"Annus horribilis"?

Nem mais @Lion73, este é o caminho que temos de seguir! :clap: :clap:

Concordo. Há que rentabilizar mais a nossa academia e devolver alguma identidade à equipa que foi perdida nestes últimos tempos devida à compra e venda de jogadores “às paletes”, tal como as constantes vindas e idas de treinadores.

Apostar nos nossos jovens e depois então investir nos pontos fracos (ou menos fortes) da equipa. Tem que ser este o caminho, e não o vejo como um mau caminho se o tomarmos, antes pelo contrário.

É evidente que nada se constrói do dia para a noite. Acredito que vamos fazer uma época digna, acredito no 3º lugar ( muito dolorosa a constatação do ponto a que chegamos, em que há a consciência que não há condições para mais e isto meses antes da nova época começar ).

Mas muito depende também dos Sportinguistas.
Mais que nunca, é preciso ter paciência. É preciso ter noção da realidade, é fundamental o apoio à equipa de futebol.

Sabendo que a presença dos adeptos depende muito das expectativas existentes e do que a equipa de futebol consegue fazer, estados depressivos por ver os rivais gastarem milhões, contratar tudo o que se mexe e ver o nosso clube a contar os trocos, não nos levam a lado nenhum. Todos estamos avisados do momento actual do Sporting, neste momento um clube ligado à máquina, depois de um ataque durante décadas ao seu património, à sua capacidade de gerar valor, aos seus princípios.

Relembro 2011, o dinheiro gasto e a contratação de quase uma vintena de jogadores num par de meses, Relembro a euforia, as expectativas criadas. Vejam, somando a anos e anos de disparates, ao que isso nos levou. Ao pior periodo da nossa história.

Num momento que espero que seja de convalescença, temos, na medida das possibilidade de cada um, estar presentes. Ir buscar ao fundo de cada um de nós, a essência e as razões do nosso Sportinguismo. Temos um passado que temos que honrar, feitos que nos devem orgulhar e é na nossa identidade que reside a nossa força, Não a esqueçamos e não nos envergonhemos da mesma. Que não abanemos também por cada sérvio, brasileiro ou mexicano que aterra nos nossos rivais.

Quando falo no plural, não me refiro só aos adeptos, mas também a quem tem a responsabilidade de gerir este clube na fase mais decisiva da nossa história. Espero que não haja desvios no rumo. Espero que haja empenho máximo e a exigência no limite. Espero ambição com rigor, trabalho, criatividade e imaginação nas soluções necessárias para que o próximo ano seja de facto de construção e crescimento e não apenas de contenção e reparação de danos

Eu concordo com todo o texto do @ Lion 73, ainda para mais acho que temos visões algo parecidas da coisa.

Pode ser que se aprendam definitivamente com os erros cometidos e que, definitivamente, os Sportinguistas percebam como é que têm que proceder para colocar o Sporting Clube de Portugal de novo na ribalta.

No entanto, como já escrevi noutro tópico, as minhas expectativas para a próxima época estão muito por baixo. Prefiro assim do que continuar sistematicamente a sentir-me desapontado.

Não tenho dúvidas do Sportinguismo e da dedicação da equipa directiva que está em funções mas as coisas não são como a gente quer, as coisas são como são.

E vocês sabem como é que são as coisas, não é verdade, cheias de condicionalismos e factores que não são controláveis.

Teria muito mais confiança se o nosso destino não estivesse nas mãos dos bancos, se não fossemos sistematicamente “roubados” dentro do campo…

Assim sendo…

Parabéns pelo excelente texto Lion73, gostei muito do que li! :clap: :clap: :clap:

Excelentes reflexões, Lion73.

Um grupo formado por tanta gente da academia de Alcochete, ainda que inexperiente, pode ter um excelente sentido de camaradagem, pode ser verdadeiramente colectivo, dentro e fora de campo, ao contrário da sociedade das nações de costas voltadas que o Freitas montou em cima do joelho.

Em cima disso, e chamem-me fanboy se quiserem, o Sporting foi buscar um treinador que pode não ser a última coca-cola do deserto, mas é certamente alguém competente, habituado a lidar com ambientes desfavoráveis, em condições aquém das ideais e que consegue manter a moral em alta mesmo em momentos complicados. Como disse um dos seus ex-presidentes, embora por outras palavras, ele [Jardim] atalha para o sucesso, não inventa desculpas para o fracasso. Estou convencido até que podemos alcançar uma classificação superior à dos últimos anos, investindo menos e trabalhando melhor.

Também gostei do post do @to-mane. Não mudou as ideias, com as quais eu já concordava por alturas da entrada de Jesualdo e quando se falou na possibilidade de um manager, mas que ele concretiza em expressões portuguesas que não causam tanta apreensão ao comum dos sportinguistas. Se a aposta passa pela formação, faz sentido que nalgum ponto da hierarquia todo o futebol esteja unido, e que esse ponto não seja apenas o presidente. Por agora não vale a pena falar nisso, porque temos Inácio e Virgílio e isso implicaria um terceiro elemento (ooops :twisted:) ou colocar um à frente do outro. Mas esta é uma ideia que acho que vale a pena discutir novamente mais adiante…

Duvido que o próximo ano devolva o Sporting ao lugar que merece, mas também estou confiante que andaremos longe desse tal “annus horribilis” que tem sido apregoado. Mas é preciso que ete Verão seja muito bem trabalhado, temos alguns sectores chave do plantel a carecer de reforços e não vai ser com emprestados do Marítimo e Nacional que o Jardim vai compôr a manta.

Subscrevo. Uma oportunidade única para criar algo muito especial.