[Análise] Avaliação Gestão Futebol Sporting 07/08

Eu nao percebo este topico. Uma avaliacao que se baseia em diz que diz nos corredores? :eh:

Os factos sao:
FSF recebe passivo de 270M€. Está em 200M€
Recebeu equipa semi destruida por Paulo de Andrade e sem treinador. Soube escolher Paulo Bento e temos inegavelmente muito melhor plantel que há 2 anos e as jóias seguras.
Antes desta pre-epoca fiz a lista de contratacoes falhadas e jogadores comprados Carlos Freitas só tinha falhado em 1. Mário Sérgio. Sempre disse que com dinheiro Carlos Freitas faria bons negócios, porque já antes os havia feito. E pelos vistos parece que fez. Nada mais natural.
Portanto a avaliacao deve-se basear em factos, e os factos sao esses. Nao sei se FSF mete algum ao bolso ou nao, mas como gestor desportivo é de longe o melhor desde Joao Rocha.

Suponho que nem sequer tenhas lido o tópico, mas pronto perdeste uma boa opurtunidade para ficares calado.

A unica coisa que alguem disse do Soares Franco fui eu quando ele disse que com a venda do patrimonio estavam criadas as condições para a manutenção das tais joias. Conculsão: Uma já foi e a outra garantiu que joga mais um ano (obrigadinho).

Mas nem vale a pena começar a dialogar contigo que o mais provavel é revirares novamente o assunto para o Soares Franco enquanto que o assunto principal até tem sido o Paulo Bento. Lê os posts antes de comentares.

O tópico inicia-se com “Não sou pró direcção FSF…” O Sr Barbosa diz que o assunto do tópico é o Paulo Bento :lol:
O Sr. Barbosa afirma que FSF prometeu vender patrimonio para manter as jóias e já se foi uma. Esqueceu-se de dizer que ficaram 2, e antes nao ficava nenhuma.
Da parte que tinha lido o assunto do topico é gestao do futebol, e o responsável nº1 por essa gestao é o presidente. Foi ele que criou condicoes de estabilidade para que hoje o treinador Paulo Bento ter uma equipa muito mais forte que há 2 anos. Foi ele o responsável por conseguir a renovacao de Polga, Liedson, Miguel Veloso, Moutinho e outros. Agora se o Sr. Barbosa conseguiu ver no titulo do topico “treinador Paulo Bento” o problema é seu.

Nem precisas de dizer mais nada, só leste a primeira frase e achaste que o assunto principal era o FSF. O problema é que existem mais posts sem ser o primeiro, no qual o assunto virou para o lado do Paulo Bento e respectiva equipa técnica - MRT, CF, PB e PB.

Ficam duas, mas para o ano sai outra. E daqui a dois anos sai outra. Enfim, foram comidos na mentira do Presidente.

Obrigado por me tratares por senhor, agradeço a simpatia e generosidade mas não é necessário.

E até parece que sairem por 25 ou 30M€ é a mesma coisa que saírem por 6M€ como o Quaresma. 20M€ sao trocos né.
E o que é q tens a ver com eu comentar a parte que me interessa do topico aquela que considero mais importante? É por acaso Paulo Bento que define a politica desportiva do clube? Foi ele que ganhou as eleicoes?
Até hoje FSF cumpriu o que prometeu, pena é que haja sportinguistas que critiquem pessoas sob cenários de futurologia ignorando até que o Nani sempre fez pressao para sair.

Eu contigo não tenho muita confiança para dialogar, até porque penso que denotas uma dificuldade de interpretação de textos para além de uma cobardice aguda que demonstrate numa outra situação, mas passando à frente e fico-me por aqui:

• O Presidente FSF prometeu aos Sportinguistas que as joias não iam de todo sair do Sporting, pois só mantendo as mesmas é que se conseguia construir uma equipa consistente e equilibrada. Para fortalecer o seu argumento afirmou que a venda do Patrimonio não desportivo iria acabar por garantir a manutenção das mesmas.

• Saiu Nani, e aqui não me interessa o valor porque estou a falar de promessas que foram anteriormente feitas pelo nosso Presidente e para o ano muito provavelmente sai o Veloso. Ou seja, eles continuam a sair, provando que o truque dele de ganhar votos foi uma falácia.

• Se ele dizesse na campanha eleitoral que as pérolas iriam continuar a sair porque era impossivel mantê-las, queria ver quantos Sportinguistas votavam nesse caramelo.

Da minha parte para contigo é tudo. Se conseguires perceber diz-me, se não conseguires então mais provavel é dizeres que 25 M são superiores a 10 M.

Excelente topico, estragado apenas por aquele, que se vendo refletido no ecran, se sente na obrigação de brilhar, ser polémico, etc. :wall:

:offtopic:

Penso que os textos do Barbosa estão a começar a roçar a falta de educação.
Por ser um membro veterano não deve ter um tratamento diferente dos restantes membros.

Gestão do Futebol do Sporting - É este o assunto deste tópico!

Gosto que se discutam as coisas com antecipação, mesmo correndo o risco da informação não ser suficiente para uma análise mais profunda.

Neste momento devo dizer que a avaliação é positiva.

Houve entulho que deixou o clube (entulho usado de uma forma exagerada, nalguns casos), houve uma venda muito boa e por uma verba que não pensei que o mercado fosse pagar (é verdade que os ultimos exemplos revelam que as bolsas estão mais abertas hoje que estavam antes), houve outra venda aceitável numa perspectiva puramente financeira e talvez também desportiva, e houve reforços conseguidos a tempo e horas, para as posições que, bem ou mal (esta é outra discussão), a direcção técnica entende serem necessários.

Em principio (e na minha óptica com algumas reservas de peso) a equipa estará mais forte e equilibrada mas apenas se chegar mais um lateral esquerdo de qualidade e se os reforços provarem.

A opção por jovens com potencial e em evolução é interessante, não seria exactamente a minha escolha, mas entendo-a e apoio-a dentro das condicionantes pelas quais o clube passa. Acho que está claro, creio que mesmo para os mais optimistas, que sem conhecerem exactamente as qualidades dos reforços afirmam que são “muita bons”, que existiu um risco assumido num determinado rumo e que se preferiu “investir” a massa recebida na redução do passivo, considerada a grande prioridade, situação aliás que apoio, esta sim, totalmente, mesmo se isso implicar uma menor capacidade competitiva.

De referir que parece efectivamente que o “grupo” (i.e. Bento, Barbosa, Freitas… e seguindo a onda, Teles) se entende na perfeição, como aliás sempre aconteceu no passado, e que assumiu uma estratégia assente numa série de premissas que estabeleceram de comum acordo, o que como sempre afirmei, pode ser muito benéfico para o Sporting, até ao dia (esperemos que distante) em que os obstáculos forem de molde a colocá-los verdadeiramente à prova, ou em alternativa, até ao momento em que desejarem evoluir para uma outra realidade (isso só mesmo os resultados desportivos poderá permitir).

Pessoalmente entristece-me que seja necessário um grupo de pessoas com pouca ligação à historia do Sporting e que são no fundo profissionais do oficio, a planear e executar uma estratégia que deveria ser um cunho do próprio clube, mas pode ser que um dia lá cheguemos.

Agora voltando à avaliação do plantel, devo dizer que o facto de entender e aceitar o risco assumido, não invalida que, se acontecer que as coisas não se passem como todos desejamos, não responsabilize na justa medida quem, corajosamente mas conscientemente, optou por esta realidade.

Sejamos claros acerca deste tema, FSF (sobretudo as pessoas do futebol) apresentaram um projecto e estabeleceram objectivos concretos para o Sporting, que mesmo tendo como pano de fundo a situação financeira conhecida, não deixam de ser ambiciosos, no respeito do que deve ser a mentalidade de um clube ganhador.

Em minha opinião não se deve, nas alturas em que as coisas correm mal, ir buscar as condicionantes que já todos conhecemos (e conheciam) para desculpar um resultado menos conseguido, tornando o Sporting um clube sem massa critica ou de projectos adiados…

A desculpabilização que existiu nas eleições e que continua em diferentes níveis a acontecer ainda hoje, mascarada numa mentalidade que passa por apoio incondicional ao clube, deve ser de uma vez por todas afastada, para que o Sporting, embora com objectivos consentâneos com a realidade que atravessa, ainda assim os cumpra integralmente.

Essa é que é a verdadeira gestão, aquela que avalia situações, estabelece processos e cumpre objectivos… O resto, desculpem que o escreva, é merda!

Oh meu amigo, sem ofensa, mas tu pareces lampião, vives num mundo imaginario, tu fizeste uma lista a que muitos contrapuseram outra e chegou-se facilmente a conclusão que em mais de 20 contratações Cacá só se safou com Liedson, Polga e mais recentemente com Romagnoli, com que tipo de direito vens para aqui dizer que as contratações falhadas são só uma e dá pelo nome de Mario Sergio?

A dizer que Tinga, Rogério, Koke, Mota, Bueno, Alecsandro, Horvath e cª são bons, não vale…

Por isso te volto a dizer não sigas a máxima lampiã de que uma mentira repetida muitas vezes se torna verdade, porque aqui não pega.

Cingindo-me ao topico:

Existe um triunvirato no SCP, constituido por Cacá, Pedro Barbosa e Paulo Bento, é inegável e não é conversa de ouvir nos corredores, qualquer pessoa que tenha o minimo conhecimento do que é o actual SCP sabe disto, a situação tem tanto de preocupante como de caricata, quando Cacá foi afastado do clube levou consigo todos os contactos e quem lá ficou nem sabia como contactar empresarios para fazer contratações, o que só demonstra o que a administração em si, FSF e seus pares percebem de futebol.

Quando voltou, rapidamente as comadres se uniram e trataram de fazer caça as bruxas, fosse no plantel fosse num plano mais elevado, Beto foi corrido, Custodio eleito a capitão pois fazia parte dos amiguitos de Barbosa e Sá Pinto ao recusar-se a pactuar com o compadrio também foi recambiado para terras do tio Onofrio, o padrinho de Cacá.

Por outro lado este grupo resulta numa blindagem tanto ao clube como ao plantel, que apoiados em MRT acabam por levar a água ao seu moínho.

Nesta época só os acuso de o plantel ja trabalhar ha 2 semanas e ainda não haver lateral esquerdo e da eternidade que demoraram a comprar Romagnoli, para afinal pagarem exactamente aquilo que o Veracruz pedia desde inicio, no entanto anda tudo neste fórum a dizer que Cacá foi um excelente negociador e não cedeu, só posso rir logicamente.

Aliás, negro será o dia em que estas comadres se zanguem e lá vai o SCP à deriva, esperemos que não, mas cautela…

Em término partilho quase na totalidade o post do Rui e muitas ideias que o Barbosa também lançou, não pode o clube continuar para sempre com um discurso miserabilista e a justificar os seus falhanços com a penuria, até pq a mesma não é assim tão grassante como querem fazer crer.

Quando o BES, OPCA, MDC e outras empresas cujos administradores e mesmo o nosso presidente são partes interessadas, deixarem de parasitar e chular a carcaça decrépita em que transformaram este clube, talvez o nosso futuro seja risonho.

Até lá, são tiros no escuro como esta época, afinal não seria previsivel que o tipo de contrato de Caneira nunca iria durar os tais 5 anos? Mas lá por dizerem que são pobretes e alegretes o Valencia iria aguentar uma chularia daquelas tanto tempo?
Não teria sido muito mais importante do que Vukcevic comprar logo o seu passe? Não tivessem demorado tanto tempo de volta de Romagnoli e provavelmente teria dado para resolver tudo a seu tempo.

As contratações do SCP são de risco elevado, mas exceptuando Derlei, todas elas seriam negócios que eu também faria, talvez mudassem alguns nomes, mas o risco seria igual, como tal classifico o trabalho até agora nesta pre temporada positivo, no entanto não me inibe esta afirmação de criticar a esterqueira que é a direcção do SCP se as coisas correrem mal.

Sou um total apoiante de Paulo Bento enquanto treinador, no entanto devo aqui dizer ao Barbosa que muito antes dele aqui aparecer a criticar o treinador já eu e outros malhavamos sem dó nem piedade, não se trata de endeusar Paulo Bento, ja fez ate muita merda e o ano passado perdeu o titulo por teimosia (esta nova teoria do Veloso no banco por ter tiques de vedeta só dá mesmo para rir, que interessa se tem tiques de vedeta? Se faz melhor que os outros, só tem que jogar e mais nada, aliás, ele é vedeta mesmo), mas escrevi ainda antes da epoca acabar, que depois de ter agarrado nos destroços desse ser aberrante que é Peseiro e ter feito o que fez, PB tinha a minha tolerancia ate ao fim da epoca, pq tinha pior plantel e um monte de putos, referi ainda que se conseguisse o acesso à CL e trouxesse um trofeu, tinha mais uma epoca de tolerancia de minha parte, assim aconteceu, como tal continuo a dizer: IN PAULO BENTO I TRUST!!!

O que não me impedirá de lhe dar uns paus sempre que ache que ele está a azarar, mas isso é outra conversa…

Incy my man, não esperava outra coisa mas não tava cá para testemunhar. :wink:

Tu sabes que sim, a maioria dos Sportinguistas endeusa o senhor Paulo Bento por motivos que realmente não compreendo ao ponto de justificarem alguns erros grosseiros deste senhor de forma tanto ou quanto ridicula, mas lá está, ele tem-se safado bem mas tambem tem cometido muitos erros e o que eu vejo é sempre um escape para os mesmo erros, mas depois no final da época tenho de aturar discursos hipocritas de que sempre falaram mal do Paulo Bento quando foi preciso. Yeah right ::slight_smile:

Não estou a mandar bocas a ninguem que participou neste tópico :twisted: , porque são membros novos, o Rui que sempre manteve um discurso equilibrado e tu que vá, não és daqueles que fica calado quando alguem faz merda.

O homem é quase um rei, e dou um exemplo pequenino. Se noutros treinadores se pode questionar e até mesmo insultar o mesmo por escolher mal o onze, quando alguém faz isso quando é o Paulo Bento, vem o discurso da Madre Teresa (exceptuando com o papel de numero 10 do Yannick Djalo, mas mesmo esse erro incompreensivel só foi criticado nos ultimos jogos em que ele optou por insistir) “Se o Paulo Bento o meteu a titular é porque sabe o que faz”. Pois tá bem, digam-me um treinador que sabe sempre o que faz? Então fazam o mesmo que fazem aos outros, simples…Eu pelo menos continuo a fazer.

Sem querer entrar nas vossas trocas de ideias de “longa data”, apenas para dizer, que todos os treinadores fazem merda e sinceramente nunca pensei que o PB “arma-se” a equipa tão bem, como o fez.Por isso só tenho que estar ao lado do treinador mas como é óbvio todos as equipas vivem de resultados e de conquistas, mas também de estabilidade.
Agora, qual é o treinador que não faz merda?
Todos fazem, até eu no trabalho às vezes faço merda… a única coisa que aponto é o facto de na minha opinião ter exagerado no inicio de época na tal “rotatividade”, mas não terá sido isso que também permitiu ao Sporting fazer uma 2ª volta a alto nível?talvez sim,talvez não… agora, na minha opinião, se não tivesse deixado o veloso no banco, se tivesse jogado com X ou Y, se…se…se…depois de as coisas tarem feitas é fácil…mas antes ter alguém no banco com ataques de vedetismo do que ter um jogador a dizer ao treinador para ir tomar no piiiiiiiii…

Na minha opinião, é bom que haja referências do clube na equipa técnica, mesmo que o seu trabalho não seja assim tão vísivel como dizes. Tenho pena, por exemplo, do Sporting ter deixado fugir ex-jogadores como o Oceano e Sá Pinto!

algo vai mal na gestão do futebol do Sporting quando se contratam jogadores como o Had…
suplente no lokomotiv… titular no Sporting??? :-\

quando tanto se falou em investimento forte na equipa de futebol… onde está esse investimento forte?

querem retorno sem investimento? digam-me como se faz para eu aplicar isso no meu trabalho… ::slight_smile:

Corrijam me os valores se estiver errado, mas já repararam se quisermos ficar com os “emprestados” o valor que temos que despender??

Izmailov = 4 M

Had = 2 M

Gladstone = 3 M

Se forem os 3 bons para o Sporting onde é que vamos buscar a xeta?? :o

O Suinão e os lamps entram com uma parte… :rotfl:

O Izmailov segundo se sabe terá mais um ano de empréstimo de opção.Na melhor das hipóteses fica até ao fim da temporada 2008/2009, claro que isto deve envolver valores mas longe da quantia estipulada na opção de compra. Lógico que se esse ano extra puser o Lokomotiv ao barulho fica mais complicado, se for apenas dependente do Sporting, do jogador e da inevitável verba a pagar ao clube detentor do passe podemos em principio contar com o jogador por mais duas épocas.

Além disso no caso do Izmailov não sei porquê mas tenho alguma esperança, caso seja necessário, numa operação do tipo “Romagnoli”… :pray:
O jogador queria um campeonato mais competitivo e com mais visibilidade, estava em lítigio com o treinador do Lokomotiv…Acredito que se a época lhe correr bem, depois de sentir o sabor da Champions, podemos ter nele um eventual aliado tal como aconteceu com o Roma e fazer baixar os valores pedidos pelo Lokomotiv mas pronto isto é só uma ideia, não passa de mera especulação… :wink:

Quanto aos outros dois jogadores, os valores ainda são de facto significativos, e também não sei haverá capacidade para dispender essas verbas.A cláusula do Gladstone é de facto elevada mas não deixa de ser um internacional A pelo Brasil e que já teve aquela passagem pela Juventus o que acaba sempre por influenciar o valor do passe.Este é daqueles que gostávamos que já fosse mesmo nosso e se pensarmos que a cláusula do Alecssandro tinha o mesmo valor, de repente o Gladstone já não parece tão caro… :lol:

Enfim primeiro há toda uma época para avaliar estes jogadores e concluir depois se se justificam ou não estes investimentos.

Cumps. 8)

Prefiro ter de pagar daqui a um ano 9M€ por eles serem de facto bons, do que estar a chorar 12M€ para o Ano porque não os conseguimos vender a ninguem!

Não coloquei isoo em questão, daí ter referido se os 3 valerem o €€€, vamos ficar à espera para ter uma ideia se velem os euros ou não…

Relativamente a um 2º ano de opção pode ajudar a repartir o montante total… nem quero pensar se tivessemos comprado alecssandro, bueno, koke e afins…sinceramente o unico que mostrou valer o que pediam na altura era o Caneira, embora fosse puxado e o ordenado tmb não ajudasse muito…
Deus queira que o Sporting opte por comprá-los, sempre significa que mostraram qualidade para tal…

Penso existir a opção de alargar o empréstimo do Izmailov para um segundo ano, logo não haveria necessidade de comprar o seu passe no final da próxima época.

A gestao da direcção tem sido no meu entender mt mediocre…Começaram logo por deixar fugir o fabio coentrao que bem aproveitado no nosso plantel fazer se ia um grande jogador (no meu entender) e teriamos entao a tao proclamada alternativa para o nani ( era um bom suplente para o izmailov)…Depois tendo um defesa esquerdo (que este sim devia ser emprestado a clubes da segunda liga) tao frakinho cm e o ronny vao buscar um jogador que e uma incognita…E se ele e otro ronny???