Armas de guerra roubadas em Tancos

Qual o significado de “exonerado”? Significa despedido como eu que trabalho no privado se fizesse merda da grossa?
É que na função pública eles apresentam demissão mas só quer dizer que vão fazer outra coisa qualquer, mantendo todos os benefícios.

Se não me engano, quer dizer “reformado”

Enviado do meu B1-770 através de Tapatalk

Demitir ou destituir. Aliviar de deveres.

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk

Sim, mas vão para casa e continuam a receber o mesmo

Enviado do meu B1-770 através de Tapatalk

[size=13pt][b]"Foi planeado ao detalhe. Aponta para pista terrorista"[/b][/size]

Major-general Raul Cunha considera que “a pista do terrorismo é a mais credível” no furto de material de guerra em Tancos

Militar em seis missões internacionais das Forças Armadas portuguesas, o major-general Raul Cunha considera que “a pista do terrorismo é a mais credível” no furto de material de guerra em Tancos, devido ao tipo de armamento que foi levado. O militar na reserva não tem dúvidas do grau de organização de um crime “por encomenda”: “Foi pensado ao pormenor, estudado com detalhe e executado por quem sabia o que procurava.”

O furto deste material é uma situação muito grave para a segurança nacional?

É uma ameaça, um risco grande que é criado com esta situação. Perante pessoas decididas a fazer o mal, é muito difícil evitar por mais segurança que haja. As circunstâncias ainda estão por esclarecer, mas conheço bem a instalação e sei que é extremamente difícil aceder e transportar aquela quantidade de material naquele local. Foi bem planeado.

Como é possível, há colaboração interna?

Há ali muitos paióis e paiolins. Alguns até já estavam desativados. Isto implica que alguém soubesse o que estava ativado e tinha o material desejado. O acesso é complicado, é uma zona de mato. Tiveram de estacionar uma viatura e carregar o material. Isto demora tempo, sabiam pela certa o horário das rondas de vigilância. Foi seguramente planeado com muito cuidado, por quem conhecia as rotinas das rondas. Poderá ter havido colaboração, não faço ideia. Como militar, só posso estranhar se isso acontecer.

O inventário por fazer, a falta de videovigilância e outras falhas permitiram o sucesso do furto?

O inventário estava feito. Dada a dimensão, é difícil dizer de imediato o que foi roubado, mas sabe-se o que falta, a lista está feita.

Quem poderá ter este material agora, a quem interessa?

Foram pessoas que sabiam da existência do armamento, que planearam tudo com muito cuidado. Sabiam o que queriam e isto revela um estudo ao pormenor. Cheira-me a encomenda, é material de guerra e quase que apontaria para a pista do terrorismo. Não vejo outra tão credível.

É o mais provável? Mais do que para um qualquer cenário de guerrilha?

Sim, pelo tipo de material. A minha preocupação é que isto pode ser usado num ataque terrorista. Os lança-granadas são fundamental mente antiveículos para defesa de carros militares. É utilizado uma vez e acaba. As granadas de ataque causam mais é choque, ruído e ondas de choque. Não são de fragmentação. As munições de 9mm podem ser usadas em metralhadoras ligeiras e pistolas de calibre de guerra. O tipo de material deixa muitas preocupações.

Isto afeta a confiança dos portugueses na segurança?

Claro que afeta. Que segurança é esta, perguntam as pessoas. Mas é preciso ter em conta que houve uma diminuição de meios de forma abrupta, uma diminuição de verbas que põem em causa a vigilância eletrónica e outras. Hoje é só com rondas móveis. Seria desejável que estivesse tudo muito bem guardado. Não há atualmente possibilidades financeiras nem de pessoal.

A nível da NATO, Portugal fica com imagem danificada?

Não. Os outros países têm o mesmo tipo de problemas. Os militares portugueses têm uma imagem de respeito, competência, e lá fora sabem e conhecem isso. Afeta mais a imagem do país. Isto é mais um sinal de alerta. Já tinham desaparecido armas na Carregueira. Há gente decidida a fazer o mal e temos de estar preparados. São precisos meios para isso, e só o poder político os pode garantir.

[url=http://www.dn.pt/portugal/interior/foi-planeado-ao-detalhe-aponta-para-pista-terrorista-8605297.html]http://www.dn.pt/portugal/interior/foi-planeado-ao-detalhe-aponta-para-pista-terrorista-8605297.html[/url]

O exército a ser roubado, esta é nova foda-se :rotfl: :rotfl:

Grave demais este incidente, se até o exército é banhado…

Ui, que castigo…vai para casa que nós continuamos a pagar-te o ordenado por inteiro.

Este roubo é a imagem de um país completamente á toa.

Que vergonha…

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

Inacreditável incompetência para esta situação acontecer :cartao: :cartao: :cartao:! Agora pode andar aí alguns loucos prontos para fazer um ataque gigantesco, e quero ver quem vai ser responsabilizado se isso acontecer, para além dos possíveis ladrões/atacantes, pois terão que saltar cabeças se esta situação levar a alguma coisa extremamente grave.

É uma questão de passar algum tempo no olx para ver se alguém mete aquilo à venda na secção Armas de Guerra.

Saiu a sorte grande aos “exonerados”.

Sei que quando andei na tropa obrigatória em Elvas em 1986 durante quase 2 anos fazíamos guarda ao paiol noite e dia, agora desde que a tropa deixou de ser obrigatória não sei como será, mas que é mau é muito mau mesmo.

Infelizmente já não é a 1ª vez!

Demitido/afastado

Comandantes dos regimentos de paraquedistas, engenharia militar e infantaria de tomar, demitidos.

Os comandantes da unidade de apoio da brigada de reação imediata e o da unidade de apoio geral de material do exército foram igualmente demitidos!

Uns brincam aos políticos encartilhados, outros aos militares inchados, isto é para os apanhados?

E se de alguma maneira estes fenómenos recentes andam todos ligados?

Até eu sozinho defendo melhor o que é meu, contra muitos mais inimigos, tentativas, furtos e ataques… e desarmado. :inde:

Como disse, há uma qualquer regra que permite demissões nos militares, por isso há esta figura que basicamente é um “aliviar de funções” mas continuas a ter que pagar salário, nunca percebi é de eles são colocados em outro serviço ou se simplesmente vão para casa

Exonerações temporárias, enquanto decorrem as investigações.

Ufa! Estava já a temer pelo tacho dos comandantes do Exército.

Aquilo é tudo coroneis e um tenente-coronel… Estás a ve los a fazer algo? Vão andar por ali entretidos a passar o tempo…

Isto cheira a trabalho interno… ninguém viu nada, ninguém ouviu nada, foram direitos ao paiol que queriam… hummm :think:

Um roubo desta dimensão e ninguém viu nada … tá bem tá. :lol:

Em qualquer estado de direito minimamente civilizado um assalto deste calibre realizado com sucesso aos principais paióis do pais (É isso mesmo que os paióis de Tancos são) originava um rolar de cabeças na hierarquia militar por ai acima que só acabava no CEMGFA e por arrasto o ministro da defesa ia com o caralhinho também.
Mas como vivemos num pais de faz de conta suspende-se preventivamente cinco oficiais mas no final vão chegar á conclusão que a culpa afinal foi só de dois soldados que foram beber uma jola fora de horas.