[Análise] Relatório e Contas da SAD SCP 2006/07

Onde é que posso consultar o R&C? Tanto no site da CMVM como no do Sporting, só está ainda o do ano passado…

Quanto aos número, e analisando apenas o pouco que está disponível, concordo em traços gerais com a notas do forista que criou o tópico.

Para além da comparação com o ano passado, é interessante comparar com o que foi previsto em 2003, e que era que nesta altura iriamos facturar 30 M EUR + 6 M EUR em venda de jogadores, quando na realidade facturamos 40 M EUR + 25 M EUR; e que o lucro previsto era de 5 M EUR e na realidade foi de 15 M EUR. Contudo os custos previstos eram de 31 M EUR (dos quais 25 M EUR seriam custos operacionais) e na realidade foram 51 M EUR (34 M EUR operacionais). Ou seja, facturamos mais mas também estamos a ter muitos mais custos.

Notas soltas:
11.3 M EUR em bilheteira + lugares anuais - para 35 mil lugares que parecem ser a nossa média, são 322 EUR/ano por cada lugar. Se conseguirmos vender os 15 mil lugares restantes, nem que seja por uma média de 100 EUR por lugar (ou seja, uns 5 EUR por jogo!) são mais 1.5 M EUR, é pouco mas dá para pagar alguns salários.

Quotas: urgente aumentar, pela primeira vez estamos acima do valor de 2004, mas há potencial para duplicar este valor

Facturação total excluindo venda de jogadores, 40 M EUR, é um valor já idêntico ao dos porcs no ano passado, e não deverá estar muito longe dos orcs (no ano passado tiveram 52 M EUR mas com uma LC muito boa, este ano deverão andar pelos 45 M EUR). Temos que aumentar este valor, é aqui que seremos um clube mais estável.

Os custos elevados preocupam-me, um aumento de 39 para 50, tenho mesmo que ler o R&C para perceber se é preocupante, se temos custos ao mesmo nível dos rivais, como é que eles conseguem ter uma folha salarial muito mais pesada, logo mais uma equipa em teoria mais forte?

[url]http://www.sporting.pt/IncSporting/pdf/investor_relations/Relat�rio%20e%20Contas.pdf[/url]

Referente ao ano fiscal que é compreendido entre 1 Julho de 2006 e 30 de Junho de 2007

Não concordo aumento das quotas acima da inflacção. É muito importante manter esse vínculo dos adeptos ao clube. Já todos devem ter visto o orgulho com que gente muito humilde tira o cartão da carteira e o mostra com as quotas em dia. Tem que se ir buscar dinheiro a outro sítio. Não se esqueçam, o clube são os seus adeptos. Tudo o resto (dirigentes, jogadores, intalações, etc) é transitório.

O aumento das quotas tem que vir do aumento do nº de sócios, penso que por aí é possivel duplicar com toda a facilidade.

Ainda me lembro (embora mal) de um tópico onde era discutida a estratégia de FSF, assumida por ele próprio… Fazer anualmente entre 13 e 15 milhões de receitas, mantendo a bandeira da candidatura, isto é, manter os melhores valores do Sporting.

Vão lá às contas e excluam as verbas de vendas, e depois discuta-se a seriedade da referida estratégia!!!

Penso que o valor não era esse…o Sporting já faz, sem vendas de jogadores, 40 M EUR. 15 em bilhetes+boxes+quotas, 15 em TV’s+patrocínios, 10 no resto, que inclui prémios da LC.

Obrigado, Márinho, e pela PM.

Aquilo que FSF apresentou há menos de um ano eram numeros que rondavam os 53 milhões de receita e os 40 de despesa, isto “num ano normal”, o que sempre entendi, aliás à luz do projecto que foi apresentado com a venda do patrimonio, implicaria a manutenção dos melhores jogadores.

Essa realidade está tão longe de alcançar como o homem caminhar por Marte! E no entanto há muita gente que bate palmas e acha que os objectivos estão a ser conseguidos… mas que objectivos? Os de FSF não são de certeza.

Nas empresas profissionalizadas, como o Sporting parece querer ser, os gestores que apresentassem um plano de acção com vista a determinados objectivos, e depois não os atingissem, eram postos na rua… Mas as comparações só são feitas quando interessa!

Já o valor dos custos, 40 M EUR, suponho que te refiras aos custos operacionais: hoje temos 35 M EUR, significa que a SAD s Aquilo que FSF apresentou há menos de um ano eram numeros que rondavam os 53 milhões de receita e os 40 de despesa, isto "num ano normal", o que sempre entendi, aliás à luz do projecto que foi apresentado com a venda do patrimonio, implicaria a manutenção dos melhores jogadores.

Essa realidade está tão longe de alcançar como o homem caminhar por Marte! E no entanto há muita gente que bate palmas e acha que os objectivos estão a ser conseguidos… mas que objectivos? Os de FSF não são de certeza.

Nas empresas profissionalizadas, como o Sporting parece querer ser, os gestores que apresentassem um plano de acção com vista a determinados objectivos, e depois não os atingissem, eram postos na rua… Mas as comparações só são feitas quando interessa!

Então os valores de que falas são os 53 M e não 13-15, certo? Nessa altura também achei os valores exagerados, mas isso porque no ano anterior tinhamos facturado, sem venda de jogadores, apenas 32 M EUR. Mas passado um ano aumentamos 8 M EUR, o que é sempre notável…são mais 33%.

Quanto aos custos, 40 M EUR, e penso que te referes aos custos operacionais, como hoje estamos com 35 M EUR, significa que há espaço para mais 5 M EUR; estes valor corresponde a salários (profissionais e academia, jogadores e estrutura), se considerarmos que 1 M EUR vai para a academia, 4 para os profissionais, são 280 mil EUR, brutos, mais de vencimentos mensais que se podem pagar aos jogadores. Penso que este valor aponta para um aumento portanto dos vencimentos a pagar.

Relativamente ao R&C, aconselho todos a lerem, mesmo sem formação contabilistica há lá muitos dados importantes; e se tiverem dúvidas postem aqui que alguém tentará descodificar alguma linguagem mais técnica.

Dados importantes que retirei desta leitura…

  • “Academias Sporting” - num ano, 4 escolas com 900 “alunos”; prevê-se a abertura de mais 10 escolas. Confirma-se que é um conceito de Franchising
  • dado muito importante: contabilisticamente o Sporting tem os passes de 95 jogadores (plantel principal + jovens), que valem “apenas” 14,5 M EUR. Ora bem, sabemos que só o passe do Veloso deverá andar pelo dobro desse valor. Isto significa, e é uma crítica recorrente aos nosso métodos contabilísticos aplicados ao futebol, que na realidade o noss activo da SAD é muito maior do que os míseros 100 M EUR que constam lá.
  • com a contratação, prémios de assinatura, comissões, etc, gastamos 9,3 M EUR nos novos jogadores (Vuk, Stoj, Puro, Pedro Silva, Celsinho. Estes valem contabilisticamente exactamente esses 9,3 M EUR, passando o total dos jogadores a valer 23,7 M EUR
  • nos 100 M EUR de activos, aparecem 23 M EUR de dívidas de outros clubes, mais 2 M EUR de dívidas em que provavelmente ficaremos a arder (Nápoles, pela venda do Vidigal, e Cerro Corrá, não percebo o que é que estes nos devem; e não se consegue cobrar a dívida ao Nápoles, chegando junto da FIFA/UEFA???), mas aparecem também 62 M EUR de dívidas de outras empresas do Grupo, mas náo concretizam que dívidas são estas! Quem deve dinheiro à SAD? O Clube? A empresa do Eetádio? (que mudou de nome, de NEJA para SPM - Sporting Património e Marketing SA) - Penso que entretanto descobri: há 2 anos vendeu-se por 65 M EUR a participação na DE (Desporto e Espectáculo SA), o que na altura já me pareceu uma jogada contabilistica da treta
  • falando de clube, é efectivamente lamentável que não haja contas consolidadas. Basta olhar para o passivo bancário da SAD: apenas 33 M EUR!!! Dos quais 18 M EUR de um empréstimo obrigacionista entre 2005 e 2008, e 18 M EUR de empréstimo bancário; disto pagamos (a SAD) “apenas” 181 mil EUR de juros. Ora porra para estas contas, nós queremos é saber do célebre valor do passivo global e da dívida aos bancos que nos estrangula, falar destes 181 mil EUR é uma piada.
  • ponto positivo, os proveitos de 14 M EUR, que ainda podiam ser maiores porque se declarou 2 M EUR para provisões, um custo fictício. Como negativo, isto foi possível graças à venda do Nani, senão teria dado prejuizo de 10 M EUR.
  • o valor adicional ganho pelo contrato com a Puma foi de apenas +/- 2 M EUR. O valor não é indicado claramente no contrato, mas infere-se que assim é (quem quiser, eu explico melhor)
  • o aumento enorme dos custos com pessoal (17.4 para 21.6) explica-se com a renovação de contratos, prémios de jogo/objectivos e rescisões de contratos (Loureiro?)
  • ainda me hão-de explicar porque é que o administrador Pedro Mil-Homens recebe o seu salário via uma empresa e não como particular!
  • importante, muito importante, estratégia do Sporting:
    • desenvolver jogadores na Academia para diminuir a necessidade de aquisição de jogadores fora do clube
    • equipa principal competitiva por via de incorporação desses jovens
    • rigor financeiro, através do tecto salarial, possivel precisamente devido a esses jovens
    • sucesso desportivo para obter também maiores receitas da UEFA
    • maior força da marca Sporting através de 4 vertentes: royalties, merchadising, bilhetes e novos sócios
    • franchising da Academia para potenciar: maior base de recrutamento, projecção da marca, captação de novos simpatizantes, sua convesão em sócios, e novas receitas
    • maior rentabilizaçao da academia (mais eventos) e cursos de Verão
      (como vemos, a estratégia está definida, é clara, e parece óbvia; faltará talvez alguma capacidade de a implementar e imaginação)
  • temos um conselho de administração com 5 membros:
    • apenas 3 são executivos (Rita Corrêa na financeira, Cácá no futebol e Mil-Homens na Academia - está explicado o estado sleeping beauty do merchadising por exemplo…)
    • porque é que raios 2 deles nem têm acções do Sporting e que no total dos 5 apenas têm umas 1.600 acções?!?
  • sobre um tema que esteve por aí há pouco, do cumprimento das normas da CMVM, o relatório explica quais é que estão aplicadas, quais é que não e porquê; as explicações vão no encontro do que eu na altura postei, mas este não é o ambito para essa discussão. Algumas das recomendações que não estavam a ser seguidas já se encontram agora em processo, excepto algumas que o Sporting claramente diz “isto não queremos”.
  • no total os administradores (executivos) receberam 325 mil EUR; tirando os 86 mil do prémio do cácá restam 240 mil para os 3, o que dá uma média de 80 mil a cada (anual), mensal bruto (/14) de 5.700 EUR. Pelo que percebo, foi outro tanto para encargos (IRS e SS).

Sr. Rui,

Ainda me lembro do Roquette afirmar que todas as infras-estruturas se iriam pagar elas mesmo, que o Alvaláxia ia dar lucro…
Ainda me lembro do governo dizer que ia baixar os impostos…
Ainda me lembro do Roquette dizer que o Sporting em cada 5 anos ia ser 2 ou 3 vezes campeão…
Sinceramente, não me lembro/não sei dos numeros apresentados pelo FSF na altura por isso não vou argumentar contra, agora em Portugal o que se orçamenta e o que é no real é mto diferente,sempre foi, sempre será…o objectivo é aproximar sempre ao que foi orçamentado…

Bem,
Começando por alguns pontos,
Os passes que constam no activo são à data de aquisição, a unica maneira de actualizar (não sei se para jogadores funciona assim) seria através de novas avaliações de passes e não sei se isto se faz…
Repara, tu compras uma casa por 100.000€, o que vai para o activo será sempre +100.000€ de imoblizado corporeo (a casa física) e -100.000€ de depósito à ordem (se a comprasses a pronto) ou então +100.000€ no lado do passivo se ficasses a dever… as contas te um lado têm que ser sempre iguais à do outro lado.
MV, quase custo 0; JM quase custo 0; Adrien quase custo 0; Tonel vale o que pagámos ao Maritimo e por ai fora…

Passivo…ora isso são contas da SAD; para vermos tudo tintin por tintin tem que ser atraves do Sporting Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS) onde está lá o passivo de todas as empresas (SAD; SPM;e todas as outras) se repararem o estádio não está no activo da SAD.

Provisões devem ser sempre constituidas, ainda muitas empresas em Portugal ignoram isto, em termos reais “provisões” não existe, mas o que refere é que do dinheiro que devem ao Sporting, este põe a hipotese (não quer dizer que aconteça) de não lhe pagarem 2M…é o que se chama precaver contar com o ovo no cu da galinha… então como este mundo anda é sempre bom de se fazer…

Pedro Mil Homens a receber o salário pela empresa só me ocorre para liquidar IVA… :stuck_out_tongue: o que me parece irrealista…

A propósito de contas: [url]http://www.futebolnegocios.com/?p=107[/url]

Achei interessante verificar que temos uma receita de bilheteira superior à do Benfica (11.3 vs 9.9 M€). Isto mesmo quando o Benfica tem um estádio maior e creio que mais gente nos seus jogos…

Eu trocava de bom grado os 140 mil euros a mais para ver mais gente nos jogos ::slight_smile:

E os 1.4 milhões, ou seja os 14% a mais de receitas? Eu se calhar já não…

my mistake, sorry ^-^

Achei interessante verificar que temos uma receita de bilheteira superior à do Benfica (11.3 vs 9.9 M€). Isto mesmo quando o Benfica tem um estádio maior e creio que mais gente nos seus jogos...

É capaz de haver uma explicação para isso. Conheço um benfiquista que não é especialmente adepto de futebol e é muito “agarrado”, só que o filho atentava-lhe a cabeça para levá-lo à Luz e então de vez em quando ele tinha de ir à bola com o miúdo. Só uma ressalva, porque isto passava-se no antigo estádio da Luz. Então, o esquema dele era chegar à porta de entrada sempre dez minutos ou um quarto de hora depois do jogo começar e depois entrava sem pagar. Gabava-se que na Luz se deixava entrar toda a gente que estivesse à porta sem bilhete depois da hora, para compor a casa. Dizia que aquilo era tudo ao molho, com gente do Casal Ventoso e sítios assim, que aproveitava e via o futebol sem pagar.

Não sei se hoje em dia também há esta bandalheira, mas não me admirava nada. Pelo menos explicaria a diferença de receitas de bilheteira entre o Benfica e o Sporting, quando o Benfica tem mais espectadores em média que o Sporting. Todavia, pelos vistos, grande parte se calhar não paga para entrar, como no tempo do Vale e Azevedo e do Vilarinho no outro estádio. É com cada vigarice aqueles gajos! Tudo em nome da “grandeza” do beifica. :lol:

Não sei se será essa a explicação. Porque o número de espectadores oficial é apurado em função das leituras dos torniquetes. Se esse pessoal entra à borla e sem bilhete, não vão ser contabilizados e não entram no número oficial de espectadores. Logo, isso não explica o aparente desfasamento entre a receita e o número de espectadores.

Provavelmente a explicação entre os resultados dos 2 clubes está no preço dos bilhetes. No Sporting vão menos pessoas e pagam mais, no Benfica vão mais pessoas mas pagam menos.

Acho que a departamento de Marketing do clube e principalmente esta direcção vendem muito mal a marca Sporting.

Acho inadmissivel que o Sporting recebe menos dinheiro do BES que o Benfica, sendo este o patrocínio exclusivo da Chamions League. Neste tipo de coisas é que devemos refletir. Trata-se de imcompetência, nada mais. Títulos? Temos mais nos ultimos anos que eles portanto a desculpa não pode ser essa.

Não digo vender o clube na loja dos chineses como faz o LFV mas temos de vender o Sporting bem.

Podes indicar onde viste essa informação sobre o BES? Isto porque me lembro de, na última Assembleia Geral, e a propósito deste tema, o Soares Franco ter dito que o BES pagava mais ao Sporting que ao Porto - como argumento a favor da melhoria de resultados neste item. Claro que o que não disse foi que isso provavelmente se devia ao facto de ser o patrocinador principal nos jogos da Champions. Como na altura ainda só tinha havido, salvo erro, um jogo (Man Utd em casa), não tive a certeza de ter visto BES na parte da frente das camisolas e, por isso, não o confrontei com essa questão…