E houve uma vez em que eu já desesperava, a chamar o bicho, quando me aparece a tal velhota a dizer «Está aqui! Está a comer o arroz dos gatos!»...
:lol: :lol:
Aqui em casa era ao contrário, quando só tinha o Rafa. O Rafa é um rafeiro de cerca de 12kg - portanto, não é lá muito imponente. Quando mo trouxeram para casa, o gajo chamava-se benfica. Claro está que isso era inadmissível. E lá foi baptizado como Rafa. Como cão inteligente que é, mais facilmente responde ao chamamento por Rafa do que por benfica. :mrgreen:
No início, havia um gato grande e gordo, que lhe roubava a comida. Era o Rafa ainda cachorro (talvez 3 meses) e deve ter sido arranhado, o que lhe incutiu algum medo na perseguição aos gatos. De manhã, quando saía de casa, dei com um gato a fugir do Rafa. Quer dizer, o gato fugia de mim e o Rafa aproveitava para o perseguir, mas à distância. Certa noite, vim à janela e percebi que o gato, não só lhe roubava a comida, como dormia com ele. Essencialmente, o gato fazia bullying com o Rafa.
Passaram-se 2 anos e as coisas mudaram. Trouxe para casa o Nero, que é um rafeiro com sangue de labrador e pit bull. Com um mês e meio, pesava perto de 7kg. O gajo foi crescendo até ao ponto de pesar 42 kg. Desde que para cá veio, nunca mais um gato meteu a pata na parte da frente de minha casa. Já tive que lhe “tirar” 2 gatos da boca. É certo que não gosto de gatos, mas não lhes faço mal. E uma certa manhã, o Nero apanhou um pelo pescoço e atirou-o ao ar, perseguindo-o de imediato. Só não lhe deu o golpe de misericórdia porque eu consegui alcançá-lo e impedi-lo de matar o gatito. Hoje em dia, quando os trago à rua, o primeiro sítio para onde se dirigem é para onde, normalmente, a tal vizinha gosta de deixar a comidinha para os gatos.
Até isso me irrita, porque não gosto que os cães comam aquela porcaria. O problema é que trazer 2 cães pela trela, quando um deles tem força suficiente para arar uns hectares de terra, às vezes dá em “descuidos” e lá vão eles. Ou seja, até por essa razão me aborrece que a senhora lá ponha comida. É que não são só gatos que lá vão. Também lá vão cães vadios e, quando lá passa algum, é um fartote pela rua abaixo, com todos os cães a ladrarem aos que se passeiam à frente deles.
Tenho um spitz anão dentro de casa. Quando a porta da cozinha fica aberta, lá entra um sacana de um gato para lhe roubar a ração. O pequenote é valente e corre atrás deles, mas os gatos são maiores e só fogem até certo ponto. Depois, não é apenas estragar portas, roubar comida ou sujar muros, os gajos defecam e urinam-me na parte de trás da casa, o que obriga a trabalhos extra de limpeza.
Um dia destes faço o mesmo que a dita senhora e espalho comida para gato pelas portas dos “defensores dos animais”, a ver se lhes agrada terem os gatos à porta de casa deles.