Espero que tenhas razão.
Teremos capacidade para investir a sério se pagarem a cláusula de algum dos manos? ( O dinheiro recebido será canalizado para aquisições?)
Depende do que o Ricardo tiver em mente. Há capacidade mas quanto queres gastar? Quanto te podes dar ao luxo? Queres um jogador já feito? Mais um projeto? O Veszprem, por exemplo, pagou quase 1 milhão pelo Martinovic. Tem 27 anos. Tem imensos anos de andebol pela frente. Mas também pagou 150k pelo Appelgren que tem 36 anos.
Tu é que vieste falar em equipas macedónias a lutar por títulos, e que estávamos a anos-luz Hoje equipas macedónias lutam para não ficar em último lugar do respetivo grupo da Champions, preciamente porque andaram a investir acima das suas possibilidades. É isso que queres ou um projeto com pés e cabeça, como temos tido nos últimos anos? Até parece que não somos candidatos a ir à Final 4…
Então tu estás precisamente a querer que o Sporting lute por títulos, mas ficas incomodado quando falo da EHF European Cup? Felizmente a nossa realidade já não é essa e conto que assim continue durante muitos anos. Coisa que não aconteceu para o Vardar, que estavas aí a vangloriar.
Quer-se um projeto sustentável, com pés e cabeça. Andar a injetar dinheiro da SAD ou projetos de EuroLeague e assim deixo para os outros.
O teu exemplo tão bom hoje em dia está muito mais longe de lutar por títulos europeus do que o Sporting. Essa é a verdade.
O campeonato em Portugal é bem mais forte que na Macedónia…O Hanser Rodriguez e o Nilton Melo, que eram nossos, andavam emprestados no Vardar, a 2ª equipa mais forte de lá nestes últimos anos. Neste momento estão na 2ª divisão francesa.
Só para terminar, tu começaste por dizer que adoravas que o Sporting fosse presença constante na Champions - ora, acho que todos aqui concordamos com isso. Para que isso aconteça, não podemos entrar em loucuras de soluções mágicas, começar a injetar dinheiro da SAD, etc etc, até porque a história já mostrou que isso acabou mal noutros casos.
E temos trabalhado para isso, para cimentar o grupo, melhorar a equipa ano após ano. Claro, temos um Martim e um Kiko que são excecionais, mas eles próprios só cá ficam porque o Sporting já está num nível em que pode lutar por títulos europeus. Numa Final 4 tudo pode acontecer, e no ano passado não estivemos assim tão longe de lá chegar.
O caminho para isso tem que ser feito de forma orgânica, e ano após ano temos ficado cada vez menos reféns de possíveis saídas desses jogadores. Já conseguimos recrutar os melhores jogadores da Liga Espanhola para cá, o que é demonstrativo disso. Tudo está a ser feito para quando, um dia que saiam, o Sporting seja capaz de manter o nível.
Ou seja, para ti só te interessa o hoje? A história não te diz nada. A Glória de um clube é nada se hoje não estiver a ganhar.
Pois bem, no futsal não estamos a ganhar. Não me pareces nada preocupado com isso.
Foste tu que falaste em acima das possibilidades. Eu falei da SAD e ali não falta dinheiro, inclusive para pagar a cepos no futebol.
Chegamos lá? Quando é que lá vamos chegar mantendo o tipo de gestão actual?
Incomodado? Inventaste essa? Tu é que a desvalorizaste. E no entanto basta ficarmos em 2° para ir lá parar. Estás a pensar que o Sporting nunca mais vai perder o título? Bem, eu assino já por essa hegemonia.
Quais outros?
Sim, a verdade de que nunca nenhum clube está sempre na mó de cima. Que excelente conclusão. Interessa é o hoje, a glória do passado não vale nada.
Mais uma comparação ridícula. Onde é que andam contratações falhadas do Sporting nos anos anteriores? Saíram do Sporting e estão todos em equipas de topo?
Eu lancei a discussão num blog. Há melhor local para o fazer? Não precisas de concordar, estás no teu direito, escusas é de inventar desculpas esfarrapadas e de desvalorizar um dos meus exemplos, quando até mencionei tantos outros. O facto de o fazeres não retira nada aquilo que eu disse, apesar de tu tentares isso mesmo, com o exemplo do Vardar
Claro que têm trabalhado para isso e eu faço uma vénia a esta secção e ao Ricardo. Mas tenho os pés assentes na terra e sei bem que uma dupla Kiko-Martim não vai aparecer a cada 5 anos. É muito improvável que o Sporting mesmo com a sua extrema competência, consiga ter foras de série de forma constante. Tal como Ronaldo não nascem todos os dias, também não os Rocha ou os Andorinhos.
A minha ambição não tira nenhum mérito ao que está a ser feito. Adoro esta equipa é por isso mesmo falo sobre uma possível gestão que a permita eternizar. Esta secção é aos dias de hoje a minha favorita, ainda mais quando o futebol para mim não vale assim tanto. Daí o sonho de ver uma das minhas modalidades favoritas ao mais alto nível, sempre!, porque é a secção que mais sigo, que mais me diz alguma coisa, juntamente com o futsal.
Começaste o domingo fortemente motivado para a escrita
As vezes o melhor que temos a fazer é meter a viola no saco…
Não, tu é que gostas de distorcer tudo
Por amor de deus, não se tratam de contratações falhadas. É um exemplo que serve apenas para mostrar de que forma decaiu o nível do Vardar, que foi campeão europeu há uns anos…
Eu acho que o exemplo é relevante porque mostra precisamente o que pode acontecer nesses casos. Perguntaste quem eram os outros a quem eu me referia - ora, os nosso vizinhos andam a injetar dinheiro da SAD no clube para investir mais nas modalidades, e já têm um buraco considerável todos os anos porque as modalidades não dão retorno.
Quando vais ver a realidade da maioria dos clubes de Andebol, esta é completamente diferente da do Sporting - Magdeburg, Fuchse Berlin, Veszprem, Aalborg, Flensburg, Nantes, Kiel, Montpellier, Kielce, Pick Szeged, GOG - enfim, podia continuar, são tudo clubes exclusivamente de andebol, podem investir todos os seus recursos lá.
Quando pensas em exemplos de equipas “parecidas” ao Sporting neste aspeto, surgem o PSG (que só tem Andebol além do Futebol), o Barcelona e de resto só as equipas portuguesas. A realidade cá continua a ser muito diferente da realidade de uma França, de uma Dinamarca, de uma Alemanha, e não é a dar passos maiores que a perna que vamos mudar isso.
Não, não me interessa só o hoje. Por isso é que não desejo entrar em loucuras que no futuro podem pôr em causa aquilo que já seria, nessa altura, o nosso passado.
O jogo de hoje tem transmissão sem ser na andebol tv?
penso que não
E então?
Porquê? Porque tu queres? Não se pode discutir fora da linha da pensamento comum? Chateia assim tanto o debater de ideias?
Tu é que o fazes, pegando no exemplo do Vardar para desvalorizar a minha opinião. Não te faças de santo, yes men.
Contratações falhadas são contratações falhadas, seja no campeão europeu ou no ABC. Se fosse isso que eles procuravam, ainda lá estariam. E com isto nem estou a negar que não tenham descido de nível. Acontece. Aconteceu com o Wisla que agora está de volta. Veremos se o Bi-campeão europeu não volta um dia.
Onde é que isso está escrito?
Entretanto deixaste de fora o Barcelona, o PSG, o Dínamo, o Zagreb e o próprio Nantes, que são bem mais conhecidos pelo futebol. Sabes como distribuem os seus recursos?
Passamos a vida a comparar-nos com o Barcelona a nível de modalidades, mas agora a comparação já não é justa?
Mas porque é que é loucuras? Explica. A SAD está em risco? Estão a cometer loucuras no futebol? Ninguém te obrigada a concordar, mas porque é que defines como loucuras? Justifica para além dos chavões. Rebate em vez de desvalorizares.
E então nada…