Apaixonados por Fotografia

A tal técnica conceptual que tenho desenvolvido.
Estas fotografias têm 0% de edição. São impressões em acetato diluído em água e óleo.

7 Curtiram

Incrível, amigo!

1 Curtiu

Alojem no imgur por ex.

Usa o ilove img e comprime!

Tal como prometido aqui está a minha herança, agora só preciso achar uma loja em Lisboa (ou arredores) para lhe fazer uma revisão.

1 Curtiu

Já experimentaste na Colorfoto?

Ainda não.

Fico com a sensação (se calhar errada) que me vão cobrar demasiado…

De facto são um pouco careiros (em tudo) mas são bons naquilo que fazem. Atenção que eu não sei se fazem revisão a esse tipo de máquinas mas certamente que te encaminham para alguém.
No entanto, vou tentar saber de alguém particular que o faça.

1 Curtiu

Tens mp :wink:

1 Curtiu

Respondido.

Obrigado

Amigos, eu sou um apaixonado por fotografia. No entanto, devido às vicissitudes da vida nunca tive a oportunidade AINDA de me iniciar nesse mundo tão maravilhoso. Por isso gostava de saber a vossa opinião: que câmera é que me recomendariam para começar a fotografar?

Depende sempre do budet amigo. Mas tens aqui excelentes conosseurs que te vão ajudar de certeza. @ricardolion @Blitz @snakepit chamados à recepção eheheh

Minha opinião é que uma M50 da Canon, devido a versatilidade e preço, é uma excelente opção!

Eu tenho uma Canon 4000D (máquina de entrada das DSLR) com lente 18-55. Tenho mais duas lentes, uma 55-250 e uma fixa 50mm. Mais uns filtros e tripé. Isto é sempre a gastar €.

Hoje talvez compra-se a Canon M50 Mark II.

O equipamento é importante mas mais do que isso é entender o mundo da fotografia e fotografar, fotografar, fotografar.

A quem esteja mesmo no inicio eu aconselho a leitura de alguns tutoriais sobre conceitos mais básicos, enquadramento, composição, luz e perspetiva e também sobre como funcionam as máquinas (abertura, velocidade, ISO ou profundidade).
Depois começar a fazer umas coisas com o telemóvel e a partir dai definir um budget e avançar para a compra a máquina.

1 Curtiu

E pessoalmente, preferes uma DSLR ou mirrorless??? Já experimentaste as duas? O que é que notaste de diferente?

Eu arranjava uma cena barata para começar, segunda mão. Para aprenderes os básicos chega bem. E se curtires garanto que vais sempre mudar para melhor.

Uma mirrorless pequena para andar sempre contigo.

Se fosse euzinho era mesmo uma point and shoot onde desse para controlar a exposure, aperture e iso. Mas mirrorless ficas bem servido.

Como disse tenho uma DSLR. Usei mirrorless poucas vezes. Parece-me que as mirrorless são o futuro e embora ainda tenham algumas desvantagens como a duração da bateria e a focagem, tem vantagens grandes como a rapidez e o tamanho e peso da máquina.
A resistência das DSLR parece-me melhor mas a probabilidade de problemas com o espelho obviamente não se colocam com as mirrorless.
Com o tempo o preço das mirrorless também pode vir a baixar uma vez que o preço de construção é também inferior.

Se fosse comprar uma máquina nova acho que optava por uma mirrorless (a Canon M50 MarkII).

Pela minha experiência, um gajo só evolui praticando muito. E só se pratica andando sempre com a máquina. Por isso convém ser algo que caiba no bolso, ou perto disso. Só a minha opinião.

1 Curtiu

Como detentor de uma M50, em termos de portabilidade, é fantástica. Com uma lente pancake então é incrivel

1 Curtiu

Hehe para mim portátil é isto:

1 Curtiu

Eu até vou mais longe. Os atuais telemóveis já possuem sensores muito bons e, em alguns casos, até melhores que algumas máquinas de inicio de gama. O problema dos sensores dos telemóveis é o seu tamanho… Mas, se o objetivo não for imprimir fotografias em formato maior que A4, funcionam bem. Posso avançar-vos que a maior parte dos fotojornalistas muitas vezes usam mais vezes o telemóvel que a máquina xpto.
A questão dos telemóveis é que o software que vem de marca não permite controlar todos os parâmetros da fotografia e, principalmente, não produzem ficheiros RAW.
No entanto, já há aplicações que custam meia dúzia de €€, como por exemplo o ProCam e até mesmo o Lr, que já fazem isto muito bem.

Se o objetivo é começar a fotografar e até veres se tens tempo para isso (muitas das vezes a não progressão de um fotógrafo não é a falta de material mas sim a falta de tempo para fotografar! Porque fotografia aprende-se a fotografar muito, mesmo muito, e também a ver fotografia e a ganhar visual awarness). Se não, corres o risco de fazer um investimento avultado para pegares na câmera uma vez por mês e acabas por perder o gosto apenas por não veres progressão.

4 Curtiram