Não sou pró direcção FSF. Estou com todos aqueles que acham que esta direcção manipula, faz negócios pouco claros de rentabilidade duvidosa, mantém pessoas incompetentes (e até as promove) etc etc.
Mas sendo objectivo vejo duas coisas positivas:
Por um lado, a redução do passivo – o facto em si. Já os métodos para lá chegar, serão muito duvidosos. Embora o assumir deste passo foi importante e parece-me positivo.
Por outro a Gestão do Futebol Sporting.
A Academia parece que está no bom caminho, com profissionais competentes e uma gestão muito positiva.
Mas gostava de falar especificamente do futebol profissional. Depois das contratações que se fizeram, penso que agora é uma boa altura para podermos fazer um balanço antes da época começar. Depois de começar é mais fácil acertar…
A coisa mais positiva que vejo no Sporting actualmente é o facto de se perceber que existe estabilidade.
Miguel Ribeiro Teles foi uma pessoa essencial. Para mim é o grande factor de estabilidade e que permitiu a constituição da equipa técnica e da SAD. Ainda com os defeitos que tenha, parece-me do melhor que temos no Clube.
Pedro Barbosa. Sportinguista, o que na estrutura profissional é um achado… Depois só quem não viu alguns treinos do Sporting não percebe a enorme influência que teve no balneário. Era um jogador muito respeitado por todos. A sintonia total que tem com Paulo Bento, penso que ajuda a incutir um nível de maior rigor e respeito, especialmente num plantel à base de jogadores muito novos.
Paulo Bento. Não é o tipo de treinador que mais gosto. É conservador e joga sempre pelo seguro. Mas teve o enorme feito de impor disciplina e rigor, coisa que no Sporting sempre faltou. O facto de estar solidário com a direcção relativamente ao plantel e a reforços, apenas resulta de uma maior entreajuda e defesa ao nível da direcção. Por outro lado ao passar já uma época e meia à frente do plantel com dois 2º lugares, passou a fase em que poderia enfrentar as maiores críticas. Penso ser pacífico para a maioria dos Sportinguistas vê-lo como treinador por muitos anos. Eu sou dessa opinião.
Deixando o mais polémico para o fim.
Carlos Freitas. Não sou fã, e não por ser porquista. Já fez negócios completamente ruinosos, inúteis e outros, dizem, em benefício próprio. Não nego nada disto. Nem o devemos esquecer. Embora já tenhamos tido pior.
Agora gostava que analisássemos as compras e vendas feitas esta pré-época.
Até porque ao analisarmos as entradas e saídas desta época estaremos não só a julgar o trabalho de CF mas também de PB – uma vez que é publico, até pelas declarações que fez, que estava em total acordo com as contratações e dispensas. Mais, o Sporting teve exactamente aquilo que PB pediu (excepção a Caneira e Nani, mas aqui nada a fazer).
Bons Negócios: Nani, Ricardo, todas as compras
Negócios duvidosos: Tello, Custódio, Carlos Martins e João Alves
Maus negócios: até agora…
Dificilmente podia esperar mais este ano em termos de contratações (faltando ainda um DE).
A avaliação que faço desta estrutura tem grandes vantagens:
União
Estabilidade
Rigor e Disciplina
Treinador e Director Desportivo + MRT
Negócios positivos (época 07/08)
Continuação contenção salarial dadas as constrições financeiras
Desvantagens:
CF será dificilmente aceite pelo seu passado
No fundo o que proponho é que digam a vossa opinião sobre a gestão do futebol e a sua equipa por um lado e por outro pensando nas entradas e saídas de jogadores.
No caso mais bicudo, CF, esqueçam (por momentos) o passado negro, a condição clubística e avaliemos o trabalho desta pré época.