"Annus horribilis"?

Receando o que será certamente um futuro a curto prazo difícil, ainda assim confesso a minha curiosidade e já agora satisfação por termos aquilo que à partida será um plantel maioritariamente formado por jogadores nascidos no Sporting. É algo que vai de encontro aquilo que sempre quis, que é a possibilidade de criação de uma identidade própria, que advém de jogadores da mesma matriz, que desde o berço estão habituados a ganhar, que estão habituados muito deles a jogar juntos e que o fazem quase de olhos fechados.

Leonardo Jardim terá um trabalho muito difícil pela frente, mas também o desafio de extrair do próximo plantel, o que cada um dos jogadores tem de melhor e espero que aproveitando a tal matriz, que existe e tem que ser potenciada e logo agora que o clube tem uma geração de jovens acima da média.

Cedric, Nuno Reis, Ilori, Dier, Martins, Esgaio, Zezinho, Bruma, João Mário, Wilson Eduardo e outros, não devem ser vistos como um problema pela falta de experiência, maturidade, ritmo competitivo. O trabalho do clube deve ser direccionado no aproveitamento nessa vantagem competitiva que temos, que é um lote de jogadores com cultura de jogo e de clube, que se conhece, que tem qualidade ( uns mais, outros menos, outros têm potencial para serem grandes, outros nem por isso ) e saber trabalhá-los, individualmente mas principalmente como conjunto. Há aqui uma oportunidade de ouro de criar uma ideia, princípios e cultura de jogo muito próprios. Há uma base que existe, tem que ser desenvolvida.

Mais que uma definição de limites máximos ou mínimos do número dos jogadores da formação no plantel principal, é na lapidação desse núcleo que contém o mesmo ADN e torná-lo em algo único que devem ser focalizados grande parte dos esforços. Estou crente que estão criadas as condições para isso. Desde o topo, com um líder que sente este clube como poucos e que acredita convictamente no que este tem de melhor, na escolha do treinador, ambicioso e exigente e na própria conjuntura, que obriga a que sejam potenciados os recursos já existentes.

Das dificuldades financeiras e do abismo para o qual faltou menos de um passo, temos a possibilidade de marcar a história. Recriar uma cultura à Sporting, de leões que não cedem e que não desistem de fazer deste clube, aquilo que os seus fundadores sonharam. Grande, vencedor, único.

O caminho é difícil, mas há aqui uma janela de oportunidade para criar algo muito especial. Saber fazer crescer estes jovens, torná-los num conjunto que marque a diferença pelo carácter, por aquilo que foram e são como atletas que respiram Sporting há muitos anos e, desta vez, saber também encontrar fora do nosso seio, dois ou três atletas que elevam este grupo a outro patamar, capazes de assumir responsabilidades que individualmente os nossos miúdos ainda não estarão preparados para enfrentar. A facilidade com que Ilori, Dier e Bruma se impuseram não aconteceu por acaso. Mesmo as dificuldades reveladas por Zezinho e Esgaio, foram bem menos evidentes que as sentidas por outros, vindos de fora, desconhecedores da nossa realidade e alguns pagos a peso de ouro. O Sporting é a casa deles.

O futuro poderá ser nosso. Tem a palavra a direcção e o seu projecto. 2013/2014 não tem que ser o “annus horribilis”. Pode e tem que ser o princípio de um caminho ainda mais glorioso que um passado de mais de 100 anos.

Bom texto :clap:

é com esse pensamento que temos de seguir claro, e não estar sempre a acreditar no pior.

Concordo, já se vê nas selecções os jogadores que lá marcam presença, praticamente só Sporting, e muitos grandes clubes compram jovens a selecções e apostam neles, não sei qual o medo de nós fazer mos o mesmo e apostar, neles mesmos que já são nossos!

SL :clap: :great:

Com alguma segurança já podemos afirmar que o Sporting vai finalmente seguir o caminho que anda a prometer há mais de uma década, desde a contrução da Academia e mesmo já antes disso.

A ideia de uma equipa principal com o seu núcleo duro formado na Academia é antiga e paira sobre Alvalade, ideia nunca posta em prática, poucas vezes vislumbrada e só aparecendo com promoções pontuais de jogadores à equipa principal e muitas delas fortuitas, feliz ou infelizmente, o próximo plantel será obrigatoriamente o plantel que anda a ser prometido há muito tempo.

As nossas dificuldades financeiras obrigaram o Clube a seguir por um caminho que devia ter sido seguido faz tempo, perderam-se anos de solidificação da nossa matriz e gerações de jogadores, perderam-se quadros valiosos, perderam-se anos de experiência, desenvolvimento, correcção de erros, perdeu-se a potenciação efectiva da Academia enquanto viveiro para a equipa principal, perderam-se milhões de euros em eventuais transferências de jogadores, enfim, a realidade tratou de nos apontar o caminho, o Sporting como Clube andou anos e anos a ssobiar para o lado, agora batemos de frente com a realidade e acredito que do momento actual sairá a base de um Clube melhor, mais eficaz, com uma matriz que não existe nem existirá nos próximos tempos em Portugal, com capacidade para se desenvolver e regressar aos momentos de glória.

O nosso ADN não morreu, a médio/longo prazo teremos um Sporting diferente dos últimos anos, melhor e mais forte, haja coragem, vontade e espaço para trilhar um caminho que se prevê duríssimo, principalmente nos primeiros 2 ou 3 anos.

Boa posta Lion73! :great:

Excelente post Lion :clap:

A aposta tem de ser na prata da casa. Desenvolvermos o que é nosso. Vai ser preciso muita paciência e não pedirmos o céu.

2013/2014 pode ser o inicio de algo grandioso.

È este o SONHO!!!
È a percepção desta oportunidade que me tem feito sonhar com exactamente aquilo que está descrito neste post…
Eu tinha a esperança (já há algum tempo) que esta fornada de talento pudesse ter oportunidade de se mostrar e dar-nos algo, mas a isso juntou-se um factor crucial que aumenta este sonho exponencialmente: Bruno Carvalho! Um Presidente ambicioso e orgulhoso do nosso enorme clube.
Haja profissionalismo, trabalho e confiança naquilo que se está a fazer (principalmente durante e após as contrariedades iniciais) e poderemos ter aqui algo para recordar com muito sabor nos próximos anos.

[hr]

@Lion73 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Bom texto, Lion, identifico-me totalmente contigo.

Finalmente a realização do sonho de ver construído um ADN Sporting!

Concordo inteiramente!!

Grande Like :great:

Sempre fui apologista que o SCP não tem que gastar mundos para ter uma óptima equipa, mas sim mentalidades!!!

:clap: :clap: :clap:

Não podia concordar mais!
Quando falam das transferências dos outros clubes , quer os tripeiros a perderem os seus “pilares”, os lampiões a tornarem-se uma selecção sub21 da sérvia , e o braga a desfazer-se do plantel , só posso ficar feliz quando olho para os nossos miúdos!
São jovens , têm talento , sentem o clube , e têm tudo para , no futuro , se tornarem grandes jogadores!
Não precisamos de uma equipa sul-americana, não precisamos de gastar milhões atrás de milhões , precisamos sim , de acreditar que podemos construir uma grande equipa com os nossos miúdos! Claro que irão ser precisos alguns retoques , mas espero que finalmente possamos ter critério nas compras , e principalmente saber vender os nossos jogadores.

Podemos finalmente ter uma equipa constituída pelos jogadores da casa!
Uma equipa onde podemos ver a personificação do nosso lema : Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!

I have a dream

Espero que venham jogadores para ajudar este jovens a lutar pelo título nos próximos anos. Se não vier quem ajude os miúdos será apenas um bonito sonho. A não ser que os nossos rivais baixem a qualidade os próximos anos serão de uma enorme distância para com os nossos rivais.

Lion73 isto sim é um ENORME tópico e um texto digno de ser lido por TODA a nação Leonina :clap:

Um GRANDE Clube, tão GRANDE como os maiores da Europa.

Sinto o mesmo , acho que andando e que se faz o caminho , se o mesmo caminho for feito por um lote de jogadores saídos da casa os resultados a médio longo prazo podem ser excelentes ! Como diz o Rui Sampaio perdeu-se muito tempo, recursos e pior ainda capital em massa adepta para o futuro !

Eu estou à vontade para falar nisto porque já defendo há muitos anos que o futebol do Sporting se deve virar para a sua formação, pois não faz sentido ter uma Academia reconhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo e depois aproveitar pouco daquilo que sai dessa linha de produção de jogadores.

No entanto isso é uma coisa que já deveria ter começado a ser feita há vários anos para de uma forma gradual irmos construindo a tal equipa com uma cultura própria, um trabalho que na minha opinião necessita de um Director Técnico, ou seja alguém com capacidade e conhecimentos para planear e supervisionar todo o futebol do Clube, desde os Iniciados até aos Seniores.

Eu lembro-me de em 2003 ter escrito na antiga versão deste fórum que em vez de despedirem o Boloni o deviam ter chutado para cima, ou seja para esse cargo de Director Técnico para o qual ele me parece talhado à medida. Daí para cá tivemos investimentos brutais alternados com tempo do Paulo Bento, um treinador que aproveitou muitos jogadores da formação e com resultados que eu considero excelentes, mas acima dele faltou-lhe a tal pessoa que percebesse de futebol e o ajudasse a escolher os melhores e a construir os planteis.

Mais recentemente parece que o Aurélio Pereira mostrou a luz ao Godinho Lopes, que lá foi buscar o Jesualdo Ferreira naquela que talvez tenha sido a única coisa acertada que fez durante a sua inqualificável gerência, mas isso já passou à história.

Agora toda a gente diz que a aposta na formação é que é, só que isso não deve ser feito de um dia para o outro, caso contrário poderemos mesmo vir a ter outro ano horrível, pois se se confirmarem as saídas dos melhores jogadores do plantel para o ano teremos uma equipa pior do que a actual.

Resta saber é se esses grandes defensores da aposta na formação estarão dispostos a aguentar a pancada. É que no tempo do Paulo Bento essa rapaziada achava que ganhar umas tacinhas, ficar à frente do slb, discutir títulos com o fcp ou ficar em 2º lugar com presença garantida na LC, era uma porcaria, mas agora cheira-me que ir à LE já será bom, é que até o Braga já se acha acima do Sporting.

Resumindo e concluindo, as direcções anteriores graças à sua incompetência, mas também pressionadas pelos patetas que assobiavam o Rui Patrício, meteram o Sporting num buraco tal que agora a aposta na formação já é mais uma fatalidade do que uma solução, pelo que o trabalho que espera por Bruno de Carvalho, Inácio, Virgílio e Jardim é gigantesco. Resta-nos rezar para que eles tenham cabedal para tamanha empreitada, o que por enquanto é uma incógnita total.

…percebo que a aposta na academia seja motivante, mas calma! lançar miudos ás feras sem acompanhamento de jogadores mais experientes e sem uma formçao gradual dá arroz queimado como ja se provou centenas de vezes.
Proteger a academia do espalhafato mediatico (tao caracteristico dos lampioes e tao almejado pelos lamb - uças) bem como criar uma estrutura permanente de educaçao naquilo que versa o ideal Sporting sao a base no meu entender para uma plataforma de segurança no que refere ao rendimento desses miudos no futuro do nosso plantel…a ver vamos como se vao desenrolar as coisas…

Totalmente de acordo, é uma ideia suicida querer fazer de imediato um trabalho que deve ser gradual…

Atirar agora todos esses miúdos para as feras no inicio do projecto, sem o acompanhamento de jogadores experientes, e sem as bases futebolísticas e morais bem solidificadas é um erro de todo o tamanho.

Excelente abordagem ao título. Ás vezes é preciso bater no fundo, para reorganizar prioridades, potenciar ideais e ter a noção que para se ser grande, é primeiro necessário nos sentirmos pequenos, no sentido em que temos de fazer, estudar, planear e suar mais do que os outros.

Sou insuspeito para falar nisto, pois talvez de forma utópica, sempre defendi que o Sporting poderia ser hegemónico no panorama nacional, se apostasse na formação…estando na vanguarda em todos os escalões, tanto a nível técnico-táctico como mental e físico tendo como pano de fundo o culto da mística Sportinguista e dos seus reais valores centenários. As contratações que fossem feitas para a equipa principal, sempre cirúrgicas e que colmatassem duas situações:

1. Acrescentar experiência e craveira internacional à equipa, ao mesmo tempo que retiravam alguma pressão dos nossos jovens, permitindo-lhes crescer.

2. As normais insuficiências do plantel em posições ou características onde a formação não consiga dar resposta adequada (ex: Ponta de lança ou laterais esquerdos ou jogadores possantes e altos)

Creio que teríamos todas as condições para lutar contra os directos adversários nestas circunstâncias, pois para além da qualidade teríamos jogadores identificados com o clube que poderiam dar aquele bónus que as outras não dão.

Estamos na Liga Portuguesa, é bom não esquecer isso, não poderemos manter intacta a mesma estrutura durante anos, mas se o clube for dimensionado para fazer face a 1 ou 2 saídas de grande valor por época, podemos ser campeões regularmente, nunca antes de fazermos a natural travessia no deserto.

É um erro tão grande como o do Godinho comprar 19 jogadores e mandar embora outros tantos em apenas uma época.
Não acho que só por termos sido incompetentes ( com outra direcção) na compra de jogadores, não quer dizer que devessemos excluir por completo as investidas no mercado.
Lembro-me bem dos tempos do Soares Franco, lançámos grandes valores como o Veloso, Nani, moutinho, mas também lançámos muitos Pereirinhas, enquanto que só comprávamos Farneruds. Isso chegava para ficar em segundo (já que os lamps andavam na m*rda por essa altura), mas para primeiro, que é o nosso lugar, nunca chegou embora tenha feito a delícia aos Rui Oliveiras e Costas de Alvalade.
Não pensem que da nossa academia vão saír todos os anos gerações com a mesma qualidade da de João Mário e companhia e é por isso que sou contra uma política de aposta total na academia.
Na minha opinião o ideal seria um misto de jogadores experientes e jovens da academia, porque sem os primeiros, lançar os segundos vai dar porcaria tal como já foi dito antes de mim e além disso não temos garantias que a academia consiga fornecer jogadores de qualidade face às necessidades do plantel de um clube como o nosso.

Como complemento ao post inicial, sublinho algumas ideias chave que podem não ter sido claramente explicitas, acrescentando que o objectivo do texto pretende fazer vincar que num cenário de extrema dificuldade, este mesmo cenário pode ser utilizado como uma oportunidade de construir o nosso futuro.

• Identidade ( de jogo, colectiva ).
  • Cultura ( o tal ADN, solidariedade, rigor e exigência ).
  • Valores ( os de um clube grandioso, esforço, dedicação e devoção ).

Estamos num momento em que podemos moldar o clube e todo o seu universo, em algo diferente. Não pretendia nem nunca o poderia fazer, defender a ideia que o lançamento avulso dos jovens para a equipa principal é algo positivo ou desejável.

Mas é o que vai acontecer. Acrescentando, como o sempre fiz, que a este conjunto de jovens é preciso somar algumas peças que individualmente consigam lidar com responsabilidades para as quais eles não estão preparados. É na capacidade de encontrar essas peças, em menor número do que o ideal e do que seria possível há uns anos, que reside a importância da gestão desportiva que será levada a cabo.