[Análise] Plantel SCP 2007/08

Bem,
Não vou dizer nada que ninguém não saiba, mas acho que vai ser um desafio interessante, extremamente importante e perigoso para o Paulo Bento.
Isto porque quando ele chegou ao Sporting, a 1ª coisa que fez foi “reconstruir” os jogadores e a equipa de trás para a frente. Quem não se lembra da desgraça que era o Ricardo (foi suplente durante uns jogos) das fífias do Polga, por ai fora…
Infelizmente o Sporting perdeu o def esq. e o GR titulares e ele não deve ter achado muita piada, ou já estaria a contar com alguma coisa e já tem algo na manga? a ver vamos…

é a palavra. Foi-se Ricardo, Caneira, Tello e Nani. 36% da equipa que embarca. Tanta mudança, nem olhando ao valor dos jogadores, leva geralmente a uma coisa: uma má época.

EDIT: Linguagem ofensiva.

Não vou tão longe…salvo erro em dezembro/janeiro de 99/00 fomos buscar Cruz,Mpenza, César Prates e fomos campeões… (corrijam me se tiver errado na altura das contratações…)

Estás certo.

Também me parece um risco enorme tanta alteração no onze titular, sobretudo neste caso especifico em que não se conhece verdadeiramente o real valor dos reforços.

Ouço e leio expressões de muito agrado em relação aos novos jogadores, mas tenho algum receio (muito mesmo) que possam vir a ter problemas de adaptação, e depois quero ver como ficamos.

E concordo com os que acham que o balneário perdeu “peso” e equilibrio… Sair Ricardo e Caneira, tidos como líderes do grupo, mais Tello que era o jogador mais antigo no clube, não é lá grande sinal.

Esperemos que os miudos (Moutinho e Veloso) assumam o seu papel o mais rapido possivel.

Análise?

Plantel 2007/08 > Plantel 2006/07

Isto não quer dizer nada, mas… ;D

Concordo!
Plantel deste ano mais forte no seu todo!
Foram embora jogadores sem valor para o Sporting (Garcias, Buenos, J Alves, …) tendo sido trocados por contratações que parecem prometer, e daqui advém a minha maior preocupação…
Pareceu-me uma política razoável nas compras (jovens promessas de selecção), mas serão sempre incógnitas até provarem de facto o seu valor.
Acho é que em termos de 11 o Paulo Bento vai ter de novo muito trabalho porque parecendo que não, são 4 titulares de uma vez, isso faz sempre mossa. Digam o que disserem do Caneira eu preferia-o a central ao Tonel (mais garra, mais “rato” e voz de comando) e o fdp Tello do final da época fica bem acima de qualquer dos putos que aparentemente irão fazer o lugar. Já a GR tenho esperança que não notemos nada de especial, assim se entrose bem com os defesas na comunicação, e onde se vai notar menos digo eu, será no lugar do Nani, porque tenho reais esperanças no Vukcevic ou Izmailov. Na frente mesmo que o Puro não se revele nada de especial, o Derlei não fará pior que um Bueno ou Alecs por isso não será por aí.

Concluíndo, vamos depender muito do afirmar ou não de um dos médios (pelo menos 1) e da vinda de uma lateral esquerdo decente (para mim Alvim ou Alonso numa de apostas internas). Se as contratações não bombarem, meus amigos, estamos claramente mais fracos…

Depois de ver estes dois jogos, aqui fica a minha análise ao plantel do SCP para esta época:

• Guarda-redes: Alguém já se lembrou do Ricardo? A única perda que esta saída nos poderá ter trazido, trata-se da experiência que um jogador com 31 anos e titular de uma selecção como a Portuguesa obrigatoriamente tem de adquirir. No restante não estamos pior do que estavámos. Stoijkvic e Rui Patricio são dois bons guada redes, que se podem tornar excelentes. Falta ver como se comportarão em jogos de grande pressão.

• Defesa: Gostei do que já vi ao Gladstone. Bom a defender, mas com alguma dificuldade a sair com a bola nos pés ( nesse aspecto, tenho saudades do Beto). Abel já muito bem fisicamente, Polga e Tonel a cominho do que nos habituaram e no lado esquerdo da defesa é que está o calcanhar de Aquiles. Ronny e André Marques não têm neste momento categoria para serem titulares do SPC. Na minha opinião emprestava-se o Ronny, para ver como evoluia o Marques a trabalhar um ano com o plantel. É urgente contratar um bom DE e de preferência que possa jogar na direita, numa eventual lesão do Abel. Para desenrascar um jogo ou outro na direita,o Tonel já mostrou na época passada que também pode fazer o lugar.

• Meio campo : É o sector onde o SCP mais pode evoluir do ano passado para este. Isto pq para colmatar as saída de Nani, Carlos Martins e Custódio, as entradas de Ismailov, Simon e Adrien compensam-nas perfeitamente. Ismailov no jogo com o Guimarães deu para ver que é craque. Sei que foi apenas um jogo ( não completo),mas um jogador com aquele toque de bola e capacidade de passe não pode enganar. O mesmo para o Adrien, um míudo com 18 anos, mas que se nota joga futebol com a mesma naturalidade com que respira. Vai ser um GRANDE jogador.
    O Vukcevic, não deu para ver ainda grande coisa, mas parece-me que depois de adaptado poderá ser bastante util. Se a estes juntarmos Veloso, Moutinho e Romagnoli ( que está a caminho do Roma da 2ª parte da época passada e que bastante falta fez na 1ª parte), temos um meio campo de luxo. Apenas poderá faltar algum poderio fisico, mas não se pode ter tudo…

• Ataque : Ainda é cedo, mas pior que o ano passado não devemos estar.
    Liedson é Liedson e já está a facturar. Na minha opinião com um jogador com as caracteristicas de Purovic ao seu lado favorece-o, portanto tem tudo para fazer uma época melhor do que a do ano passado ( estou a falar de golos marcados, que é aquilo de que vive um PL).
    Purovic ainda não dá para ter uma opinião bem formada, parece sentir alguma dificuldade na recepção da bola, mas nota-se que é um lutador e com aquele fisico poderá ser muito útil ao SCP. Estou ansioso para o ver a ser bem servido em termos de cruzamentos, pq nestes 2 jogos quando o SCP teve um meio campo que conseguisse articular uma boa jogada ofensiva, com cruzamentos para a área, já o Purovic tinha saído. No entantopior do que Alecsandro e Bueno nãome parece ser.
    Djaló irá evoluir de certeza,embora talvez este ano não tenha oportunidade de jjogar tanstos minutos comono ano passado.
    Derlei, vamos ver no que dá. Para já apenas tem lutado, ainda fez pouco mais, mas trata-se de um jogador que necessit de ter uma boa condição foica para render, portanto vamos aguardar.

Em resumo, temos uma plantel mais equilibrado do que o do ano passado, embora no inicio pelas várias alterações registadas, poderá demoraralgum tempo a entrosar. ( mas também no ano passado a 1ª parte da época foi bastante inferior à 2ª).
Essencial é a contratação de um DE que dê garantias, porque senão ficamos com uma equipa coxa pelo lado esquerdo epodemos deitar tudo a perder.

Guarda Redes - Fraquissimo

Enqto o Ricardo estiver na baliza nao temos guarda redes. Felizmente temos um tipo de jogo que impede as outras equipas de sequer rematarem senao lá viria uma época à Ricardo.

:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :lol: :lol: :lol: :lol:

Pedia-te para seres mais explicito nas tuas mensagens. Isso é alguma citação de alguém? Se é, tens de a fazer. Isso é ironia? Se é, está confusa, isso é estar a escrever com uns meses de atraso?

Com o tempo a passar (vulgo, dois jogos observados) vai dando para tirar algumas conclusões, nem todas muito tranquilizadoras.

Desde logo, a questão “Liedson e mais quem?” continua por responder, sendo que o brasileiro parece disposto a dificultar ainda mais a vida aos companheiros. Isto porque ao entrar com este nível na pré-época coloca a nu a diferença de qualidade para os restantes colegas do ataque. Até acredito que estes se possam sentir inibidos por não se mostrarem sequer próximos da qualidade do “levezinho”. Para nós, adeptos, fica uma sensação de deja vu. Pode ser que me engane e que em Dezembro não estejamos outra vez a abrir tópicos sobre o possível avançado que virá reforçar o plantel.

Pereirinha vem também reforçando a ideia de que não cabe naquele plantel. É um jogador que traz pouco à equipa, não tendo ainda mostrado nenhum valor acrescido. Não sei se por falta de qualidade se por falta de experiência, a verdade é que não lhe encontro qualidades para representar alguma mais-valia para a equipa. Já aqui o havia escrito e reforço a minha ideia: deveria ser emprestado na expectativa de mostrar valor num clube da primeira liga. Para já, parece-me mais um Paulo Sérgio.

No centro da defesa temos razões para estarmos tranquilos. Gladstone, ainda que com alguma impetuosidade excessiva em alguns lances, parece mesmo reforço. Há depois Polga e um Tonel que se tem mostrado em bom nível nestes desafios de preparação.

Na baliza - ainda que seja um bocado cedo - também me parece que não estaremos mal servidos. Stojkovic tem-se mostrado em bom nível, sendo que Rui Patrício correspondeu nesta primeira chamada da pré-época, isto apesar de lhe ter notado uma sapatada na bola que me fez lembrar Ricardo.

Há depois o problema das laterais defensivas onde falta realmente qualidade. Abel parece ser o único defesa com provas dadas, ainda que a falta de concorrência para o lugar não lhe seja muito positiva. Do lado esquerdo permanecem as dúvidas, concordando com o António Tadeia quando este diz que estão a disputar a titularidade dois jogadores que deveríam ser apenas alternativas.

No meio campo defensivo o Adrien Silva veio tranquilizar as hostes. Isto porque ter apenas Paredes como alternativa a Miguel Veloso não seria um grande descanso. Com Adrien e com o próprio Moutinho a poder fazer o lugar, quase que apetece dar a Paredes a reforma antecipada.

Por fim, no meio campo de ataque, apenas Izmailov mostrou qualidade acrescida. Vukcevic até terá marcado, mas as suas intervenções terão sido algo inconsequentes. Passará por estes dois jogadores a melhoria de opções para este sector do terreno em relação à época passada, isto contando que Romagnoli manterá o nível demonstrado na segunda metade da época passada. A Farnerud exige-se mais, até por já não ter a desculpa da adaptação a uma nova realidade. Se não melhorar entretanto, será de desistir do sueco.

Venham então mais jogos para que possamos avaliar as nossas reais possibilidades esta época.

enquanto o SCP não reforçar as laterais defensivas com jogadores de qualidade, não teremos uma equipa suficientemente competitiva.

Falar de Ronny e André Marques é tempo perdido, e confesso que ler e escrever estes nomes já me chateiam. Isto porque estamos a discutir qualidade de jogadores de segunda liga, indubitavelmente. Acho que não nos devemos conformar com a ideia de termos de levar com estes jogadores, e discutir as suas “qualidades”.

Muito mal estamos nós quando depositamos esperanças neste tipo de jogadores, que nem alternativas deveriam ser. Se forem ver o mundial sub-20, acredito que todos os LE das selecções (até as menos fortes) têm melhores jogadores do que o SCP, que luta pelo titulo, e por uma representação digna na CL. Até Abel parece um sobredotado quando comparamos os dois jogadores.

Por isso, acho que nem se deveria colocar em causa a aposta na compra do Caneira. Se o SCP quer o jogador, e este o clube, então há que bater o dinheiro, o Valência não é nenhuma instituição de caridade. Para quê estarmos a debater outra possivel incógnita, quando sabemos que Caneira é garantia de qualidade…indubitavelmente. 4M€ é caro? Tente-se negociar por um valor mais baixo, mas o facto é que Caneira pertence a esta equipa. Não precisa de adaptação ao clube, toda a gente sabe o que ele vale…dinheiro bem empregue. O retorno que existe é o desportivo…e imediato.

Depois há que contratar um LE que jogue com o pé esquerdo e que tenha experiência. Ficariamos com Abel, Caneira e o tal LE. Ronny e André Marques teriam guia de marcha.

Tem-se falado no Paredes, que em termos desportivos, apesar de estamos ainda em pré-época, já não tem a mesma produção de outrora. Não sei como vai ser a evolução dele até ao inicio do campeonato, mas mesmo que continue neste ritmo, é um jogador de balneário, com experiência.

Os outros jogadores sem lugar no plantel, são Paulo Renato e Yannick Pupo.

Creio que ficariamos bem servidos com um plantel próximo do seguinte:

Stojkovic - Rui Patricio - Tiago
Abel - Gladstone - Polga - Tonel - Caneira - LE a contratar
Adrien - Veloso - Paredes - Farnerud - Moutinho - Izmailov - Pereirinha - Vukcevic - Romagnoli
Djaló - Liedson - Purovic - Derlei

Talvez seja uma defesa um pouco curta, não seria de descurar a integração de um junior…com padrões de qualidade minimos.

Despachas um defesa e depois queres integrar um júnior???

Ainda é cedo mas estou convencido de que na baliza ficámos melhor, o mesmo se poderá dizer em relação a centro da defesa, embora aqui me apeteça contestar a avaliação que o nosso companheiro barbosa fez do Gladstone em comparação com o Tonel muitas vezes apontado por ele como um jogador limitado. Ora este central brasileiro pareceu-me um defesa do mesmo estilo do português, sem grandes primores tecnicos mas forte, seguro, eficaz simples mas mais agressivo o que por vezes é perigoso, embora caia bem à generalidade dos sócios, pois é um forma de jogar vistosa, em contraponto com o estilo mais sóbrio mas igualmente eficaz de Tonel.
No entanto parece-me que com um ou com outro estaremos bem servidos

No meio-campo e ataque também acredito que estaremos melhor do que na temporada anterior, pois apesar da saída de Nani, espera-se que Izmailov e Vukcevic sejam capazes de o fazer esquecer. O russo tem dado boas indicações, falta ver mais vezes o montenegrino, principalmente a jogar na posição 10. E ainda há um tal de Adrien Silva que se perfila como a revelação desta temporada

Há depois alguns nomes à volta dos quais a discussão já está bem acesa e em relação a alguns julgo que já se pode dizer alguma coisa.

Paredes - Foi uma contratação falhada, trata-se dum jogador acomodado à pré-reforma e que ainda por cima está a atravessar uma fase difícil na sua vida particular como calculo que seja um divorcio, no entanto ele tem mais dois anos de contrato por isso não vale a pena estar a falar em despachá-lo pois trata-se dum jogador caro e que já não tem mercado.

Farnerud - Em termos de contrato está na mesma situação do Paredes e como jogador já se viu que até tem bons pés mas falta-lhe andamento e nunca vai passar daquilo, ou seja vai passar a maior parte da temporada na bancada.

Pereirinha - Não agarrou a oportunidade de se candidatar à vaga de lateral direito e não me parece ter talento suficiente para desequilibrar. Julgo que lhe resta a hipotese de jogar quando Paulo Bento apostar no 3x5x2 podendo ser um suplente bastante utilizado, tendo ainda alguma margem de progressão.

Purovic - Pareceu-me que pode casar bem com Liedson, mas não me parece que seja homem para muitos golos. Falta vê-lo jogar mais perto da baliza.

Ronny - Sempre tive uma certa tendência para defender os injustiçados e este rapaz tem sido aqui completamente arrasado, pelo que tive particular atenção ás suas exibições e devo dizer que ele não fez nada que motivasse grandes elogios ou as criticas categóricas que li por aqui.
É um jogador com algumas limitações técnicas e deficiências de posicionamento que podem ser corrigidas, mas que acima de tudo me parece ter falta de confiança e com o clima que já se está a gerar à sua volta duvido que tenha estaleca para superar essas dificuldades. Resta saber se o lateral esquerdo que está para vir será melhor do que ele.

André Marques - Julgo que tecnicamente será um pouco melhor do que Ronny, mas de resto terá os mesmos problemas que o brasileiro. Como um dos dois deve ser emprestado, acho que era preferível que fosse o André a rodar mais um ano fora.

esqueceste-te de pôr a bold a parte do “…com padrões de qualidade minimos.”

na baliza estamos melhor… (não perdoo o campeonato perdido na luz e a uefa em alvalade ao ricardo!)
na defesa: quanto ao centro a coisa está forte e equilibrada. nas alas é que a porca torce o rabo. e bem torcido. a chegada do pedro silva não veio resolver tudo. falta mesmo um lateral esquerdo que não levante dúvidas.
no meio campo defensivo o aparecimento do adrien foi óptimo. só veloso não chegava e se o paredes estivesse ao nível do ano passado…
no meio campo ofensivo… izmailov e vukcevic cobrem bem a saída do nani. eu acho. vamos ver se confirmam as credenciais que trazem.
lá na frente estamos indiscutivelmente melhor! purovic e derlei são melhores que bueno e alecssandro. sem qq dúvida.

casos perdidos, para mim, são o pereirinha (não mostra, em posição alguma, a razão de estar no plantel) e o ronny (um defesa tem que saber… defender!).

o farnerud pouco acrescenta à equipa, a não ser profundidade ao plantel. mas isso é muito pouco para aquele ordenado.
e o djaló não me convence. não sabe centrar, não sabe finalizar… enfim… afinal em que é que o djaló é bom??? na velocidade. e só isso é suficiente para um lugar no plantel do Sporting? para mim não passa de um douala de cabelo comprido.

O Douala rendia muito mais que o Djaló. Lembro que o Douala foi o melhor jogador do Sporting na edição da Taça UEFA em que chegaram à final. E fez um campeonato muito positivo, com vários golos e assistências, apesar de jogar sempre numa posição que não era a dele.

Era bem mais objectivo que o Djaló e, principalmente, não era tão mau na finalização.

Creio que o Djaló ou aprende a finalizar ou é um caso perdido.

para mim já é um caso perdido…
fraquinho fraquinho. >:(

Tiago Pinto…alguma dúvida!!!

guarda-redes nao esta mal o servio mas preferia o ricardo dava mais confianca
defesa centrais sao os tres bons acho que por ai nao vamos ter problemas
laterais a esquerda acho a zona em que a equipa possa tar mais fraca esperar para ver
a direita esta equilibrada
medios defensivos o miguel esta de pedra e cal e o pendulo da equipa, alternativa so se for o adrien (grande futuro)
medios ofensivos joao motinho e romagnoli estao seguros depois penso que a titularidade vai variar entre o russo e o montenegrino conforme a dinamica que o paulo bento quiser dar ao jogo
no ataque penso que o derlei sera o titular pela maneira como a equipa joga( purovic so se viu alguma coisa de costas para a baliza ) LIEDSON resolve palavras para que!