Com a saída do Frade e do Tiago Rocha(a não ser que baixe brutalmente o ordenado porque já não é o mesmo de antigamente), ficamos sem pivots, portanto há que ir ao mercado e contratar duas bestas ao estilo Salinas e Borges, dois gajos que sejam fortes, poderosos, porque a nossa defesa precisa de peso e força.
Parabens jornal Sporting pelos 98 anos. Respeito aos premeiros e jornalistas e tipógrafos.
Acho estranha a notícia da vinda desses três cubanos que, pelas idades, não faz muito sentido virem para rodar…
Parece-me que haverão mexidas significativas e ficaria com muita pena se o Luís Frade não fizesse mais uma época em Alvalade.
Transferência
Numa tentativa de reforçar o seu lado mais “debilitado”, para atingir a glória na Europa, o Sporting CP aproveitou a paralisação para buscar o lateral direito Alex Dujshebaev
O atleta assinou pelo clube leonino com início na época 2020/2021.
1 de …
Abril
Clubes estão de acordo e propõem época sem campeão
Equipas reuniram e, por unanimidade, decidiram comunicar à federação que não pretendem jogar mais esta temporada.
Os 14 clubes do Campeonato Placard de andebol estão a preparar um comunicado, do qual darão conta à Federação de Andebol de Portugal (FAP), informando-a sobre a conclusão a que chegaram em conjunto e de forma unânime: o campeonato é para acabar já. No hóquei em patins aconteceu semelhante, embora, nesse caso, a Federação de Patinagem tenha ficado a saber que os clubes pretendem jogar.
No documento a enviar à FAP, sabe O JOGO, os clubes fazem propostas concretas tanto para esta temporada afetada pela covid-19 como para a próxima.
O JOGO está em condições de adiantar que os 14 emblemas da principal competição nacional de andebol estão de acordo quanto ao final imediato do campeonato, que tinha terminado a primeira fase, assumindo que não haverá campeão, embora esta seja uma das questões mais sensíveis. Os principais interessados eram o FC Porto, que venceu a fase inicial, e o Sporting, que iria começar a fase final com apenas um ponto de atraso para os campeões nacionais. O Benfica, a cinco pontos do comando, ainda que já bastante atrasado, teria matematicamente também uma palavra a dizer.
Outra das decisões relaciona-se com as descidas. Os clubes vão propor à FAP que não haja qualquer despromoção, ou seja, mantendo-se os 14 desta temporada, eventualmente com mais dois da II Divisão, pelo que, em 2020/21, a prova poderia ser disputada por 16 equipas, descendo nesse ano quatro e subindo duas.
Esta é uma das posições ainda não totalmente definidas, bem como o modelo competitivo caso se confirme, cenário mais provável, a ascensão de duas formações do escalão secundário - seriam o Póvoa Andebol e a Sanjoanense, os dois primeiros classificados quando a fase final, com duas jornadas, foi suspensa. Todavia, há quem defenda uma prova com apenas uma fase a duas voltas, a exemplo do hóquei em patins e do futebol.
Seja como for, todas estas propostas, que, na maioria, vão de encontro ao que a direção federativa tem pensado, não poderão ser desde já oficialmente assumidas, uma vez que será necessário conhecer bem algumas questões do foro jurídico junto da Federação Europeia de Andebol (EHF), a entidade que tutela a modalidade no Velho Continente.
O Jogo
A minha grande questão nem é se há campeão ou não, é que, nesta situação, vai ser o FC Porto a acabar por ir à Liga dos Campeões, e nós ficamos a vê-las passar.
Se a pandemia já se vai fazer sentir economicamente, se esta Direção não dá grandes garantias de investimento a sério nas Modalidades… temo que o nosos Andebol venha a sofrer muito com isto.
Em termos conceptuais que de que serve declarar que não há campeão e depois haver um clube que vai á competição europeia mais importante?
Esse clube acaba por ser o campeão.
COMUNICADO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
Por Sporting CP
04 Abr, 2020
O Sporting Clube de Portugal esclarece que se mostra disponível para que o Campeonato Placard Andebol 1 termine, caso a saúde pública esteja salvaguardada e acredita que não se devem tomar decisões definitivas enquanto existam datas disponíveis para terminar a competição. Esta tem sido a posição do Clube em todos os campeonatos das modalidades de pavilhão.
Desde o início da actual pandemia de COVID-19 que o Sporting CP tem estado sempre disponível para conversar com clubes e federações sobre soluções conjuntas para um problema comum. Foi isso que, mais uma vez, tentou fazer para na passada quarta-feira, numa reunião por videoconferência com representantes dos 14 clubes do Campeonato Placard Andebol, para analisar as repercussões que a situação presente causou no desporto e em especial, no andebol.
Apesar da convicção que a melhor solução para o Andebol Nacional é terminar as competições quando for possível, estamos também apreensivos com alguns problemas, como por exemplo as dificuldades dos jogos nas ilhas, assim como a longa paragem que os clubes já enfrentam.
O Sporting Clube de Portugal continua fortemente empenhado em colaborar com a Federação Portuguesa de Andebol para encontrar as melhores soluções para a recuperação do Andebol Nacional.
Nas modalidades não podemos aceitar que outros terminem a época como campeões, senão no futsal e no basket tinham de nos dar o título. No andebol até se torna mais importante , porque a próxima ida á Champions pode resultar num encaixe significativo.
CARLOS CAMÕES: “TENHO SAUDADES DA FAMÍLIA LEONINA”
Por Sporting CP
04 Abr, 2020
Técnico de equipamentos do andebol fala sobre o isolamento social
Numa altura em que o país e o mundo atravessam um momento complicado devido à pandemia de COVID-19, Carlos Camões, técnico de equipamentos da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal, está em isolamento social juntamente com a mulher, Sandra, colaboradora na lavandaria do Multidesportivo do Estádio José Alvalade, e o filho, Eduardo, responsável pelos equipamentos da equipa de voleibol.
“O isolamento está a correr bem. Agora numa fase já mais adiantada, é um pouco aborrecido porque não temos liberdade para fazer o que quisermos. Saímos apenas para ir às compras, mas importa recordar que não é preciso trazer o supermercado todo, somente o que é necessário”, aconselhou Carlos Camões, admitindo depois que já sente “saudades da segunda família”.
Apesar de a mãe, Sandra, referir que todos têm passado “mais tempo juntos, o que não é possível numa época dita normal”, Eduardo lembra que há algo que lhe faz muita falta, apontando ainda quais as actividades preferidas da família para passar o tempo.
“Pratico desporto e, neste momento, não posso fazê-lo com tanta regularidade. Ainda assim, a internet ajuda a manter o contacto com os familiares e nos tempos livres temos assistido a séries e filmes para nos distrairmos. Entretanto, a minha mãe e o meu irmão vão fazendo bolos”, revelou, deixando depois bem patente aquilo de que sente mais saudades neste momento.
“Tenho muita vontade de regressar ao Pavilhão João Rocha, de sentir aquele ambiente, reencontrar os jogadores, assistir à competição e experienciar a adrenalina antes dos jogos com o pavilhão cheio. Tudo isso e, ainda, voltar a ouvir o ‘Mundo sabe que’”, concluiu.
Sporting TV
2 h ·
Tire notas e aproveite as sugestões de Manuel Gaspar, hoje será o Nelson Pereira.
Não perca.
6 min ·
Hoje o Instagram fica nas mãos de Aljosa Cudic, do #AndebolSCP! ![]()
Acompanha tudo em
bit.ly/2YpRXAr
Lampiões dispensam 5 em final de contrato:
Molina
Pesqueira
Fábio Vidrago
David Carvalho
Nuno Grilo
ENTREVISTA EXCLUSIVA: VALENTIN GHIONEA.
Em entrevista exclusiva, o experiente andebolista fala da sua paixão pelo andebol, das principais diferenças entre o Andebol Português e Romeno, do convite do Sporting CP, de como tem passado a sua quarentena, e finaliza enviando uma mensagem para os “craques” do futuro.
Valentin Ghionea é o rosto da primeira entrevista do meu blog, e que rosto ! Experiente ponta-direita, que passou por grandes clubes da Europa, como o Wisla Plock (Polónia), Pick Szeged (Húngria) e Sporting CP (onde alinha atualmente), conta já com 17 épocas como profissional, e é para muitos o melhor jogador Romeno da atualidade, e um dos mais concretizadores Pontas-Direitos da Europa do Andebol, exemplo disso são os mais de 300 golos (!) que tem em apenas duas épocas ao serviço do Sporting, e os 444 golos com que conta na EHF Champions League ao longo da sua carreira.
(Ghionea ao serviço da seleção nacional da Roménia - 2019)
Sê muito bem-vindo Valentin, é um enorme orgulho fazer a minha primeira entrevista e ter desde logo o privilégio de entrevistar alguém com um currículo tão vasto como o teu, gostaria de começar por te perguntar como surgiu a tua paixão pelo Andebol? E que idade tinhas quando começaste a jogar?
Ghionea - Muito obrigado pelo convite, estou também eu orgulhoso de ser o rosto da tua primeira entrevista, quanto à tua questão, eu comecei a jogar andebol quando tinha 10 anos, sendo que a minha paixão pelo jogo já vinha de antes, começou quando tinha 6 anos, e o meu pai me levou a ver um jogo de andebol na minha cidade natal, Craiova. Fiquei desde logo apaixonado pela modalidade, e no momento em que se criou o primeiro escalão para a minha idade, o de Sub-11 não hesitei em ir experimentar e pedi ao meu pai para me levar, ele alinhou e foi aí que começou a minha história no andebol.
Como explicas a tua opção pela posição de ponta-direito ? Não é muito comum ver pontas com perto de 2 metros, no entanto foi aí que vingaste.
Ghionea - A posição de Ponta-Direita foi escolhida pelo meu treinador dos Júniores, pois naquela altura eu era baixo, só comecei a ficar mais alto mais tarde, por volta dos 18/19 anos, foi quando dei o meu maior salto em termos de altura, e quando me quiseram mudar a posição para Lateral-Direito já era demasiado tarde. Mas eu não me queixo (risos), o facto de ser alto dá me uma grande vantagem na posição de ponta, sendo que tenho um alcance muito maior, o que me ajuda bastante na hora de finalizar.
Integraste o plantel do Sporting CP na temporada de 2018/2019. E tens tido números fantásticos. Estás satisfeito com o teu percurso no clube? Foi fácil encaixar no grupo?
Ghionea - O Sporting é um clube bastante conhecido em Portugal, e também no mundo, no entanto os colegas e também todo o staff eram muito profissionais, o que me ajudou muito na adaptação, não esquecendo também os adeptos, que desde o 1º dia me enviaram mensagens de boas-vindas e sempre me trataram com todo o carinho. São fantásticos! Senti-me sempre bem e creio que tive 2 épocas bastante positivas no Sporting.
Por que motivo aceitou o convite do Sporting, após 6 temporadas a jogar nos Polacos do Wisla Plock? Foi pela ambição de experimentar algo novo? Pela comida Portuguesa? (risos), Conte-nos tudo.
Ghionea - Na verdade, quis mudar algo depois de 6 épocas na Polónia, já não tinha a motivação necessária para poder dar 100% em campo, e no momento em que recebi uma chamada do Carlos Galambas, na altura o Diretor do Andebol, a convidar-me para fazer parte do clube, foi como que um convite certo na hora certa. E claro, a magnífica comida Portuguesa, tal como o bom tempo que faz em Portugal, foram motivos que me fizeram querer vir (risos).
Por ser um Clube também de futebol, e devido à grandeza do clube, a camisola do Sporting pesa mais do que as outras camisolas que envergaste?
Ghionea - Todas as camisolas que vesti na minha carreira significaram algo para mim, só assim poderia ser para conseguir dar 100% de mim em todos os jogos, no entanto no Sporting encontrei uma atmosfera especial, como que fosse uma família grande, com adeptos apaixonados e dedicados, portanto sentíamos a obrigação de dar o nosso melhor em campo para lhes dar o maior número de alegrias possíveis e recompensar o apoio incrível que nos davam.
Sendo o Valentin um veterano no que ao Andebol diz respeito, que diferenças nota no seu jogo, dos anos em que começou a sua carreira para os dias de hoje?
Ghionea - Boa Pergunta (Pensativo), Certamente tenho uma maior experiência no Andebol, tenho um jogo mais calmo que o que tinha quando comecei, em que era muito irrequieto, sou mais compacto, e tenho outra visão sobre o Andebol, que evoluiu muito nos últimos anos e se tornou muito mais rápido e mais físico comparando com à 15 anos atrás.
Tendo que fazer um top 3 dos jogadores com quem jogou e partilhou balneário, quem faria parte dessa lista?
Ghionea - Felizmente tive o prazer de jogar com vários jogadores de topo e ter vários treinadores de muito valor durante a minha carreira, portanto poderia facilmente fazer um top 20, mas tendo que escolher apenas 3, estes jogadores foram os que mais admirei:
1.Petar Nenadic
2.Nikola Eklemovic
3.Ivan Nikcevic
Sendo que o Valentin tem já 35 anos, por quanto mais tempo pensa jogar andebol? Sente-se saudável ou sente que o corpo já está a dar sinais de que o fim está próximo?
Ghionea - Espero e desejo jogar mais 5 temporadas, até aos 40. Sinto-me bem, não perdi a paixão e a “fome” pelos treinos e pelos jogos, portanto espero que o corpo me deixe cumprir o meu desejo (risos).
O Valentin é das maiores figuras da seleção romena de Andebol e joga no campeonato Português, quais são na sua opinião as maiores diferenças entre o andebol romeno e o andebol verificado em Portugal?
Ghionea - Existem bastantes diferenças no que diz respeito ao estilo de Andebol de ambos os países devido ás diferenças físicas das suas populações, os romenos são muito mais físicos e potentes, enquanto que em Portugal se joga de maneira mais cautelosa e calculada, com mais qualidade técnica também, em oposição ao estilo mais “Caótico” verificado na Roménia.
Vivemos tempos conturbados devido ao novo Covid-19, gostaria de perguntar como e onde tem passado o Valentin a quarentena? E o que está a ser mais difícil neste período de isolamento, de que tem mais saudades?
Ghionea - Tenho passado este período de isolamento no apartamento em Lisboa com a minha família, com algumas exceções de corridas que por vezes faço no parque perto do meu apartamento, passeios com o meu cão e idas ao supermercado com a minha mulher. Tenho feito alguns jogos de tabuleiro com a minha filha e assistido Disney Channel quase 24h/dia (acho que a minha televisão já não conhece outro canal) (risos).
Para um atleta de alta competição é bastante difícil estar em isolamento, pois apesar de fazermos os nossos treinos em casa nunca é a mesma coisa, estamos habituados a um alto nível de exigência de treino, e sentimos falta do contacto, que no andebol é muito importante.
Também sinto falta de socializar cara a cara com as pessoas, principalmente de estar com os rapazes nos treinos e com os adeptos nos jogos, na verdade existem muitas coisas que sinto falta, mas espero que isto acabe o mais rápido possível e que possamos voltar a estar todos juntos.
Para finalizar, que mensagem quer deixar aos fãs de andebol em Portugal, e também às crianças que começam agora a praticar a modalidade? Qual o segredo para o sucesso?
Ghionea - Quero aproveitar para dizer aos adeptos do andebol Português para continuarem a acompanhar de perto o Andebol, para apoiarem as suas equipas favoritas e acima de tudo para darem uma força extra à seleção nacional, que está no melhor período da história do andebol Português, e que os ajudem a chegar ainda mais alto, porque não conquistarem um Europeu? Nada é impossível e o andebol Português tem evoluído muito nos últimos anos.
Para os jovens andebolistas, têm que trabalhar muito, pois não basta ter talento, e se aliarem o talento ao trabalho duro vão certamente atingir todos os vossos objetivos, sejam ambiciosos, tentem melhorar a cada treino e nunca desistam dos vossos sonhos, a vossa força de vontade vai levar-vos ao topo. Abraço a todos.
Entrevista por: Andrei Gabriel Rus.
A Excelência Do Andebol Europeu
Dispensas normais. 4 em 5 não têm qualidade para jogar num grande e o Molina deve ganhar muito para o rendimento que tem evidenciado.
Andebol
05:17
Cubano Adonis na rota do Sporting
Segundo a imprensa cubana, jogadro tem tudo acertado com os leões

- […](javascript:void(0))
Com a incerteza a manter-se sobre se os campeonatos nacionais vão regressar nos próximos tempos, multiplicam-se as notícias de mercado, com destaque para o Sporting. Segundo a imprensa cubana, Adonis García tem tudo acertado com os leões, sendo que apenas ainda não viajou para Portugal devido às restrições da pandemia do novo coronavírus. Trata-se de um ponta-direito, que tem estado em destaque ao serviço das seleções jovens cubanas, tendo sido campeão da América Central, vice-campeão juvenil e ainda bronze no torneio Panamericano. A imprensa cubana realça ainda o facto de Adonis García ir juntar-se ao seu compatriota Pedro Valdés, que está no emblema de Alvalade desde 2017/18