Análise ao trabalho de Carlos Freitas

Concluída que está a pré-época, gostaria de dar os meus parabéns ao Carlos Freitas, pelo excelente trabalho que tem feito na construção do plantel.

O Carlos Freitas chegou ao clube, o ano passado, associado a muito amor e, ao mesmo tempo, a muito ódio. Da parte de quem não acreditava no seu trabalho, vinha rotulado como o homem que trouxe para o Sporting o Nalitzis, o Kirovski e outros 100 que tais. Da parte de quem o apoiava, vinha rotulado de salvador da pátria, o homem que, em conjunto com Luís Duque, nos deu dois campeonatos.

Ora, concluída que está quase a sua segunda pré-época no cargo, devo dizer que, muito embora não seja o salvador da pátria, não é já nada que se assemelhe ao mesmo gestor que contratou uma série interminável de flops, e que nada trouxeram nem produziram para proveito do Sporting.

No primeiro ano, a sua pior contratação terá sido de facto o Ribas. Era um jogador que muitos (incluindo eu) acreditavam que poderia trazer golos e alternativa tática, pela sua compleição física. No entanto, infelizmente não rendeu. Mas é, também, precisamente por isso que veio emprestado, numa espécie de teste. De qualquer forma, reconheço nesta contratação uma falha, já que se calhar bastaria tê-lo visto ao vivo em vez de Youtube para perceber que não prestava.

Ainda no que toca a falhas, pode dizer-se que o Rodriguez e o Luís Aguiar poderão ter sido também barretes. Mas ambos, convenhamos, já conheciam bem o futebol português (e eram também conhecidos), estavam adaptados ao trabalho do então treinador do Sporting, e um era titular da selecção peruana, enquanto outro vinha de disputar a final da Taça dos Libertadores. Olhando para trás, infelizmente não renderam, mas não se pode dizer que, a priori, não eram mais-valias (sendo certo que saíram os dois não por não terem capacidade, mas mais por questões disciplinares, o que coloca a discussão num outro patamar).

No que toca ao positivo, trouxe o Capel, o Insúa, o Wolfswinkel, o Elias, o Rinaudo, o Onyewu, o Schaars, e mesmo o Jeffren, jogadores com uma qualidade e potencial tal que cortavam completamente com a política de contratações do passado recente e que, convenhamos, nada tinham que ver com o que estávamos habituados a ter no plantel, desde há muito tempo.

Jogadores como Capel, Insúa e Elias, por exemplo, são jogadores de top mundial. E, a título de exemplo, no ano anterior a contratação mais sonante tinha sido a do Maniche…

Quanto a este aspecto, gostaria de realçar o trabalho do Carlos Freitas pela sua capacidade de motivar os jogadores a assinar pelo Sporting. Não é novidade ouvir jogadores como Labyad ou Rojo dizerem em entrevistas que escolherem o nosso clube em detrimento de outros precisamente por causa do Carlos Freitas, que sempre os acompanhou e motivou ao longo das negociações. Isso conta muito.

E, ainda na mesma altura, contratou o Carrillo, o Arías e o Rubio, jogadores não dirigidos ao onze titular no imediato, e que podem ainda significar bons negócios (sobretudo o Carrillo).

Infelizmente, não ganhámos nenhum título. Mas será mesmo por causa do trabalho do Carlos Freitas que isso aconteceu?

Este ano, o bom trabalho continuou, na minha opinião, mesmo com todas as limitações a nível de orçamento. Tínhamos um problema com o Rinaudo e foi contratado o Gélson Fernandes, que me parece até que merece ser titular (ao menos pelo que tem feito até agora). Depois, com a dificuldade que sabemos que existe em encontrar laterais-esquerdos disponíveis, entrou o Pranjic (um grande jogador) e, para o centro da defesa, o Rojo e o Boulahrouz. Tudo internacionais pelas respectivas selecções. Para o ataque, contratou o Labyad (um dos melhores reforços dos últimos anos, ao menos a nível de potencial) e, continuando a apostar no futuro, o Valentín Viola (que, vamos ver, até pode ser uma agradável surpresa).

Nada mau, até comparando com as outras equipas do futebol português (o Sporting, neste nível, aliás, é a equipa que melhor se reforçou de todas). E, em abono da verdade, não vejo aqui nenhum Nalitzis.

Contas feitas, temos sem dúvida nenhuma o melhor plantel desde há muito, muito tempo. Se isso garante títulos? Não, mas bolas, ao menos permite sonhar mais alto do que atacar a liga com Rui Patrício, Abel, Torsiglieri, Daniel Carriço, Evaldo, André Santos, Saleiro, Maniche, João Pereira, Vukcevic, Valdés, Zapater e Postiga… O resto é futebol. E, mais importante para o que aqui interessa, o resto não é competência directa do Carlos Freitas. A ver vamos, então.

E, sem dúvida, o Sporting é hoje em dia uma equipa muito mais apetecível para investidores estrangeiros, para o estabelecimento de parcerias para a venda de passes. E, com a qualidade de jogadores no plantel, outros se sentirão atraídos. Isto sim é o ponto de partida para o Nosso Sporting.

Julgo, portanto, que o Carlos Freitas está de parabéns e não queria deixar de o assinalar. É claro que pode sempre fazer melhor (o céu é sempre o limite), mas acho que é dele que veio o maior upgrade, o maior corte em relação ao passado do Sporting e o caminho que vinha seguindo e que, ano após ano, nos afastava dos estádios.

Concordo Kimosabe,

Não desfazendo o Sá, tivessemos nós o Mourinho e ninguem parava esta equipa.

Mas acredito que o Sá pode levar esta equipa a bom rumo e dar seguimento ao bom trabalho que Freitas fez. Não vai ser facil, mas no minimo temos que lutar até ao fim, e garantir um lugar directo na Champions!

A minha posta: mais de 100 milhões de prejuízo, cerca de 50% do passivo da SAD se deve a este gestor de topo e construtor de plantéis fenomenal. Querem enganar quem, mesmo?

P.S.: Por onde andava esta gente depois da final da Taça do ano passado?

“Esta gente” quem? Eu?

Por acaso neste fórum ainda não estava inscrito, mas olha, depois da final da Taça do ano passado saí do estádio do Jamor como muitos outros sócios e fui para casa. Mas sou dos que esteve lá a apoiar o Sporting. Faço o que posso.

E, para o que aqui se discute (que é o mais importante), quando acabou o jogo pensei muita coisa, mas uma delas não foi certamente “a culpa é do Carlos Freitas, que más contratações foram o Capel, o Schaars, o Wolfswinkel, o Rinaudo, o Elias, o Insúa e o Carrillo… voltem Pedro Barbosa e Costinha, que estão perdoados!”.

Deves ser outro que em vez de andares no estádio o teu forte é “apoiar” aqui…

E o que é que tem o Carlos Freitas a ver com a derrota no final da taça? A culpa foi dele?? :wall: :wall:

Kimosabe, vai-te habituando, porque aqui só não serás atacado se tu próprio atacares os que lá estão…

:offtopic:

Depois de o ouvir ontem mais uma vez, o Inácio é que era :boohoo:

O trabalho de reestruturação do plantel do Sporting nestes últimos 2 anos, a nível de compras, foi muito bom.

As compras foram bem feitas. Claro que há falhas, mas tenho a certeza que quem o condena é absolutamente perfeito no seu trabalho.

Eu também tinha muitas dúvidas acerca do trabalho do Carlos Freitas, pelos anos anteriores, mas neste último ano de trabalho tenho de dar a mão à palmatória pois ele reestruturou completamente um plantel miserável, criando um dos melhores plantéis dos últimos anos. E com pouco dinheiro, situação ainda mais complicada (basta ver que arranjámos dois laterais esquerdos sem pagar aos anteriores clubes pela transferência, e as galinhas, cheias de dinheiro, nem um).

PS: Essa história de apelidar de papoilas todas as pessoas que não concordam connosco é reveladora de um espírito democrático fabuloso! Se soubesses o que essas “papoilas” já sofreram e sofrem pelo Sporting…

Bringmein,

Já que estas com vontade de responder segundo a nossa conversa no tópico do Godinho cá vai:

VENDAS JOGADORES 2011/2012

1. O que achas das vendas feitas na temporada passada???
    1.1 - Torsiglieri - Segundo sei foi OFERECIDO - Tinha custado na época anterior 3,4 M
    1.2 - Zapater - Segundo sei foi OFERECIDO - Tinha custado na época anterior 2M
    1.3 - Nuno André Coelho - Segundo sei foi OFERECIDO - No negócio do Noddy foi também contabilizado 50% do passe de forma a baixar o valor da transferência. Contudo vou ser meigo e vou considerar um valor de 2M.
    1.3 - Stoijkovic - Segundo sei foi OFERECIDO - Tinha custado 1M
    1.4 - Só nestes jogadores gastamos 8 Milhões de euros. Sabes quanto recebemos??? Continuas a defender estes dirigentes?
    1.5 - Djálo - Segundo sei ainda não vimos um tostão certo? A culpa é de quem? Já reparas-te que estes casos só acontecem com os dirigentes do Sporting!? Achas que se deve a sua extrema capacidade?

GESTÃO CONTRATOS JOGADORES

2.1 - O que achas da não renovação do Patricio?
2.2 - O que achas da não renovação do Adrien?
2.3 - O que achas da não renovação do Carriço? Sabias que em Janeiro pode assinar por outro clube?
2.4 - O que achas da não renovação do Pereirinha? Sabias que em Janeiro pode assinar por outro clube?
2.5 - O que achas da não renovação atempada do Matias, o que fez com que fosse transferido neste defeso por tostões já que em Janeiro já poderia assinar por outro clube??
2.6 - Jogadores pagos a peso de ouro suplentes e titulares a ganhar “tostões”, o que pensas disto?
2.7 - Juniores com contratos curtíssimos ficando à merce dos “tubarões” europeus, o que pensas disto?
2.8 - Sabias que o André Santos acaba contrato no final da próxima época? Achas que devemos renovar agora enquanto ele está desvalorizado, ou esperamos que faça uma boa época, para termos outra novela “Adrien”?
2.9 - O Salomão está na mesma situação… o que achas?

VALOR DA EQUIPA

3.1 - Segundo dizes o valor investido (40M) foi baixo para o valor real da equipa. Acreditas nisso? Deixa-me recordar-te que ficamos em 4º Lugar na Liga e NÃO GANHAMOS NADA. Em comparação o Braga com os seus tostões lá conseguiu o apuramento para a Play off da Champions. Isto é competência desta direcção?
3.2 - Concordas com a venda do J.Pereira pelos valores anunciados?
3.3 - Concordas com a venda do Matias pelos valores anunciados?

VALOR DE MERCADO CONTRATAÇÕES

4.1 - Rodriguez achas que valorizou alguma coisa? Acabou no Rio Ave certo?
4.2 - Schaars faz 29 anos em Janeiro. Achas que vale muito mais do que o que custou? Não contesto a sua utilidade e para mim é dos melhores jogadores do clube, mas achas que algum clube esta disposto a investir num jogador que não lhe vai dar retorno futuro em termos financeiros? Se sim quanto achas que conseguimos por ele?
4.3 - Arias, não calçou durante toda a época, e nem conseguiu ganhar um lugar no Plantel Principal. Achas que algum clube está disposto a pagar o que quer que seja por uma incognita?
4.4 - Turan, não calçou no Beira Mar, e nem na equipa B ganha o lugar no 11, achas que algum clube paga alguma coisa por ele?
4.5 - Marcelo, do pouco que jogou nunca comprometeu, mas achas que vale mais hoje do que 1M euros que foi o que custou?
4.6 - Rubio, não consegue fazer um grande jogo com a nossa camisola, a acabou na equipa B. Achas que algum clube está disposto a investir milhares de euros numa incognita? Não me parece que valha mais hoje do que quando chegou ao Sporting sinceramente. O que achas?
4.7 - Bojinov, é preciso dizer alguma coisa!? O que achas deste craque?
4.8 - Rinaudo, achas que valorizou muito nesta época, tendo ele um historia de lesões, e tendo jogado poucas vezes? Achas que algum clube paga o que quer que seja por um jogador cuja sua boa condição física não são um dado adquirido?
4.9 - Jeffren, na mesma linha do Rinaudo, muitas vezes lesionado, já no Barcelona tinha um historial. Achas que algum clube paga o que quer que seja por um jogador com o risco que Jeffren apresenta neste momento?
4.10 - Elias, completa aberração, 9M por um jogador de classe media. Concordas com esta contratação? Achas que algum clube neste momento paga 9M por ele? Achas mesmo? Na minha opinião hoje nem por 5M o conseguimos vender, e penso que o Atlético enfiou-nos mais um barrete, só que este pelo menos tem capacidade para ser opção.
4.11 - Preferes claramente o Elias ao Schaars?
4.12 - Preferes claramente o Elias ao Rinaudo?
4.11 - Onyewu, segundo dizem custou 2,5 M. Achas mesmo que hoje com 30 anos conseguimos vende-lo por valor semelhante ao que custou?
4.12 - Relativamente a Capel, Ricky, Insua e Carrillo tenho a dizer que foram excelente contratações e ficaram valorizados com a época que fizeram, mas também não me parece que a sua valorização seja superior à desvalorização que as restantes contratações sofreram. O que achas disto?

PERCENTAGENS DOS PASSES JOGADORES

5.1 - Sabias que os únicos passes que detínhamos na totalidade(100%) no ultimo RC, eram os de Polga, Pereirinha, Carriço, Izmailov, Arias, Tiago e Bojinov?
5.2 - Achas que estes jogadores são capazes de grande valorização?
5.3 - Polga e Tiago já não fazem parte dos quadros, mas dos restantes quanto achas que conseguimos pelo Carriço que em Janeiro pode negociar com outro clube?
5.4 - E o Boji?
5.5 - E o Izma ?
5.6 - E o Arias?
5.7 - E o Pereirinha?
5.8 - Sabias que detemos somente 35 % do passe do Ricky? O que achas disso?
5.9 - Sabias que detemos 50% do passe do Carrillo? O que achas disso?

Isto são só questões básicas de gestão corrente, mas se quiseres podemos aprofundar mais o tema, puxando o filme mais atras…

Essa história do pouco dinheiro é completamente falsa. Gastaram 40 MILHÕES SÓ NA TEMPORADA PASSADA…

A questão do Insua ter vindo a custo zero é mentira, segundo li o junior João Carlos transferiu-se para o Liverpool de forma a abatar parte da divida, que não sei quanto totaliza…

Quando ele se referiu a “esta gente”, creio que se referiu à direcção, e esses estavam calados que nem ratos.
O que contrasta com a atitude deles quando ganham uns joguinhos, que vêm logo dar umas entrevistas para os pasquins a dizer que são os maiores, e a valorizar o seu trabalho, olhando apenas para o seu umbigo(saco de gatos no seu melhor).
Quanto ao CF, tem estado razoável nas contratações, mas tem de ter 10 anos geniais para apagar a m*rda que fez antes.
Ah, e dava jeito um PL… com qualidade… Mas só se não for pedir muito…

EDIT: @johnfrusciante, grande post :arrow: :arrow:

Podia recuperar umas páginas e fazer copy paste dos cepos que contratou ou dos mais de 120 milhões que estoirou ao serviço do Sporting, com mais valias ridículas.

Como dá muito trabalho, fico-me com o seguinte comentário.

Grande Carlos Freitas a fazer um excelente trabalho ao serviço do Sporting, acertou em todas as contratações do ano passado. Ajudou o Sporting a apresentar resultados desportivos memoráveis e a valorizar activos, que permitiram vendas que contrariaram a tendência dos resultados financeiros negativos na última década.
Conseguiu ainda despachar jogadores que não interessavam, que um “malandro” qualquer que já não me recordo despejou no Clube.

O que seria do Sporting sem Carlos Freitas! Sugiro uma estátua e que na próxima época se organize o Torneio Carlos Freitas para homenagear um gestor exemplar.

Deixa-me só tentar trazer algum rigor a estes pontos.

O Torsi custou 1,7M€ por metade do passe, uma vez que havia um fundo envolvido na operação.

O NAC serviu para abater uma dívida ao Braga.

Não é que esteja em total desacordo contigo, no essencial, mas parece-me mais justo colocar a discussão na verdadeira dimensão da realidade.

O valor do Torsi, foi de acordo com o que foi comunicado à CMVM.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd17358.pdf

Quanto ao NAC sabes quanto é que foi abatido?

O Sporting também só tem 30% do passe do Carrillo.
O NAC foi contratado por 1 milhão de euro (50% do passe), quando não era internacional. Passou a internacional e foi “vendido” ou abatido para o Braga pelo valor de 463 mil euro, por 30% do passe. O Sporting ficou com 20% do passe. O Porto continua com 50% do passe deste jogador.

O Torsi foi vendido 50% a um fundo por 1,7M. Desconhecem-se os valores pelos quais foi transferido para o Metalist.

@Johnfrusciante

O negócio do Torsi foi confirmado pelo Costinha.

@JNRodrigues

Confesso que não percebi o alcance das tuas palavras.

EDIT: ok, já percebi. Alteraste o texto e isso acabou por fazer toda a diferença.

Desconhecia o valor da nossa dívida ao Braga, nem sequer sabia se o passe teria servido para abater total ou parcialmente a dívida.

Mas antes que me caiam em cima, eu apenas pretendi trazer elementos mais concretos, ao assunto. Ainda que perceba a ideia fundamental (e até concorde com ela), penso que as posições devem ser sustentadas com base em elementos verdadeiros.

No fim de contas, sabemos que o Sporting não despendeu 3,4M€ e que o NAC não foi exactamente de borla para Braga.

Não creio que as posições que defendem sejam afectadas por estes detalhes, mas creio que afecta a credibilidade do ponto que pretendem fazer prevalecer, com recurso a informação imprecisa.

Quero pedir desculpa por não ter posses para fazer deslocações de 600 kms mais bilhete e comida/bebida para poder ver o SPORTING ao vivo no estadio .
Não sabia que isso iria ser tido em conta para medir o Sportinguismo de cada um :inde:

Quanto ao Inácio … deve doer muito ter sido ele o treinador que deu o titulo

:arrow:

São detalhes que necessitam de rectificação, num excelente post que foi publicado. Deixando diversas questões, que necessitam de resposta. Por quem defende isto…

bringmein:

Deves ser outro que em vez de andares no estádio o teu forte é “apoiar” aqui…

Convém apontar primeiro, antes de se disparar. Ou os tiros correm o risco de ir ao lado…

PS Ó Madaherios, entrada a pés juntos… :mrgreen:

E o que é que tem o Carlos Freitas a ver com a derrota no final da taça? A culpa foi dele?? :wall: :wall:

Kimosabe, vai-te habituando, porque aqui só não serás atacado se tu próprio atacares os que lá estão…

Talvez já seja tempo, em vez de se entrarem em generalizações, vitimizações e afins, lutar por aquilo que se defende, pelas opiniões que se tem, com argumentos que o sustentem. Se isso acontecer, não haverá “ataques”, pelo menos “concertados” e estará a contribuir-se para uma discussão que informe todos os foristas.

Sem dúvida Sotnas! Não é sério andar aqui a discutir sem ter o factos todos na mesa. No meu post fiz questão de utilizar a expressão “segundo sei” por isso mesmo.

Quanto à questão Torsi, para ficar completamente esclarecido, pagamos 3,4 Milhões ao Velez, e depois vendemos 50% do passe a um fundo por 1,7 M ou seja por metade. Agora falta saber os contornos do negócio com o Metalist, que nem sequer sabemos que percentagem do passe comprou…

O NAC, em teoria custou 1M por 50%, e vendemos 30 % ao Braga por cerca de 500mil euros.

Fica feita a correcção!

Obrigado sotnas e JNRodrigues :great:

É verdade que têm razão ao criticar o Carlos Freitas. É um dado adquirido que falhou em muitas contratações. Mas nem tanto ao mar nem tanto à terra!!!

Peço-vos que comparem o plantel das épocas 2008/2009 e 2009/2010. Um gajo até se assusta. A diferença de qualidade é abismal. Só assim por alto, lembro - me no onze titular do Polga, Evaldo, Djalo, Postiga e Carriço (DC).

Há muito por onde pegar quando se critica a gestão deste plantel, mas na minha opinião o plantel está infinitamente mais forte. Só critico a falta de conhecimento técnico do treinador e a política de renovações.

Não querendo intrometer-me na conversa, mas quanto ao teu ponto 2.3, John. É suposto ficarmos preocupados?