[Análise] Plantel SCP 2007/08

Neste momento já é possivel termos uma ideia mais concreta do plantel para 2007/2008. Em termos gerais, eis a minha opinião:

Guarda Redes - BOM

Ter o guarda-redes titular da selecção nacional e da selecção sub-20 mais um guarda redes mediano, dá-me garantias. Até que me parece que o Ricardo está cada vez mais confiante.

Defesas Laterais - MEDIOCRE

Sem o Caneira, a siatuação é preocupante. Abel, Ronny, João Gonçalves e eventualmente André Marques (ou Tiago Pinto) … pessoalmente acho muito pouco para um clube com aspirações ao titulo. Claro que um destes jovens pode explodir … não seria inédito … mas acho que uma aquisição neste sector é urgente. Mesmo com o Caneira, via com bom olhos a aquisição dum lateral “puro”, coisa que o Caneira não é.

Defesas Centrais - BOM

Tirando o jogo de cabeça, onde me parece que existe alguma debilidade, estamos muito bem servidos neste sector.

Médios Defensivos - MUITO BOM

Miguel Veloso foi a grande revelação da época passada e Paredes vale muito mais do que mostrou. Estamos muito bem servidos.

Médios Volantes - BOM

João Moutinho é uma garantia, Izmailov é uma incógnita (o potencial parece-me enorme). Nesta área parece-me que não vamos ter problemas.

Médios Ofensivos - RAZOÁVEL

Se for o Romagnoli do fim de época, o “razoável” transforma-se em “BOM” … Vucevik é uma incógnita. Tambem é preciso contar com os ex-juniores … pois pode vir daí mais um craquezinho.

Apoio Avançado - RAZOÁVEL

Djaló tem margem de progressão, embora note algumas debilidades que não sei se vão ser debeladas com o tempo. Derlei já não é novo, mas acredito que pode dar algo ao clube (menos que deu ao Porto, mas mais que deu ao Benfica.

Avançado - BOM

Liedson é uma garantia, mas precisamos dum avançado possante para criar “buracos” em “defesas de betão”. Como esse avançado ainda não é conhecido (embora já haja uma ideia) … fico-me pelo bom.

Resumindo, o plantel pode vir a ser melhor do que o ano passado, mas pelo menos há dois lugares que urgem colmatar: defesa lateral (eu pessoalmente até acho que precisamos de 2 caso o Caneira não fique) e um avançado.

Boa análise.
Não concordo tanto com a análise a Djaló,acho que tem potencial para singrar.
De resto,concordo com praticamente tudo até com a análise a Paredes,também acho que vale mais do que mostrou.

Eu diria até que perante as palavras do PB e dos próprios jogadores, já seria possível fazer um 11 provisório:

---------------------- Ricardo --------------------
Abel ---- Gladstone ---- Polga ---- Caneira
------------------ M Veloso ---------------------
----- Vukcevic -------------- Moutinho ------
------------------ Romagnoli --------------------
--------- Derlei -------------- Liedson ---------

De resto concordo contigo… falta-nos um defesa lateral de jeito e um PL alternativo… os outros lugares estão mais ou menos cobertos.

Minha Apreciação:

Guarda Redes - Muito Bom

Se o Ricardo fizer uma época ao nível desta ultima que fez, tendo dois outros guarda-redes como suporte, um deles que na minha opinião é Bom e seguro para os problemas, e uma grande promessa para a posição, penso que o Plantel neste momento encontra-se Muito bom para esta posição.

Defesas Laterais - Médio

Não considero Medíocre pois acredito em boas prestações por parte dos jovens que vão subir ao plantel. A Sadia do Caneira efectivamente faz descer um pouco a qualidade nesta posição, mas com um Abel de um dos lados que me inspira alguma confiança, faltando apenas definir o outro lado, não posso avaliar esta posição como abaixo do médio. Médio portanto por termos um titular indiscutível, e faltar-nos um outro titular indiscutível. As opções de backup são para mim suficientes, e acredito que pelo menos uma delas vai deixar de ser backup e agarrar a posição.

Defesas Centrais - Bom

Penso que nesta posição a mudança em relação ao passado sente-se menos, ou será melhor. Poderá ser melhor se Gladstone for realmente bom, e agarrar numa das posições. Caso contrário teremos os dois titulares da maior parte do campeonato, titulares esses que foram tb responsáveis por uma época defensiva bem boa!

Médios Defensivos - Muito Bom

Concordo que nesta posição estamos bem servidor. O MV agarrou bem o lugar, e se tudo correr bem ele só pode melhorar e como tal está óptimo. Paredes tb acredito que tem mais para mostrar e pode ser útil.

Médios - Muito Bom

Moutinho é dono e senhor do lugar. No final da época mostrou-se ligeiramente desgastado, mas penso que terá condições de voltar a fazer uma excelente época. Contratou-se alguém que acredito vai trazer melhorias para o lugar, e obrigar Moutinho e outros a lutar pelo lugar
Temos ainda Roma que se começar a época como acabou, será óptimo tambem.
Penso que acabamos por ter o bom meio campo que tínhamos na época passada, perdendo a criatividade do Nani, e ganhando consistência e jogo pensado, mais util na minha opinião.

Avançado - Muito Bom
Temos liedson e 3 possíveis acompanhantes, todos eles melhores (em teoria) que os que cá estavam na época passada. Não me parece que se vá ter algum problema neste sector, a não ser que Liedson tenha outro periudo de seca!

Resumo:
Penso que o que nos falta para começar uma boa época é mesmo a definição da zona lateral defensiva! As restantes posições penso que todas tiveram acréscimos de qualidade importantes, e o Plantel terá mais opções titulares e de recurso que não tinha na epoca passada.
Obviamente que estou a antever boas épocas da maioria dos “consagrados”, e boas entradas dos reforços!

Guarda Redes - Fraquissimo

Enqto o Ricardo estiver na baliza nao temos guarda redes. Felizmente temos um tipo de jogo que impede as outras equipas de sequer rematarem senao lá viria uma época à Ricardo.

Defesas Laterais - Bom

Abel é uma garantia de solidez defensiva e acabou em grande forma a ultima epoca. Joao Goncalves é outra grande promessa. Do lado esquerdo ou Caneira ou acredito tiago Pinto

Defesas Centrais - Excelente

Polga, Tonel, Caneira?, Gladstone. O que dizer? Melhor defesa da europa.

Médios Defensivos - Excelente

Miguel Veloso, Moutinho (posicao de origem), Adrien. Melhor é practicamente impossivel.

Extremos - Mediocre

Izmailov para substituir Nani. Vukcevic um nº10 de origem para jogar a extremo tambem? Ou mais uma epoca a adaptar Moutinho a uma lateral qdo rende mais no meio? Antevejo graves problemas no conseguir pôr a bola nos atacantes. Se o Izmailov nao se adapta ficamos com a equipa completamente desiquilibrada.

Medios atacantes - Muito bom

Rogmanoli, Vukcevic, Pereirinha e Yannick Pupo. 4 opcoes para nº10 algum ha-de render

Avancados: Bom

Ter um Liedson é garantia de qualidade. Dos outros 3, acredito que pelo menos 1 ha-de mostrar qualidade.

Avaliacao global: Entre Bom/Muito bom o que é uma recuperacao da equipa semi-destruida q existia quando FSF entrou.

Os meus feelings para esta época:

Liedson - igual a si próprio, um golo aqui, outro ali, e de vez enquando um bis;

Derlei - vai-se assumir como titular ao lado do Liedson, vai marcar alguns golos mas não sei se conseguirá manter a bitola alta durante toda a época;

Simon Vukcevic - se deixar para trás o egoísmo, pegará de estaca e enquanto não se lesionar mantem-se no 11 titular;

Gladson - vai ser suplente;

Izmailov - vai disputar a titularidade com o sueco e com o Pereirinha, mas será muito discreto;

Moutinho - vai surgir com mais protagonismo no jogo;

Miguel Veloso - titularíssimo;

Romagnoli - intermitente;

Djaló - vai surgir mais forte lá para o final da época, no início vai-se sentar no banco;

Defesa: devido à indefinição das laterais cheira-me que vai demorar a estabilizar.

Guarda-redes – BOM -

Não digo que Ricardo é dos melhores do Mundo porque não penso isso, mas diria que é um guarda-redes que quando realmente motivado como “Scolari” o faz constantemente pode entrar no TOP 10 dos melhores do Mundo actualmente é um “só” um bom guarda-redes, a comparação com Damas é na minha opinião deprimente e sem sentido algum…
Tiago pode desenrascar e Rui Patrício pode começar a jogar a qualquer momento…

Defesas Laterais – Razoável

Se o Caneira for embora baixa para Medíocre sem duvida, A Ronny pede-se talvez tempo de adaptação e melhoras a defender, a Abel pede-se mais regularidade, não acompanho os 2 miúdos que vêem ai por isso não posso dar opinião sobre eles.Andre marques do que vi não gostei, mas o tempo pode ajudar a melhorar…tal como Ronny…

Defesas Centrais – MUITO BOM

Polga e Caneira é para mim uma dupla de eleição, mas ainda falta o Gladstone e o provável suplente Tonel (quem diria?)

Médios Defensivos – BOM

Miguel Veloso foi a grande revelação da época, Mas Parede denota dificuldades a nível físico, mas tenho alguma confiança nele este ano…E o Adrien ainda vai fazer muitas vezes de 2º opção para essa tarefa penso eu.

Médios Volantes – BOM -

João Moutinho é a alma actual do Sporting, tiques de vedeta não tem, tem ambição e grande responsabilidade naquele que deveria ser o capitão do Sporting por muitos e bons anos.
Izmailov acredito mt nele, até mais no que no Simon Vukcevic, é rápido, mas pede-se uma adaptação rápida, Farnerud vale também muito mais…

Médios Ofensivos - BOM

Romagnoli merece o esforço que o Sporting fez por ele, em termos de técnica e visão de jogo será talvez do melhor do plantel, mas o físico muitas vezes também conta.
Vucevik é uma incógnita, mas assim á primeira vista parece-me um pouco lento para ala…

Avançados - BOM –

Liedson é o costume, vamos ver a maquina continua afinada, em Derlei tenho confiança nele, até pressinto que o avançado que vem ai vai passar muito tempo no Banco ( se for o Maxi pior ainda). Djaló é bom para entrar nos momentos em que apostamos no contra-ataque, mas confesso que preferia o Varela, se o avançado for o Maxi então o meu descrédito á equipa vai crescer…Nunca vi este senhor fazer nenhum bom jogo, nem no Barcelona, nem no Maiorca…nem em lado nenhum…estou mt céptico em relação á futura truta…

Bem cá vai (boa iniciativa):

Guarda redes: Bom

Nesta posição importante e fulcral para uma equipa que constroi o seu jogo a partir da defesa, estamos aparentemente bem servidos. Digo aparentemente porque quer queiramos quer não, o Ricardo está longe de nos garantir muita segurança e consistência. Confio no seu trabalho mas e existe sempre um mas, espero bem que não tenha quebras. Tiago não me alegra e o Rui Patricio é um jovem com grande potencial.

Laterais: Fraco

Com a saida de Caneira ficamos com umas laterais muito fraquinhas. O Abel tem a minha confiança (sempre teve) mas é o unico lateral que temos na equipa que possa garantir qualidade para a proxima epoca. O Ronny não me alegra nem pouco mais ao menos, o jovem Tiago Pinto apesar de se lhe reconhecer grande potencial duvido muito que se imponha logo na primeira época e isto serve para todos os outros juniores que sobem ao plantel principal. O defesa esquerdo que Paulo Bento pediu ainda não veio e com a saida do Caneira é necessário um defesa direito. É preocupante esta zona do terreno.

Centrais: Muito Bom

Se no ano passado já tinhamos uma excelente leque de centrais, este ano com a aquisição do Gladstone e a subida do Paulo Renato, ainda temos mais. Um dos melhores sectores deste Sporting.

Médios Defensivos: Muito Bom

Miguel Veloso por si só já nos garante uma época consistente e regular, mas como existem mais dois suplentes tambem eles merecem a minha confiança. Confesso que esperava mais do Paredes mas estou crente que ele ainda não se esqueceu de jogar futebol e depois temos o Adrien Silva que promete bastante.

Médios Interiores: Bom

Não considero muito bom, porque nenhum deles parece que saiba fazer desiquilibrios individuais ao bom estilo do Nani. Acho que são todos jogadores mais vocacionados para o colectivo e isso por vezes nem sempre é positivo. É preciso ter alguém nesta posição que saiba desiquilibrar por si próprio e empurrar a equipa se for preciso, espero que o Izmailov tenha pelo menos uma veia individualista. Tendo em conta que o ano passado este sector estava Fraco, a passagem para o Bom é claramente positiva.

Número 10: ? / Mediocre / Muito Bom

Eu explico as minhas três escolhas. O Romagnoli está longe de ser um jogador que nos garanta estabilidade e consistência e as outras duas opcções acabaram de vir do Estrangeiro. Primeiro coloco o ponto de interrogação porque o rendimento dos três ainda é uma incognita, depois tendo em conta o rendimento deles tanto pode ser mediocre como Muito Bom. Tenho fé que seja a ultima, até porque gosto bastante do Romagnoli e aprecio bastante o seu estilo. Se todos decidirem jogar aquilo que sabem, então a par dos centrais é das posições mais fortes neste Sporting. Quem diria?

Pontas de Lança: Bom

Ainda não sabemos quem será o proximo reforço, tudo apontava para que fosse o Maxi Lopez mas afinal ainda nada está garantido. Como tal, apenas posso basear a minha opinião nos três que já treinam. O Liedson é titular indiscutivel, o Yannick se melhorar algumas vertentes tem tudo para ser um excelente companheiro para o Liedson (como o foi, em alguns jogos) e o Derlei é novamente uma incognita. Se jogar aquilo que sabe temos jogador, o problema é que existem um conjunto enorme de factores que fazem com que a minha esperança diminua um bocadinho.

Desculpem o testamento, mas este tópico foi muito bem apanhado. :wink:

se não te importares, apenas fazia uma alteração, Vuk no lugar do Roma e entrava o Izmailov e esperava para ver quem era o PL mas para mim é uma excelente equipa a nivel interno e uma boa equipa para a champions.

Guarda Redes: Muito Bom

Está mais que provado que a enormidade de golos que o Ricardo sofreu no tempo de Peseiro, tinha muito haver com a forma como a equipa defendia. Somado a isso a intraquilidade que se vivia no plantel, deu-nos um Ricardo muito longe do seu real valor. Com a chegada do PB, a equipa passou a defender de uma forma mais coesa, a estabilidade regressou à equipa e o Ricardo ganhou confiança. A epoca passada depois de um belo mundial, fez a sua melhor temporada com a camisola do Sporting e foi peça importante no facto de termos sido a defesa menos batida da Europa.
O Rui Patricio, tem estampa de GR. Se mantiver uma evolução natural será poderá vir a ser o futuro titular do Sporting.

Defesas Laterais: Fraco

Abel e Ronny não oferecem garantias para uma epoca longa, onde estarão 5 competições em disputa. Mesmo com Caneira já seria curto.

Defesas Centrais: Bom

Não dou Muito Bom porque não é liquida a continuidade do Caneira e não conheço Gladstone. Polga é um senhor, Tonel eficaz.
Paulo Renato será uma opção de recurso.

Médio Defensivos: Bom

MV é excelente, Paredes Fraco. A média dá Bom… Preocupa não existir uma alternativa credivel ao MV. Recuar Moutinho não é Solução. Adrien vai fazer a sua primeira epoca com sénior, a qualidade está lá, vamos ver como se adapta.

Medios Interiores: Muito Bom

Moutinho dispensa apresentações. Izmailov e Simon são jogadores que chegam como reais reforços !!! Se mostrarem o que valem ficamos com um sector fortissimo. E se Pereirinha “rebentar” a avaliação a este sector passa a Excelente. Farneroud é uma incógnita, um ano depois ainda não consegui ter uma opinião formada sobre este jogador.

Medios Criativos (10) : Bom

A diferença entre um Bom e um Muito Bom dependo do “Pipi” que vamos ter, se for a 2ª volta temos jogador !! Simon que pode jogar nesta posição será um rival à altura. Pupo deve ser emprestado.

Avançados: Muito Bom

Liedson é o nosso matador !! Derlei vai ser muito util, acredito em Maxi Rodirguez e Yannick será uma boa alternativa.

Baliza (11+)

Acho que neste momento o Ricardo é o mais indicado para o lugar, mantém-se forte onde sempre foi, debaixo dos postes, e tem tido uma grande ajuda do sistema defensivo mais rigoroso para não ser apanhado tantas vezes nos pontos em que continua fraquito.

Tiago não aquece nem arrefece, e Patricio creio que deveria rodar a titular num clube da 1ª Liga.

Centrais (14+)

Se (eu escrevi se…) Polga mantiver a mesma qualidade da época passada e Gladstone provar ter um rendimento à altura de Tonel (e se for menos duro de rins), é uma das áreas mais fortes da equipa. Não sei o que poderão fazer os miudos, pelo que talvez fosse bom manter um deles, o que der maiores garantias de futuro, a rodar (refiro-me a Renato e Carriço).

Laterais (9-)

Gosto de Abel, embora lhe reconheça alguns defeitos, sendo que a falta de concentração em alguns momentos e uma certa dificuldade em retomar a melhor forma são os mais evidentes. Em todo o caso acho que a lateral dta. está segura e se ele render ao seu nível não é por aqui que existem problemas. A possibilidade de ver como alternativa um miudo agrada-me, e a conjugação de jogos e competições até lhe poderá dar algumas hipoteses de mostrar trabalho.

Na esq. a situação é muito má… Não existe neste momento titular e a alternativa conhecida (Ronny) está longe da qualidade que se exige… que fique claro, não gosto nada do brasileiro.

A solução ideal, a meu ver, era a contratação de alguém capaz de fazer o lugar e fechar no meio também, não sei o que poderá existir no mercado. Numa compra mais ambiciosa, como alguns preferem, de um lateral que defenda mas também seja ofensivo, e pela costela sul americana, pensaria em Sorín ou Osmar Ferreyra, creio que ambos ao alcance do Sporting.

E chamaria o André Marques como alternativa (e pensando no tal volume competitivo, numa optica de exame final às suas capacidades).

Meio Defensivo (13)

Em rigor a responsabilidade de MV é muito grande. É preciso entender que tem meia época de futebol e ainda muito por aprender. Eu confio nele, mas há que manter a regularidade.

Não sei o que poderá dar Paredes, de um dos jogadores que esperaria fosse fundamental, para um peso morto do plantel. Creio que não faz muito sentido mante-lo, mas os treinadores é que sabem.

Num aperto Moutinho pode dar uma ajuda, embora seja um desperdicio, e quem sabe Adrien pode ter também uma chance de mostrar o que vale.

Se MV não cumprir, acho que é uma das posições que vai ser necessário reforçar no Natal.

Interiores (?)

Uma completa incognita. Não faço ideia do que valem os dois reforços, sei que se pode sempre contar com Moutinho, e isso é bom, mas eu queria mesmo é que o melhor jogador do Sporting se fixasse na posição 10, que acho ser o seu lugar de futuro.

Depois anda por lá o Farnerud (não sei bem a fazer o quê) e o Pereirinha, que me parece ir passar por algumas dificuldades na sua adaptação ao futebol dos crescidos.

Mais uma vez, basta um dos reforços falhar, e podemos ter um pequeno problema a resolver no Natal.

Meio Ofensivo (11 a 15)

A nota mais alta tem que ver com o factor Moutinho. Mas imaginando que por agora ele se fixará numa das alas, devo dizer que Romagnoli não me dá total garantia. A possibilidade, efectiva ou não, de o Vuko fazer também a posição é tranquilizadora, partindo do principio que ele renderá o que dizem poder render.

Avançada (13+)

Quando existe Liedson tá o trabalho quase todo feito.

Espero que Djaló continue a aprender e a evoluir, embora me pareça que terá este ano menos chances de aparecer (o que em si nem me parece muito negativo).

Não contrataria Derlei, mas se engatar uma boa época pode tornar-se uma alterantiva válida para determinados momentos. Já Maxi, a confirmar-se a sua vinda, é também ele uma incógnita. Caracteristicas quase perfeitas para um jogo próximo do que tanta gente pediu este ultimos anos existem, desde que mostre o que já mostrou no River. Eu confio que será ele o titular ao lado de Liedson e que a dupla fará sensação.

:wall: :wall: :wall: :wall:

:arrow:

É mesmo, porra.

De 0 a 20…

Baliza - Ricardo é o dono, embora ande sempre um bichinho aqui a dizer que de um momento para o outro possa levar uma frangalhada, se não fosse a impecável coesão defensiva podia ser uma época como as outras, mesmo assim Ricardo interveio no que pôde e bem. 16

Lateral/ Def. Direito - Abel penso que dá garantias e foi uma das grandes peças defensivas no desenrolar da segunda volta, irá com certeza, com empenho conseguir afirmar-se. Rápido no ataque, defende bem e não tem problema em levar a bola para a frente. Melhorar nos cruzamentos. 15
Como não tem tido concorrentes directos penso que tem tudo para ser titular, talvez se tivesse algum ‘adversário’ tornasse mais competitiva a disputa.

Lateral/ Def. Esquerdo

Espero que Caneira volte, mas se voltar é uma incógnita, pois faz todos os lugares da defesa e foi o elemento mais importante na coesão defensiva na época transacta. Quero que continue, pois a defesa é sua e tem peso no balneário. Se voltar irá voltar para o lado esquerdo, sem grandes dúvidas que vai dar consistência defensiva a toda a defesa com a sua presença. 18

Não sei como tem evoluído Ronny, mas na época passada só revelou ser bom nos livres, o que é pouco para um jogador! Para mim, se fizesse uma pré-época boa continuava nos nossos planos, se não ia embora! 12

Centrais:

Estamos bem servidos neste sector, os da época passada continuam, pelo menos a dupla da primeira volta - Polga e Tonel -, com a vinda de Gladstone penso que a dupla poderá ser Polga e Gladstone, não conheço o jogo do reforço mas pelo que se diz tem qualidade para se afirmar. Ter sido chamado à selecção brasileira pode ser um factor importante. Qualquer dupla será boa com a presença de Polga, que só tem de dar continuidade ao excelente trabalho que fez. Paulo Renato, sinceramente também não conheço, não tenho tempo para ver os jogos dos sub-20. Tonel é um médio tradicional de marcação, que não tem muita técnica, joga muito com o chuto para a frente mas corresponde quando tem sido chamado, que é defender, especialmente no jogo aéreo pode ser uma excelente aposta para as alturas, quer a defender, quer a marcar golos.

Polga: 18
Tonel: 14
Paulo Renato: x
Gladstone: x

Médios defensivos:

Miguel Veloso, indiscutivelmente, um dos trincos modernos mais promissores do futebol mundial. Igual a ele próprio não faz mais que a perfeição, excelente visão de jogo, passe e remate. Será de certeza uma aposta nos livres para a próxima época, com a concorrência de Vukcevic e J. Moutinho. Temos uma excelente alternativa que é J. Moutinho, caso haja problemas com o primeiro. Veloso: 18.

Paredes não serve, espaço de jogo muito reduzido e parece não se esforçar. Tem demasiados problemas “familiares”. Rescindam.

Médios atacantes:

Romagnoli, trabalho de ginásio para ganhar mais bolas em lances de corpo a corpo. De resto tem só de cuidar bem daqueles pés de ouro para continuar a encantar. Se arrancar com condição física é titularíssimo daquele meio-campo! Excelente médio criativo, vai ser considerado um dos últimos anos se continuar como acabou. Falta a finalização, embora os guarda-redes tivessem tido enorme trabalho com ele, estiveram inspirados nos remates de Pipi16+

Moutinho é outro indiscutível, comanda muito bem o jogo, quase que o futebol anda ao ritmo dele quando se joga pelo meio-campo. Espero que esta época esteja com a de estreia. A maturidade que adquiriu prematuramente é importante para este meio-campo.16+

Para Pereirinha este pode ser o ano da sua afirmação. A timidez fez com que não soltasse todo o seu talento nas oportunidades que lhe foram dadas. Testemunhos desta ideia são alguns foristas que assistiram a jogos dele nas camadas jovens do Sporting. Pelo que vi da época passada não foi assim aquele jogador que desperta logo à atenção, mas sim um daqueles que com oportunidades que lhe irão ser dadas consigam ganahr espaço num lote de 13 jogadores. 13

Farnerud dificilmente irá ter lugar nesta equipa. Tem bons pormenores as é lento e não arrisca no um para um. Jogador para segurar o jogo e não para fazer a diferença… 12

Ainda não conheço o futebol de Vukcevic, mas para ser obrigado a usar o número 1 por parte dos adeptos do Saturn (ou foi no clube em Montenegro?) deve ter talento e futebol suficiente para nos oferecer. Pontapé forte e um excelente cobrador de lances de bola parada.

Izmailov, dado como “substituto” de Nani, tem talento, não conheço muito o futebol do russo, mas em principio é para contar com ele no plantel.

Pontas de lança:

Liedson é indiscutível, mesmo sem marcar dá a marcar, defende, come relva, corre mais que toda a equipa, etc. 19

Derlei deve ser o companheiro do levezinho. Acredito na ‘readaptação’ ao nosso futebol. Jogador raçudo!

Djálo penso que não é o jogador que tanto se falou, tem um futebol esquisito, não sei o que se vai passar com ele na próxima época… 13

Vamos ter uma equipa muito equilibrada em termos de qualidade em todos os sectores, excepto nas laterais, pois não existe concorrência para Abel e entregar o lado esquerdo a Ronny é muito arriscado. Temos equipa para lutar e rodar nas diversas competições em que estamos envolvidos, mas espero que tracemos objectivos claros para a próxima época, para umas competições não afectarem as outras. A motivação é o principal e a clareza com que PB interfere na cabeça dos jogadores também.

FORÇA SPORTING!

Analisando o onze provavel:

Ricardo 1,85
Caneira 1,78
Polga 1,82
Gladstone 1,83
Abel 1,79
M.Veloso 1,80
J.Moutinho 1,65
Romagnoli 1,72
Vukcevic 1,78
Maxi Lopez 1,87
Liedson 1,75

O guarda-redes Ricardo depois de ter passado por maus momento no passado equilibrou-se, e merece, neste momento, a minha confiança.

A defesa, mantendo-se um jogador importantíssimo como o Caneira, continuará a ser um sector relativamente forte na equipa.
O maior defeito que terá será a pouca propensão ofensiva dos seus laterais.
Como o principal objectivo da defesa é sofrer poucos golos, não considero este aspecto grave.
Faltará também uma referência no jogo aério no centro da área, já que considero que o ideal é ter uma dupla constituida por um jogador alto e forte e por outro mais rápido e inteligente.
E um central alto e forte é para cima de 1,9m. Uma boa aquisição teria sido o irmão do Luisão.
Seja como for, a defesa oferece algumas garantias!

O meio-campo defensivo é excelente e para tal contribui um excelente jogador de grande futuro como o Miguel Veloso.
Há boas alternativas como o Paredes (continuo a confiar…), o Moutinho e o Adrien.
Em termos ofensivos, há uma grande imprevisibilidade.
Perdemos o Nani… A esperança é que quem entra o consiga substituir à altura.
É duvidoso…
Como já não era um sector muito forte no ano passado, tenho que dizer que não há garantias de qualidade neste sector.

Os pontas de lança, entrando Maxi e Derlei e saindo Alecs e Bueno, creio que aumentam ligeiramente o nível em relação ao ano passado.
O defeito é que continuamos sem ponta de lança puro fixo na área.
Continuo a considerar este sector apenas sofrível.

Em termos gerais, entendo que este plantel é insuficiente para nos considerarmos grandes candidatos ao título.
Os grandes candidatos serão o porto e o benfica.
Nós cá estaremos para tentar aproveitar quaisquer distrações desses candidatos.

A nossa média de altura subiu ligeiramente de uns ridiculos 1,77m para quase 1,79m.
Estamos melhores nisso mas ainda é insuficiente.
O Porto tem 1,81m de média e as boas equipas da liga dos campeões são ainda mais altas.
Há que começar a ter atenção a este aspecto.

Para a liga dos campeões, o plantel é desadequado e não se esperam grandes resultados.
A nível interno, se a equipa tiver boa atitude, é sempre possível fazer uma surpresa.
Seremos o 3ºmelhor plantel numa liga pouco competitiva e se conseguirmos exercer essa supermacia sobre as equipas que nos são inferiores com humildade e uma boa atitude podemos ser campeões.
Diz-se que é nos jogos com os pequenos que se ganham títulos.
Se não perdermos muitos pontos nesses jogos, o que é nossa obrigação, podemos surpreender…

É IMPORTANTE COMEÇAR BEM O CAMPEONATO!
NÃO PODEMOS VOLTAR A DAR PONTOS DE AVANÇO LOGO NO INÍCIO…

vou continuar aqui a minha demanda do ponta de lança…

acho que temos um bom plantel mas cujo o salto qualitativo esta dependente do ponta de lança a contratar…

se o ponta de lança que falta for um craque temos equipa para ombrear com qualquer uma se nao for temos uma equipa ao nivel da do ano passado…

eu gostava muito que esse salto fosse dado pois podia lançar bases para a proxima decada… e esse investimento poderia ter sdo feito com o dinheiro da venda do nani…

fazendo a analise por sectores:

guarda redes - acho que nao temos um super guarda redes… temos o ricardo que nos dá algumas garantias mas que por vezes comete erros infantis… no entanto atingiu um bom nivel de segurança o que faz a equipa confiar nele… depois temos o rui patricio, uma promessa do futebol portugues mas que ainda nao mostrou nada a nivel senior… por fim o tiago que sem ser um espectaculo de guarda redes é certinho, tem muitos anos de clube e nao levanta ondas por ser suplente…

acho que de guarda redes estamos equilibrados (gostava que o ricardo fosse um bocadinho melhor) - suficiente ++

laterais
abel-é certinho (o que para ser titular no sporing considero pouco)
ronny,tiago pinto,andre marques -o tiago pinto nao conheço e nos outros nao confio,acho que apenas um deles deveria fazer parte do plantel

é o sector que apresenta maiores fragilidades… caso o caneira nao fique acho que se devia ir buscar 2 laterais (um esquerdo e um direito) para serem os laterais- claramente insuficiente

centrais
-polga - se estiver ao nivel desta epoca é meio caminho andado para termos uma defesa eficaz
-tonel-é certinho, se nao houver melhor ele dá conta do recado
-gladstone- ???
-caneira - dava muio jeito que ficasse - tanto como defesa central quer como lateral

depende do parceiro do polga… se for o gladstone e ele for mesmo muito bom -centrais muito bom
se for o tonel ou o caneira - centrais suficiente ++ / bom

trincos
miguel veloso- lento mas com uma grande categoria
paredes- espero que mostre o seu verdadeiro valor

é um sector muito bom se ambos os jogadores atingirem o seu potencial…

medios interiores
moutinho- igual ao de sempre
farnerud- nao tenho grande fé
izmailov e vukcevic (tambem como nº 10)- se tiverem uma boa adaptaçao e jogarem o que sabem podem ser jogadores muito influentes
pereirinha- para mim ainda é uma incognita… como nº 10 acho que nao é opcao…
adrien silva- podia ter posto a trinco mas nao sei porque imagino-o como alternativa ao j moutinho

depende da adaptaçao do izmailov e do vukcevic… uma boa adaptacao pode significar um meio campo fortissimo a juntar aos trincos

nº10

romagnolli- estou á espera de uma grande época do argentino… acho que ele vai partir as defesas todas nesta época…
pupo-nao sei se fica no plantel e nao conheço mas pelo que tenho ouvido ainda pode ser que venha a ser util…
(ha ainda que contar com o vukcevic)

avançados
liedson-muita garra,a trabalhar muito para a equipa e pelo menos 15 golos
derlei- vamos a ver (neste momento é no que tenho mais fé para ser parceiro do liedson)
djalo- tem muita velocidade e pode ser util… espero que evolua para ser uma alternativa muito valida…

até agora temos um grupo de avançados nuito razoavel… o ponta de lança que falta vai definir o sector… se vier um só porque tem caracteristicas diferentes e so traga trabalho, força e capacidade de abrir espacos acho que ficamos com uma frente de ataque suficiente… se vier alguem com grande categoria, um avançado para por em panico as defesas contrarias acho que fcamos com uma frente de ataque bom++

Tenho de admitir que o optimismo que me inundava há umas semanas atrás (depois da compra de Gladstone, Derlei e principalmente Ismailov e Simon) está se a esvair lenta mas seguramente. Ricardo e Caneira foram pecas insubstituíveis o ano passado, internacionais portugueses e aparentemente líderes no balneário… a confirmar-se a saída dos dois o plantel perde sem dúvida nível e muita experiencia. Penso até que substituí-los se torna mais importante do que o ponta de lanca.

completamente de acordo :clap:

Leoa, tens toda a razão. A onda de entusiasmo das contratações aparentemente pensadas, foi-se com estas novas notícias e desenvolvimentos.
5 estrelas para ti pelo teu comentário.
Como existe agora estas indefinições, irei avaliar o plantel quando as coisas estiverem mais calmas (talvez 1 de Setembro? :lol:) … .