenas um clube medianamente ganhador que funcione como uma boa ‘farm’ dos grandes clubes europeus. Esta tem sido a tendência de todos os clubes formadores - tornarem-se ‘farms’ de jogadores, geradores da matéria-prima que depois é vendida aos outros onde está concentrado o dinheiro e onde os negócios atingem uma dimensão ‘industrial’.

É isto que vai acontecer caso se aprove a perda de maioria na SAD é bom que todos tenham noção disto. O Sporting vai ser invadido por muitos ‘José Veigas’ que vão usar o Sporting para nele colocarem os seus jogadores, uns mais jovens que outros, rentabilizá-los e depois vendê-los a outros clubes e os sócios não vão poder dizer nem ai nem ui, porque quem vai mandar vão ser em última análise os accionistas, ou seja, os ‘Veigas’ e as ’ Olivedesportos’.

Podem arranjar-se 1001 argumentos de ordem financeira para justificar os VMOCs, mas o que referi acima será inevitável e irreversível. E isto apenas é, para mim, mais que suficiente para um rotundo “NÃO aos VMOCs”.

Resumindo: [table] [tr] [td]Hipóteses[/td] [td]Clube Recebe[/td] [td]Clube Lucra[/td] [/tr] [tr] [td]Hipótese 1[/td] [td][center]100 M€[/center][/td] [td][center]80 M€[/center][/td] [/tr] [tr] [td]Hipótese 2[/td] [td][center]76,33 M€[/center][/td] [td][center]61,33 M€[/center][/td] [/tr] [tr] [td]Hipótese 3[/td] [td][center]40 M€[/center][/td] [td][center]25 M€[/center][/td][/tr][/table]

Na minha concepção das coisas: isso é partindo do pressuposto de que o objectivo da SCP SAD é lucrar independentemente do que aconteça ao clube. Basicamente vê-se a SAD como se fosse um rival que está a roubar lucro ao clube. Já por muitas vezes meti em causa esse aspecto pois não compreendo (não percebo muito de economia ou gestão) como pode uma SAD de um Clube pretender dar cabo deste último, se para ter viabilidade no futuro está dependente do sucesso e saúde financeira do mesmo…!?

Mas de qualquer maneira, mesmo não compreendendo, apelo ao voto no NÃO. Isto porque sempre me ensinaram que se não percebermos ou não sabemos o que virá, mais vale prevenir que remediar, chama-se principio da precaução.

O voto no NÃO assegura que o SCP continua a ser dos sócios, que é o mais importante nisto tudo.

Manhosos estes meninos, uma 2ª feira…onde provavelmente menos gente a aderir porque no dia a seguir é dia de trabalho.

Não poderia ser numa 6ª feira?

Obviamente lá estarei.

7 votos no NÃO!

Dizer isso até já é ser optimista, na minha opinião os abutres vão liquidar o que resta dos activos do Sporting e declaram a falência da SAD. E depois já sabem o resto.

Qual e’ a ordem completa de trabalhos? Qual e’ o horario da AG? Quem e’ que propos o dia?

Não acredito muito num cenário apocalíptico deste género. Não conheço nenhum exemplo no Mundo de um conselho de administração de um clube que esteja interessado em NÃO querer que o seu clube seja o melhor e ganhe troféus.

A única explicação que tenho para este tipo de pensamento por parte de algumas pessoas é a falta de credibilidade do futebol português. É a impunidade com que passam os conflitos de interesse, como a Olivedesportos ser accionista dos clubes e negociar com eles os contratos de publicidade, ou os dirigentes serem acusados e condenados por corrupção e continuar tudo como se nada fosse.

Em suma, creio que a falta de confiança no mercado pode não ser descabida. Mas é o sintoma de algo muito mais grave…

Também não concebo que a SAD queira que o Clube deixe de existir, uma vez que, tal como dizes, precisa que este tenha alguma saúde financeira para continuar a ser viável no futuro.

Mas lembra-te do fenómeno ‘parasita’… um parasita não quer que o hospedeiro morra, longe disso. Quer sim que o hospedeiro tenha a saúde suficiente para continuar a parasitar. Neste momento, o Sporting tem a maioria na SAD, pelo que a porta ao ‘parasitismo’ está fechada desse lado. Mas imagina que o Sporting perde a maioria e para a Olivedesportos, um José Veiga e um Berardo. Interessa-lhes que o Sporting continue com uma situação financeira ‘controlada’ para manter viva a SAD (porque esta não pode existir sem o clube), mas apenas o suficiente para conseguirem fazer os seus negócios.

Aliás, à Olivedesportos interessa-lhe que o Sporting não queira demasiadas receitas de TV para não lhes dar cabo do negócio e que coma e cale com os horários dos jogos que esta vier a impor. A um José Veiga interessa-lhe que o treinador seja algum banana que aceite os jogadores que interessar valorizar, chamem-se Tiuís, Purovics ou sejam lá quem for, independentemente da equipa precisar de alguém que possa fazer a diferença entre um terceiro e um segundo lugar, por exemplo. A um Berardo interessa-lhe vender terrenos da Academia ou outro património qualquer ou então efectuar negociatas com fontes de receita do SCP para com isso fazer flutuar as acções da SAD e ganhar mais uns trocos aqui e ali.

Parece-me uma exposição em excesso a demasiados interesses e influências obscuros. E no fim de tudo isto, não consigo ver quem é que vai zelar pelos interesses do SCP, nomeadamente o interesse em vencer e recuperar a hegemonia nacional.

O facto de existir um conflito de interesses no Sporting na figura do seu Presidente (e de outros membros da Direcção), nomeadamente entre um devedor - SCP e um credor - BES, e de isto ser aceite como ‘normal’, é sintomático de que não é possível confiar nesta gente.

[b]Não haja dúvidas para ninguém!!!

Aproxima-se o dia e a hora da verdade.

Na Assembleia-geral do dia 13 de Abril de 2009 – se o SIM VENCER – será um caminho sem retorno para o nosso CLUBE.

O SIM será o Princípio do Fim DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

Voto Não!!!

Vota NÂO!!!

Apela-se À Presença, À MOBILIZAÇÃO dos Sócios.

Leão do Nordeste[/b]