E mais, Ricardo Carvalho só sairá se houver uma compensação jeitosa. Não sei se sabem mas ele foi muito fustigado pelas lesões, não propriamente pelo mau desempenho. Se não tivesse tantas lesões nem sequer aparecia aqui comentários dessa ordem.
Não ficaria muito surpreendido se o Nani ou o Quaresma fossem emprestados pelos seus clubes. É estar atento, porque sobretudo no primeiro caso acho que o Sporting poderia ter uma palavra a dizer.
Maniche está livre e acho que ainda está em condições de ser titularíssimo do Sporting. Pedro Mendes não sei bem a situação dele.
Hugo Viana é uma incógnita e provavelmente não serve ao Sporting.
Tal como tu, tambem gostava de ver o Sporting a jogar em 4-3-3. Não por achar que se trata de uma táctica melhor que o 4-2-2 (veja-se que os campeões europes jogam, normalmente, em 4-2-2), pois cada táctica tem os seus pontos fracos e pontos fortes, mas porque acho que o 4-3-3 se enquadra melhor no nosso campeonato. É um estilo de jogo que me parece mais simples de entender, onde não são precisas criar tantas rotinas de jogo. Assim, seria mais fácil o começo de época onde seria mais fácil integrar os novos jogadores no plantel.
Mas, para o efeito, era preciso que o nosso plantel sofresse uma grande remodelação. E não chegaria fazer certas adaptações como tu propuste (tipo Derlei e Djalo extremos/avançados), apesar de perceber o que pretendias que eles fossem no plantel (2ºs avançados ao estilo de Henry, Tevez ou Lisandro, certo?). Em relação ao meio-campo seria muito bom manter o J.Moutinho pois faria na perfeição um dos vértices mais avançados do meio campo. No entanto, penso que seria necessário comprar um trinco mais poderoso e com poder de choque, mas ao mesmo tempo muito dinâmico, com qualidade de passe e visão de jogo (ai s o Rochemback voltasse ao que era…). O médio-ofensivo poderá nao ser necessário, a não ser que seja um jogador muito técnico e com qualidade de passe (tipo Riquelme, Luis Aguiar ou Deco) pq, de outra maneira, poderia fazer com que o meio campo ficasse muito partido e sem ligação. De resto, lá na frente, jogava com um avançado, um avançado/extremo (que, tal como disseste, seria um finalizador quando a equipa atacasse do lado oposto) e um extremo puro. Aqui deixo a minha proposta de plantel em 4-3-3 (baseado na tua proposta):
2 GR - Patrício, Tiago
2 DD - Abel e João Gonçalves
4 DC - Carriço, Polga, Caneira e outro(Enakarhire/J. Andrade/Maicon/Diego Ângelo)
2 DE - Grimi e outro (Juan/Paulo Ferreira/Alonso)
2 MDC- Rochemback e outro (Paulo Assunção/Pedro Mendes/Gilberto Silva/Mineiro)
5 MC- Moutinho, Pereirinha (joga a MC nos sub-21), Izma, Maniche, Adrien/Celestino/Hugo Viana
Ext- aqui seria preciso o Pedro Barbosa puxar da imgainação, mas deixo alguns nomes (apesar de nesta altura estar pouco imaginativo)- Quaresma/Nani (seria bom, mas quase impossível) / Boa Morte/ Djalma
Avançado- Liedson, Postiga, Djaló
2º Avançado- Derlei (jogava assim no Porto), Vuk, Saviola era bom
Lançaste aí nomes interessantes. Nani acho dificil, quaresma nao quer voltar a portugal. Maniche é complicado por causa do salario que deve pedir, pedro mendes também nao deve ganhar muito mal. O hugo viana seria o mais natural. Mas com esses jogadores so faltava mesmo um lateral que pudesse fazer os dois lados em condições e na minha opiniao um central alto e com poder de choque e velocidade. Estilo jorge andrade mas em boas condiçoes fisicas
E porque não um alargamento do mercado de prospecção?
Todos os anos se falam nos mesmos: Pedro Mendes, Maniche e Hugo Viana são crónicos.
Quase parece a administração da SAD do Sporting que tendo tão pouco conhecimento do mercado, reforçou-se com jogadores conhecedores do nosso campeonato ou conhecidos do clube, sendo que por exemplo num deles, deu um enorme tiro no escuro. Falo de Leandro Grimi.
Acho que o Sporting deve alargar os seus horizontes. O mercado argentino costuma ter bons activos e raramente pescamos algo por lá, ou quando pescamos, o peixe é bom só por uns meses, depois estraga-se (Romagnoli).
Concordo. Em teoria até se pode entender a estratégia de minimização de riscos e de “portugalização” subjacente às contratações para a época que agora finda, mas a prática revelou que era uma visão muito estreita das coisas (nem um dos reforços justificou o investimento, o que leva a concluir que quem não arrisca não petisca). O Mercado tem que ser o Mundo, complementado, quase em partes iguais, pelos produtos da formação da nossa Academia.
Isso até já foi feito… O Sporting já mostrou que está atento a vários mercados… Fomos buscar Izmailov á Russia, Vuck á Sérvia… Também podemos incluir o facto de termos ido buscar Rabiu Ibrahim á Nigéria e Grimi á Itália… É preciso é contratar com cabeça e atempadamente… Para evitar Marian Had’s, Farneruds e coisas assim…
Isso é tudo verdade, mas já foi no tempo do Carlos Freitas, que me parece que tinha muito mais mundivisão do que os que estão lá actualmente (nem sei se é o Pedro Barbosa o responsável por esta área???).
O Pedro Barbosa foi o melhor jogador que vi jogar no Sporting, mas também tenho dúvidas quanto à sua capacidade para se movimentar no mercado de jogadores.
Com 32 anos e não viste Figo, Balakov, Simão, P. Sousa, Sá Pinto, Quaresma, Schmeichel, Valckx, Cherbakov, Oceano, Carlos Xavier, Jardel, Acosta, para não falar em Liedson, Ronaldo e Nani.
Enfim, gostos não se discutem, mas esse teu gosto é discutível.
Desses todos, talvez o Figo me faça mudar de ideias e outros (Nani, Ronaldo) não atingiram o seu pleno potencial no Sporting. No resto, não retiro uma vírgula ao que disse e os gostos são discutíveis, como tu próprio referes.
Se tiveres curiosidade e quiseres recordar tempos agradáveis, vai ao Youtube e pesquisa por Pedro Barbosa AZ Alkmaar(?). Está lá um cheirinho do que o Barbosa era capaz de fazer.
Duvidas qualquer um de nós pode ter…mas acusá-lo de nao fazer nenhum é má fé.Quanto a mim ele vai ter de provar que é competente na próxima reabertura do mercado…até lá tem o meu beneficio da duvida.