As velhas glórias como solução?

se calhar nao é assim tao dificil… basta ver o que se tem passado nos ultimos anos com a arbitragem que na minha opinao, nao tendo melhorado, pelo menos ficou mais equilibrada…

sdee outras vertentes da batota fossem tambem publicidadas (principalmente o que se passa com os empresarios, e com as relacoes promiscuas entre clubes…) talvez houvesse uma melhoria nesse aspecto… o problema é que com os empresarios todos estao entalados (falta de estrategia ou o unico meio de trabalhar no futebol?..) e por isso ninguem abre a boca…

quanto á questao da estrategia o Paracelsus já te respondeu…

a estrategia do clube é uma coisa, a o departamento de futebol é outra, a do treinador é a outra e a do jogador é outra… e mesmo cada um deles tem diferentes estrategias para as diversas vertentes do seu projecto…

Porquê que pensas isso? O Sporting alguma vez ficou sem treinador porque a direcçâo nâo sabia quem ir buscar? Eu nâo tenho receio disso e estou convencido que o proximo treinador vai ser alguem com algum nome no mundo do futebol.

Ao que nós nâo tamos habituados é a ter o mesmo treinador tanto tempo e estamos a estranhar :mrgreen:

Queres dizer entâo que qualquer treinador que nâo seja campeâo imediatemente(no 1o ano) deve sair logo?
Ok, maseu penso diferente.

Construir uma equipa com Buenos, Tiuís, Hads, Ronnys nâo é construir uma equipa barata? Ai nâo que nâo é…caros é que eles nâo foram, isto se queres comparar o Sporting aos orcs e fcp e a outros clubes na Europa e ao que eles gastam em jogadores. E nâo me refiro sequer a um Real Madrid ou Chelsea mas antes a equipas de campeonatos como o holandes, o frances, o belga…

Nâo é dificil? Entâo responde-me a isto: porquê que o pdc que ta suspenso por 2 anos enquanto presidente dos porcos continua a representa-los em todo o lado e nâo lhe acontece nada?

Ena tantas estrategias! Granda pintarola, cada faz o que quer entâo… :mrgreen:
Eu nâ chamaria isso estrategia mas antes rebaldaria :lol:

cada elemento numa organizaçao tem os seus objectivos e portanto a sua estrategia…

por exemplo o treinador tem uma estrategia para um jogo…

tem uma estrategia para a epoca…

um jogador tem uma estrategia para um jogo, uma estrategia para a época, uma estratégia para a sua carreira…

um departamento de futebol devia ter a sua propria estrategia…

o clube deveria ter uma estrategia…

o que tu estas a falar, nao compreendendo o que eu disse, é da estrategia, das tacticas, da operacionalidade etc subjacente a uma organizaçao… eu estava a falar na definiçao da propria organizaçao… se tomares o Sporting Clube de Portugal como uma organizaçao tem umas estrategias. se considerares o departamento de futebol como uma organizaçao tens outras estrategias, se conseguires imaginar o treinador como uma organizaçao tens outra estrategia que nao esta dependente das estrategias definidas pelo departamento de futebol mas sim dos objectivos por eles traçados…

percebido?..

…Depois das declarações de João Moutinho, este topico ainda faz mais sentido…
Aonde eu vi as velhas glorias dizerem que eram capaz de jogar no outro clube da 2º Circular?.. :o

Santa ignorancia! Como se no passado nunca tenha acontecido que jogadores do Sporting nâo tenham ido pros ocs ou porcos e ao contario. ::slight_smile:

Inacio, Antonio Oliveira, Jaime Pacheco, JVP, Jardel, Futre, Gomes, Simao[que disse literalmente que em PT so jogaria no Sporting] etc etc etc

Só é enganado quem quer ser enganado. Eu sou sócio e adepto do Sporting, nâo de um qualquer jogador por mais que goste dele enquanto jogador.
E ao contario do que me parece ser a opniâo da maioria aqui, eu gosto e admiro alguns jogadores enquanto representam o Sporting e quase nunca quando o deixam de fazer.

Falas em tantos jogadores e não mencionas uma única glória. Felizmente que para serem glórias do Sporting têm que ser muito mais do que apenas bons jogadores.

Glórias são Manuel Fernandes ou Damas, por exemplo. Jogadores que jamais assinariam pelo nosso inimigo ou pelo FC Porto, sendo que ambos tiveram oportunidades de fazê-lo durante as suas carreiras.

Já para não falar em atletas como Mário Lino, Hilário, etc que dedicaram toda a sua vida ao Sporting Clube de Portugal. Até é um insulto para eles dizer-se que atletas como Inácio ou Futre são símbolos do Sporting.

E que tal ires aprender um pouco mais da historia do Sporting 1o?

Nâo menciono uma unica gloria? Estâo ali alguns jogadores que estiveram pessoalmente envolvidos nalguns dos principais momentos de gloria do clube das ultimas decadas.

Se Inacio nâo é pra ti um simbolo do Sporting só tenho que constatar que tens o que mereces quando jogadores do Sporting se estâo perfeitamente nas tintas pros socios e adeptos deste clube porque és um pobre mal agradecido.
Constato com tristeza que com quem eu nâo me reconheço é com Sportinguistas como tu, que dizem e escrevem este tipo de coisas.

Então todos os jogadores que ganharam alguma coisa no Sporting são glórias. Foram jogadores importantes para o Sporting (Inácio também foi como treinador), mas isso faz deles glórias? Por qualquer atleta que marque uns golos se tornar logo uma glória, é que levamos chapadas de todos os lados.

Já agora considerem Futre e Simão como glórias do Sporting. Mas pronto, o que interessa é aplaudi-los, para não sermos pobres e mal agradecidos. :arrow:

Concordo com a distinção que fazes. Obviamente que nem todas as pessoas que passaram pelo sporting podem hoje ser chamadas de velhas glórias. Futre e especialmente Simão, nem pensar nisso. Há-que avaliar o contributo efectivo de cada um dos jogadores e dirigentes que passaram nos ultimos anos pelo clube e que, ainda em vida activa, possam hoje contribuir para fazer algo pelo nosso tão depauperado clube.
E porque não começar por quem publicamente sempre se mostrou coerente na defesa do sporting e dos sportinguistas? Lembro-me de Venancio, Inácio, Oceano, Carlos Xavier, Ivkovic, Romeu, Gabriel, Eurico. A lista é grande. Há-que saber só quem escolher…

Eu acho que o pessoal preocupa-se muito com o acessório em vez de se preocupar com o essêncial.
Já chega de embirrar com o João Moutinho por qualquer coisa que ele diga.
Se ele é, como dizem, do Benfica, qual é o problema de dizer que um dia, no futuro, se se proporcionar, talvez gostasse de jogar no benfica?

Eu prefiro esta atitude séria e honesta, a atitudes ‘porcas’ de tipos como o ‘simãozito’ que quando falava do Sporting, parecia que falava da mãe ou do pai tal era o amor pelo clube e tantas as juras de amor eterno, e depois não só foi a correr para o benfica, o que até se pode compreender num profissional, como dai para diante passou a tratar mal o Sporting e os Sportinguistas. O facto de se sentir bem e gostar do benfica não tem de implicar o ódio e ingratidão para com o Sporting.
Basta ver o ‘caso’ João V. Pinto, que foi ‘corrido’ do benfica, se tornou um ídolo e um jogador amado em Alvalade e apesar disso nunca disse mal do benfica. Ele soube sempre separar o comportamento de algumas pessoas e dirigentes, e não os confundir com a instituição.

Em vez de se preocuparem com o que diz o João Moutinho deviam era preocupar-se em saber porque é que uma boa parte dos outros jogadores do plantel não lutam, trabalham ou se empenham tanto em campo como o João.

Em relação à entrada de ‘velhas glórias’ para dirigentes do Sporting, não tenho nada contra, desde que tragam mais valias para o Clube.
Independentemente de serem ou não Sportinguistas, serem ou não velhas glórias, o importante era trazer para o Sporting mais paixão, exigência e ambição. É preciso implementar no nosso clube uma cultura de vitória e exigência, e essa cultura não é incompativel com rigor e contenção financeira.

Actualmente o problema da equipa do Sporting, na minha opinião, é mais de falta de uma filosofia de vitória e de exigência e de um certo conformismo dentro da estrutura do futebol e do próprio clube, do que da qualidade tecnico-táctica dos jogadores que constituem o plantel.

Qualquer jogador que venha para o Sporting, venha ele da formação, de uma equipa da 2ª liga ou de um clube estrangeiro, tem de interiorizar que vêm para um clube que luta sempre pela victória, que não pode ficar indiferente aos empates e às derrotas.
Um clube onde a pressão de ganhar é a rotina e onde tem de jogar com empenho e paixão.
Um clube onde ele queira deixar uma marca para a história e não uma simples ‘montra’ onde se possa mostrar a outros clubes mais aliciantes.

No entanto toda esta ‘cultura e filosofia’ tem de vir de cima e ser aplicada e incentivada em primeiro lugar pela equipa dirigente do nosso clube, para que depois então, possa ser ‘cobrada’ pelos adeptos e simpatizantes do Sporting.

Depois de implantada esta cultura no nosso clube, para mim o factor primordial para um caminho de glória, podemos então dar atenção a ‘pormenores’ como os treinadores e jogadores a contratar.
E às vezes, motivar e galvanizar os adeptos, para que eles, se for preciso, empurrem a equipa para as vitórias, com o seu apoio e paixão (a tal melitância), pode conseguir-se com coisas aparentemente tão simples como ‘bom futebol’ e uma outra contratação ‘saudavelmente louca’ (quem não se lembra da onda de entusiasmo que gerou a contratação de Schmeichel
).

Off Topic:

De repente parece que toda a gente adorava o Douglas.

Eu acho que foi das nossas melhores contratações de sempre (ver o meu ‘post’ no tópico ‘Melhor contratação de sempre’), mas também me lembro dos nomes e adjectivos com que era brindado da bancada em muitos dos jogos em que participou em Alvalade (mais ou menos o que se passou com o Nani).

Realmente o tempo cura tudo…

sinsignificantes no pelos dirigentese

1º Para trocarmos ideias não precisas de começar a insultar… >:D ignorancia temos todos…

2º Quando falo em glorias, falo em jogadores que sentiram e (sentem) o Sporting de maneira diferente, ou que ao mesmo tempo são ainda adeptos do nosso clube, que sentem ainda a camisola.
Daqueles que mencionas talvez só um se pode dizer que hoje em dia ainda se identifica com o verdadeiro Sportinguismo (Inacio) porque de resto os que mencionas foram grandes jogadores que passaram pelo nosso clube…
Quando falo em glorias refiro-me essencialmente a Capitaês do Sporting…
Penso que nunca os ex:capitaês que mencionei afirmaram numa entrevista que não se importavam de jogar no velho rival…