As nossas viagens

Poejo?

Há Poejo e Espargos. Mas o meio doce é mais o Poejo… Que é muito usado na culinária… Mas tb faz um bom licor de Poejo, doce e fresco é uma maravilha.

1 Curtiu
7 Curtiram

Não é doce… :rofl: :rofl:

então não… :joy::joy:

Será isto:

Doce é mais o Poejo… Mas as beldroegas Tb é característico do Alentejo

A beldroega não cheira a nada.

1 Curtiu

tenho que experimentar o Poejo.
o mais próximo que encontrei, desse tal cheiro característico do Alentejo, foi mesmo a planta do caril. mas é muito intenso… demasiado.

Mas vais lá pelo cheiro ou pelo sabor?

cheiro. definitivamente. a busca é pela planta que dá o cheiro adocicado, característico do Alentejo.

É difícil.
Mas não sei porquê estou mais inclinado para uma árvore.

Açafrão?!?

:sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:

pensei que a malta do Alentejo me espetasse logo com um: “eh pá, isso? isso é a…”

Compra uma garrafa de Licor de Poejo.

tb há em verde

1 Curtiu

Plantas caracteristicas do alentejo: Poejo, Beldroegas, Esteva, Cardos, Espigos, Espargos, Abrólea ou Abrôtea, … E tantas outras

1 Curtiu

tens a certeza que quando foste ao Alentejo e te “cheirou a algo adocicado” , não estavas com alguém diabético que tivesse mandado uma bufa???

É que eu já estive várias (centenas) de vezes no Alentejo e nunca detetei nenhum cheiro predominante, seja em que época do ano for… até porque, o cheiro depende muito da zona, influenciado pelas culturas agrícolas locais. E sim, zonas onde predomine o poejo possuem um aroma mais característico, tal como nos locais onde existe a erva-doce selvagem (anis) :wink:.

1 Curtiu

o funcho tem um cheiro que tu falas,cheirando a anis.

Acho que o cheiro de que falas são umas plantas com flor pequena amarela, que são lixadas para a Malta das alergias, mas não sei o nome. Tirando isso só podem ser as estevas.
O poejo tb tem um cheiro forte, mas isso não há em todo o lado.

Cheira mas é a sobreiro!!!

É característico do funcho . Mas não é só no Alentejo . Madeira por exemplo também tem muito funcho.