[Análise] Relatório e Contas da SAD SCP 2006/07

Estás enganado e em grande…

O Benfica diferencia (ou diferenciava) os lugares cativos que se encontram numa rubrica à parte… se somares os cativos deles mais as receitas de bilheteira dá um valor muito superior ao do Sporting. Eu já coloquei algures os números dos dois, mas já não me lembro onde… seja como for, é só ir ao relatório deles da SAD e comparar com o nosso para perceberes a diferença.

Completando… 12,643 Milhões é o valor do benfica para a bilheteira (contando com os cativos) em 2006/07, portanto, superior aos 11,330 Milhões do Sporting.

Ah. Então é a malta ali no futebolnegocios que não sabe ler o relatório…

E, de repente, o Mundo passa a fazer mais sentido.

LOL… por acaso foi isso mesmo que aconteceu… experimenta ler as 2 tabelas de receitas dos 2 relatórios, o das galinhas e o do Sporting, e logo vês que no Sporting a bilheteira compreende os lugares “Gamebox” e que nas galinhas existe uma rubrica chamada “Cativos” que está separada da “Bilheteira” que essa sim tem apenas 9 milhões e qualquer coisa.

Foi portanto um erro de leitura incorrecta dos dados por parte do futebolnegocios.

Existem diversas razões para se receber um salário por uma empresa, nomeadamente poupança de impostos.
Paga IRC 25%( ou não , pode ter reporte de prejuizos nessa empresa), mas não paga 42% de IRS + 11% de SSocial.

Para o SCP tb é melhor pk não tem k pagar os 23,75% da SSocial nem o seguro de trabalho.

facil. ;D :wink:

Eu não. O que eu acho inadmissível é ter o mesmo patrocinador que o Benfica. É tão simples como isto: se Sporting e Benfica são patrocinados pela mesma entidade, um deles está a ser lesado:

  • Se receberem o mesmo, é o Benfica - tem mais adeptos, é mais visto, vende mais, etc. É uma idiotice receberem o mesmo e podiam de certeza esticar a corda e ganhar mais dinheiro com outro patrocinador.

  • Se o Benfica recebe mais, somos nós os lesados, porque não temos nada que aceitar ser menorizados e conseguiríamos ter de certeza mais poder negocial e ganhar mais junto de outro(s) patrocinador(es) concorrente(s).

Mesmo na paisagem cartelizada do capitalismo à portuguesa, esta cena de os mesmos tipos patrocinarem os três grandes é absurda.

Mesmo na paisagem cartelizada do capitalismo à portuguesa, esta cena de os mesmos tipos patrocinarem os três grandes é absurda.

Nem mais. É um atentado à livre concorrência e um caso único na Europa. Escusado será dizer que o Sporting é o mais lesado dos três grandes, porque não tem ganho tantos títulos como o Porto ultimamente, nem tem tantos adeptos quanto o Benfica. Logo, neste momento tem menos poder negocial. Tem portanto de partir para outra e procurar a diferenciação, enquanto não puder exibir mais vitórias no futebol.

Porque é que os patrocinadores têm de ser portugueses? O Sporting jé teve um patrocinador estrageiro, a Faxe. Não me choca nada voltar a ter, principalmente se der mais dinheiro. Seria uma bofetada neste capitalismo de regime, sem capital. Há muito trabalho a fazer aqui, para o Sporting se libertar deste espartilho que lhe tolda a competitividade face aos rivais. Espiríto de “vendedor” precisa-se para “vender” a marca Sporting! :wink:

obvio que o SCP nc deixara de ter patrocinio do BES nas camisolas, afinal de contas e’ uma das entidades que continua a explorar o SCP de forma descarada ja’ que emprega bastantes empregados seus no clube.

Recordam o tópico sobre "fechar contas na CGD porque eles tinham “patrocinado” (ou melhor, pago) a estrumeira do Seixal? é isso que as grandes empresas temem e é por isso que os grandes apoiam os 3 principais clubes portugueses.

Aqui ninguém se queixou do facto da AXA patrocinar o Braga :arrow:

Tem razão Lionheart, mas (há sempre um mas…).
A PT e o BES patrocinam os 3 grandes porque ninguem paga melhor … e contra isto.

A Vodafone patrocinava as gaylinhas e chegou a conclusão que estava a deitar dinheiro fora, logo acabou.

Já agora o ter mais adeptos não implica (necessáriamente) um patrocinio maior. A capacidade economica desses adeptos e mais importante que o numero. É por isso que a publicidade na televisão não tem só em conta o numero mas tambem a “qualidade”.

…patrocinou porque em 2001-02 o patrocinador da Instituição era a Telecel, marca que acabou em Setembro de 2001 quando a Vodafone entrou no mercado. Óbvio que era marca a mais para aquela camisola e por isso no fim… bye!

Devem mesmo ser uns génios pioneiros, porque não vejo mais nenhum grande clube na Europa a ter o mesmo patrocínio que o seu maior rival. E olha que há várias rivalidades com a mesma - ou até maior - intensidade que a nossa. A exposição de uma marca na camisola de um “grande” capta de certeza muito mais gente do que a que se perde com os “boicotes” de uma ou outra franja de fanáticos. Por isso, não é por aí

Agora se me vieres falar de típica “dissuasão preventiva” de propostas concorrentes aos cartéis instalados, de relações promíscuas entre dirgentes dos clubes e essas empresas/bancos ou de concentração da angariação de patrocinadores em meia dúzia de mãos - aí já te acompanho.

Ainda em relacão a este relatório, dei por mim a olhar para uns quantos números curiosos. Ora:

NOTA 7 - NÚMERO MÉDIO DE PESSOAS AO SERVICO DA EMPRESA

Distribuicao … 30 Jun 07 … 30 Jun 06
Administracão, Serv Centrais e Pessoal de Apoio … 2421
Futebol Profissional (jogad, técn, pessoal apoio) … 65 … 65 …
Futebol Formacãol (jogad, técn, pessoal apoio) … 102 … 97 …

NOTA 43 - REMUNERACÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS

Órgãos Sociais … 30 Jun 07 … 30 Jun 06
Conselho de Administracão … 411103
Revisor Oficial de Contas … 18 … 15 …

O que me chama aqui a atencão é o seguinte: os Funcionários da SAD a nível de Administracão, Servicos Centrais e Pessoal de Apoio aumentaram em 3 de 2006 para 2007 (21 para 24), mas os ordenados do Conselho de Administracão aumentaram 308 mil € de 2006 para 2007 (103 para 411). Acho que podemos deduzir que os 86 mil € de prémio do Carlos Freitas fazem parte deste aumento, mas nesse caso, sobram 222 mil € que o Conselho de Administracão recebeu a mais que em 2006 e, que me lembre, não estou a ver assim mudancas de monta no Conselho de Administracão durante este exercício. :eh: :think: :think:

Lá vou eu desenterrar este tópico, mas um novo comunicado à CMVM ([url]http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PC19291.pdf[/url]) surgiu com os resultados de 2006/2007 apresentados segundo a norma IFRS. Não vi o antigo relatório por isso deixo as considerações que achei pertinentes (de entre aquelas que percebi :-[).

As demonstrações financeiras agora apresentadas, reportam-se ao exercício findo em 30 de Junho de 2007 foram preparadas de acordo com os IFRS que estão em vigor e que foram adoptados pela União Europeia, tomando também em consideração as expectivas de aprovação de alterações de normas que possam vir a ser adoptadas até 30 de Junho de 2008.
O plantel da equipa de futebol profissinal é composto por 24 jogadores, dos quias 9 (37,5% ) foram[b] formados pela sociedade[/b] e 14 (58%) são jogadores internacionais, ou seja, que competem nas respectivas selecções nacionais.
É sempre bom relembrar que a Academia já é da SAD e dos seus accionistas e não do Sporting Clube
Conforme divulgado na nota 32 , os ajustamentos de transição, reportados a 1 de Julho de 2006, determinaram a redução do capital proprio da Sporting SAD em 30 Junho de 2007 em 52 715 milhares de Euros, dos quais 47 738 milhares de Euros correspondem ao ajustamento de transição pelo diferimento da mais-valia obtida na alienação de uma participação financeira, reconhecida em exercícios anteriores em base POC, líquido do respectivo efeito fiscal. [b]Na medida que esteja perdida metade do capital, ficará a Sociedade enquadrada no âmbito do Artigo 35º do Código das Sociedades Comerciais, sendo as demonstrações financeiras IFRS relevantes para efeitos legais a partir do corrente exercício 2007/2008[/b].
Isto quer dizer o quê? Que com este "project finance" estão a prever que o Sporting fique com menos de 50%? E aquela conversa de que os sportinguistas é que iriam decidir o futuro? Conversa para inglês ver...
No âmbito do contrato de abertura de crédito em conta corrente com o BES e Millenium bcp foram prestadas garantias de créditos de bilheteira, créditos de garantia e créditos de passe. Em relação aos créditos de passe , estão incluídos os direitos desportivos detidos ou a deter pela Sporting, SAD relativos aos jogadores de futebol profissional do plantel (ver Nota 10) que com ela tenham celebrado um contrato de trabalho, sujeitos à regulamentação especifica da FPF, LPFP, UEFA e FIFA, e que não estejam ou sejam dados em penhor ao abrigo do contrato de associação em Participação.
Que giro...tudo penhorado.
Direitos Televisivos - Foi celebrado em 2001 com a Olivedesportos, SA, em regime de exclusividade, um contrato sobre os direitos de transmissão televisiva para as épocas de [b]2001/2002 a 2007/2008[/b]. O pagamento dos direitos televisivos, por parte da Olivedesportos, é efectuado directamente à SPM. A Sporting, SAD debita a SPM por esse mesmo montante.
Este ano vai haver renegociação com a Olivedesportos?! Vou estar atento a este negócio e faço já um prognóstico: o novo contrato terminará em 2013 :whistle:
As remunerações do Conselho de Administraçao de curto prazo são Euros 573 milhares.
:xock: Digam-me por favor que é ao ano...Pagos a peso de ouro para fazerem a porcaria que fazem

Vou tentar responder a algumas das tuas questões:

Em primeiro lugar, importa referir que este IFRS se trata simplesmente de uma organizacão contabilística diferente e que as ontas continuam a ser as mesmas, podendo é ser contabilizadas em diferentes categorias ou períodos temporais (por exemplo, as receitas da entrada na LC que antes eram contabilizadas no final do exercício correspondendo ao final da época em que o SCP teria garantido a entrada, são agora contabilizadas no exercício seguinte, i.e., início da época seguinte aquando da participacão efectiva na LC).

Agora ao que tu escreveste:

Estamos aqui a falar dos contratos profissionais dos jogadores e não da Academia. A SAD, além da equipa de futebol profissional, é detentora dos contratos dos Júniores da Formacão.

Isto é uma categorizacão jurídica. A SAD tem um capital próprio - 52M€ - que foi reduzido para 47M€ devido à exclusão da receita da entrada na LC do exercício de 2006/07 para passar a ser contabilizado no relatório de 2007/08 (o tal ajustamento de IFRS). Aqui nada de novo, o que eles informam é que se a SAD perder metade do capital próprio (metade de 52 julgo eu, ou 42 se contarmos com o capital inicial) então passa a ser enquadrada num novo regime jurídico (esta é a minha leitura).

O que referes é o seguinte: para a SAD contrair o empréstimo bancário de médio e longo prazo de 15M€, a mesma deu como garantias aquilo que citas acima, que é no fundo os activos da SAD. Nada de estranho portanto. :wink:

Os direitos televisivos de 2001/02 - 2007/08 foram para a SPM por imposicão do Project-Finance - o Sporting precisava de canalizar para a SPM (ex-NEJA) dinheiro para a construcão do Estádio - isto vem em todos os R&Cs da SAD.

O que se passa é que os contratos de 2008/09 - 2018/19 NÃO ESTÃO na posse da SAD, mas sim da Sporting Comérico e Servicos do Clube - se bem te lembras, estes direitos televisivos foram cedidos pela SAD à SCS (entre outras coisas) pelos tais 65M€. Recentemente, a SAD tentou que os sócios aprovassem a ‘devolucão’ desses direitos televisivos, algo que foi reprovado e que eles andam a tentar fazer por outra via. >:D

LOL… lá isso é verdade. :great:

Thanks Paracelsus. Aprende-se imenso contigo :great:
Estava a fazer uma tempestade num copo de água.