Realçar a escolha da fotografia do jogador ser infeliz, trata-se de um ponta direito e olhamos para a foto ele tem a bola dominada na mão direita, fui investigar e é canhoto, o que faz sentido sendo ponta direito.
A dúvida é, sai Francisco Tavares que está em crescendo? Sai Ghionea que é dos nossos 3 melhores jogadores? Saindo este último estará Adonis ou Tavares ao nível para o substituir imediatamente?
O Adonis é PD, o jogador da foto não é ele
A notícia de Adonis:
http://www.tvyumuri.icrt.cu/deportes/balonmanista-matancero-firma-contrato-con-el-sporting-clube-de-portugal/
Excelente entrevista do Ghionnea, que vai de encontro ao que eu tinha em mente sobre ele… grande craque, excelente profissional e uma pessoa que vive muito realisticamente as várias etapas da sua carreira.
Na minha opinião, o Ghionnea tem sido jogador do Sporting mais regular na presente época… como tal, e mesmo que tenha um ordenado acima da média… tem obrigatoriamente de continuar, se tb for essa a vontade dele.
Acho que o que devemos fazer é uma análise custo/rendimento… e devemos cortar é no Tiago Rocha, Vujin, o próprio Bingo !!!..
Eu ponho o Ghionnea no mesmo saco do Cavinato… vai-se dispensar um jogador com este rendimento?
Concordo plenamente.
A dispensa de Bingo é muito mais simples de sustentar do que a do Ghionea. O problema é que, se bem me lembro, Bingo veio com um contrato de longa duração, pouco usual para um andebolista.
Ainda assim…Sérgio Barros deve ser muito mais barato e não se veria grandes diferenças de qualidade.
Bingo deu “uma perninha” como segundo defensor durante a época, mas não é, nem de longe nem de perto, aquilo que precisamos para aquela posição.
Já Tiago Rocha é um caso mais complicado, especialmente se o Frade sair de imediato como se ouvem zunzuns…
Se Frade sair, mantinha o Tiago, pois não há praticamente pivots interessantes no mercado que sejam propriamente acessíveis e com qualidade.
Já agora, Ricardo Pesqueira (curiosamente pivot), além de ser um puto absolutamente excepcional, é um excelente defensor. Se for dispensado…eu não desdenharia contratá-lo para dar altura e qualidade à nossa defesa. Não mede 2 metros de largura corporal como o Iturriza…mas é um bom defensor e certamente com uma relação custo vs benefício interessante.
Também é possível que esteja na altura de analisar a nossa baliza. Skok para mim é imprescindível (não é Quintana, mas na sua melhor forma anda lá perto), mas Gaspar já pode perfeitamente assumir o lugar nr. 2 (como se viu em jogos que esteve muito bem e inclusivamente jogos de responsabilidade) e termos o outro miúdo para qualquer eventualidade.
O grande problema está e continuará a estar na lateral direita.
Ir buscar Ferraz poderia ser uma solução, embora pessoalmente não seja grande fã dele, mas fez um grande Europeu, está na Suiça logo não deve estar com um salário gigantesco.
Outras soluções??? Desconheço…ando completamente a leste do que há nos mercados dos balcãs ou até mesmo suecos/noruegueses.
Cubanos, aparentemente, é um filão demasiado espremido.
Quiçá procurar algo nos mercados iranianos/qataris/egipcíos? Não sei sinceramente…
Finalmente, precisamos de um central!!! Ruesga é e sempre será uma figura incontornável do nosso andebol e do bicampeonato, mas um forista que era altamente criticado aqui no fórum por ser polémico, disse que Ruesga custava mais do que rendia…caíram-lhe todos em cima, mas esta época foi a prova viva disso mesmo.
Temos o Gonçalo para explorar e precisamos de outro que traga qualidade no imediato.
Carneiro…já nem sei o que diga. Espero que tenha sido o fim de linha. Pode ser um companheiro excepcional, mas tudo o que é demais é moléstia.
Nik também penso que deveria ser substituído.
Por mim, imprescindíveis seriam:
SKOK
GASPAR
VAN ZELLER
FRANKIS
GONÇALO VIEIRA
VALDÉS
TIAGO ROCHA ou FRADE
GHIONEA
FRANCISCO TAVARES
O resto ia tudo de vela…e refundava-se o projecto como fez o Porto…perdeu 2 anos mas “arrisca-se” a ter a hegemonia do andebol durante os próximos 10 se aguentar esta equipa ou quiçá melhorar um ou outro ponto menos bom (pivot na parte ofensiva não é grande coisa).
E o Edmilson???
Excelente pergunta…
Quem acompanha este tópico com mais regularidade (e peço desculpa se o fazes mas não tenho essa ideia ou pelo menos não comentas muito), sabe que não tenho lá grande opinião sobre o Edmilson.
Foi uma promessa…mas já tem 26 anos e nunca deu o “passo seguinte”!!! É útil??? Sim, mas não é imprescindível e teria de ter outro tipo de dados, mormente qual é o custo que representa (se tivesse de adivinhar, diria que não será muito alto e por isso compensa a sua manutenção) para a secção.
Mas foi uma chamada de atenção bem feita…eu é que nem lhe presto atenção para ser honesto porque considero que, em particular na parte ofensiva, é uma menos valia.
Tem características físicas excepcionais…mas nunca se tornou um jogador dinâmico, desequilibrador e, acima de tudo, consciente das várias etapas do processo ofensivo.
Faz quase tudo à base do “olha…vou experimentar isto…e pumba…”. Umas vezes resulta, na maioria não.
Concordo com a análise @plantunes , mas tendo em conta esta fase e o mais que provável desinvestimento, o nível médio da equipa talvez fique num “nível Edmilson” , daí que acredito que ainda venha a ser útil, também pelo seu baixo preço claro.
Se sair o bingo deve-se ir buscar um ponta ao mercado de nível coisa que esse barros não tem e não se viu numa equipa fraca espanhola. O rocha recebe bem para o que joga e o Frade vai ficar mais um ano. O Pesqueira pode ser útil a pivot defensivo. O mladenovic/ edmilson/ vujin não têm nível e o cudic também pode ir embora o gaspar tem capacidade para assumir. Salvador tem q fazer parte da equipa para o ano.Falta um central dois LD 2 pivots na minha opinião para rivalizar com o porto. Caso contrário para o ano até o Benfica nos vai massacrar.
O Bingo não sai…
A única medida positiva do Bananas em 2 anos, é que era a justificação na ponta da língua pra os que ainda o defendiam (“e o Anti”, “mas ele foi buscar o Anti”), desvaneceu-se.
Mas muda-se quando?
A notícia é péssimo e zero esclarecedora… Vai antecipar a saída? Vai mudar-se em 2021 como já anunciado e portanto não é novidade nenhuma?
Não percebo como pode haver jornalismo tão fraco como este. Mesmo que a notícia tenha sido pago escrita por um estagiário é inadmissível.
O treinador da outra equipa já veio dizer que se expressou mal, o Anti fica cá mais 1 ano
Posso ser polémico, mas eu preferia que se fosse já embora, o seu carácter ficou bem demonstrado nesta situação, mas entendo perfeitamente quem tenha opinião contrária à minha
A notícia já foi até retirada do site.
Há uma ou outra coisa que me dão um amargo de boca em relação ao Anti e às expectativas que tinha.
Por outro lado, sei que o Anti queria fazer no Sporting um projecto que foi completamente o oposto do que acabou por receber…se isso é justificador para as minhas críticas? Não creio.
Ainda assim, tal como muitos já o fizeram no passado, tenho a imagem de ser um gajo frontal e verdadeiro e se disse que ficava mais um ano…eu acredito.
Saudades. “não vamos desinvestir porque veio o Anti pra o Andebol”
Loles
O Anti tem 1 defeito: o discurso e act. redes sociais é demasiado paternalista.
E isso pode dar a ideia de que veio cá viver 1 espécie de sabática.
Tens razão, eu não comento muito e, sinceramente, não possuo os conhecimentos de muitos de vós. Pessoalmente, gosto dele, é um jogador forte, determinado e com mística. Por outro lado é muito intermitente, não sei se devido a lesões ou qualquer outra coisa, mas quando aparece, nota-se (pela positiva). Contudo, volto a frisar, esta é apenas a opinião de um apaixonado (pelo Sporting!) que não dispõe de conhecimentos suficientes quer da modalidade quer dos meandros do plantel.
Os teus argumentos são perfeitamente fundados.