As 5 vitórias mais dramáticas do Sporting

As 5 vitórias mais dramáticas

O futebol está no seu melhor como, como um romance, um filme ou um peça de teatro, constrói uma trama em crescendo que culmina num resultado dramático e inesperado. Estes jogos são raros, porque precisam de vários ingredientes juntos: que esteja qualquer coisa de importante em jogo (uma eliminatória, um primeiro lugar ameaçado ou à mercê); que os nossos jogadores se transcendam; que o adversário faça um grande jogo; e que não se saiba para onde resultado vai cair até ao último minuto. Aqui está a minha selecção de dramas com final feliz em 25 anos a seguir o Sporting:

2-3 vs. AZ, Taça UEFA, Alkmaarstadion, 2005

A derrota mais festejada de sempre entre os sportinguistas. Depois de uma vitória injustamente curta em Alvalade – 2-1 graças a mais uma “casa” de Polga – o Sporting encontrou um ambiente escaldante numa caixa de fósforos. O AZ encostou-nos às cordas e já tinha desperdiçado várias oportunidades flagrantes quando se adiantou na eliminatória, no prolongamento. Tudo parecia perdido quando, no último minuto e já com Ricardo na área do AZ, a cabeça e o ombro de Miguel Garcia responderam a um canto de Tello e garantiram a segunda final europeia da história do clube. Não sou expert em drogas, mas acho que nenhuma trip consegue recriar a sensação de uma qualificação no último minuto para uma final europeia.

(Para reviver o momento e, como diz o eddie verde, chorar baba e ranho: [url]http://www.badongo.com/pt/vid/49041[/url] )

1-0 vs. Vitória de Setúbal, Campeonato, Alvalade, 2001.

O Vitórrria é um adversário tradicionalmente difícil e este jogo não foi excepção. A equipa de Jorge Jesus controlou o jogo durante 80 minutos e Marco e Paulo Ferreira falharam duas oportunidades escandalosas isolados frente a Tiago. O drama adensou-se quando Marius Niculae, ao fazer um remate ao poste, foi vítima de uma entrada bárbara de Ico. A agressão custou a carreira ao romeno (e, diga-se, nem um amarelo ao brasileiro…). Com as substituições esgotadas, os descontos no fim e os jornalistas já a escrever 0-0 na coluna do resultado final, Beto lança um balão para a área e Jardel faz uma recepção perfeita com o peito, vira-se e fuzila Bossio para segurar o primeiro lugar. Foi tal a festa que acho que nem me apercebi do final do jogo.

(Minuto 1:25 deste video: [url]Sporting Campeão 01-02 - YouTube )

1-0 vs. Porto, Taça de Portugal, Alvalade, 1996

Seis anos e meio depois, o Sporting voltou a ganhar um jogo ao rival do Norte e assegurava a segunda presença consecutiva no Jamor, graças ao golo de Afonso Martins no prolongamento. Só me lembro de estar de cama com 40º graus de febre a ouvir o relato e desatar aos saltos e aos berros como um possesso. Delírio literal.

3-2 vs. Vitória de Setúbal, Campeonato, Bonfim, 1993.

O Vitória tinha uma das suas melhores equipas em muitos anos, terminaria o campeonato em 5º e esmagaria o Benfica no Bonfim por 5-2 um mês depois. Este jogo foi um festival de ataque das duas equipas. O Sporting recuperou de um golo de Yekini de 1-0 e passou para a frente, com Cherbakov a concluir um lance iniciado num corte desesperado de Valckx em cima da nossa linha de golo. Tudo para nada, porque o colosso nigeriano só levou dois minutos para empatar novamente o jogo. E então, a 13 minutos do fim, Pacheco decide a partida num remate colocado da direita . Um clássico!

EDIT: (O golo fantástico de Balakov para o 1-1 aqui: [url]Juskowiak - YouTube - obrigado ao FLL)


3-2 (a.p.) vs. Marítimo, Taça de Portugal, Alvalade, 2002
.

Vista à distância, a época de 2001-2 pode parecer o triunfo natural daquela que era a melhor equipa do país. Mas nesta meia-final da Taça parecia que o botão de autodestruição tinha mais uma vez sido premido. Os madeirenses anularam completamente os nossos ataques, estavam mortíferos no contra-ataque e estiveram duas vezes em vantagem. Se da primeira já tinha sido preciso um pequeno milagre para recuperar – Nalitzis, de fora da área, no seu único golo com a camisola do Sporting - à segunda parecia de vez. Os nervos, a frustração e o desespero tomavam conta da Superior Sul. Era o princípio de mais um colapso? Não. Porque a 5 minutos do fim, André Cruz marcou um dos seus livres irrepreensíveis e levou o jogo para prolongamento – onde uma cabeçada de João Pinto resolveu o jogo. Vi a segunda parte de pé e não me esquecerei de ver um tipo ao meu lado, completamente possesso após o segundo empate, a gritar: “Pensam que esta mrda é fácil? Isto é para sofrer, caralo! Isto é para sofrer!”. Amen to that!

Eh eh,que jogos foste lembrar. :slight_smile:

O de Aalkmaar não necessita de comentários, :),destacaria também esse jogo com o Marítimo para a Taça,empolgante.
Nessa mesma época dois gritos ecoaram nas ruas de Ponta Delgada ;D,aquando do empate a dois golos na Luz com Jardel a facturar,memorável.

Relembro em 2000/2001 o empate a 3 com o Nacional na altura na II Divisão em Alvalade para a Taça,onde depois no desempate vencemos na Choupana,parecia que o Nacional estava a fazer o jogo da sua vida :D.

Excelente post.

Sobre o jogo em Alkmaar há pouco a dizer, só acho que o jogo em casa com o Newcastle foi absolutamente épico e não menos dramático (chegámos muito perto do intervalo a precisar de 3 golos, foi um jogo em que conseguimos saír das profundezas do inferno).

Já quanto ao 3-2 no Bonfim, foi uma joga do outro mundo, mas meu caro, faltou-te referir que foi nessa noite que o Balakov marcou o melhor golo da sua carreira:

[youtube=425,350]BALAKOV - YouTube

Só mesmo ganhar a final Champions League com dois golos depois nos descontos, quando aos 90 se perde por 1-0.
1999 - Man. Utd 2 - Bayern 1

Esta sim deveria ser uma trip memorável.

BTW, um bocadinho de publicidade: este é o primeiro de uma série de posts com 5 jogos que vai ter lugar para as melhores exibições, e - ou não fosse isto o Sporting - as derrotas mais injustas, os maiores colapsos e as derrotas mais humilhantes.

Isto para dizer que, na a verdade, pensei nesse. Mas como o do AZ, a eliminatória seguinte, era incontornável, o do Newcastle acabou por ser o odd one out. Ainda pensei criar uma categoria de jogos “arrancados das garras da derrota” - mas não me lembro de mais nenhum jogo ou eliminatória com alguma importância em que tenhamos recuperado de uma desvantagem de dois golos e vencido. Corrijam-me se estou engando.

Mea culpa. O golo é fenomenal. Acreditas que me lembrava perfeitamente dos golos do Cherbakov, do Pacheco e até do Yekini e que esse se me tinha varrido? A memória prega-nos partidas - e, no caso do Mago, foram tantos os golos de classe mundial que ele marcou. Com a tua licença, vou por o link do vídeo no post.

Excelente! :clap: :clap: Só é faltam mais elementos multimédia para podermos reviver ainda melhor os momentos que referes.

Excelente Petrovich!

Há mais vitórias dignas de aí constar. Lembro-me de duas: um 2-0 sobre o Celtic e uma vitória penso que 1-0 sobre o Belém com um golo de Vidigal que nos garante a UEFA na penúltima joranda (ou seria última??).

A.A.

Penúltima jornada.Foi em 1997/1998 onde acabamos em 4º com os mesmos pontos do Marítimo,salvo erro.
O Vitória de Guimarães acabou em 3º.

Nenhuma cai bem nesta categoria. A vitória com o Celtic foi uma boa exibição, muito profissional e segura - coisa rara no Sporting na Europa - perante um adversário com valor. Mas era apenas uma segunda eliminatória e faltou-lhe aquele pitada de drama e de inesperado - o Cadete marcou o golo da vitória na eliminatória ao quarto de hora da segunda parte e depois foi “apenas” um controlo competente do jogo.

A outra do Belenenses - bem, a ocasião tem pouco a ver. Lutar por um lugar na Taça UEFA é deprimente - e tê-lo conseguido foi até lisonjeiro para uma das piores equipas do Sporting em muitos anos. Não estava em causa algo compatível com a grandeza do clube - como um título ou uma final - nem uma humilhação suprema que pusesse em causa a sobrevivência do clube- como uma descida de divisão. Foi só passar de um cinzento muito escuro para outro ligeiramente mais claro.

Dos jogos mais dramáticos que me lembro: dois empates a 2 golos nas Antas, um para o campeonato (2001/02) e outro para a Supertaça (95/96). O Sporting acabou com 8 nesses dois jogos (o outro foi em 1994, mas aí perdeu). Eram surreais estes tempos. Num deles até foi preciso o Oceano calçar as luvas nos últimos minutos (na década de 90 os descontos eram muuuuitos nas Antas). :inde:

Pronto, olhei para o meu avatar e lembrei-me de outro jogo dramático. Este uma vitória mesmo dramática.

Em 1994/95 na Taça UEFA frente ao Real Madrid. Derrota por 1-0 no Bernabeu e vitória por 2-1 em Alvalade. Lembro-me como se fosse ontem, apesar de na altura ter apenas 9 anos. Começámos a perder 1-0 porque o Lemajic levou com um chapéu de aba larga, mas depois virámos o jogo e estivemos toda a segunda parte a um golo do apuramento. Encostámos o Real Madrid às cordas! Até que o Juskowiak (acho eu) conseguiu acertar nos dois postes, num lance que nos daria o apuramento. Isto sim, dramático. :’(

A vitória sobre o FCP em Alvalade do ano em que quebramos o jejum de 18 anos, com golos de André Cruz e Acosta.
A vitória em Vidal Pinheiro por 4-0, que sofrimento até ao intervalo e a brilhante 2ª parte.

A derrota em Alkmaar (foi uma vitória :slight_smile: ) .

Houve uma que não tem seguramente o elan das mencionadas mas que me ficou na memória.

Foi nos tempos em que o Gomes estava no Sporting, em Alvalade, um jogo (como habito) inclinado por um arbitro incompetente, 0-0 nos últimos minutos, um golo a fechar o jogo com o Gomes a correr para o arbitro e a festejar ostensivamente o golo e a vitoria á sua frente seguido posteriormente pelos colegas. O jogo (teve) que acabar logo a seguir e o caminho até à escada dos balneários foi a continuação da “provocação”.

Poucos se lembrarão, mas recordo-me que me senti vingado!

Tal como a derrota em Alkmaar foi uma vitória, essa vitória contra o Real foi uma derrota, digna de entrar no futuro top das mais injustas.

Não estivemos a perder em casa, adiantámo-nos no marcador relativamente cedo, creio que com um golo do Sá Pinto, e a chapelada do Laudrup ao Lemajic foi o 1-1. Depois ainda voltámos a marcar, penso que pelo Oceano, e foi na carga final em busca da qualificação que o Jusko atirou uma bola que bateu nos dois postes.

Foi uma grande exibição do Sporting, como aliás já tinha sido a do jogo que perdemos em Madrid. Lembro-me do Valdano, que treinava o Real, dizer que era uma pena uma equipa como a nossa saír da prova tão cedo e que éramos os vencedores morais da eliminatória (o costume, afinal… ???).

Foi também com duas grandes exibições nesses jogos que o Figo arrancou para a super-época de 1994/95, que pôs meia Europa atrás dele.

Essa vitória sobre o FCP foi, sem dúvida, a mais importante em quase 20 anos. Mas mesmo assim, não tem a intensidade dramática daquelas cinco. Está decidida ao intervalo com o atraso de Secretário aproveitado pelo grande Betogol e por mais uma obra de arte da colecção André Cruz.

A de Vidal Pinheiro teve a sua dose de sofrimento e será sempre recordada pelos maravilhosos minutos finais de descompressão e pelas horas e dias seguintes que pagaram por 18 anos de fracassos. Mas o jogo em si foi de goleada e obtida frente a uma equipa muito fraca e que devia ter descido de divisão logo ali - só se salvaram porque, à mesma hora e contra todas as expectativas, o Vitória de Setúbal não conseguia a vitória em casa sobre o Leiria que lhe dava a manutenção. Além disso, quando o André Cruz marca o primeiro, já o FCP perdia em Barcelos - tornando o nosso resultado irrelevante.

Ainda assim, extra-concurso, fica um dos momentos mais altos do Sporting nos últimos 25 anos.


(‘I’ve done my sentence / and committed no crime’: Freddy Mercury podia ter escrito esta frase de propósito para aquele dia…)

Lembrei-me de um jogo incrível,em que ganhamos 5 a 3 em Campo Maior,salvo erro em 97/98,com hat trick de Paulo Alves.
Ao intervalo perdíamos 3 a 1.

Eu estive presente em Alkmaar e aquela Derrota foi a melhor que jamais assisti na minha vida até hoje :slight_smile:

Esse jogo foi decidido pelo grande Telmo! Entrou ao intervalo e foi fifia atrás de fifia!

Pra mim o melhor jogo que já assisti em Alvalade, verdadeiro momento de glória, exemplo do que deveria ser o Sporting, é, sem dúvida nenhuma, contra o Newcastle, na caminhada para a final da Uefa. Já para não falar que é tb o jogo em que os adeptos do Sporting funcionaram como o verdadeiro 12º jogador. :clap: :clap: :clap: :clap:

noite memoravel…nessa noite tive orgulho no peseiro…exibição fantastica!!

pas mais injustas ja me lembrei doutra…contra o milan pa uefa em 2001

n me lembro qt e q ficaram nenhum dos jogos, mas lembro me de sentir grande injustiça…lol e dum remate fabuloso do niculae ao poste q acho q nos daria vantagem…n me lembro bem

a equipa nesse ano, tb diga-se, era fabulosa (à excepção do redes)!! niculae, jardel, JVP, barbosa, quaresma, viana, PB, cruz, …