Andebol Masculino - Época 2024/2025 (TRIPLETE!)- Supertaça, Taça e Bi - Campeonato

Defende mal? Patadas o Moga?

Para o bicho que ele é, até acho que evita muito as patadas. O Moga foi um improve muito importante na nossa defesa a outros pivots. O Edy é mais móvel a defender, mas o Moga apareceu bastante bem

5 Curtiram

Ok, temos “visões” diferentes do rapaz e do que faz quando joga.

O Sporting faz uma época com uma derrota e de resto só vitórias, conquista o campeonato e a taça, na Europa lutamos de igual para igual com uma grande equipa e iremos fazer alguns upgrades ao plantel, e uma pessoa lê e parece que nem temos grande equipa e que está tudo mal.

Se há modalidade onde estou tranquilo é esta.

7 Curtiram

Lógico.

“O Moga é mau a defender”.
Não faz sentido nenhum. Aliás, basta falar uns minutos com qualquer jogador da primeira liga de andebol que vos diz logo que o Moga já é dos melhores defensores da Liga e ainda tem potencial para se tornar muito melhor.

1 Curtiu

A não ser que haja uma grande surpresa, infelizmente é a verdade.

Aliás, se formos pensar, os pivots que juntam essa capacidade fisica ao resto em Portugal foram os cubanos que quando vieram para Portugal não sabiam jogar andebol, o Rogério Moraes (que teve problemas pessoais e quis estar num pais com cultura parecida ao Brasil um ano) e os portugueses (Tiago Rocha e Frade). O Edy pode-se juntar a este grupo (apesar de ser uns cm mais baixo) mas mesmo ele era um desconhecido quando veio. É preciso é segurar estes jogadores o máximo de tempo possível.

Os estrangeiros que vêm são sempre jogadores com lacunas num dos lados do campo (Walczak, Jakobsen, Matic Suholzenik, Vranjes, Tidemand, Plaza, Zabic, Kopco, etc) ou em fim de carreira e já muito limitados a nivel fisico (Doroschuk, Spath, Oneto ou Toft Hansen).

Até porque cada vez mais, há menos pivots que façam a diferença dos dois lados do campo. O PSG só tem o Szyprzak, o Barcelona só tem o Frade, Pick Szeged só tem o Banhidi, Aalborg só tem o Simon Hald, etc

1 Curtiu

O Moga do Póvoa era esse jogador. No Sporting não. É um jogador agressivo mas dentro das regras do jogo. Esta cada vez mais inteligente a defender e o fisico esta todo la

2 Curtiram

os miúdos são excecionais, fizeram uma época excecional, ninguém está triste com isso :slight_smile: , antes pelo contrário, só queremos é que aqueles que vierem venham acrescentar valor aos que cá estão, e no ano que vem sonhar com um apuramento para a fase de eliminatórias da champions… dar ferramentas ao ricardo costa para poder sonhar com algo mais do que o triplete :smiley:

1 Curtiu

sim, é verdade, eu sei que é verdade… mas caramba, deixem-me sonhar :D:D:D:D:D

Como sou um dos “preocupados” com essa questão, vou responder.

A questão não é formar uma equipa de Basquetebol em altura e Rugby em peso mas é natural que os sócios fiquem preocupados com a nossa equipa franzina, quando os jogos que fomos tendo dificuldades foi sempre com equipas mais físicas. Eram equipas mais fortes? Naturalmente. Mas sentimos sempre dificuldades, foram exploradas e basta ver que os jogadores que vou referir a seguir fizeram uns 20/25 golos ao Sporting em conjunto.

Será por acaso que o Porto com o Iturriza a 100% tenha criado sempre MUITO MAIS dificuldades ao Sporting?

Será por acaso que o Kohlbacher ou Marsenic causaram tantas dificuldades à nossa defesa por algum motivo em especial?

Sou um apreciador das capacidades do Edy. Fui dos maiores críticos ao início mas também fui dos primeiros a dar-lhes créditos pela enorme evolução e pelo peso que já tinha na equipa quando continuava tudo a falar dos Costas e Costas e Costas.

Claro que o ideal era ter os Edy com 2 metros e 120 kg mas os pivots desse nível estão em equipas que pagam a outro nível.

Agora acho que é natural que existir preocupação com a falta destas características no plantel e em determinadas posições em específico.

2 Curtiram

é isto mesmo.

ninguém está a criticar o que os que cá estão conseguiram alcançar, ninguém está a cuspir na equipa que nos deu (pelo menos a mim) a maior alegria sportinguista desta época (confesso que me comovi mais com o título de andebol do que com o de futebol), mas é natural que numa lógica de acrescento, de “poda” da equipa, se procure sempre o melhor possível - repito, possível - estando bem cientes das dificuldades todas - orçamento, liga portuguesa secundária face às clássicas do centro da europa, etc etc etc… e também não ponho em causa o trabalho do nosso scouting… aposto que é gente que sabe bem o que anda a fazer, e os últimos 3 anos são bem sintomáticos disso… tiro o meu chapéu à gente que nos últimos anos tem trabalhado naquele departamento, são responsáveis por muitas das minhas alegrias desportivas dos últimos anos… tudo que aqui digo é sempre no sentido do desabafo, da reflexão, partilha, e sobretudo para ouvir as opiniões de alguns de vocês e aprender com elas, porque concorde ou discorde delas, há sempre matéria boa para reflectir

alias, os próprios jogadores do sporting transmitiram isso quando jogaram contra ele este ano

O Edy vai ter mt melhor carreira que o Iturriza, pq é um jogador mt mais adaptado ao andebol moderno. O iturriza obviamente é mais forte no ataque, mas é muito castigado defensivamente. Na CL é um fartote de exclusões, cá seria igual cm arbitragens justas.

O Kollbacher marcou mais de 220 golos este ano. O Marsenic marcou 174. Causam tantas dificuldades a nós como causam aos outros. Da mesma maneira que o Iturriza causa problemas a nos e às equipas todas da liga dos campeões.

Se tiveres jogadores mais pesados mas menos ageis, eles vão-se fartar de marcar golos na mesma porque vão ganhar posição e bloquear facilmente e vão explorar o espaço nos 6 metros. Mas desses há poucos e a não ser que haja um milagre, não acabam cá. Ou isso, ou sao medianos a atacar e precisamos de alguem para rodar com o Edy.

Basta ver que o grande problema do Porto na liga dos campeões com o Magnus sempre foi defender pivots, mesmo com o Iturriza, Valdes, Salina, Laeso, Mbengue e em tempos o Alexis. O Tiago Rocha no ultimo ano cá marcou uma media de 5 golos por jogo contra o Porto (e no jogo no Dragão falhou 3 ou 4 remates completamente sozinho). E isto durante o auge do Porto do Magnus. Ainda este ano, o Edy marcou 16 golos nos ultimos 4 jogos com o Porto (e o Edy sendo um bom pivot, ainda não é um super craque).

Tivemos 14 jogos contra equipas muito fortes a nivel fisico (Porto, RNL, Fuchse, Barcelona e Dinamo). Perdemos 3 desses 14 jogos. Contra o Barcelona que se sagrou campeão europeu, contra o RNL num dos poucos dias maus que tivemos e um no dragão, num jogo em que se poupou muita exclusão ao Porto

1 Curtiu

por curiosidade, o salário destes meninos - kohlbacher, marsenic e afins - nestes clubes alemães é coisa para que valores mensais?

já agora, os números do frade na CL também são impressionantes… mais de 70 golos, ao nível do kohlbacher, só que na champions, contra adversários mais fortes… impressionante… por este andar arrisca-se a acabar a carreira com uma coleção de champions invejável

O meu post diz exatamente o que estás a dizer.

Agora parece-me óbvio que todos os treinadores percebem que essa é a nossa grande lacuna e que o Salvador, Edy e Moga são fortes mas não conseguem parar pivot de 120 kg.

Uma coisa era a nossa dificuldade a parar o 7x6 do Porto que tinha Salina ou Iturriza a cair em cima de Gassama ou Martim.

Outra é não termos um pivot/lateral mais capaz nesses momentos e que permita esbater esta lacuna explorada pelos adversários.

Em gosto muito da nossa defesa dinâmica, ágil e explosiva com jogadores fisicamente fortes mas acho que é preciso acrescentar peso.

Parece que essa lacuna é percepcionada, visto que o Moga veio ajudar neste aspeto e segundo disseram acima existe um pivot do perfil físico do Iturriza na short list do Sporting.

Não faço ideias de valores, mas o orçamento do RNL deve ser o triplo do nosso e o Kollbacher deve ser o mais bem pago. Sem pensar muito, diria entre 30k e 40k mês limpos. Os nossos mais bem pagos andam pelos 10-12k mês limpos provavelmente

Em relação ao Frade, apesar de tambem benificiar de ser o unico pivot de topo queno Barcelona tem e por isso jogar muitos minutos rodeado dos melhores do mundo, já está a um nivel superior ao do Marsenic. Nao está ao nivel dos melhores (Fabregas, Kollbacher, Saugstrup, Karalek e Banhidi), mas vem num grupo logo a seguir

1 Curtiu

Mas um pivot de 120kg é impossível de parar se for tecnicamente evoluído. A partir do momento que recebe, se só tiver um jogador em cima, consegue sempre rodar. O que se tem de fazer é não o deixar ganhar posição e/ou cortar linhas de passe. Um pivot forte com um central/lateral que consiga meter a bola “no buraco da agulha” vai sempre marcar muitos golos. Independentemente do peso que tenhas no meio. É o caso do Rui Silva e do Iturriza, como é do Gidsel com o Marsenic ou do Knorr com o Kollbacher. Marcam muitos golos assim a nos, como marcam ao Barcelona e ao Magdeburgo. Ter alguem mais pesado, pode condicionar o jogador na rotação, mas tambem dificilmente vai tapar tantas linhas de passe.

O Moga cumpre esse papel, que é importante. Em relação ao Iturriza, continuo a dizer que ele ser um bom defensor é um mito. Em Portugal tem carta branca para bater como quer e quando quer. Quem viesse para cá nao teria essa benece. As melhores defeas do Porto são com 2 entre o Salina, Valdes e Laeso no meio. Esses sim, excelentes defensores, que chegam à liga dos campeões e defendem na mesma. O Iturriza é um defensor efetico cá porque o deixam ser

Magnus oficializado. Aposto que vai ficar ali durante uma década. Deve gostar de viver lá em cima, e de fazer cá vida.

É muito mais perigoso que o Resende claro.

O José Magalhães nem aplaude o Magnus na apresentação. O Martingo volta a ser o Adjunto, esse mete nojo.

Porque será…