APITADELAS 2013/2014 - O circo continua...

Com as tabelas que estou a preparar será mais fácil perceber. :great:

Sem dúvida que o Porto tem sido de longe o clube mais beneficiado pelas arbitragens e curiosamente existem algumas “semelhanças” no trajecto de Sporting e Porto.

O Porto ganha com um golo com falta de Jakson em Paços. Nós por outro lado temos um lance limpo que dá golo invalidado contra o Nacional.

O Porto ganha ao Vitória com um penalty “fantasma”. Nós por outro lado temos um penalty do tamanho do Empire State Building contra o Rio Ave que não é assinalado.

A brincar a brincar só neste exemplo são 4 pontos “roubados” ao Sporting e são 4 pontos “oferecidos” ao Porto.

Ora 4+4= 8 Pontos…

Assim se fazem os campeões!

Quanto ao lance do Porto, no 1º golo eu sei que não há falta nenhuma, estava a referir-me ao 3º em que fiquei com a ideia de realmente haver falta, mas podes ter razão.

O lance do golo não validado contra o Marítimo não encontro, mas tenho a certeza que vi por aqui uma imagem com a bola dentro.

É verdade porque fui eu que a pus :great:

Excelente tópico!

Já agora, no jogo para o campeonato contra os lampiões, fui só eu que vi na 2ª parte uma agressão do cagozo sobre o Mauricio junto à linha final??

E mais, se o cagozo tivesse sido expulso como devia, na minha opinião, não existiria o suposto penalty que não foi marcado a favor dos lamps.

Bem visto. Se tivesse sido expulso, como devia, não estava lá dentro para sofrer o penalty.

[url]http://sportingfans.pt/pecados-pouco-originais/[/url] :great:

Grande tópico.

O Bruno Carvalho devia pegar nesta informação e fazer uma exposição.

Para servir de resposta ao responsável da arbitragem de Braga que veio defender o Manuel Mota e dizer que esteve muito bem. Basicamente disse que a falta foi marcada pelo árbitro sem nenhuma dúvida e que é falta bem marcada porque o Slimani tem a mão nas costas do jogador do Nacional… Também disse que se o Sporting acha que é prejudicado pelos árbitros deveria mostrar.

Ridículas afirmações tal como é ridículo os jornaleiros não fazerem perguntas básicas:

  • Se não teve dúvidas quando marcou a falta porque é que primeiro apontou para o meio campo a validar o golo?
  • Se o Slimani empurra o jogador do Nacional como é que ele cai em sentido contrário?

Ridículo…



Fonte: bolanarede.pt

Aqui está a análise desta jornada. Durante o dia de hoje farei um balanço sobre a primeira volta do campeonato.

15ª Jornada:

Estoril 0 - 0 Sporting (PEDRO PROENÇA) - Mais uma apitadela, mais uma grande penalidade por assinalar a favor do Sporting CP no lance sobre Montero. Pedro Proença fez apenas 2 jogos dos grandes está época e por isso ainda é mais fácil analisar o seu critério. No outro jogo que apitou este ano conseguiu inventar um penalty a favor do porto que acabou por resolver o jogo contra o Vitória de Guimarães, neste jogo há um penalty a favor do Sporting e não se passa nada. Importa também salientar que o apitador da bandeira se encontra do lado onde o lance ocorreu e tinha caminho livre para analisar a jogada. Muito impressionantes foram os últimos minutos de jogo e o lance que ficará para a história do futebol. Pedro Proença correu 40 metros para pedir ao Cédric para deslocar a bola 10cm num livre a favor do Sporting. De referir também mais uma reprimenda dos apitadores a Bruno de Carvalho.

Benfica 2 - 0 Porto ( ARTUR SOARES DIAS)

Simplesmente a pior arbitragem do ano. Para além de um completo descalabro no critério disciplinar e técnico, tivemos decisões completamente anedóticas. Fica por assinalar um fora de jogo gigante de Jackson na primeira parte. Existe um penalty a favor do Benfica que o arbitro claramente vê e não marca. Neste lance e na imagem do jogo vê-se o apitador a levar o apito à boca, mas a meio do caminho arrependeu-se. Depois Quaresma mesmo sofrendo falta isola Jackson, mas o apitador interrompe o jogo para dar o amarelo. Fica também um penalty por assinalar a favor do Porto por falta de Garay sobre Quaresma.Mais uma vez o apitador da bendeira está bem próximo do lance e nada vê. No lance de um eventual penalty sobre Danilo não consigo perceber o amarelo a Danilo por simulação, uma vez que há contacto entre os 2 jogadores. Se tivesse o mesmo critério Quaresma deveria também ter levado amarelo no lance anterior. De salientar também que quer Garay quer Enzo Perez levantaram a mão fazendo o gesto que pede o amarelo para o adversário, sendo esta situação punida por cartão amarelo para os 2 jogadores.

Depois o lance que demonstra bem toda a classe deste apitador. Já no final do jogo um jogador do benfica segue para a baliza do porto com caminho livre mas Mangala consegue fazer o corte limpo. Soares Dias apita falta, e percebe-se perfeitamente que recebe uma informação do apitador da bandeira e com base no que ouviu arrepende-se da decisão tomada e para parecer no controlo da situação só diz “Calma, Calma”. Se a falta fosse assinalada Mangala deveria ter sido expulso, mas o apitador toma mais uma decisão histórica. Proporciona o momento épico que foi vermos um apitador fazer uma bola ao solo fora da grande área entre o avançado do benfica e o guarda-redes do porto. Só foi pena não dar golo porque estas imagens iriam certamente correr mundo.

Sinceramente não acho que seja um penalty claro sobre o Montero. Acho que é um lance duvidoso. Podia ou não ser apitado, porque é um lance que depende da intensidade do choque.
Obviamente que em caso de dúvida, o boi do apito não iria apitar a favor do Sporting…

mas aí é que está a diferença. Eu não sou daqueles tapados que diz que o SCP não é beneficiado. É.

ainda somos grandes para o sermos e no fim de tudo, tudo somado pertencemos ao grupo dos que são beneficiados. MAS, é nesse grupo que se ganham as coisas, e só o 1º é que ganha, e o que eu digo é que o SCP é de longe o clube mais prejudicado dos 3 grandes no que toca a timing dos colos, ou timing dos roubos. E isso é que define um campeão. De que serviu ter uns golitos em fora de jogo validados ao Montero, em goleadas de 4-0 e de 8-1 se nos jogos complicados quando houve dúvidas, foi sempre sem beneficiar?

desculpa, mas discordo. Concordava contigo se o Sporting fosse beneficiado com os pequenos, mas prejudicado quando jogava contra os outros dois grandes, o que não acontece. Somos prejudicados quando jogamos com os lampiões ou com os fruteiros e não somos beneficiados quando jogamos com os pequenos, sendo muitas vezes mesmo prejudicados também.
Se fossemos beneficiados com os pequenos nunca o Rio Ave vinha a Alvalade e o Xistra fingia-se de cego para não ver a mão do defesa do Rio Ave que dava penalty ao Sporting. Se fossemos beneficiados com os pequenos, o Nacional não vinha a Alvalade e o boi não os deixava jogar com entradas duras sob os nossos jogadores, nem nos anulava um golo limpo. Se fossemos beneficiados com os pequenos, iamos à Amoreira e jogávamos como queriamos, não teriamos um boi a parar um jogo por cada peido que um jogador dava.

Não vi esta época um unico lance em que o Sporting tenha sido beneficiado com um erro grosseiro. Os foras-de-jogo do Montero foram milimétricos, impossíveis de serem vistos pelo árbitro assistente sem recurso a câmaras televisivas e ocorreram também em momentos em que já ganhávamos ou que o resultado já era dilatado. O único erro mais grave a nosso favor foi o penalty contra o Belenenses, mas de que nos valeu? Passado uns minutos tivemos um penalty a nosso favor que dava expulsão ao jogador do Belenenses e o árbitro fingiu que não viu.

Somos roubados, sempre roubados!

O penalti sobre o Montero é claro só não vê quem não quer. É só mais um.

Artur Soares Dias - Apitadela do ano - que coisa vergonhosa, foi erros atras de erros, mas aqui foi para os dois lados.

RESUMO DA PRIMEIRA METADE DA LIGA 2013/2014

Após as análises que fiz a todos os jogos dos grandes nesta primeira volta, cá estão os resultados.

TABELA BASE DO ESTUDO

A - CRITÉRIOS EM RELAÇÃO AOS MOMENTOS DECISIVOS DAS PARTIDAS E PARA A ELABORAÇÃO DA TABELA VIRTUAL.

1 - Todos os jogos onde os 3 Grandes participaram foram analisados e incluídos neste estudo.
2 - Todos os golos em fora de jogo foram subtraídos ao resultado final.
3 - Todos os golos mal invalidados, foram contabilizados no resultado final.
4 - Todos os penaltys “oferecidos” ou seja, mal assinalados foram retirados do resultado final das respetivas partidas.
5 - Todos os penaltys que ficaram por assinalar, serão contabilizados no resultado final como sendo golo.
6 - Todas os golos que surjam de situações irregulares não serão contabilizados no resultado final.
7 - Pela sua subjetividade as expulsões e foras de jogo importantes não serão contabilizados.
8 - As cores representadas nos fundos da seguinte tabela representam a qualidade da arbitragem nesse jogo.
8.1 - Arbitragem sem influência na atribuição de pontos. (VERDE)
8.2 - Arbitragem com influência no resultado mas sem influência na atribuição de pontos. (AMARELO)
8.3 - Arbitragem com influência na atribuição de pontos. (VERMELHO)

NOTA: Os cabeçalhos das diversas colunas são sempre referentes nas sua avaliação ao clube grande. No caso de ser um jogo entre 2 grandes refere-se ao clube que joga em casa.

Minha análise aos resultados:

Como foi dito anteriormente a vermelho estão os jogos com influencia da arbitragem na atribuição de pontos. Reparem como o campeonato começa bem nas primeiras duas jornadas mas à 3º já começa a haver “apitadelas” que só tiveram uma acalmia quando o Porto chegou à Liderança da Liga à 5ª jornada após a apitadela do Xistra no jogo entre o Sporting e o Rio Ave. Na jornada seguinte só Proença salvou o Porto de perder pontos em casa com o Guimarães. Entre a 6ª jornada e a 12ª jornada o campeonato foi decorrendo sem “apitadelas” com excepção ao jogo do Porto em Belém e em Coimbra onde os apitadores tudo fizeram para que o Porto não perdesse pontos. À 13ª jornada o Sporting era líder isolado com 2 pontos de avanço por isso estava na altura de as “apitadelas” voltarem ao ativo porque aproximava-se a passos largos o clássico benfica vs porto, e assim foi na 14ª e 15ª jornada, onde primeiro um golo de Slimani foi indevidamente invalidado e depois no jogo da 15ª jornada ficou mais uma grande penalidade por assinalar a favor do Sporting CP. Chegamos assim ao final da primeira volta com o Sporting a ser retirado do primeiro lugar pelos apitadores portugueses.

[hr]

CLASSIFICAÇÃO REAL VS CLASSIFICAÇÃO “VIRTUAL”

Minha análise aos resultados:

Como podem verificar os dados não mentem e demonstram bem o quanto o Sporting tem sido empurrado para baixo na classificação geral. Em sentido oposto o Porto demonstra todo o seu poder de fogo. O Benfica tem apenas mais um ponto do que o que deveria ter na realidade.

[hr]

B - EM RELAÇÃO AOS “APITADORES” E NA ELABORAÇÃO DE UMA TABELA CLASSIFICATIVA EM RELAÇÃO ÀS SUAS PRESTAÇÕES NOS JOGOS DOS 3 GRANDES.

1 - Serão apenas considerados os lances referidos anteriormente nesta avaliação (Penaltys, golos irregulares e golos em fora de jogo).
2 - A Classificação será feita através de 3 critérios pontuais.
2.1 - Arbitragem sem influência na atribuição de pontos. (VERDE) :arrow: (+ 5 PONTOS)
2.2 - Arbitragem com influência no resultado mas sem influência na atribuição de pontos. (AMARELO) (+ 2 PONTOS)
2.3 - Arbitragem com influência na atribuição de pontos. (VERMELHO) (- 5 PONTOS)
3 - Na tabela de avaliação dos árbitros estarão representados a fundo amarelos os árbitros internacionais.

Paulo Baptista tem sido de longe o melhor arbitro no que aos jogos dos 3 grandes diz respeito. Desde logo foi o arbitro que mais jogos apitou (5 Jogos), e em todos nunca teve um erro grave e muito menos teve qualquer influencia no marcador e no atribuição de pontos. Curiosamente só apitou um jogo do Porto.

Depois, destaque também para Jorge Ferreira, Jorge Sousa, Jorge Tavares e Nuno Almeida que se encontram na mesma situação do que Paulo Baptista mas com menos jogos.

Estranhamento Duarte Gomes e Olegário Benquerença, dois do principais árbitros portugueses só apitaram 1 jogo cada um dos grandes e em ambos os casos o Sporting.

Depois do 13º lugar para baixo temos os apitadores chefe. Xista, Hugo Miguel, Vasco Santos, Rui Costa, Manuel Mota e o génio das apitadelas Pedro Proença que é só e tão somente o pior arbitro deste estudo. Proença perticipou em 2 jogos dos grandes e “roubou” 2 pontos ao Sporting e “ofereceu” outros 2 ao Porto.

[hr]

OS LANCE CHAVE E OS RESPETIVOS NÚMEROS

O Sporting nos jogos onde foi beneficiado não retirou grande dividendos uma vez que os resultados foram muito volumosos e não permitiram a adulteração no que à atribuição de pontos diz respeito. Por outro lado, o Sporting é o clube mais prejudicado e grande parte das vezes em partidas cujas decisões dos “apitadores” influenciaram a atribuição de pontos.
Na relação entre benefícios e prejuizos o Sporting é o único grande que não tem benefício nenhum, ao contrário dos rivais que levam um saldo positivo interessante

[hr]

Aqui está o link da primeira tabela. Não sei bem porque é que ficou tão pequeno aqui no fórum. Se conseguirem dar uma solução agradecia.

[url]http://postimg.org/image/lwio3iakz/full/[/url]

Obrigado!


Aplaudo o teu trabalho, assim como já tinhas feito uma excelente análise à arbitragem de Duarte Gomes, mas este tipo de análises, na minha opinião, deve ser efectuada por mais do que uma pessoa já que a tabela que elaboraste, que no seu geral está correcta, mas expressa a tua visão dos lances, que pode ser diferente da minha ou da do tipo da esquina.

Tendo dito isto, especifico, no Sporting-benfica, consideraste prejuízo do benfica, mas a verdade é que o golo deles nasce de uma falta mal assinalada quando no ponto 6 referes “Todas os golos que surjam de situações irregulares não serão contabilizados no resultado final.”. No jogo benfica - Olhanense, consideras benefício do benfica quando sim eles marcam um golo em fora de jogo mas penso eu que também têm um lance em que um fora de jogo lhes é mal tirado e que poderia dar golo, se bem que neste caso a tua análise está protegida pelo que enunciaste no ponto 7.

[hr]

Não discordo nem duma palavra da análise aos resultados. É mais do que óbvio o que se passou especialmente após o Sporting ter retornado à liderança. E o facto de essas apitadelas terem surgido em jogos menos conseguidos nossos só demonstra que se queremos ser campeões, seja este ano ou nos próximos, não nos chega sermos melhores, temos que ser mesmo muito melhores para superar estas adversidades.

E mais uma vez :clap: Bom trabalho. :great:

Só queria enfatizar e destacar o (muito) trabalho que tiveste ao fazer essa compilação de dados.
Os resultados são os esperados. Year in, year out.
PARABÉNS pelo elucidativo (para quem duvidas tinha) post. O suor colocado neste trabalho compensou.
Acho que é merecedor de outros voos o teu trabalho. Deveria ser colocado em mais sites, de modo a poder ter mais visualizações e ser mais “falado”.
:clap: :clap: :clap:

Isto é só um exercício puramente teórico, por isso as conclusões não devem ser levadas à letra ainda para mais quando é a interpretação de apenas uma pessoa. O que é um facto é que por vezes há arbitragens sem casos polémicos onde a qualidade do apitamento por vezes tem influência no resultado, mas para fazer uma análise com recurso a números torna-se complicado, uma vez que é imprevisível o que poderia ter acontecido caso o jogador A tivesse sido expulso ou se um fora de jogo fosse ou não mal tirado. No jogo do porto em Belém há um fora de jogo assinalado ao Belém onde o jogador está antes da linha do meio campo e ficaria isolado só com o Helton pela frente. Não é prevísível o que poderia acontecer nesta situação por exemplo.

Em relação ao penaltys assumi todos como sendo golo, que é o mais normal de acontecer. Vale o que vale.

Eu comecei a fazer estás análises há pouco tempo, pelo que os jogos das primeiras jornadas não estão tão frescos na minha memória. Sinceramente não me recordo se o golo do benfica surge de um livre inexistente ou não. É difícil ter acesso a tudo. Daqui para a frente será mais fácil analisar porque à medida que os jogos vão se realizando vou fazendo aqui a análise o que permite que não haja falhas de memória.

O que penso ter ficado bem visível é que todos os erros de arbitragem que beneficiaram o Sporting foram em jogos onde não precisávamos deles para vencer. Pelo contrário na grande maioria dos lances em que fomos prejudicados surgiram em jogos equilibrados. O Sporting foi prejudicado em 6 pontos nos jogos com o Rio Ave (mão descarada na área), Nacional (Golo limpo de Slimani) e no Estoril (penalty sobre Montero). Por outro lado o Porto anda a ser completamente levado ao colo. Uma análise séria de um Benfiquista ou de um Portista não teria resultados muito diferentes destes, disso estou completamente convicto.

Acho que um dado estatístico que para mim é o mais importante e nunca vi em nenhuma análise é o número de decisões favoráveis/desfavoráveis em lances de dúvida ofensivos/defensivos .
Sei que é muito difícil fazer um levantamento deste género mas tenho a certeza que a diferença entre nós e os dois porcos será gigante.