Já referi antes que não acredito que quem ficar com o controlo da SAD a queira ver arruinada, mas também não concordo inteiramente com o que escreves.
Creio que passa tudo por uma questão de mentalidade e ideologia, se assim lhe podemos chamar. É uma realidade que o projecto de FSF se baseia quase exclusivamente no primado do futebol profissional. A questão é que ele e outros elementos próximos já deram provas da mentalidade financeira que está por trás de tudo, quando repetidamente afirmam que preferem classificações que permitam mais encaixe financeiro a outras que permitem títulos.
A realidade é que eu desconheço, tal como tu, administrações que não queiram o melhor para o seu negócio, mas também não conheço nenhuma que despreze títulos em lugar de resultados financeiros.
Lá estarei a votar NÃO, como é óbvio. No entanto, aposto que se o resultado de amanhã não for uma vitória do Sporting e se se perder pontos para o campeonato até lá, a AG não se realiza, porque os personagens têm medo de aparecer perto dos sócios. Vai uma aposta?
Esta alteração aos Estatutos abre a porta para o esvaziamento da “chatice” das AG’s, passando as matérias mais delicadas para Referendo.
Ainda não se sabe a alteração que querem fazer aos Estatutos, mas de certeza que querem acabar com aquelas matérias que exigem, pelo menos, 2/3 dos votos para passar, para evitar que aconteça o que lhes aconteceu na AG de Maio do ano passado.
Isto abre a porta para quem está na Direcção fazer praticamente o que lhes apeteça. Podem ser estes, outros na continuidade destes, ou outros na sequência do Bigodes, fantasma que muitos foristas gostam de invocar…
O dia escolhido, curiosamente, é uma 2ª feira…a seguir à Páscoa…8)
é obvio que nao… nao o tens tido nem o vais ter… tens um clube asfixiado por compromissos financeiros que impede qualquer investimento e ainda obriga á venda constante dos melhores jogadores do plantel… assim torna-se complicado ter uma equipa vencedora…
na minha opiniao só existem 3 alternativas:
perda da maioria da sad… permite maior investimento na equipa de futebol e assim maior probabilidade de ter uma equipa vencedora… tem como desvantagens aquelas que mencionaste (de forma hipotética…)…
deixar tudo como está e assim dificilmente terás uma equipa vencedora… os custos desta soluçao passa pela menor mobilizaçao dos adeptos e desvalorizaçao da marca Sporting… aliás, fala-se muito de que nos 18 anos de jejum os adeptos estavam com a equipa e agora nao… talvez estejamos a pagar agora por esses 18 anos de jejum…
adoptar uma politica de risco á fc porto… o problema é que se falha (lesoes graves, problemas disciplinares, erros nas contratacoes, uma equipa que por qualquer razao nao ganha, etc…) é o fim do clube enquanto clube de primeiro plano…
Para mim a questao poe-se em termos mais simples. Os clubes em Portugal, e no que me concerne o Sporting, representam um modelo de clube diferente do Anglo-Saxonico, ou essencialmente do modelo comercial. Se o Sporting (futebol), se tornar um mero clube comercial, entao, estando a 2000km de distancia, tenho outros clubes comercias que obteem muito mais sucesso que o Sporting, e dos quais tirarei uma relacao comercial melhor.
Não concordo inteiramente contigo. Acho que está a ver a realidade “à americana”, ou se tem sucesso total ou então não há nada para ninguém, mas a realidade não costuma ser bem assim e o sucesso pode ser conseguido dentro do ‘cinzento’.
O me me parece é que temos actualmente um clube com bastantes recursos e que os desperdiça de forma infantil, por ter estratégia pouco definida no futebol, falta de exigência, perfeccionismo e cultura vencedora, e uma ligação quase inexistente ou então desleixada com os seus sócios e adeptos.
Estás a ignorar estes 3 factores que são ‘só’ os mais importantes num clube desportivo. Ou achas que se o Sporting tivesse casa cheia em todos os jogos fruto da mobilização dos seus adeptos, se os seus jogadores e dirigentes tivessem mentalidade vencedora “à Porto” e pouco conformista com resultados negativos e se a estratégia de compras e vendas e aproveitamento de recursos da Academia fosse mais competente… que o Sporting não teria sido já campeão e seria neste momento a potência número um a nível nacional? Repara que o Porto, com muito menos adeptos e receitas-base menores, adoptou uma estratégia de risco, mas que tem tido sucesso porque tem uma mentalidade vencedora, que defende o clube e na qual os adeptos se identificam.
Idem, aspas. E levarei mais dois sócios comigo, pelo menos.
No que me diz respeito, em relação à última AG realizada, a boa notícia é que nas próximas AG’s já tenho mais 3 votos para votar contra tudo o que esta pandilha propõe.
eu nao vejo as coisas a preto e branco, apenas enunciei o que pode acontecer no pior dos cenários para cada uma das situacoes tal como tu o fizeste no caso das vmoc’s…
obviamente que se podia fazer melhor, podia haver mais competencia, mais exigencia, uma mentalidade vencedora mais vincada, mas o certo é que também se podia fazer pior (basta olhar para o benfica)…
o mais importante é a competencia, principalmente dos dirigentes… o problema é que até lá estarem dentro nao se sabe se sao competentes ou nao…
queres um clube vencedor com dirigentes que já mostraram algmua coisa?.. junta na sad o luis duque (mas esse precisa de dinheiro…) e o josé veiga e em principio tens um clube vencedor…
a nivel de dirigismo e que nao esteja ligado a outro clube grande nao vejo mais ninguem… até podem atirar uns nomes para o ar mas certezas nao têm, serao sempre nomes que pouco mostraram…
Paulo, mas porque razão não podes ter a maioria da SAD (com 50%+1 e não 68% aprox) e ter uma equipa/clube vencedor?
Partes de um príncipio mas não o explicas. A questão da desmobilização tem a ver com a falta de mensagem que hoje existe no clube, com o constante clima de guerrilha interno no clube, com a total falta de respeito pelos sócios e adeptos, com a falta de investimento no branding do clube.
Até porque hoje lá se ganham umas taças e no período dos 18 anos não.
A questão fundamental para mim, Paulo, e que está ou tem que estar na base do ressurgimento deste clube é tão simplesmente esta :
Tens um Presidente que se preocupa com as paredes da Academia pois é o património do clube!
E precisamos de um Presidente que entenda que o património do clube são e sempre serão os sócios! Estes é que tèm que ser bem tratados de forma a se atrair mais e mais pessoas para associados do clube!
Distinguir um vulgar adepto de um sócio. Fazer ver as vantagens de ser sócio e fundamentalmente, fazer valer o ORGULHO em ser sócio do Sporting Clube de Portugal.
Isto aliado a uma mensagem forte, com carisma, com ALMA aumentará as receitas do clube quer ao nível da quotização, receitas de bilheteira, merchandising se bem trabalhado, etc.
Esta é a base. Tudo o resto terá que se apoiar aí!
Ainda em relação às AG’s, no Publico afirma-se que também a segunda, a tal AG referendária, são necessários 2/3 dos votos. Fico a aguardar confirmação desta noticia.
Esta será a GOLPADA FINAL como um amigo já apelidou. Esta administração prepara-se para sair e deixar os sócios de fora de toda e qualquer decisão!
Estarei lá com os meus votos para dizer NÃO! Todos seremos poucos para contrariar a campanha organizada que se prepara para acabar com a voz dos sócios!
Eu não enunciei o pior que pode acontecer no caso dos VMOCs, o pior que pode acontecer é mesmo o SCP e a SAD deixarem de existir, mas nisso não acredito, tal como expliquei.
Uma vez mais, acho que vês as coisas muito a preto e branco… Clube Vencedor = Luís Duque + José Veiga, caso contrário não vês mais ninguém. Ora, não bastasse já o parasitismo de José Veiga, o qual esteve no Benfica nos últimos 10 anos sem que tivesse resultado em grande coisa, parece-me que estás a exagerar e muito, do género: “ou são estes ou não prestam porque não se sabe o que valem”.
O que eu te digo é o seguinte: Já sabemos o que os actuais valem e não é grande coisa. O SCP podia estar pior, mas não muito pior, pois está a desfazer-se a olhos vistos, sobretudo na base de apoio que são os sócios e adeptos. A partir daqui, penso que há uma grande (mete grande com um G garrafal) margem de manobra para melhorar, pelo que arriscar em pessoas mais ou menos desconhecidas é à partida algo que não é mau de todo… a probabilidade em fazerem melhor que os actuais é, a meu ver, bastante elevada, até porque já sabemos onde é que vamos parar com os que já lá estão - nunca vamos ser número um em Portugal, nem que chovam picaretas.
a definiçao do clube a que se pertence faz-se em criança e aí nao há mensagem, carisma ou alma que o valha… o que interessa é o orgulho em pertencer a determinado clube e/ou a identificacao com as referencias desse clube (claramente os jogadores…)…
esse orgulho vem de a nossa equipa ganhar, trata-se de uma questao de afirmaçao…
a identificacao vem de jogadores que marquem os adeptos, que sejam heroís… normalmente sao os jogadores mais talentosos e mais espectaculares…
ora se um clube nao tem capacidade para:
construir equipas vencedoras
segurar os seus jogadores mais talentosos ( da formaçao) até que sejam verdadeiras referencias do clube nem contratar jogadores talentosos (e ainda por cima os que cá ficam andam sempre com birras para ir embora…)
onde é que vai buscar o potencial para trazer novos adeptos?..
o que aconteceu nos 18 anos de jejum foi isto: o clube nao conseguiu fazer adeptos e hoje em dia está a pagar a factura…
o porto conseguiu mobilizar grande parte do norte do país com uma ideia de guerra norte sul, enquanto este discurso de guerra se mantiver nao estamos mal, o problema é que cada vez mais o porto se está a tornar um clube nacional com adeptos espalhados de norte a sul do país…
o benfica ainda vive dos sucessos dos anos 80 mas vai passar pelo mesmo que o Sporting… é agora que o Sporting tem que apostar forte e dar um pontapé no benfica…
podes dizer: mas o Sporting tem muitos adeptos, o problema é nao se conseguir mobilizar esses adeptos…
o que mobiliza os adeptos sao as vitorias e depois disso uma dinamica de mobilizaçao… estes adeptos foram criados num cenario de ausencia de vitórias e abundancia de desilusoes e por isso sem uma cultura de mobilizaçao… nao tem nada a ver com discursos, ou respeito pelos socios… tem a ver com vitórias e/ou uma equipa que deixe os seus adeptos orgulhosos…
o que eu disse foi que nao tens dirigentes que tenham mostrado muito e esses dois foram os que mais mostraram… um fez do Sporting campeao após 18 anos de seca e o outro fez do benfica campeão após 10 ou 11 anos a ver navios…
diz-me que dirigentes competentes é que vao fazer do Sporting uma potencia futebolistica é que conheces?..
obviamente que eu tambem quero os melhores dirigentes do mundo… também sei que os actuais estao longe de serem os melhores dirigentes possiveis … acredito que ha no universo Sportinguista pessoas com muito maior capacidade e potencial que os actuais dirigentes… mas também acredito que há quem nao consiga fazer melhor e muito provavelmente até fazer pior…
Que deliberadamente queira NÃO ganhar troféus, talvez não. Agora adminstrações de clubes/SAD para quem as vitórias e os troféus são secundários, há aos pontapés. Sejamos claros: com a excepção (fundamental) do clube, só se adquire uma participação significativa numa sociedade anónima para obter lucro. Ora ganhar troféus está muito longe de ser a melhor forma de conseguir esse lucro. Ganhar títulos exige um investimento elevado e de retorno incerto - basta uma bola no poste para tudo se perder. Mesmo ganhando, esse retorno será muitas vezes fraco, quando não nulo.
Como escrevi noutro post, há maneiras muito mais simples e seguras de extrair lucro de uma SAD:
Venda de património, garantindo o retorno imediato do investimento. Os exemplos abundam por essa Europa fora - são especialmente numerosos em Inglaterra, onde já vários clubes (Oxford United, Brighton, Wimbledon) se viram expoliados do seu património por investidores cujo único fito era realizar mais valias com terrenos dos estádios dos clubes. O Sporting, apesar de ter desbaratado boa parte do seu património, ainda dispõe do Estádio e da Academia; se estes caírem nas mãos de uma SAD em que o clube é minoritário, nada impede os accionistas maioritários de os venderem e de encaixarem uma mais-valia brutal - e darem depois de frosques deixando uma carcaça vazia.
Concentração na formação de jovens jogadores, tornando a venda de passes a principal fonte de lucro da SAD. Esta estratégia é especialmente válido para o Sporting, que tem uma grande reputação no sector. Ainda que os jogadores não valorizem tanto - pois jogarão numa equipa menos competitiva - a quantidade será suficiente para compensar isso. Pensa num Alverca de 1998 a 2004, mas em grande.
Compra da SAD como parte de um conjunto mais vasto de operações, por exemplo num grupo de media. Neste caso, o objectivo é que o grupo lucre, sendo a SAD apenas um meio para que tal aconteça. O lucro virá da dos direitos televisivos, pagas ao clube/SAD a um preço muito abaixo do seu valor de mercado e revendidos por uma margem. O investimento no futebol será apenas o suficiente para garantir que o interesse não se esvai completamente - digamos, que permita uns 2ºs lugares e uma ou outra Taça de vez em quando.
Como também escrevi, estas são só três hipóteses de como a extracção de lucro não implica necessariamente (e pode mesmo ser colidir com) a obtenção de vitórias e troféus para o clube. E se pensarmos na quantidade de esquemas manhosos e de trafulhices de toda a espécie que estiveram na base da actual crise financeira global, garanto-te que o que não falta por aí é gente capaz de magicar e pôr em prática manigâncias que nem me passam pela cabeça.
A única forma de contrariar isto é ter um accionista maioritário cujo objectivo final não é o lucro, mas a excelência desportiva. E único accionista que encaixa nesse perfil é o clube - não alguns associados em particular, mas o clube como um todo. Por isso, impôr ao clube a perda da maioria na SAD como condição para um encaixe financeiro não só é inaceitável do ponto de vista do clube - é suicida!
Não estou mesmo nada de acordo. (lá voltamos à conversa do preto e branco ;D)
Existe uma grande massa adepta que só se conquista com vitórias e dinâmica vencedora, mas existe uma grande massa adepta do Sporting, aqueles a que alguns chamam “os 20 000 que lá vão ao estádio faça chuva ou faça sol” que dão ainda mais importância ao respeito que têm por eles, aos discursos e às atitudes vencedoras, no fundo à identidade que cultivam com o clube, e só depois vêm as vitórias.
Se não vences, metes a debandar os adeptos que só acreditam depois de verem que é possível ganhar, mas não os indefectíveis. E se tratas mal os sócios e adeptos de um modo geral e não cultivas um espírito de inconformismo e ambicioso, então metes a debandar os restantes, os tais indefectíveis. E os que ficam são os que ficam contentes quando ganham, mas não se importam muito se também não ganharem e que reagem com indiferença se alguém lhes disser que o clube vai ser cada vez mais pequenino e que isto é inevitável.
Vê lá se isto não te lembra um clube que tu e eu conhecemos… ;D
Também não sei quem são, mas sei que os actuais não são, e por isso, tendo hipótese de escolha, o pior que pode acontecer se votar noutros é que também não sejam… o pior.