Armas de guerra roubadas em Tancos

[size=10pt][b]Armas roubadas são usadas contra veículos e edifícios[/b][/size]

Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, admitiu que se trata de um incidente ‘grave’. Armamento poderá ser colocado à venda no mercado negro internacional.

Foi o maior assalto de sempre a uma instalação militar. Ao todo, várias granadas de mão ofensivas, munições de 9mm, «granadas foguete anticarro» granadas de mão de gás lacrimogéneo, explosivos e «material diverso de sapadores como bobines de arame, disparadores e iniciadores» foram roubadas na passada quarta-feira dos Paióis Nacionais de Tancos.

O sistema de videovigilância desta instalação militar está avariado há dois anos, refere o Diário de Notícias. A rede que circunda o espaço terá sido cortada e terá sido por aí que os assaltantes terão entrado na zona do paiol.

Situação ‘grave’

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, já considerou este um caso «grave», assegurando que «não ficará nada por levantar».

Fontes policiais citadas pelo mesmo diário afirmam que, neste momento, a maior preocupação das autoridades é que o material roubado caia nas mãos de organizações criminosas internacionais ou de grupos terroristas. Isto porque, de acordo com as mesmas fontes, este armamento de guerra não tem escoamento no circuito nacional de criminalidade, sendo apenas lucrativas no mercado negro internacional. Apenas as 1500 munições poderão despertar o interesse de grupos criminosos nacionais.

A Polícia Judiciária Militar está a investigar o caso. Uma das preocupações iniciais é verificar o material existente nos outros 14 paióis do quartel, por forma a averiguar se houve roubo de inventário anteriormente.

Reconstrução de vedação autorizada por ministro

O Ministério da Defesa Nacional autorizou, a 5 de junho, uma despesa de 316 mil euros mais IVA para a reconstrução da vedação dos Paióis Nacionais de Tancos, segundo um despacho hoje - 25 dias após a aprovação - publicado em Diário da República.

No despacho, que tem a data de 5 de junho, é manifestada a «prévia concordância» do ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, à autorização do lançamento daquela empreitada que visa a «reconstrução da vedação periférica exterior no perímetro norte, sul e este dos Paióis Nacionais de Tancos», em Vila Nova da Barquinha.

«Considerando que com a concentração das funções logísticas numa mesma infraestrutura e a consequente rentabilização de sinergias, se torna fundamental o lançamento do procedimento pré-contratual que permita a execução da empreitada de obra pública», lê-se no documento.

https://sol.sapo.pt/artigo/570329/armas-roubadas-sao-usadas-contra-veiculos-e-edificios

Isto ainda é maior escandaleira que a história dos incêndios , este país é mesmo uma anedota em tudo.

Incompetência e irresponsabilidade ao mais alto nível. Exemplifica o estado miserável das Forças Armadas no país, que ao longo das décadas foi constantemente catalogada como “dispensável” pelos liberais.

Eis o resultado.

Quando um hipermercado tem mais segurança que esta merda… aliás, nem é preciso um hipermercado, há para aí tascos com mais segurança. Simplesmente inacreditável…

Neste país nada funciona como deve ser. Vergonhoso esta merda!

Agora claro, anda tudo borrado…

Mas não é só esta m****.

  • É os drones que já aconteceu não sei quantas situações junto a aeroportos e toda a gente parece estar se a cagar… até ao dia em que aconteça um pedrógão versão aeroporto

  • É argelinos que chegam ao aeroporto e fogem pelo meio da pista ou lá o c****** por onde é que fugiram

  • É os incêndios e sistemas de segurança que não funcionam

Enfim, é um total descrédito daquilo que deveria garantir a nossa segurança.

Roubadas?

Levadas para o Seixal aquando da visita ao primeiro ministro… De modo a que possam ir para a Guine e assim as forças armadas de lá tenham mais poder.

É estar atento e ver o que acontece nos próximos tempos na Guiné.

#Nhaga #PortugalEstáUmaMerda

Essa historia dos drones é outra , será que estão à espera que um avião caía para fazerem alguma coisa ?

Eu percebo que os drones não devam andar por ali por diversas razões, mas qual é a real possibilidade de um drone dos que se vendem nos hiper ou na internet fazer cair um avião? Mesmo que aquilo entre num reator, não deve ser muito diferente de um pássaro de maior porte. Ou estou a ser burro e a não ver o quadro todo?

NN

Pode não fazer cair um avião mas pode causar milhões em Estragos, atrasos, etc.

Nisso tens razão.

À partida não fará cair o avião. Mas sendo o aterrar e levantar voo momentos críticos, a colisão por exemplo com pássaros é considerado um acontecimento grave que pode levar a falhas e a aterragem de emergência e pode também levar a acidentes. Com o drone o problema poderá ser semelhante. Mas agora imagina que o drone tem algo explosivo. Poderá ser algo grave.

Percebo mas isso já é diferente…e se alguém quiser colocar explosivos num drone, não será a legislação a impedi-lo.

É bastante capaz de fazer um furo na fuselagem. Um drone de 1kg, ou mais a embater num aviao não e como 1 pássaro. Não os drones do continente, esses acho que não chegam a 200m de altitude.

Um drone Phantom 3 ou 4 (que custa pouco menos de 1000 euros) com ligeiras adaptações é capaz de ir uns bons 500m em altitude, ou estarei enganado?

Esses até acho que chegam a vários km. Mas não os do continente :mrgreen:

Como é possível alguém roubar “lança-rocktes de 100 kg, mais de 100 granadas e milhares de munições” e ninguém ter visto nada?

Com certeza que foram várias pessoas, com certeza que se deslocavam num meio de transporte relativamente grande e com certeza que isto leva o seu tempo, não se fará em 5 minutos.

e é isto Portugal.

O que mais me descansa é que tento em conta o estado que as FA chegaram provavelmente já estava tudo fora do prazo.

…e irá rebentar nas mãos de quem roubou.

Como é que isto é possível…fala-se de roubar granadas e bazucas como quem gama rebuçados no mercado. Isto não é possível sem sabotagem e cumplicidade no interior. Perante uma situação desta magnitude a solução é simples: tudo posto a ferros até se apurarem os vendidos!
Só falta algum puto roubar um tanque no dia da defesa nacional.