" O Benfica abandonou, de forma abrupta, a assembleia-geral extraordinária da Liga de Clubes, esta segunda-feira, em Santa Maria da Feira, na sequência da aprovação do regresso do sorteio dos árbitros.
A reunião magna ainda decorre, mas sem o representante do Benfica. O assessor jurídico dos encarnados, Paulo Gonçalves, deixou o encontro de clubes, vincando a posição das águias quanto à proposta apresentada de forma conjunta pelo Sporting e pelo FC Porto e que acabou por ser aprovada.
“Sporting e FC Porto conseguiram consensualizar uma proposta em cinco minutos”, ironizou o dirigente benfiquista, à saída da assembleia-geral, aludindo ao conflito institucional que ainda decorre entre leões e dragões.
“Questionámos o FC Porto e o Sporting se teriam escutado os agentes envolvidos e que seriam afectados e foi dito que não. Não se pode discutir uma proposta sem ouvir as pessoas. O Benfica não pode votar em consciência num sorteio que não discutido nem ponderado com ninguém. Há ali pessoas que estão mais interessadas em discutir arbitragem e o Benfica não pactua com isso”, explicou ainda Paulo Gonçalves.
A proposta apresentada inicialmente pelo Sporting, na reunião magna inaugural de 29 de Junho, foi assinada igualmente pelo FC Porto, esta segund-afeira, acabando por ser aprovada com 28 votos a favor, 16 contra e nenhuma abstenção.
Todavia, a aprovação desta alteração não passará imediatamente do papel para a prática. E isto porque a decisão, a acontecer, terá de ser ratificada em assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "
“Sporting já foi comido com o sorteio dos árbitros. Bastava ler os meus relatórios e que foram pagos pelo clube, no período de 2000 a 2005, para saberem como o sorteio dos árbitros era forjado nessa altura. Por causa dessa denúncia foi processado 2 vezes e fui absolvido, porque provei que era verdade.”- Marinho Neves
Era bom que fizessem semanalmente o sorteio dos arbitros com transmissão stream no site da liga.
No género do euromilhões. Assim complicava muito a possibilidade de fazerem marosca.
É o meu único medo disto, pois se isso acontecer vai tudo continuar na mesma, mas se não acontecer e os sorteios forem puros o futebol português fica muito mais limpo.
A azia dos orcs a mim não me surpreende, pois o que eles querem é mais épocas de colinho.
[b]FPF chumba sorteio dos árbitros[/b]
O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) chumbou a proposta da Liga de Clubes que visava a introdução de um sorteio para se escolherem os árbitros nos jogos da 1.º e 2.º Liga.
Na última assembleia geral da Liga, recorde-se, os clubes decidiram avançar para este medida, sendo que a “última palavra” pertencia à FPF. A proposta foi lançada pelo Sporting, primeiramente, e, posteriormente, o FC Porto também foi um dos clubes que se mostrou favorável a este método.
Eis o comunicado na íntegra do Conselho de Arbitragem
«O plenário do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, composto por elementos das suas três secções, manifesta a sua posição sobre a proposta da implementação do sorteio de árbitros, árbitros assistentes e observadores na temporada desportiva de 2015/2016, aprovada pelos Clubes em Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Hoje reunido em Rio Maior, o plenário do Conselho de Arbitragem decidiu por unanimidade, em defesa dos interesses das competições profissionais de futebol, tornar pública a seguinte posição:
Manifestar opinião discordante pela introdução do sorteio, qualquer que seja a sua forma, e defender a manutenção do sistema de nomeação por designação direta de árbitros, árbitros assistentes e observadores, por ser este o que melhor defende os interesses das competições, da arbitragem e dos árbitros;
Considerar inconcebível a proposta de os Clubes poderem interferir diretamente na classificação dos árbitros, em resultado da denúncia das suas atuações, por isso representar uma intolerável forma de pressão sobre os árbitros, com consequências prejudiciais para a verdade desportiva;
Considerar que essa proposta traduz uma desconfiança relativamente aos árbitros e à arbitragem;
Repudiar as ofensas públicas e infundadas à honorabilidade dos membros deste Conselho de Arbitragem;
O Conselho de Arbitragem alerta para a possibilidade de a proposta não estar de acordo com a legislação aplicável em vigor.»
Como é óbvio esse comunicado não diz respeito à decisão da FPF, mas reflecte apenas a opinião do Conselho de Arbitragem. Os jornalistas do Zero Zero é que são calhaus.
Ah, é do zerozero, já podiam ter dito… [emoji106] esse site vale pelos dados e arquivo, a parte “noticiosa” está ao nível de um visão de merdacado ou blastingnews…
Ontem o Nuno Madureira, do Mais Futebol, disse uma coisa que me deixou a pensar: “A última vez que tivemos sorteio dos árbitros foi entre 1998 e 2002”. Campeões neste período:
Ora, antes deste período o FC Porco tinha ganho 4 vezes seguidas. Com a introdução do sorteio, passaram 3 anos sem ganhar o campeonato, o que já não acontecia há anos. O Benfica, neste período, não ganhou nenhum campeonato. E até, uma equipa pequena (embora naquela altura tivesse alguma expressão) conseguiu ser campeã.
Daqui podemos perceber o medo daqueles que habitam do outro lado da segunda circular e verificar com algum espanto as trocas e baldrocas de opinião daqueles que habitam lá em cima. Principalmente quando sabemos aquilo que aconteceu no apito dourado com as nomeações sem nenhuma intenção por trás. Das duas uma, ou o Pintinho está a perder influência ou está a perder o juízo. Quem sabe não será as duas?!
Por fim, e o mais importante, de referir que as últimas vezes que o Sporting foi campeão, o sorteio dos árbitros estava em vigor. Desde aí foi o que todos sabemos.
“Coincidências”? Eles que continuem a chamar-nos “calimeros”, “chorões” e o raio que os parta mas depois vamos às evidências e as “coincidências” são sempre as mesmas e para o mesmo lado…
Não faço ideia. Aliás, eu não sabia que a última vez que tínhamos tido sorteio tinha sido nessa altura mas quando ele disse aquilo, fez-se alguma luz em relação aos campeões nessa altura. Posso estar a dizer algum disparate mas duvido que alguma vez tenha havido sorteio “puro e duro”, devia haver algumas condições :great:
Também me parece que nunca foi “puro e duro”. Duvido muito que assim fosse…
Na minha opinião, o sorteio devia ser puro. A única condicionante deviam ser se os árbitros se sentiam fisica e mentalmente disponíveis para arbitrar qualquer jogo.
Defendo esta opinião porque acho que todos os clubes e todos os jogos devem ser visto de forma igual. Nós cá em Portugal é que temos a mania de que os jogos dos grandes são os jogos “mais importantes” e por isso devem ter os melhores árbitros.
Eu acho que todos os jogos merecem os melhores árbitros. Se os arbitros pertencem ao 1º escalão, então devem estar aptos para arbitrar qualquer jogo. Se não for assim, estamos a criar uma discriminação de tratamento entre clubes de uma mesma competição.
Da mesma forma, acho que a regra de não poder haver jogos entre os 3 grandes nas primeiras jornadas uma grave discriminação para com todos os outros clubes. Deviamos todos começar em pé de igualdade sob todas as circunstâncias.
Do ponto de vista dos clubes, sim. Mas passar uma mensagem de transpârencia cá para fora também era importante. E fazer um stream no site da liga era ainda mais facil e barato do que estar a obrigar os representantes dos clubes a deslocarem-se todas as semanas só para estarem 10 minutos a olharem para as bolas do arbitros… :mrgreen: