Vamos fazer um pequeno exercício teórico que mostra como os VMOCs são do pior que há para o Sporting CLUBE e do melhor que há para a Sporting SAD e seus accionistas. Peço que me corrijam se me enganar.
Estamos em 2014, o Sporting recebe uma proposta de venda da Academia e seus terrenos no valor de 100M€ (o presidente deu como exemplo na AG de 24 de Maio de 2008 80M€ mas assim arredonda-se os números). Como a Academia, mais do que as infraestruturas resulta do esforço dos profissionais, claro que o Sporting aceita vender (seria parvo se não aceitasse). Imaginemos depois que a construção de uma nova Academia custa 15M€ (a actual está avaliada em 12M€).
Hipótese 1 - Se em 2014 tudo se mantiver como agora, sem VMOCs e com a Academia no Clube, o Sporting Clube recebe 100M€. Com a construção de nova Academia, fica com um lucro de 85M€ que podem ser abatidos no passivo;
Hipótese 2 - Se por 2014 a Academia já tiver sido passada para a SAD mas as VMOCs não tiverem sido aprovadas, o Sporting Clube recebe 76,33M€ (correspondente à percentagem de acções que tem sobre a SAD: 16.33% + 60%). Com a construção de nova Academia, lucra 61.33M€;
Hipótese 3 - Se por, 2014 para além da Academia ter passado para a SAD, as VMOCs tiverem sido aprovadas, suponhamos que o Clube fica com apenas 40% da SAD (e acho que estou a ser benevolente). O Clube recebe apenas 40M€ e com a construção de nova Academia lucra apenas 25M€.
Resumindo:
[table]
[tr]
[td]Hipóteses[/td]
[td]Clube Recebe[/td]
[td]Clube Lucra[/td]
[/tr]
[tr]
[td]Hipótese 1[/td]
[td][center]100 M€[/center][/td]
[td][center]80 M€[/center][/td]
[/tr]
[tr]
[td]Hipótese 2[/td]
[td][center]76,33 M€[/center][/td]
[td][center]61,33 M€[/center][/td]
[/tr]
[tr]
[td]Hipótese 3[/td]
[td][center]40 M€[/center][/td]
[td][center]25 M€[/center][/td][/tr][/table]
Vêm como aquilo que o Sporting CLUBE recebe vai diminuindo progressiva e drasticamente? E agora imaginem o caso da Sporting SAD e accionistas que é ao contrário: como o lucro dos accionistas é progressiva e drasticamente superior…
Se me tiver engano corrijam, visto eu não perceber quase nada de finanças. Mas se estiver correcto, este é o cenário dantesco que devia assustar todos os Sportinguistas.