APITADELAS 2013/2014 - O circo continua...

JORNADA A JORNADA - AVALIAÇÃO AO TRABALHO DOS APITADORES NOS JOGOS DOS GRANDES

1ª Jornada:

Sporting 5 - 1 Arouca (RUI COSTA) - Jogo sem lances polémicos, mas com uma arbitragem de campo inclinado. Fui ver o jogo em Alvalade, e até a minha mulher portista me disse “Vocês nem em casa são respeitados pelos apitadores”.Acabou por não ter influencia no resultado, mas é importante não esquecer do que este senhor é capaz. (3 PONTOS).

Setúbal 1 - 3 Porto (JOÃO CAPELA) - Expulsão perdoada a Josué pela provocação ao Kiezeck que em resposta o agrediu. Uma apitadela de campo inclinada para os corruptos. (3 PONTOS)

Marítimo 2 - 1 Benfica (JORGE SOUSA) - Arbitragem sem grandes erros. Bem ao assinalar a penalidade a favor do Marítimo e também bem a não assinalar o salto para a piscina de Lima já no final do jogo. (0 PONTOS)

[hr]

2ª Jornada:

Académica 0 - 4 Sporting (ARTUR SOARES DIAS) - Arbitragem com apenas um erro no golo em posição irregular de Montero, sem interferência no resultado do jogo. (3 PONTOS).

Porto 3 - 0 Marítimo (JORGE FERREIRA) - Sem lances polémicos. (3 PONTOS)

Benfica 2 - 1 Gil Vicente (PAULO BAPTISTA) - Sem lances polémicos. (3 PONTOS)

[hr]

3ª Jornada:

Sporting 1 - 1 Benfica (HUGO MIGUEL) - No lance que deu o golo do Sporting há fora de jogo de Montero, contudo este lance não é decisivo uma vez que no momento da finalização não está em fora de jogo. Destaque ainda para 2 grandes penalidades idênticas que poderiam ser ou não assinaladas (Uma sobre William e outra sobre Cardozo). O arbitro teve o mesmo critério nas duas ações, optando por não assinalar. Maxi Pereira viu a expulsão perdoada por 2 vezes. (1 PONTO).

Paços de Ferreira 0 - 1 Porto (RUI COSTA) - No golo do Porto Jackson faz claramente falta sobre o defensor pacense. Golo mal validado. (1 PONTO).

[hr]

4ª Jornada:

Olhanense 0 - 2 Sporting (OLEGÁRIO BENQUERENÇA) - Golo mal validado ao Sporting. Montero está em fora de jogo. Acaba por não haver interferência no resultado porque o Sporting não precisaria desse golo para vencer.(3 PONTOS)

Benfica 3 - 1 Paços de Ferreira (BRUNO PAIXÃO) - Nada a assinalar. ( 3 PONTOS)

Porto 2 - 0 Gil Vicente (HUGO PACHECO) - Penalty por assinalar a favor do Porto num lance sobre Varela que inexplicavelmente viu amarelo. Sem interferência no resultado. (3 PONTOS)

[hr]

5ª Jornada:

Sporting 1 - 1 Rio Ave (CARLOS XISTRA) - Penalty do tamanho do Empire State Building por assinalar a favor do Sporting. Apitadela com clara influencia no resultado. (3 PONTOS).

Estoril 2 - 2 Porto (RUI SILVA) - Expulsão perdoada a Otamendi logo aos 12 minutos num lance em que o jogador do Estoril seguia isolado para a baliza. Penalty mal assinalado a favor do Estoril. Acaba por cometer 2 erros graves um para cada lado, sendo que me parece que ficar a jogar quase todo o jogo contra 10 seria mais benéfico para o Estoril do que ter uma grande penalidade. ( 1 PONTO).

Guimaraes 0 - 1 Benfica (BRUNO ESTEVES) - Addy mal expulso aos 60 minutos. Siqueira logo depois viu a sua expulsão ser perdoada. Critério diferente para ambas as equipas favorecendo o Benfica. Depois dos lances das expulsões houve um Penalty por assinalar a favor do Benfica. Compensou os lances das expulsões com o perdoar do penalty. (3 PONTOS).

[hr]

6ª Jornada:

Braga 1 - 2 Sporting (PAULO BAPTISTA) - Jogo sem lances polémicos. Esteve bem na expulsão do jogador do Braga. (3 PONTOS)

Porto 1 - 0 Vitória Guimarães (PEDRO PROENÇA) - Joga marcado por mais uma apitadela. Proença “inventa” um penalty a favor do porto. (1 PONTO).

Benfica 1 - 1 Belenenses (JORGE TAVARES) - O Benfica queixa-se de fora de jogo no lance do golo do Belém e de uma grande penalidade. No lance do penalty não há dúvidas que foi salto para a piscina, e no lance do golo do Belém aceita-se o critério do arbitro numa decisão que dividiu os principais opinadores de arbitragem. Não me parece que o jogador de belém tenha estorvado o Artur, logo boa decisão. (1 PONTO)

[hr]

7ª Jornada:

Sporting 4 - 0 Setúbal (DUARTE GOMES) - O penalty que deu o 4º golo ao Sporting foi mal marcado, mas compensado momentos depois pela não marcação de um penalty claro a favor do Sporting. Acabou por não ter nenhuma influencia no resultado. (3 PONTOS).

Arouca 1 - 3 Porto (VASCO SANTOS) - Apitamento experiente de Vasco Santos, decisivo quando tinha que ser. Ficaram por marcar algumas faltas a favor do Arouca especialmente um lance à entrada da àrea do porto já no final do jogo que poderia dar o empate. Mangala escapou ao amarelo que acabou por levar mais tarde. Acabou por não ter influencia clara no resultado do jogo uma vez que o porto marcou já nos descontos o 3º golo. (3 PONTOS)

Estoril 1 - 2 Benfica (MANUEL MOTA) - Penalty inventado a favor do Benfica que Lima acabou por falhar. Acabou por não ter influencia no marcador, mas é mais um lance que demonstra bem o que os apitadores são capazes. (3 PONTOS)

[hr]

8ª Jornada:

Porto 3 - 1 Sporting (ARTUR SOARES DIAS) - Em caso de dúvida sempre o benefício para a equipa da casa, mas sem grandes casos. (3 PONTOS PARA O PORTO) (0 PONTOS SPORTING).

Benfica 2 - 0 Nacional (JORGE FERREIRA) - Sem lances polémicos. (3 PONTOS)

[hr]

9ª Jornada:

Sporting 3 - 2 Marítimo (BRUNO ESTEVES) - Nos descontos da primeira parte Rúben Ferreira agride Capel com uma cotovelada e não é expulsos, num momento em que o Sporting perdia por 1-2. Os 2 penaltys foram indevidamente marcados na minha opinião, mas ao menos valeu o critério que foi semelhante para os 2 lados. Acabou por não ter influencia no resultado. (3 PONTOS).

Belenenses 1 - 1 Porto (MANUEL MOTA) - Penalty por assinalar a favor do Belenenses numa falta sobre Diawara, e um fora de jogo ridículo assinalado ao ataque do belém quando o jogador saiu atrás da linha do meio campo ficando isolado contra Helton. Belenenses fortemente penalizado. (0 PONTOS).

Académica 0 - 3 Benfica (HUGO PACHECO) - Sem lances a apontar. (3 PONTOS)

[hr]

10ª Jornada:

Vitória Guimarães 0 - 1 Sporting (PAULO BAPTISTA) - Sem lances polémicos. (3 PONTOS).

Porto 1 - 1 Nacional (CARLOS XISTRA) - Sem lances a apontar, apesar dos portistas reclamares de um penalty por mão do defesa do Nacional. Foi bem ajuizado esse lance, de facto não há lugar a grande penalidade. ( 1 PONTO).

Benfica 1 - 0 Braga (NUNO ALMEIDA) - Sem lance polémicos. ( 3 PONTOS).

[hr]

11ª Jornada:

Sporting 4 - 0 Paços de Ferreira (JORGE FERREIRA) - Sem lances polémicos. ( 3 PONTOS).

Académica 1 - 0 Porto ( JOÃO CAPELA) - Mas que grande apitadela do “mestre” Capela. Penalty por marcar a favor da Académica e um penalty completamente “invetado” pelo apitador. Poupou ainda uma expulsão a Varela que só faltou pegar no apitador da bandeira ao colo. ( 0 PONTOS).

Rio Ave 1 - 3 Benfica (BRUNO PAIXÃO) - No golo de livre do Benfica não existe falta absolutamente nenhuma. Acabou por não ter influencia porque o Benfica marcou mais um golo. ( 3 PONTOS).

[hr]

12ª Jornada:

Gil Vicente 0 - 2 Sporting (JORGE SOUSA) - Apitador permitiu todo o tipo de entradas dos jogadores Gilistas. Ficaram 2 expulsões por assinalar em lances de agressão sobre André Martins e Adrien. Destaque ainda para a boa decisão de expulsar Peks. Em 3 lances só puniu 1 quando o jogo estava decidido. Enquanto esteve empatado ou o Sporting a ganhrar pela margem minima “não conseguiu” expulsar os jogadores do Gil. ( 3 PONTOS).

Porto 2 - 0 Braga (PAULO BAPTISTA) - Sem lances a apontar. (3 PONTOS).

Benfica 2 - 2 Arouca ( RUI COSTA) - Erros atrás de erros. 2 Penaltys por assinalar, uma para cada equipa e um penalty inventado a favor do Benfica nos instantes finais. Já no final do jogo não expulsa Enzo Perez depois de um gesto visível a todo o Estádio. Erros com clara interferencia no marcador. ( 0 PONTOS).

[hr]

13ª Jornada:

Sporting 3 - 0 Belenenses (HUGO PACHECO) - Errou ao marcar penalty a favor do Sporting no lance de Cédric, e voltou a errar logo depois quando não marcou penalty a favor do Sporting numa falta clarissima sobre Montero que faria com que o defesa do belém fosse expulso. Acabou por não ter influencia no resultado. (3 PONTOS).

Rio Ave 1 - 3 Porto (BRUNO ESTEVES) - Apitadela de campo inclinado durante todo o jogo. Conseguiu a proeza de fazer com que todos os golos dos portistas surgissem de lances ilegais. Não há falta nos livres que dão os 1º e 3º golos e no 2º Jackson está em fora de jogo. Ainda teve a lata de não expulsar Alex Sandro já nos descontos com um entrada assassina. (0 PONTOS).

Olhanense 2 - 3 Benfica (VASCO SANTOS) - Golo em posição de fora de jogo de Lima. Gaitan abusou de saltos para a piscina e acabou o jogo sem ver amarelo. (1 PONTO).

[hr]

14ª Jornada:

Sporting 0 - 0 Nacional (MANUEL MOTA) - Expulsão perdoada na primeira parte após uma entrada durissima sobre Jefferson que ficou em dificuldades físicas para o resto do jogo. Destaque principal para o invalidar de um golo limpo em todo o Mundo, excepto na cabeça deste apitador. (3 PONTOS).

Setúbal 0 - 2 Benfica (PAULO BAPTISTA) - Ficou por assinalar uma expulsão a um jogador do Vitória por uma pisadela no jogador do Benfica. Sem influencia no resultado. ( 3 PONTOS).

Porto 4 - 0 Olhanense (HUGO MIGUEL) - Sem lances polémicos. (3 PONTOS).

[hr]

15ª Jornada:

Estoril 0 - 0 Sporting (PEDRO PROENÇA) - Mais uma apitadela, mais uma grande penalidade por assinalar a favor do Sporting CP no lance sobre Montero. Pedro Proença fez apenas 2 jogos dos grandes está época e por isso ainda é mais fácil analisar o seu critério. No outro jogo que apitou este ano conseguiu inventar um penalty a favor do porto que acabou por resolver o jogo contra o Vitória de Guimarães, neste jogo há um penalty a favor do Sporting e não se passa nada. Importa também salientar que o apitador da bandeira se encontra do lado onde o lance ocorreu e tinha caminho livre para analisar a jogada. Muito impressionantes foram os últimos minutos de jogo e o lance que ficará para a história do futebol. Pedro Proença correu 40 metros para pedir ao Cédric para deslocar a bola 10cm num livre a favor do Sporting. De referir também mais uma reprimenda dos apitadores a Bruno de Carvalho.

Benfica 2 - 0 Porto ( ARTUR SOARES DIAS)

Simplesmente a pior arbitragem do ano. Para além de um completo descalabro no critério disciplinar e técnico, tivemos decisões completamente anedóticas. Fica por assinalar um fora de jogo gigante de Jackson na primeira parte. Existe um penalty a favor do Benfica que o arbitro claramente vê e não marca. Neste lance e na imagem do jogo vê-se o apitador a levar o apito à boca, mas a meio do caminho arrependeu-se. Depois Quaresma mesmo sofrendo falta isola Jackson, mas o apitador interrompe o jogo para dar o amarelo. Fica também um penalty por assinalar a favor do Porto por falta de Garay sobre Quaresma.Mais uma vez o apitador da bendeira está bem próximo do lance e nada vê. No lance de um eventual penalty sobre Danilo não consigo perceber o amarelo a Danilo por simulação, uma vez que há contacto entre os 2 jogadores. Se tivesse o mesmo critério Quaresma deveria também ter levado amarelo no lance anterior. De salientar também que quer Garay quer Enzo Perez levantaram a mão fazendo o gesto que pede o amarelo para o adversário, sendo esta situação punida por cartão amarelo para os 2 jogadores.

Depois o lance que demonstra bem toda a classe deste apitador. Já no final do jogo um jogador do benfica segue para a baliza do porto com caminho livre mas Mangala consegue fazer o corte limpo. Soares Dias apita falta, e percebe-se perfeitamente que recebe uma informação do apitador da bandeira e com base no que ouviu arrepende-se da decisão tomada e para parecer no controlo da situação só diz “Calma, Calma”. Se a falta fosse assinalada Mangala deveria ter sido expulso, mas o apitador toma mais uma decisão histórica. Proporciona o momento épico que foi vermos um apitador fazer uma bola ao solo fora da grande área entre o avançado do benfica e o guarda-redes do porto. Só foi pena não dar golo porque estas imagens iriam certamente correr mundo.

QUADRO RESUMO COM AS PRINCIPAIS DECISÕES

(Façam 2 cliques para ampliar)

(Em atualização)

(Em atualização)

Muito trabalho vais ter a partir de agora…

Parabéns pelo trabalho que tens tido, mas a verdade é que acho algumas das tuas análises parciais.

Não direi parciais… são pessoais, para uns vão ser correctas, para outros não. Por isso, há que respeitar.

Durante os próximos dias vou atualizar todo o tópico. Custa mais um pouco no inicio, mas depois é só ir atualizando.

Já tem o histórico do Capela e do Rui Costa. Curiosamente Pinto da Costa tinha razão sobre o que disse de João Capela após o derby entre Benfica e Sporting na última época. De facto tem um grande futuro este Capela, então no jogo do Porto com a Académica viu-se a sua qualidade…

[b][i]“Foi aquilo que esperava. Vitória do Benfica, uma boa arbitragem e um árbitro com futuro. Acho que a arbitragem foi excelente e o árbitro tem grande futuro”

“Como só marca penáltis de 10 em 10 jogos, quando voltar a apitar o FC Porto é que vai marcar outro. No Benfica-Sporting teve um critério largo. Dizem que foi inteligente ao não marcar faltas. É uma questão de critério. Os árbitros podem pôr as leis no bolso e não as aplicar. Na final da Taça da Liga, o critério foi mais apertado, talvez porque a ponte de Coimbra seja mais estreita. Em Lisboa, a ponte 25 de Abril é mais ampla, tudo é mais amplo, teve um critério largo”.[/i][/b]

Não é que o Pinto tinha razão!? É que só quando voltou a apitar o Porto é que conseguiu ver penaltys inexistentes…

Acho um bocado discutível o conceito de “falta de influência num resultado” que é aplicado. Percebo, mas não concordo, acho que há muitas coisas para além de golos que influenciam um jogo.

Bom tópico, @johnfrusciante, mais um. Óbvio que existem situações discutíveis, no entanto acho bastante pertinente a tua análise.

Nos 4-0 ao Setúbal falta aí um penalty por assinalar a favor do Sporting (que ROC ,lol, não viu, mas PML e RGS viram), no jogo contra o Marítimo falta aí o golo por validar aos 45’ quando o Leoni entrou pela baliza adentro com a bola.

Por outro lado, não acho que tenha havido qualquer erro de julgamento no VFC-FCP, há falta sobre Kelvin no 3º golo do Porto contra o Rio Ave e o golo do Belém contra o Benfica parece-me claramente irregular.

O capela esta época já está domesticado. Deve ser só fruta e café com leite. Estou ansioso por ver o filho da p.u.t.a em Alvalade.

Espero que não se importem que deixe esta, bem alusiva à quadra, e que, naturalmente, deve ser cantada ao som do famoso Jingle Bells:
(retirado face SuperSporting)

"Rouba aqui, rouba ali, rouba em Alvalade
É está em Portugal a triste realidade!
(x2)

O árbitro é ladrão,
Enviado por um tripeiro,
Ou quem sabe um lampião,
Mas continuamos em primeiro!

E podem mandar um,
Ou quem sabe uns dois ou três,
Pois no final seremos nós,
Que iremos ao Marquês!

Rouba aqui, rouba ali, rouba em Alvalade
É está em Portugal a triste realidade!
(x2)"

Brendever,

Claro que não há nenhum método infalível que nos permita aferia da influencia no resultado. Mais à frente vou fazer um exercício do tipo daquele que é feito pelo record com uma classificação virtual utilizando critérios idênticos aos deles.

Sobre os lances que referiste:

• Esqueci-me do penalty não marcado a favor do Sporting no jogo contra o Setúbal. Fiz as avaliações com base na minha memória e uma ou outra pesquisa por isso é normal que falte um ou outro lance. Vou atualizar no post inicial. Daqui para a frente atualizando semanalmente será mais fácil. :great:
  • No jogo do Setúbal contra o Porto não houve nenhum lance muito polémico mas na minha opinião Josúe podia ter visto o vermelho no lance da expulsão do Kiezeck.
  • No tal lance do Leoni não me recordo claramente se a bola entrou ou não. Se tiveres vídeo ou foto dava jeito.
  • Depois no jogo do Rio Ave contra o Porto reafirmo que todos os golos do Porto surgem de lances irregulares. Não há falta nos livres que estão na origem do 1º e 3º golo. Infelizmente não encontrei o vídeo da 2ª falta, mas da primeira encontrei. Vê e diz-me o que pensas.

Falta que originou o golo do Maicon (Rio Ave - Porto 2013)

excelente tópico :great:
johnfrusciante, foi ao sr Montanelas que mandasta uma pergunta sobre as regras do futebol, não foi? Ele respondeu-te?

Enviei o email para os serviços da APAF e para o próprio Presidente no passado dia 16 e respostas nem vê-las…

Para que não haja dúvidas, o email que enviei continha apenas umas questões técnicas sobre arbitragem. Até fiz questão de me identificar.

O facto de não responderem mostra bem a categoria desta gente dos apitos…

Andam muito ocupados a pedir castigos para o Presidente do Sporting CP :whistle:

Já desconfiava que nada tivessem dito.
Como dizes, a apaf só serve para atacar o SCP. Deve ser uma disposição estatutária.
Dada a forma como defendem quem aplica mal as regras nos jogos do SCP, tb admito que não as conheçam regras oficiais, logo não podem fazer esclarecimentos

Como já foi referido, sendo sempre complicada a questão dos critérios pessoais… De todos, o que me salta mais à vista é mesmo o golo do Belenenses, na luz. É completamente impossível considerar-se aquilo como legal, sendo por demais evidente o fora-de-jogo e a tentativa de cabecear a bola, por parte do Fredy. Acaba por ser por estas coisas que estes “estudos” caiem em saco roto, quando feitos por alguém ligado a algum clube…

Ainda assim, a ideia geral é clara… o Porto estaria bastante abaixo, o Benfica praticamente igual, o Sporting consideravelmente acima.

São opiniões.

Quantos golos existem de remates fora da área com os avançados em posição irregular? Até que ponto os guarda redes em situações deste género são prejudicados no seu campo de visão pelos avançados em fora de jogo?
Se reparares bem no lance o Artur posiciona-se e lança-se para tentar a defesa do remate do Diakité e por nenhum momento hesita em relação ao Fredy. De realçar que nenhum jogador de campo do Benfica nem o próprio Artur pediu fora de jogo no lance.

É um daqueles lances que divide opiniões. Do que me recordo, houve opiniões nos 2 sentidos por parte dos paineleiros e afins.

A minha opinião é que o Fredy não teve influencia na tomada de decisão do Artur, logo o golo é válido.

Pronto, como se costuma dizer “as opiniões são como o olho do cú, cada um com a sua.” :mrgreen:

Mas não consigo mesmo, mas mesmo (e acabei de rever), compreender como é possível achar-se isso. Mesmo que não fizesse o gesto para tentar cabecear, que o faz, está no enfiamento da bola e, pelas regras, é falta. Não é uma questão de hesitação ou afins… está na linha da bola, é irregular.

Ainda assim, agree to disagree.

Continua com isto que será muito útil ! (para mim, comprova-se o evidente: o porto estaria muito, muito lá para baixo) :great: