Ainda agora tive a ver 7 m de um grande jogo que fez contra chelsea…no último ano do Fergi! Ele a correr com bola e os outros sem bola sem conseguir encurtar distância!
Querendo ainda é um grande jogador…a cabeça o permita!
Não falei no corpo em termos físicos, atenção. Falei em termos futebolísticos.
Tudo porque em Manchester destruíram fisicamente o Anderson e, por conseguinte, destruíram as características em que ele era fenomenal e que demonstrou no nosso campeonato: velocidade de execução, agilidade, criatividade e imprevisibilidade.
O Anderson actual é um médio-centro banal. E é (não tenho dúvidas disto) muito pior jogador do que aquele Anderson que cá esteve no início de carreira. Que era um “10” puro, btw.
E acrescento que me parece que ele tem vontade de dar outro rumo à carreira. Mas estragou-se todo quando aceitou ir na loucura do Ferguson, que quis fazer dele o novo Roy Keane. Estamos a falar de adaptar um 10 super criativo a…destruidor de jogo. Encheu imenso no ginásio, ganhou muita massa muscular e deixou de ser um desequilibrador para passar a ser um Robocop.
Actualmente, não o queria, porque acho que temos melhor para a actual posição dele (médio interior). E isso diz muito.
Não é nada que faça falta à equipa. Nunca foi um jogador de grande meia distância, a criatividade perdeu-se muito, e em termos de maturidade estamos muito bem servidos no meio. Mesmo o choque e a compleição física, na zona onde ele supostamente jogaria cá (como 10/médio mais ofensivo) não é algo que ache propriamente uma vantagem, porque retirou-lhe agilidade, que a meu ver é muito mais importante do que poder de choque para qualquer jogador ofensivo.
Se fosse o Anderson pré-Manchester, a questão nem se punha, porque esse era um tratado. Este, sinceramente, é uma sombra do que já foi. Além disso, o crescimento muscular tornou-o mais propenso a lesões. Raramente tem conseguido jogar muitos jogos de forma consecutiva.
Acho sinceramente que é daqueles casos em que ninguém quer pegar, e com razão.
Não gostava da vinda deste para a equipa, primeiro porque desaprendeu imenso desde que o colocaram em posições mais defensivas, depois porque é um jogador sem cabeça nenhuma, é daqueles jogadores que teve muita sorte em ter chegado a um grande do futebol mundial, e tal apenas aconteceu por ter estado tão pouco tempo em Portugal.
E depois porque ia tapar a evolução de um grande jogador que temos nas nossas fileiras, João Mario.