Andebol 08/09

Plantel 2008/09, confirmado oficialmente através do Jornal Sporting

Guarda Redes

• Humberto Gomes, 30 anos
  • Ricardo Correia, 31 anos
  • João Lopes, 20 anos, ex Ac. Amadora

Ponta Direita

• Fernando Nunes, 33 anos
  • Pedro Portela, 18 anos

Lateral Direita

• Vladimir Bolotskih, 38 anos
  • João Pinto, 26 anos

Central

• Nuno Roque, 21 anos
  • Pedro Cruz, 24 anos
  • Miguel Peralta, 19 anos, ex junior

Lateral Esquerda

• João Pinto II, 19 anos, ex junior
  • Bosko Blejanovic, 22 anos, ex FC Porto
  • Zarko Pejovic, 22 anos, ex E.V. Belgrado

Ponta Esquerda

• Ricardo Dias, 27 anos
  • Pedro Jorge, 19 anos
  • Joel Rodrigues, 24 anos, ex Águas Santas

Pivot

• Bruno Moreira, 23 anos, ex Belenenses
  • Andrey Vasyuk, 30 anos, ex D. B. Bucaresti
  • Diogo Godinho, 18 anos, ex junior

Universal

Hugo Canela, 27 anos

Entretanto comprámos um romeno gigante ao Dinamo de Bucareste, internacional A.Que se junta a Bjelenovic(?) ex-Porto.

Está aqui a noticia do Jogo:

Ucraniano Andrey Vasyuc é reforço para o Sporting

R.G./P.C.M.

Andrey Vasyuc. É este o mais recente - e muito provavelmente último - reforço do Sporting para a próxima tempora.

Trata-se de um jogador ucraniano, internacional pelo seu país, pivô, que no ano passado actuou no Dínamo de Bucareste, da Roménia - e no anterior no Vardar Skopje, da Macedónia -, tendo apontado cerca de 85 golos.

Forte fisicamente, com 1,98 metros e 107 quilos, Vasyuc, de 28 anos, foi contratado pelos leões essencialmente devido aos seus predicados defensivos, sendo que, indiscutivelmente, dará mais altura e peso à defesa da formação de José Tomaz.

A duração do vínculo entre os leões e Vasyuc será, para já, de uma temporada.

Alexandru Dedu, antigo pivô do FC Porto, mas também do FC Barcelona, clube ao serviço do qual ganhou variadíssimas competições europeias, está de novo radicado na Roménia e, ainda que não esteja directamente ligado à modalidade, mantém-se atento ao andebol. Por isso, O JOGO pediu-lhe uma opinião sobre este reforço leonino. Ainda que de forma sucinta, referiu: “Estamos na presença de um jogador grande, bastante forte fisicamente, que tem as típicas características dos jogadores de Leste da Europa. Teremos agora que ver se vai adaptar-se ao estilo e forma de jogar do Sporting.”

O estatuto de bom defensor é igualmente sublinhado pelo seu treinador Eliodor Voica. O técnico assegurou: “É um excelente trabalhador e muito forte nas defesas 6:0 e 5:1. Poderá ajudar o Sporting a fazer uma boa época. Gostaria de ficar com ele, mas o clube teve de o deixar ir, devido a problemas financeiros relacionados com a perda de sponsorização.”

Leões ao ataque no defeso

Zarko Pejovic (ex-Estrela Vermelha de Belgrado, na foto), lateral-esquerdo internacional A montenegrino; Bosko Bjelanovic (ex-FC Porto), lateral-esquerdo internacional A português de origem sérvia; Bruno Moreira (ex-Belenenses), pivô português; Joel Rodrigues (ex-Águas Santas), ponta-esquerda português; Andrey Vasyuc (ex-Dínamo de Bucareste), internacional A ucraniano; e também José Lopes (Ac. da Amadora), guarda-redes internacional português de Sub-21 português são os reforços do Sporting para a próxima temporada.

Seis contratações “cirúrgicas”, de jogadores de qualidade insuspeita e para postos específicos onde os leões estavam mais carenciados. De resto, dos seis atletas, três são internacionais A dos respectivos países e um é internacional sub-21.

De saída do plantel às ordens de José Tomaz estão Márcio Cardoso, Rúben Pacheco e ainda Welsau Bungué.

Alguem sabe para ode vai o Welsau?

Se o Ruben Pacheco vai para o Belenenses deve ser para jogar nos júniores e fazer uns jogos pelos séniores de vem em quando. Então saídas são só o Welsau e o Ruben dos juniores e o Tiago Silva e o Márico Cardoso dos séniores? Mas assim, ainda vamos ficar com 3 pivots. Penso que a confirmar-se ficamos com um excelente plantel, mas sem um central ao nivel da restante equipa, além de que perderemos competitividade nos juniores.

Não, dois pivots apenas. Este romeno que foi aqui colocado e o Bruno Moreira (ex Belenenses). O esloveno que cá tínhamos vai embora… Não deixou muitas saudades.

De resto, de saídas, não tenho conhecimento de mais nenhuma até agora.

Mas o pivot esloveno vai embora ou nao?

Sim, acho que sim. Pelo menos foi uma noticia que começou a circular assim que o Sporting ficou sem jogos oficiais.

Aliás, penso que ele só tinha contrato de uma época.

Entao ficaremos com 2 pivots, o Bruno Moreira e este Ucraniano.

À primeira vista, o plantel parece equilibrado e reforçado, vamos lá ver se conseguimos formar uma oa equipa.

Esperemos que sim, esta época tem de ser melhor que a anterior.

O plantel parece ser de qualidade espero que a atitude em campo tb melhore,vi alguns jogos o ano passado e achei a equipa com falta de empenhamento.

SL

GR: Humberto Gomes, José Lopes e Ricardo Correia. - temos um óptimo GR que para mim devia pertencer á selecção nacional, uma jovem promessa para esta posição e um 3º guarda-redes razoavel.

PE: Ricardo Dias e Joel Rodrigues. - aqui temos um excelente ponta esquerda com uma excelente atitude que faz dele o capitão e outro ponta esquerda jovem muito bom que, curiosamente, iniciou a sua formação no clube onde eu jogo. :slight_smile:

PD: Fernando Nunes. - muito bom também, apesar de achar que devíamos ter mais um ponta direita de origem.

LE: Zarko Pejovic e Bosko Bjelanovic - se o Zarko for tão bom como dizem e com o Bosko que é sem duvida um excelente lateral esquerdo, estaremos fortissimos neste posto especifico.

C: Pedro Cruz e Nuno Roque - aqui está a lacuna da equipa na minha opinião. o Nuno ainda é jovem e precisa de crescer e o Pedro Cruz na minha opinião rende mais a lateral. deviamos investir num central experiente de origem.

LD: João Pinto e Bolotskih - um grande jogador e uma grande promessa- fantástico- complementam-se um ao outro.

PV: Bruno Moreira e Vasyuc - o Bruno é fantástico tanto a atacar como a defender - é o pivot mais completo do andebol nacional - e o Vasyuc se for tão bom como dizem a defender, ele a defender e o Bruno a atacar vai ser fantástico.

Universal: Hugo Canela - faz bem as posições de pivot e ponta direita e ainda é util em certas situações na defesa. Muito util.

Este ano temos equipa para o título. Vamos la pessoal . . .

Sendo só um curioso na matéria,faço a seguinte questão:

Pelo que li nos comentarios o posto de central é a lacuna da equipa,nessa prepectiva nao poderá o Bosko desempenhar essa tarefa?

SL

Pode. Eu penso que algumas das vezes até será mesmo assim. Se o outro lateral esquerdo que veio, foi melhor que ele, ele poderá jogar a central. Apesar de não render tanto a central como a lateral, sempre rende mais a central que no banco! :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

Entao tá resolvido!!!

Humberto na baliza.

Bosko a central.

J.Pinto e Zarko a laterais.

F.Nunes e R.Dias a pontas.

B.Moreira a pivot.

SL

Poder pode mas sinceramente acho que o Pedro Cruz e o Nuno Roque dao total garantia na posicao. Pode haver necessidades pontuais nessa posicao mas acho que temos dois excelentes jogadores para o lugar. A equipa este ano está muito competitiva , e se o ano passado já tinhamos um bom grupo de trabalho , este ano nao existe razao alguma para que nao lutemos até ao fim pelo campeonato e taca. Se nao o fizermos será uma grande desilusao para todos (adeptos e especialmente dirigentes e equipa técnica).

Penso estarem reunidas as condições para lutar novamente pelo titulo.
Os reforços vão acrescentar qualidade de jogo e mesmo jogadores que trasitam vao melhorar,caso do J.Pinto que esteve lesionado.

O nosso calcanhar de aquiles vai ser novamente o jogarmos sempre fora , um pavilhao seria o nosso grande reforço para as equipas adversárias sentirem o inferno leonino.

SL

Só para avisar que passei as mensagens que eram referentes ao planeamento da época 2008-2009 e que tinham sido colocadas no tópico da época passada para este tópico :wink:

:clap:

Tinha pensado já em fazer isso mas estava à espera apenas que o plantel ficasse completo em termos de entradas e saídas, coisa que ainda não sei se está. Mas de qualquer maneira o trabalho está feito.

Pelo que parece, temos um plantel de luxo. Plantel para atacar o campeonato e ganhar.

Plantel confirmado oficialmente já foi actualizado na primeira entrada deste tópico.

Parece-me um plantel bem construído, equilibrado com 2 jogadores por posição e em alguns casos 3, com a incorporação de vários miudos vindos da nossa formação. Parece-me um plantel bem conseguido.

De notar que já se está a trabalhar na nova época. A pré-época ainda não começou mas os jogadores do Sporting têm realizado exames e trabalhos indivuais a nível da resistência e desempenho muscular.