Assalto ao BES de Campolide (Lisboa)

                                                    [size=12pt][b]Assalto ao BES de Campolide[/b][/size]

O assalto começou cerca das15h00 no BES de Campolide, em Lisboa, tendo inicialmente sido feitos seis reféns, mas quatro foram libertados ao longo do dia.

Pouco antes das 23h00, uma mulher foi levada pelo sequestrador para a porta, com uma arma apontada ao pescoço, enquanto o outro refém esteve a ser agarrado pelo pescoço e com uma arma apontada à nuca.

Foram longos minutos de uma situação muito tensa que terminou com disparos das forças de segurança, que causaram a morte imediata de um dos assaltantes e ferimentos graves no outro, que foi transportado para o Hospital São Francisco Xavier.

O homem sequestrado foi levado para o Hospital de São José, encaminhado por uma viatura do INEM. A mulher foi assistida no local, numa das ambulâncias que estavam de prevenção.

O local esteve sitiado durante toda a tarde e noite, com os moradores de prédios contíguos ao edifício da dependência do BES impedidos de entrar ou sair de casa, encontrando-se alguns deles no interior de carrinhas policiais. O tráfego automóvel também esteve cortado.

Um morador contou que a polícia pediu a evacuação do escritório situado no piso por cima da dependência bancária, para aceder a um terraço, e solicitou as plantas do edifício. A policia não prestou qualquer declaração sobre o caso depois das 19h00.

O perímetros de segurança policial na Rua Marquês de Fronteira estendeu-se do número 66 ao número 84, sendo o edifício do BES o número 72.


                [size=14pt][b]Polícia dispara contra assaltantes e liberta reféns[/b][/size]

Disparos das forças de segurança, às 23h21 de hoje, puseram fim a um sequestro numa dependência do BES, em Lisboa, que se prolongou por mais de oito horas. Um dos assaltantes morreu e outro está gravemente ferido. No momento dos disparos, os dois reféns saíram do alcance dos assaltantes e ficaram a salvo, entregues a equipas médicas do INEM.

Textos in : Sic Online

Ps: Podem ver o video da acção policial aqui : [url]http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/Assaltantes+do+BES.htm[/url] é logo o primeiro video do lado inferior esquerdo .

Ps1: Dentro de alguns minutos a PSP irá emitir um comunicado sobre esta operação .

Ainda bem que acabou tudo em bem. A vida dos sequestradores nestes casos pouco importa, é importante garantir a segurança dos sequestrados.

Parabéns aos GOE pela magnifica intervenção. :clap:

Matou, deu o exemplo, acho bem. Isto não é a república das bananas. Já não bastava o tiroteio num bairro de Lisboa que mais parecia uma favela, agora isto. :cartao:

Limparam o sebo aos gajos nao foi?

Já se esperava… Após tanto tempo à espera.

Um morreu , o outro foi transportado para o hospital em estado grave …

Neste momento um elemento da PSP está a ler o comunicado sobre o que se passou nesta operação … em directo na Sic Noticias …

Correu bem, mas parece que podia ter corrido muito mal! A primeira sequestrada fugiu e podia ter levado um tiro, o segundo sequestrado ainda estava junto do outro sequestrador quando a polícia entrou?! ??? Se calhar não percebo mesmo nada disto. Ainda bem que tudo acabou em bem para quem de nada tinha culpa.

Sim estava quando eles entraram … mas tipo os tiros não foram dados por aqueles que entraram mas sim por uma força especial ( Snipers/atiradores furtivos ) que se encontravam no prédio á frente e tinham os sequestradores em mira .

Ainda bem que tudo acabou “bem”. Contudo, acho que se os assaltantes fossem portugueses a situação não seria assim tão simples pois a polícia provavelmente teria de prestar contas com a…justiça. Mas como os assaltantes eram brasileiros, e provavelmente até estavam em situação ilegal no nosso país, a polícia não teve qualquer problema em disparar e abatê-los, se bem que apenas um morreu.

Viram o directo pela SIC Notícias (que tinha aquela imagem mais fechada no aglomerado da porta)?

O que se passou com o corpo de um dos sequestradores? Deu a ideia que trouxeram o corpo cá para fora para “embalar”, completamente à vista das câmaras da SIC, fecharam o saco e voltaram a levar o corpo para dentro. Esse procedimento foi mesmo para quê? :eh:

Pena não terem matado logo os 2, poupava-se na gasolina da ambulância do INEM (acho que uma bala é mais barata).

Exactamente … no directo deu pa ver que eles trouxeram o saco de cadaveres já com um cadaver dentro , para a rua , e depois voltaram a por dentro do Banco .

Ridicula esta tua intervenção , achas que a polícia teria agido de outra forma se fossem portugueses , afinal os bandidos estavam a apontar as armas aos refens.
Na hora de apertar o gatilho achas que os snipers dos GOES estavam a pensar na nacionalidade deles. :o

A única diferença que vejo é que se fossem portugueses os bandidos , teriam se entregado.

Eles permitiram as filmagens do que se estava a passar, devem ter aproveitado para fazer um bocado de filme.

Mostraram à galera um ‘irmão’ como forma de aviso que ninguém anda a dormir. :shifty:

A mulher arriscou muito… Pelo que disseram num dos canais, não me lembro em qual, a mulher teve um ataque de pânico, e assim que se apanhou da parte de fora, fugiu, e foi a partir desse momento que começaram os tiros. Vê-se nas imagens que mal ela começa a correr, os assaltantes disparam logo um tiro, e depois foi o que foi… Podia ter comprometido aquilo tudo ??? ::slight_smile:

Nada a ver… Vê-se pelas imagens que a polícia só começou a disparar quando a mulher começou a correr e os assaltantes disparam primeiro… É claro que a polícia tinha que responder, ainda por cima com o outro sequestrado ainda lá dentro, segundo consta.

Não. Permite-me discordar…

A mulher só desatou a correr após o seu sequestrador ter sido abatido por um sniper do GOE.

Convém não esquecermos que ambos os reféns tinham armas apontadas ao pescoço e á cabeça, até ao momento final…

Se a minha intervenção foi ridícula, a tua não foi menos, pois não interpretaste bem o que eu quis dizer. E os snipers do GOEs não estavam a pensar na nacionalidade deles não, mas se fossem portugueses, continuo a dizer que a situação provavelmente iria acabar de maneira diferente.

Fizeste um pouco de confusão nessa parte . A mulher que teve um ataque de panico foi durante a tarde, e os sequestradores libertaram-na sendo que ela foi assistida logo pelo INEM . A que se vê na imagem a fugir na altura dos tiros não é a que teve o ataque , esta fugiu porque o sequestrador que tinha a arma apontada á cabeça dela levou um tiro dos SNIPERS e ela aproveitou para fugir .

Eu ouvi dizer num canal qualquer que a fuga da melhor foi apenas depois de um tiro de snipper.
De qualquer das formas, mais uma vez os GOE’s cumpriram uma missão, como é hábito.