Andebol Masculino - Época 2024/2025 (TRIPLETE!)- Supertaça, Taça e Bi - Campeonato

Edy, Frade e outro pivot de nível?

Seria uma péssima gestão de recursos. Nenhuma equipa joga constantemente com 2 pivot (mesmo na troca defensiva) que justifique ter 3 pivot de semelhante valia.

Nesse caso, a posição a reforçar era a ala direita com um lateral com capacidade ofensiva mas, acima de tudo, com mais-valia defensiva e peso para ajudar a defesa.

4 Curtiram

O Frade esta no Barcelona, ganhou 3 das ultimas 4 ligas dos campeões, é titular e ainda é jovem. Renovou este ajo até 2026 ou 2027. Não sai tão cedo. E quando sair, dificilmente vai ser para Portugal.

E quando decidir regressar, vamos ter.muita concorrência de Porto e Benfica

4 Curtiram

claro que sim… isto era eu a sonhar alto… :slight_smile:

também concordo que um lateral direito era precioso, depois de suprida a posição de pivot

absolutamente de acordo, por mais que me custe :slight_smile:

Spoeting da Horta acompanha o Dom Fuas para a primeira divisão. Vamos ver se conseguem resolver os problemas financeiros e nao acabar com a equipa.

Sporting, Porto, Benfica, ABC, Aguas Santas, Maritimo, Belenenses, Povoa, Avanca, Vitoria SC, Dom Fuas e SC Horta. Apenas 6 equipas do Norte

3 Curtiram

começa a deixar de parecer o campeonato de entre-douro-e-minho :smiley:

2 Curtiram

Pelo que percebo vamos ter dois grandes upgrades (Branquinho e Pivot), sendo que um para a posição mais fraca, e outras duas entradas que mantém o nível pelo menos. Parece-me uma excelente notícia para a próxima época (sendo que também vamos melhorar na equipa técnica pelo que percebo). Mal posso esperar para a próxima época. Vamos Sporting!

6 Curtiram

O João Gomes fez uma boa época. Permitiu o principal que era dar descanso ao Kiko em grandes jogos e em alguns jogos em Portugal desequilibrar, permitindo o Kiko não sair sequer do banco.

É um jogador diferente e que parece-me ter um custo-benefício bastante elevado.

Agora a realidade é que dos nossos laterais só temos o Salvador a defender a um nível acima da média e era muito importante trazer um lateral (direito ou esquerdo) com qualidade defensiva mas que também acrescenta-se peso e altura.

Já estive a ver algumas coisas mais detalhadas do Pedro Martínez e até acho que pode surpreender. Quem acha que vai ser troca por troca com o Edmilson é capaz de ter um enorme surpresa porque o argentino parece-me um defensor muito chato mas também forte no contra-ataque e até ataque organizado. O Pipo era quase inexistente neste capitulo e até em contra-ataques rápidos eram visíveis as dificuldades.

O argentino mostrou sempre mobilidade, fortíssimo a ler o jogo, rato a roubar bolas (gosta de defender em 5-1 no vértice), é forte fisicamente no chamado “pace”e na velocidade de deslocação mas é outro jogador na nossa defesa que vai sofrer contra os Iturriza desta vida.

Agora, a minha surpresa foi no ataque. Não esperava tanto. É certo que vi momentos contra equipas de qualidade muito baixa mas existe matéria prima para trabalhar.

Confesso que esperava ter 2 reforços nível Champions e 1 outro num patamar mais alto, algo que parece que não vai acontecer.

Esperava outro tipo de lateral para juntar ao Salvador, Martim, Kiko e João Gomes mas admito que fiquei surpreendido com esta contratação ao estilo Edy e Kristensen.

Vejo a lógica e a margem de progressão mas fica o sabor agre e doce da falta de outro “game changer” na baliza ou lateral.

8 Curtiram

Não esquecer que o principal reforço do Sporting vai ser a maturidade e crescimento do plantel, previsível dada a juventude do mesmo.

Jogadores como Kristensen, Martim, Kiko, Salvador, Gurri, Natán, Thorkkelson e Edy têm tudo para fazer uma época para o ano ainda melhor que a deste último.

Ainda assim, é importante acertar:

1. No pivot (ainda por confirmar)

2. Num defensor de nível (contente por ler estes elogios ao Pedro Martinez)

3. No ponta esquerdo (importante ser melhor que o Mocquais, o que, convenhamos, não é muito difícil)

4. Guarda-redes (ainda por confirmar)

Vamos ver também o destino do Ronaldo (não sei se não é melhor do que o Joao Gomes…)

3 Curtiram

Não é. Ainda tem muito que crescer-

Em termos atléticos é. Tem quase mais 20 centímetros e mais 30 quilos.

No resto acredito que possa não ser, não o segui em França.

Sim mas em termos atléticos, 75% dos jogadores em Portugal é. Mas que adianta ter fisico se falta oresto?

Não adianta de nada, mas também desconfio de jogadores que têm o resto mas falta o físico, dado o panorama atual da modalidade a nível europeu.

Que tomem boas decisões e que os jogadores rendam, é tudo o que desejo.

Desculpem… Deixei de praticamente comentar no tópico pois a minha vida não me dá grandes abébias mas aqui e acolá vou lendo e não posso deixar de considerar meio hilariante que, ano após ano, a ladaínha continua exactamente igual.

Pivot grande e musculoso. Podiam ir buscar o Eddie Hall e o Hafþór Björnsson (não são jogadores de andebol) mas fechavam o centro da defesa garantidamente.
Xiça… Mas será que ainda não entenderam (quem tanto fala em quilos e centímetros) que o andebol mudou?
Não deram por acaso conta que estes rapazes rápidos e franzinos ou ganharam ou estiveram praticamente lá com as mais fortes equipas da Bundesliga? Portanto… Deixem lá os centímetros que o trabalho tem sido feito e com imensa demonstra de “savoir faire”.
SL

8 Curtiram

Kiko e Martim nos nomeados para melhores jogadores da época nas suas posições pela EHF

4 Curtiram

O Sporting não precisa de um armário para defender neste momento. Para isso, já há o Moga.

É preciso alguém que possa dar descanso ao Edy no ataque e que também ajude a defender para não complicar ainda mais as trocas defesa-ataque.

4 Curtiram

A próxima época, com os jogos da Champions, será mais exigente e desgastante, aumentando o risco de surgirem lesões. Da mesma forma, no final da época, no momento das grandes decisões do campeonato nacional, poderá sentir-se o cansaço acumulado. Por a posição de central ser muito relevante, receio que ter apenas o Gurri e o Natan seja arriscado. Não seria de ponderar a inclusão do André José? Até porque o Gurri poderá ser mais usado a rodar com o Martim, para que o Salvador seja essencialmente defensor.

caros plantunes e mordanda, eu tendo a concordar convosco, e também acho que a aceleração do jogo nestes últimos anos está a contribuir (e a beneficiar também) para uma modificação da morfologia padrão do jogador de andebol dos anos 2000’s/2010’s, mas a verdade é que peso e estatura, se aliados a velocidade e agilidade, não fazem mal a ninguém… vejamos por exemplo as equipas finalistas da final four da CL deste ano e analisemos o peso e estatura conjunta dos 2 melhores pivots (em termos de golos marcados) de cada uma das equipas:

barcelona – 393 cms – 228 kgs
aalborg – 399 cms – 227 kgs
kiel – 403cms – 217 kgs
magdeburgo – 387 cms – 214 kgs

e o nosso sporting – 386 cms – 193 kgs

o que pretendo dizer é que concordo com a teoria geral de que mais peso e mais altura não têm que significar obrigatoriamente mais qualidade (mas também não é isso que estávamos a dizer), mas que ajudam, lá isso ajudam, e estamos uns furos abaixo destas 4 equipas que estiveram na final four da CL deste ano… por isso era bom conseguirmos colmatar o que me parece ser uma lacuna…

mais importante do que o peso ou a altura será sempre a experiência e acima de tudo a qualidade, sem dúvida! estamos de acordo. mas se se pudesse aliar uma coisa à outra, tanto melhor :wink:

1 Curtiu

Aposto que o @Mordanda te vai responder que pivots que aliem qualidade e estatura/peso não são para o nosso bico.
Eu sei, também detesto essa resposta.
O problema é que é capaz de ser a verdade, ele conhece bem o mercado.

1 Curtiu

Mas o Moga defende tão mal. Dá “patadas” por tudo e por nada - não parece ter o controle psico-motor necessário para a função. Nunca vi um jogador levar “dois minutos” com intervalos tão curtos. Não chega a “aquecer” a defesa. Se não evoluir muito, serve para muito pouco.