Concordo totalmente. Para o inicio e para praticar (em todo e lado e momento) o telemóvel consegue resultados muito bons. E já se consegue fazer algumas coisas giras como o efeito bokeh ou fotos noturnas já com bom nível.
O problema é que com o telemóvel é quase tudo automático e aprende-se pouco sobre fotografia.
Por acaso gostava de experimentar fazer o efeito “véu de noiva” com o telemóvel mas ainda não arranjei um filtro nd barato para testar.
Depende do que pretendes da fotografia. Hobby passageiro ou algo que te toca a sério?
Se for algo que sintas mais a sério, o meu conselho é escolher um corpo no mínimo razoável e as melhores lentes que o teu budget possa comprar. E digo isto porque, se sentires a fotografia mais a sério, faças o que fizeres, no final irás seguir o meu conselho…
PS - Apesar de os smartphones não serem o meu forte, a evolução que as marcas têm apresentado a nível de fotografia não é de forma nenhuma de se desprezar. Até pela mobilidade e facilidade de transporte que apresentam.
Gosto muito das tuas fotos. E são a prova que não é preciso um canhão, basta imaginação e prática, e a melhor câmara que um gajo pode ter é aquela que está sempre com ele.
Tens razão.
Quantas e quantas vezes queremos “guardar” uma imagem e não temos como…
Já não devo estar vivo, mas tenho a certeza que um dia a tecnologia nos irá permitir guardar as imagens que vemos instantaneamente, só com os olhos.
Já tinha um post comprido que entretanto foi-se… Mas o Blitz e o namondor já se anteciparam nas ideias-chave… É de facto uma pergunta compreensível mas algo “ingrata” de conseguir responder…
É que actualmente a oferta a nível de Fotografia é imensa, tanto a nível de marcas como de preços, pelo que no fim será sempre uma questão de ver características e de orçamento.
Antes de tudo, quando se avança para a compra de uma tecnologia específica deste âmbito, é uma questão de definir o que se pretende: vai ser algo apenas para um hobby ocasional? Ou é iniciar de forma mais séria na Fotografia com possibilidade de mais tarde evoluir para semi/profissional?
Pelo que leio do quote será mais a segunda opção e nesse caso não consigo recomendar telemóveis, que por muito que tenham um software incrível e muita qualidade não considero uma farramenta que possibilite disfrutar da Fotografia no seu expoente artistico, principalmente a nível de intermutabilidade de objectivas/lentes e todo o leque de possibilidades que as máquinas dedicadas oferecem.
Pessoalmente acho uma reflex, uma DSLR, a melhor opção, porque deixa margem para essa evolução. E depois, lá está, orçamento vs o que se pretende retirar na experiência de usar a máquina. Há muitas possibilidades DSLR, seja da Nikon, da Canon, da Fuji. Se o orçamento permite, aconselho sempre modelos fullframe (maior sensor, mais vantagens… mas mais caras, óbvio). Canon ou Nikon é sempre uma velha questão, hoje em dia já muito esbatida, aproveitada por outras marcas como a Fuji. Pessoalmente, comecei por usar Nikon (para mim no geral ópticas de melhor qualidade) e hoje em dia uso Canon (mais oferta e variedade de escolha); há diferenças nos tons (mais neutros e frios na Nikon) mas no fundo é sempre uma questão de “publicidade”.
A canon também vence pela quantidade grande de lentes de “marca branca” que existem, que aumentam o leque. Acaba por ser a marca com mais variedade. E em termos de adaptadores … mesmo para as EF-M, com um adaptador EF-S, consegue meter-se tudo e sem grande perda (ou nenhuma perda) de qualidade