Andebol Masculino - Época 2025/2026

Tu vens aqui propor a injeção de capital da SAD no Andebol como sendo algo trivial. Peguei no exemplo do Vardar como podia ter ido à Polónia - hoje não há uma equipa da Polónia que esteja ao nosso nível.

Mas depois os outros são “yes man” por não concordarem com as ideias megalómanas…

Só um aparte. O Nantes, o Zagreb e mesmo o Dinamo, não têm nada a ver com a equipa de futebol. São tudo clubes diferentes. O Dinamo tem futebol sim mas está na 2ª divisão.

Tens aí clubes que citaste que têm futebol também

Ou és sonso ou não sabes ler:

Nantes, Dinamo e Zagreb são clubes distintos àqueles que estás a pensar :joy:

Tais como?

Trivial?

Onde é que está a trivialidade na minha questão?

A minha pergunta era honesta, para os entendidos debaterem ou explicarem-me porque não é possível. Certamente não esperava um “é melhor não fazer porque se fizermos o nosso vizinho também o faz e o faz melhor” ou “porque senão essa medida louca nos vai deixar como o Vardar (!)” "ou “:joy: “ de alguns que não sabem mais.

Considero-te um yes men, não por este simples comentário, mas porque qualquer critica ou qualquer comentário que saia da linha de gestão actual, é imediatamente mandada abaixo. Não foi uma vez, foram várias. Não chamo yes men a ninguém só por um comentário.

Da Polónia tens só o Kielce, que também já foi campeão europeu. Mas pronto. Mais uma desvalorização inútil.

Tens razão. My bad.

Aqui discordo porque apesar de tudo, tanto o Wisla como Kielce estão no mesmo patamar.

Tens razão, erro meu. São o Kolstad e o Wisla Plock, que se juntam a PSG e Barcelona.

Ora, vamos lá a isso então. O que começas por sugerir nem é permitido por lei, mas já lá vou.

Neste momento estamos organizados em SAD, onde temos o Futebol Masculino e Feminino, e clube, onde temos as restantes modalidades. Como é sabido, o Futebol acaba por ser mais ou menos sustentável - tem receitas com bilheteira, com direitos televisivos, com transferências de jogadores, participação em competições europeias, etc. A participação em competições europeias e transferências de jogadores acabam por ser os maiores responsáveis pelas receitas da SAD, mas como sabemos também são algo voláteis e dependentes de resultados desportivos. Cada vez mais os custos com pessoal, por exemplo, têm aumentado, o que obriga a SAD a ter consistentemente receitas com prémios de competições europeias ou, alternativamente, vender jogadores para apresentar resultados positivos. E, infelizmente, o futebol continua a ser o que tem mais influência na vida do clube.

Portanto, imaginemos que o Andebol tem, esta época, um orçamento ligeiramente superior ao do Porto, digamos de 4.5M€. O objetivo de passar a secção para a SAD, como sugeres, seria o de aumentar este orçamento, certo? Para 6M? 7M? Quem sabe até mais, os clubes com os quais nos batemos hoje em dia têm orçamentos nos 2 dígitos, muitos deles. Ora, como também é sabido, o Andebol não é sustentável por si só. As modalidades do clube têm os seus orçamentos à base de receitas de quotização, inscrição de atletas e algumas outras coisas. Mas não conseguem existir independentemente disso. O que aconteceria nesse cenário é que terias de desviar dinheiro da SAD para ter esse orçamento de 6/7M no andebol. O futebol já enfrenta os problemas que referi, ter menos 6/7M disponíveis (e estou a assumir que apontas para esses valores) seria tudo menos positivo.

Acontece, contudo, que tal nem sequer é permitido por lei, como poderás ler no Artigo 2º da Lei 39/2023 que anexo em baixo:

Portanto, neste cenário, o clube teria que criar uma nova SAD para ter o andebol. Alternativamente, poderias atingir o objetivo que referi acima através da injeção de capital da SAD no clube, como faz o Benfica (e algo que se pode aferir nos seus R&Cs do clube). Como também já referi, isso teria efeitos negativos para a SAD em si.

Neste momento acho que já estamos num patamar ligeiramente superior, mas são opiniões.

Jogo frente ao Povoa. Orri de fora

https://andeboltv.fpa.pt/events/68b5dbdec8c29b9b09d58bb3/

De 7-11 a 13-12 em 10 minutos!

Está bonito isto hoje!

Muito bem. Isto é uma resposta que se pode chamar de resposta, não o que fizeste antes. Não sabia que não se podia (no sentido de ter uma sociedade desportiva) ter mais do que uma modalidade desportiva. Se começasses por aí tinhas logo encerrado logo o argumento sem falar em loucuras, ou sem teres de desvalorizar um bi-campeão europeu, quando os contextos eram claramente diferentes. No final de contas, nem sequer era uma questão de opção, mas de impossibilidade.

1 Curtiu

Lá está o equipamento Rosa FDX!

Só faltam 11 dias. Calma.

1 Curtiu

Não sei o que dizer.
Fomos para o intervalo até a perder por 1.
13-12

Na 2ª parte em 20 minutos o Póvoa só fez 2 golos.
2 golos em Andebol?

Posso dizer-te que fiz parte de um dos jogos com menos golos marcados nas camadas jovens há um par de anos em que ao intervalo estava 5-5. Por isso, sim, é possível.

Quando a equipa de facto quer jogar, fazemos isto. O problema é que às vezes, não querem.