Animais de estimação

Um mês depois…
Tendo eu um animal de pequeno porte, posso me dar ao luxo de dar Acana (já lá vão 9 anos)
Julgo que nos últimos anos apareceram rações “sem farinha” como nascem cogumelos mas mantive sempre Acana só fazendo rotação no tipo.

Não conheço mas podes sempre pedir uma lista de criadores ao CPC

1 Curtiu

Foi por aí que ele ficou…

Comprei True Instinct RAW Boost de salmão e, apesar de ao início gostar, depressa enjoou. Deixou de lhe tocar quase.

Entretanto acabou por estacionar na Acana Grasslands.

Dentro de mês e meio entrará na família uma pequena cadelinha Labradora preta de 2 meses. :grin:

Já tive vários cães mas estive de luto cerca 10 anos desde que o meu último morreu.

Tive 2 gatas pelo meio.

Dicas e sugestões?
Melhor ração, etc

Espero que qualquer pessoa tenha mais sorte que eu. Já fiz n pedidos de listas de criadores e ninhadas (não de labrador) e o resultado foi sempre o mesmo: nada.

A sério?
Bem, eu estava a falar mas também de algo que usei em… 2011.
Mas por acaso fui confirmar os emails e nem uma semana demorou (na altura tinha pedido para beagles e westies)

1 Curtiu

É pá… É complicado.
Julgo haver n opiniões e depois depende do cão, do bolso, etc.
Por exemplo, o meu westie sempre comeu ração “sem farinha” da Acana.
Mas uma coisa é gastar 60 euros em 10 ou 12 kgs que dão para 3 ou 4 meses.
Outra é um cão que varre 10 kgs num mês ou semana

1 Curtiu

Mas também há que ver as doses de cada ração. Há rações mais baratas mas que o cão nunca fica saciado. Em vez de meter 300 ou 400 gramas, o gajo come logo ao quilo. Ou seja, numa ração premium em que 12 quilos a 50 euros dão para X, em rações menos dispendiosas esse X só com duas sacas de 12, gasta-se 40 euros e o cão ainda anda de diarreia. E pelo a cair para todo o lado.

Embora também haja ração tida como premium que está ao nível das marcas brancas. Normalmente quem dá por isso é quem a come! :laughing:

Eu neste momento não dou nenhuma, ando à procura do bicho. Talvez para a primavera. Mas não sei bem que rações e preços estão no mercado actual.

Em três raças diferentes. É certo que uma delas é potencialmente perigosa (não sei bem porquê, mas pronto) e descobri que existe apenas um criador certificado em Portugal. Mas a resposta em qualquer solicitação foi igual: zero.

1 Curtiu

Sim.
Isso é bastante verdade porque “supostamente” \teoricamente as cargas de proteína, hidratos, etc são diferentes.
Logo até precisam de comer menos /ficam saciados com menos.

Eu pelo menos até ao 1 ou 2 anos de idade quero lhe dar uma ração boa.
Para começar recomendaram me a Royal maxi puppy

Qual é a raça que procuras @Ravanelli ?

Por acaso é algo que me custa entender porque “todos” querem cães de rassa pura (criador) quando hà milhares de cães abandonados.

Staffies (Staffordshire bull terrier). O nanny dog. Mas face aos constrangimentos com a raça e falta de criadores em Portugal, tenho de me virar para outros lados. Eu gosto de raças spitz e de boxer, a minha mulher gosta de cães mais moderados, mais pequenos. Ambos procuramos com drive de guarda e bons cães de família, e ela começou a simpatizar com os pastores alemães (mas depois vai andar a dizer mal do pelo no chão, de certeza).

Não é bem assim. Sim, há muita gente que procura raças. Uns por estatuto, outros por aparência do cão (ou do dono), outros por tentativa de controlar o temperamento/comportamento através das características (supostamente) inatas. Muitas vezes a coisa falha.

A minha cadela era tipo a ONU, cabia quase toda a diversidade, tinha características de diversas raças (eu via nela duas em especifico, a vet falava em 3) e foi resgatada de uma varanda onde foi maltratada. Já estive para adotar arraçados, alguns até meio suspeitos.

Cane corso não gostas? @Ravanelli
Um amigo meu tem um e o cão é um espetáculo.
Além de ser lindo (cinza escuro e olhos azuis) é muito brincalhão.

Acho que tirando os chihuahua e os pequinês, gosto de todos. :smile: Aqueles é que são chatos como o caraças, há que ter uma paciência especial, a qual não tenho. :joy:

Depois há é cães e personalidades que encaixam melhor com cada um. E não concordo nada com a ideia do cão ser um bibelot, para por lacinhos, camisolinhas, andar ao colinho, etc. A esmagadora maioria dos cães ainda tem o drive de trabalho, de ser útil. Quer andar com a família, quer jogos, quer lama, quer que lhe ensinem e atribuam tarefas, quer farejar, quer ir buscar, quer guardar, o que seja, conforme as características que lhe são inatas aprendidas. E isso dá trabalho.

1 Curtiu

Algum de voces usa este tipo de coletes nos vossos patudos?
Parecem ser porreiros.

Eu usava aqueles mais acolchoados no peito, que até vêm com dois pontos para a correia (não sei os nomes técnicos da coisa), uma das quais nunca usas, mas fica numa cena acolchoada mais confortável para o patudo (pelo menos eu acho que é). Ah, e há uns que trazem já uma cena para o carro.

Escolhe um que seja fácil de colocar e ajustar. Não tem necessariamente que ver com o preço. Há uns que na caixa é só mariquices, faz isto, aquilo, frita batatas, mas aquilo é inútil.

Como não era porte grande, nem puxava (estava bem ensinada :sunglasses:), nunca precisei daqueles com anti esticão e anti não sei o quê. Nem sei se isso funciona ou é propaganda. Um confortável (que pareça confortável), que não se desfaça logo e que se coloque e ajuste facilmente.

1 Curtiu

Estes parecem ser confortáveis e de encaixe fácil.

É o que se pretende.

1 Curtiu

Não sei se ainda vou a tempo de ajudar, mas o meu labrador consumiu durante muitos anos Royal Canin Selection, até que descobri que era uma valente porcaria da pior maneira, ficou com uma dermatite lixada devido a falta de nutrição (apesar de ser sempre muito bem alimentado) que foi o cabo dos trabalhos para curar.

Desde aí opto pelas rações Ownat Just Grain Free (normalmente de salmão mas de vez em quando vario) e o feedback é muito positivo. Ele adora a ração e não voltou a ter problemas de falta de nutrição.
Preço/qualidade é muito boa e o feedback é muito positivo no meu caso.

1 Curtiu