Animais de estimação

Eu dava ao meu ração puppy para labrador mesmo (da Royal Canin, apesar de entretanto não ter ficado fã da marca)… Não poupes na ração nas idades mais prematuras, ração específica para crias e de uma raça específica ajudam a fortalecer o cachorro para futuros problemas específicos das raças.

Quando passares a dar ração adulta , dá rações grain free mas não precisas de estar a gastar dinheiro em rações específicas para labrador. Acana é o top, mas há outras. O meu come Ownat agora e adora. Para comprar costumo ir ao kuantokusta e encomendar do site em que está mais barato no momento, varia sempre… Costuma andar à volta dos 45/50 euros por 14kg, que dá para cerca de um mês, mais coisa menos coisa (cão adulto)…

Habitua-o a dar ração duas vezes ao dia (ou seja, divides a dose diária por 2 refeições), uma de manhã e outra ao jantar p.ex (ajuda com problemas de estômago não dar apenas 1x)
Se tiveres essa disponibilidade habitua-o a comer assim que lhe metes a ração à frente (isso faz-se metendo a comida, deixar por 15 ou 20 minutos e depois retirar e só voltas a meter na hora da próxima refeição. Criará o hábito de comer aquelas horas.

E prepara-te para um companheiro incrível que vai apaixonar toda a gente da família. Pessoalmente o dia em que me deram o meu labrador mudou a minha vida completamente, nem consigo descrever o quanto o gajo significa para mim.

1 Curtiu

Também não tenho cães de raça. Gosto dos arraçados. Se bem que tenho um Pinscher que, não sendo de criador, é praticamente puro. No ‘feitio’ então é 110% puro. Estive para lhe chamar Duracell, mas depois batizei-o “Pilhas”. Adivinham porquê?

2 Curtiram

Ter, tenho.
Mas o meu maluco, que é uma bestinha, sente-se demasiado confortável para se tornar muito pouco disciplinado.
Portanto, se tiveres um cão pequeno, ou muito disciplinado, perfeito.
Se tiveres um com um parafuso a menos, esquece :joy: :joy:

1 Curtiu

O @anon60141840 saberá melhor que eu, mas cuidado com os labradores e a comida. Não ligues a solicitações, que por eles comem logo o saco de uma vez. Vai tu vendo a constituição do cão, fala com o (a) vet sobre a alimentação e a fisiologia.

E sim, como ele disse, de vez em quando dá ração com salmão ( ou truta ou qualquer peixe “gordo”). Ajuda a manter o pelo bem cuidado.

Eles comem sem parar, enquanto lhes deres, vai tudo. O meu é assim pelo menos… Mas por acaso com a ração nem tanto (seja ela qual for), é louco é por tudo o resto. Vai tudo, até limões se lhe der. Aliás, nunca tive problema em dar-lhe medicações, ele devora sem problema.
Mal ouve um barulho de plástico/papel tipo saco do pão, vem logo lançado.
Se alguém está a comer seja o que for, ele não arreda pé da beira da pessoa. Sempre com aqueles olhos de quem está a passar fome. Tenho sempre de pedir às visitas para não alimentarem o cão ahaha.

Mas nada como ler o que vem no saco da ração, lá diz ao certo as doses recomendadas para o peso do cão…

1 Curtiu

E mais vale manter-se pela recomendação (10 a 15% do peso, mas varia conforme as rações), porque os “doces” do treino e aquela recompensa ocasional dão conta do resto.

O Lidl tem uns parecidos à venda

1 Curtiu

E eu que ando ao tempo com a ideia de ter um cão , mas como vivo sozinho e num apartamento , tenho algum receio

Se vives sozinho, se calhar um gato faz mais sentido.
Mas se estiveres mesmo virado para um cão, escolhe um de raça pequena.

Pois , eu tava era mais virado para um chow-chow , que são mais independentes, e visto que de 3 em
3 dias eu passo metade do dia fora de casa … e isso é o que me faz hesitar em ter o meu novo amigo

Tens raças que são mais independentes. Mas a melhor cena é ter 2. Seja em apartamento ou onde for, se ficar muito tempo sozinho o melhor é ter 2. Ou então, brinquedos com fartura, sons que despertem ocasionalmente a atenção e já sabes que de matina e ao chegar a casa, tens de dar ao chinelo e compensar.

Tendo só um, além dos brinquedos e tal, tens raças de cães que parecem gatos, estão-se a borrifar para a tua presença. Os Chow-chow, uma raça milenar quase destruída pelos criadores para exposição (mas ainda encontras alguns mais “primitivos” - são os tipo europeu), vive bem horas sem a tua presença e são cães de um dono só, ligam-se a essa pessoa e mais nada. Os Akita também são bem independentes (mas ativos) e igualmente muito asseados (mas grandes), os Shar-pei (estes precisam de maior cuidado, por causa da pele, das arelhas - e têm um odor característico, que algumas pessoas gostam, outras odeiam), os Shiba Inu são mais pequenos e muito asseados (são quase Akita em ponto pequeno e podem bem viver dois). Os Bulldog ingleses detestam grandes correrias e adoram descansar. Os Basset Hound adoram dormir e repousar no sofá (ou na própria cama).

Os Pequinês também aguentam bem, mas custa-me aconselhar a quem seja. É daquelas raças que me faz confusão e não são nada asseados.

Outra cena é adotar um cão já entradote, mas habituado a apartamento. Os abrigos têm muitos. Ele(a) vai agradecer e estão em idades mais calmas, mais relaxadas.

O cão passa bem meio dia sozinho. Eu tenho um labrador com 10 anos e ele está muitas vezes sozinho, e é uma raça que como todos sabem gosta muito de companhia e de pessoas.
No meu caso tem espaço para andar cá fora, mas de inverno fica dentro maior parte das vezes.

Claro que estando num apartamento terias de o passear pelo menos 1x ao dia, ideal 2x…

E terias de garantir que tens alguém que olhe por ele numa eventual deslocação mais alongada, tipo ir de fds ou ir de férias ou viagem de trabalho…

Entretanto, fiz um pequeno levantamento sobre isso.

Tenho ouvido falar bem da Naturea. A Acana continua a ter feedback muito positivo (o mais positivo - mas nota-se no preço). Wolf Of Wilderness, Husse, Eukanuba, Taste of the Wild ou Hill’s são marcas das quais me dão feedback positivo.

1 Curtiu

Aqui está ela :heart:

3 Curtiram

Ainda não veio para casa, está nas mãos do criador.
Só lá para meados de Abril é que vem.

Malta, que marca de ração aconselham na ordem dos 2/3€ por kg?

Eu compro muitos produtos na petness. Ao nível de ração têm preços muito competitivos.

A minha yorkie come da Acana, é um pouco mais cara, mas como come menos de 100gr por dia não fica assim tão caro.

Pois, acaba por durar. A minha cadela come cerca de 350gr por dia, tem 10 meses…

1 Curtiu

Mas dá uma vista de olhos na petness… Eles têm preços muito bons e até hoje não tenho nada a apontar.

A ver o jogo com o Vitória…
Cadela também sofre

4 Curtiram