Green, percebo o teu ponto de vista mas acho que não deves olhar para essas referências como “pessoas já mortas” mas sim como “símbolos do Sporting” (não que considere que o Moutinho já fosse sequer 1/10 de símbolo do clube).
Primeiro, o Inimigo Publico não é um jornal e nem é feito por jornalistas … mas sim por cronistas que usam o seu sentido de humor para parodiar o que se vai passando em Portugal … ao jeito do Contra Informação.
Pelo menos tem uma coisa interessante que é de não se considerarem como jornalistas, ao contrário de muitos pseudo jornalistas, que pensam que têm esse estatuto e até conseguem ser mais palhaços (no bom sentido :P) do que os do Inimigo Publico.
Segundo, apesar de existirem referências como são o caso do Record e do Rui Oliveira e Costa que não tem nenhum cabimento a serem consideras com símbolos do SCP, o texto em si fala sobre a passagem dos verdadeiros símbolos do Sporting para o FCP, como são o caso dos Cinco Violinos, Roupeiro Paulinho, Damas, Manuel Fernandes, Fernando Mamede, Artur Agostinho, Maria José Valério, etc., e nesse ponto até dou-lhe razão à graça e acho mesmo que os Sportinguistas deviam pensar neste assunto porque foram na cantiga de muitos “palhaços” que bradaram aos quatro ventos que a saída do JM era a passagem de um símbolo. do SCP para o FCP
Porque de facto, do Sporting ainda para mais símbolo do clube não é quem quer mas sim quem pode.
A mim isso não me afecta nada , mas aos familiares directos , uma satira envolvendo o seu familiar já morto é uma falta de respeito e quem faz isso para mim é uma pessoa abaixo de atrasada mental.
Outra coisa seria fazer-se uma sátira a pessoas já mortas como o Camões , o D.Joao II ou outro , mas que não têm familiares directos vivos.
Nada que dizer do direito a fazer humor, seja com o que for.
A ideia inicial é engraçada, e apesar de desmoralizar o Sporting, eu entendo-a e até concordo com ela.
O desenvolvimento não lhe correu bem, eu não achei especial piada e o resultado final acabou previsível e maçador, porque repetitivo
Quando fazemos humor (ou qualquer outro tipo de comentário sobre temas ou assuntos) estamos sujeitos a critica, mau entendimento do objectivo ou simplesmente incapacidade de aceitar a nossa posição.
Quando fazemos referência a pessoas, sobretudo se elas já não estão entre nós, devemos sujeitar-nos à avaliação do objecto do comentário, directamente (se viva) ou indirectamente através dos familiares próximos (se falecida).
A familia do nosso ídolo não achou correcto a utilização do nome do seu familiar, para mais num comentário depreciativo do clube do seu coração, independentemente do objectivo final ser humorístico e de estarmos a falar de uma publicação especifica.
Como é óbvio, não existe o sentimento de que o jornalista em causa pretendeu magoar ou denegrir a figura do Vitor Damas, existe apenas a convicção de que a sua utilização foi deslocada, para mais sendo, dos “exemplos” dados, o unico já falecido e mencionado individualmente.
Parece-me que o jornalista em causa terá tanto o direito de escrever o que escreveu quanto os familiares do Vitor terão de não ter gostado do que foi escrito, bem assim como os seus amigos e admiradores.
Parece-me também, e agora utilizando um pouco do humor que o referido jornalista gosta de empregar, que com aquela carinha de uma noite de amor que correu mal, é muito natural que as suas próprias noites de amor decorram a um ritmo de tal modo pontual que o unico divertimento que lhe resta é utilizar a mão, quer seja a escrever estas crónicas, quer seja noutra função mecânica qualquer…
Tantas piadas que andam pela net que incluem o nome de Michael Jackson, por exemplo…não sei qual o problema de se referir o nome de quem quer que seja, esteja entre nós ou não. Não me parece que referir o nome seja algo de ofensivo, até porque aqui não se goza com Damas, Maria José Valério ou Dias Ferreira…o alvo a atingir é o Sporting e na minha opinião com razão até.
A mim não me afecta nada , mas como não iría achar piada nenhuma se fosse envolvido um familiar meu que já tivesse morto , tambem compreenderei que quem seja alvo disso não goste.
É uma questão de Respeito , educação e de formação , neste caso nenhuma dessas características o autor desse artigo tem.
Li o título (normalmente estes artigos satíricos cozem-se pelo processo do The Onion, primeiro o título e o resto encher chouriços) e dei uma gargalhada. Foi bem esgalhado, há muita sensibilidade à flor da pele por aqui.
Eu também compreendo que aos familiares do falecido este artigo não lhes seja de bom grado, estão perfeitamente no seu direito.
Mas olha que o autor do artigo também não teve a intenção de fazer pouco dos falecidos, apenas tentou fazer comedia.
Agora arrisca-se é a que os familiares dessa vitima, leiam o artigo e não achem piada, e corre o risco que lho ponham em tribunal e que pague um boa indemnização á conta da brincadeira!
grande atrasado mental! Pode ser que os nossos caminhos se cruzem.
Para começar já levou um mail
Boa noite,
O artigo “Maria José Valério assina pelo FC Porto por 5 épocas” é de um mau gosto atroz e de uma qualidade jornalística de baixo nível.
Mas o pior de tudo é tentar fazer piada com o nome de Damas que, como sabe, já não se encontra entre nós. E o que dizer sobre os “5 violinos”, nomeadamente Travassos ou até Visconde de Alvalade igualmente referido na sua “peça”?! Andaram consigo na escola?!
Deveria ter mais respeito por uma instituição com 104 anos, mas acima de tudo respeitar a memória de atletas e fuguras que engrandeceram o nome de Portugal enquanto em vida.
Isto a mim nem me aquece nem me arrefece , porque não é nada comigo.
O pessoal que não vê mal nenhum e até acha piada , que falem aqui então tambem dos seus familiares , para a gente então tambem fazermos aqui umas sátiras , duvido é que achem a mesma piada.
Para mim só está aqui em causa um principio , o facto de neste artigo usar-se o nome de pessoas já falecidas com familiares directos vivos.
Não é uma questão de ter mais ou menos piada , é uma questão de principio.
A vida é assim, nem sempre tudo o que se escreve, diz, faz ou pensa sai perfeto. Este texto não foge em nada a muitos que são escritos por profissionais e eu achei que tem alguma piada.
Fizeram anteriormente referência a Feher e a Enke o que não tem cabimento. O primeiro é conhecido por ter morrido à frente de milhões de pessoas em directo na TV o outro se bem me lembro não conseguiu aguentar a perda de uma filha. Poucas são as piadas que se podem fazer em relação a estas duas pessoas que não sejam consideradas ofensivas, até porque ambos são mais famosos (sobretudo entre nós) por 2 acontecimentos a que ninguém fica indiferente do que propriamente por serem símbolos de algo ou por terem sido grandes jogadores.
E mesmo assim não tenho certeza se alguém não se lembrou de ter o mau gosto de o fazer.
O alvo era o Sporting, o escritor não teve intenção nenhuma de denegrir o Vitor Damas nem nenhum dos outrs visados, e o texto é normal.
Há milhares de piadas de bom e mau gosto sobre pessoas que faleceram todos os dias aqui e no resto do mundo, umas de bom gosto e aceitáveis do meu ponto de vista, outras não. Esta sinceramente não me parece que tenha qualquer falta de respeito nem para o grande Damas, para a sua família ou para nós. Mas cada um tem o direito de ficar ofendido com o que quiser…