Análise ao trabalho de Carlos Freitas

@Johnfrusciante,

respondo-te com todo o gosto,

Vendas de Jogadores 2011/2012

O Torsi não foi oferecido, o actual clube dele activou a opção de compra, valor esse eu não sei. Quanto aos outros jogadores, acho que, tirando o Zapater(talvez aqui se pudesse fazer algum ) foram é tarde.

Depois das miseráveis épocas que fizemos, achas mesmo que esses jogadores poderiam valorizar? Mais, achas que era preferivel eles cá continuarem ao serem oferecidos e pouparmos os seus ordenados?

Qualquer critica a venda de jogadores desse miserável plantel que tanto nos envergonhou, eu vejo como pura brincadeira, mas talvez preferissem que eles cá continuassem.

Já o Djalo, de quem foi a culpa?? Então nós vendemos um jogador, e não nos pagaram ainda o acordado e ainda perguntas quem é que tem a culpa? Segundo sei esse caso ainda se encontra na FIFA, mas certamente que nós é que não somos os culpados. (Em todo o caso, este era dos outros que por mim tambem poderia sair a custo 0).

Gestão Contratos Jogadores

Quanto ao Patricio acho que obviamente andámos a dormir, principalmente JEB e Costinha que esses sim tinham a oportunidade de lhe fazer um contrato a longo prazo e bom para nós mas não o fizeram. (talvez por o Patricio ser tão criticado por alguns experts, que sabem muito disto). Quanto a esta direcção não a isento de culpas, acho que deveriam ter logo tambem atacado a renovação do Rui mal entraram. Não sei se o fizeram, nem sei se o Rui quis ou não renovar, mas é como te disse, este tipo de jogadores não pode sequer chegar a 2 anos do fim do contrato sem renovar.

Adrien, outro caso que foi mal gerido obviamente, ou por falta de visão ou pelo que fosse, não entendo o porque de não terem renovado contrato quando foi emprestado à Academica. MAs é outro que me lembro que quando jogou pelos A´s não era nenhum menino querido dos adeptos… Talvez por ter jogado fora da sua posição.

CArriço e Pereirinha, haveriam eles de renovar porque? Acho bem é que não renovem e que lhes agradeçam o que fizeram nas camadas jovens pelo clube, mas que os deixem ir à vida deles. No Sporting não tem nem um nem outro lugar, pelo menos num SPORTING que queira Titulos. Podiam tentar vende-los já podiam, o problema é haver comprador, o mercado não anda facil.

Matias pareceu me em tudo normal, uma grande promessa que, só o vi realmente a pegar de estaca quando no ano passado o Izma voltou e o Sá pegou na equipa. Depois o Izma lesionou-se e lá voltou o Matias que nós conheciamos. Não me parece que merecesse qualquer aumento de ordenado, nem me parece que fosse um jogador indiscutivel na equipa. A juntar a isso temos jogadores neste momento na posição 10 que podem dar mais à equipa que ele. Em fim de contrato e se for por 4.5M, tendo em conta o que nós demos por ele, parece.me normal. Sinceramente não critico esta venda.

Jogadores pagos a peso de Ouro no banco? Titulares a ganhar Tostões? e querias que o MAtias renovasse para que? ser mais um suplente a ganhar milhares? Como é obvio, é natural que quem subiu das camadas jovens receba menos que os outros, é uma das vantagens de ter uma boa formação. Naturalmente e depois de motrarem valor os seus ordenados serão certamente ajustados.

Preferias o que? ter um banco fraco? Já comparaste por acaso os nossos ordenados aqueles com os quais queres lutar por titulos?

2.8 Quanto ao André, tu sabes quanto é que ele pede para renovar(ou pediu)? Na minha opinião o André nunca será um jogador para o Sporting(ao contrário do Adrien). Faltam lhe qualidades que não se treinam e que, não as tendo agora, n-ao sei se mais tarde as terá. Mas como mais vale prevenir que remediar, e como é um caso que com a idade poderá melhorar esses aspectos, tentava renovar. O Problema é que o ordenado que ele vai pedir, eu nunca lhe dava. Outros talvez lhe ofereçam o que ele quer.

2.9. Salo que? Este nunca mas nunca terá lugar num plantel do Sporting.

Valor da equipa

Aqui está o principal aspecto que podem tentar pegar de uma forma que eu acho injusta com CF. Porque se não ganhamos nada foi porque naquela final não jogámos nada, porque pelo menos a taça de Portugal seria sempre conquistada normalmente.

Eu acredito muito neste plantel e na qualidade do mesmo, olho para o que tinhamos há 2 anos e parece o dia para a noite. Só não ve isso quem não quer ou tem motivos “politicos” para querer subvalorizar estes jogadores. Acho que campeões nunca seriamos, mas sem os roubos que fomos alvo, o 3º lugar e a Champions seria sempre garantida, por isso essa coisa do ficámos atrás do Braga não é bem assim. O Ficar atrás do Braga explica se facilmente com os roubos que fomos alvo e com as várias lesões que tivemos(Rinaudo principalmente). Quanto ao lutar pelo titulo já outras explicações existem. Muitos não querem ver ou perceber, mas fazer uma equipa do 0 não é facil e, gastando nós 40M quantos milhoes andaram os outros 2 a gastar? Acham que é um investimento de 40M que nos mete lado a lado?

Acho que apesar de dar jeito a alguns o nosso 4º lugar, isso não reflectiu o real valor da equipa.

Quanto ao J Pereira não concordo e acho que acabou por ser uma má venda, quanto ao Matias parece me uma venda NORMAL.

Valor de Mercado Contratações

Rodriguez, faço já aqui mea culpa porque também me enganou a mim, aliás para mim era o melhor central do Plantel de longe. Infelizmente passou a vida lesionado e aquelas idas à selecção não me pareceram respeitosas para quem lhe paga. Veio a “custo 0” e a pedido de Domingos segundo sei. :menos:

Schaars, Essa do fazer 29 anos em Janeiro lol, não te apetece dizer que tem 28 é ? ;D Acho que foi sem dúvida uma das melhores contratações da última época. Lider, bom jogador, enfim um exemplo. Repara uma coisa, eu acho que nem todos os jogadores que nós compramos são para valorizar, alguns são até para ajudar a valorizar os outros com a sua experiencia, liderança, etc etc.
No entanto e , tendo ele custado 1M e sendo ainda um jogador que faz perfeitamente mais umas 4 épocas de bom nivel, acho que sim que valorizou, ele próprio já o afirmou. Por menos de 5M não o vendia neste momento. :mais: :mais:

Arias, Turan, e Rubio. Estares a querer ajuizar qualquer um dos 3 neste momento para mim não faz lá muito sentido. São novos, o Rubio inclusive depois de chegar já foi INTERNACIONAL A pelo Chile, tem margem de progressão a meu ver enorme (Arias e Rubio), e não os vendia neste momento a preço de custo. Mais uma vez te digo que acredito sim na sua valorização e acho que os avaliar neste momento é desnecessário. Lembras-te de PAtricio e Adrien nesta idade por exemplo? certamente que não valiam o que valem agora… A diferença é que uns assobiavam e criticavam, outros sabiam do real valor deles… Infelizmente os que sabiam do real valor deles não deviam estar no Sporting por não lhes renovaram contratos. :mais:

Bojinov, Pronto, o que posso eu dizer, não quero dar uma que sei muito disto, mas mal ouvi o nome dele pareceu me OBVIO o desfecho… Uma contratação que não entendi e não me pareceu ir de encontro à linha das outras. :menos: :menos:

Rinaudo. Grande negócio, aqui faço uma vénia ao CF. Vamos falando sobre ele… E a lesão dele foi um azar, não foi acho eu nenhuma daquelas lesões crónicas. Não será certamente um Izmailov ou um Jefren ou um Matias por isso não tenho duvidas que ele irá valer muito. E sim acho que mesmo com isto tudo já valorizou. Aliás, eu acho que ele antes de ter chegado já tinha valorizado, não te esqueças as condiçoes em que ele veio. (contrato a acabar, equipa a descer, etc etc). 1M por Rinaudo é para mim uma ofensa se alguem por acaso oferecer é uma ofensa. :mais: :mais: :mais:

Jefren, o potencial está lá, neste momento é facil criticar, eu prefiro esperar. No entanto e para que fique registado acreditei sempre na sua contratação e acho que poderá sem dúvida valorizar no Sporting. Acredito eu e acreditou o Barça, que se achasse que ele não era assim tão bom não tinha posto uma clausula de recompra nem o tinha posto a jogar nos A´s. Tem me parecido que superou a leões, vamos ver agora o que acontecerá :mais: :menos:

Elias, concordo com a contratação sim senhora. Muito gostas tu de falar em 9M. Achas mesmo que demos isso por ele? se queres pegar em alguma coisa pega no ordenado quelhe pagamos, agora acho que sim que ele vale 9M, mesmo que tenhamos só pago metade acho que ele vale os 9M. E rapidamente irá mostrar. Acho que o Elias é melhor que o Schaars sim, e para mim é indiscutivel na equipa, um jogador muito acima da média para o nosso campeonato. E dizeres que um Seleccionado brasileiro é um grande barrete… tambem tem lá calma, se não gostas do homem ok, mas que ele é bom é. Acontece é que no ano passado o facto de não puder jogar na Uefa o prejudicou e muito. Em forma e a jogar o que sabe e que já começa a mostrar é titularissimo. Comparar com Rinaudo é dificil porque o Rinaudo é o meu jogador favorito do plantel.

Capitão América. Lá estas tu com a cena de que todos os que compramos é para valorizar. Nós não somos o Real MAdrid mas tambem não somos o Paços de Ferreira. Cada um tem o seu objectivo e este obviamente que quando veio o objectivo principal não era valorizar o seu passe. Não sei onde foste tirar esses 2.5M, nãoi acredito muito nisso. Mas acho que o Ony foi sem dúvida uma mais valia no plantel do ano passado. Aliás acho que poderá ser tambem uma mais valia no plantel deste ano, assim o Sá conte com ele.

4.12- Acho que sim que a valorização será superior a curto/médio/longo prazo. Até porque a esses junto Labyad, possivelmente Viola, Shaars acho que podemos fazer encaixe tambem, Rojo(este não sei, mas o objectivo será esse) e Rinaudo. Eu a minha opinião é que Carlos Freitas fez desde que chegou um trabalho com nota Bom +.

Jogadores como Boeck, Rojo, Insua, Schaars, Fito, Jeffren,Ricky, Viola, Capel, Carrillo, Labyad, Rubio e Arias são jogadores que conto que todos eles valorizem e se possam fazer mais valias. Uns mais que outros ovbiamente sendo que uns poderão ser reais e grandes mais valias.

Percentagens e Passes de Jogadores

PErguntas me se eu sabia, e eu pergunto te o seguinte, será que conseguiamos ir buscar o Ricky se tivessemos que pagar mais que os 35%? Será que o Carrillo vinha se desse para ficarmos com 100%? Será? É que é muito bonito criticar mas tu não sabes as condições dos negócios.

Porque a olho nu é obvio que os que valorizaram foram mal vendidas as percentagens, obvio e mais que obvio, a questão que ponho é, será que se tivessemos 100% dos passes conseguiamos ir buscar todos? melhor, será que eles vinham se certos fundos não ficassem com %?

Preocupa-me mais certas vendas de % do passe de jogadores da formação… ai sim.

SL

E quanto ao resto ??? Não tas preocupado ? É só o Carriço que faz parte do que é o Sporting ?

Esse teu comentário acaba por diminuir o trabalho do John e desviar ( ou tentar ) as atenções do restante

Enumeraste 5 jogadores, dos quais dois são da formação, um foi contratado por Costinha e dois foram contratados por Carlos Freitas…

Mas podes por o quase o restante plantel todo tambem… Tiras uns 4 para o lado e o resto metes ai…

Pois enumerei, estou a tentar demonstrar o salto qualitativo que foi dado na época passada e na actual. Estou unicamente a analisar a qualidade do plantel. Pergunto - te: Qualitativamente, que análise fazes do plantel comparado com o passado recente?

Mas alguem estava a falar contigo? É que eu pelo menos essas palavras não eram para ti… Há assim tanta necessidade em assumir um post que obviamente é para outro user ??

Já que, em certa medida, as tuas perguntas estão relacionadas com este tópico (uma das funções do Carlos Freitas é valorizar activos), vou tentar responder a cada uma delas, na medida do possível.

Peço desde já antecipadamente desculpa se me esquecer de alguma coisa, mas são muitas, muitas perguntas.

Em primeiro lugar, gostaria que me demonstrasse circunstanciadamente que esses jogadores foram de facto “oferecidos” e, já agora, me explicasses o que significa “segundo sei”. Confesso que do Relatório de Contas não constam dados esclarecedores, mas isso não significa que podemos, sem mais, concluir que os jogadores foram “doados”. Mas reconheço que posso estar enganado.

E, já agora, gostaria que me dissesses que o Sporting, quando adquiriu esses jogadores, como por exemplo o Torsiglieri, o Zapater ou o Stoijkovic, o fez com o próprio dinheiro, e não através de fundos.

Relativamente ao Torsiglieri, aliás, muito embora não se saiba concretamente os valores, antes de ter sido vendido o Sporting já tinha alienado 50% do passe a um fundo (o Sporting, leia-se, anterior direcção). Presumes, suponho eu, que foi também oferecido a um fundo. Eu pedia-te que mo demonstrasses, se possível.

Em segundo lugar, e mais importante para o que aqui diz respeito, não me lembro que o Carlos Freitas tenha exercido funções quando jogavam no Sporting o Torsiglieri, Zapater, Nuno André Coelho, Stoijkovic e o Djaló.

Ora, se a valorização dos passes dos jogadores, como defendes, está directamente dependente da prestação da equipa, não podes então dizer que foi o Carlos Freitas (ou a actual direcção) o principal responsável pela sua valorização, ou desvalorização.

Presumo que estejas, portanto, ao corrente de todo o processo negocial com cada um desses jogadores. Saberás que os jogadores querem de facto renovar, terás conhecimento dos valores concretos que exigem para o fazer e, já agora, que o Sporting tem plaffond suficiente para cobrir qualquer proposta de terceiros interessados.

E assumes, já agora, que nenhum deles vai renovar.

Ora, sendo ponto assente que, neste momento, a não renovação desses jogadores referidos ainda não é facto consumado, julgo que se não sabemos ao certo o que se passa mais vale não presumir sabê-lo.

Na minha opinião, o valor investido na época passada foi avultado para o que estávamos habituados, mas foi reduzido para o valor real da equipa.

Quanto às vendas do João Pereira e Matías, concordo contigo que são abaixo do valor real.

Esse, no entanto, é um dos problemas de não estar a disputar a Champions (falta de exposição ao mais alto nível)…

Em primeiro lugar, esses jogadores que referes não são, acho eu, comprados apenas para venda. São, sobretudo, para construir uma equipa e procurar rivalizar com os adversãrios. E acho, sinceramente, que estamos mais bem servidos do que quando tínhamos o Zapater, o Torsi, o Valdés, o Angulo, o Postiga, O Yannick e o Manche, mas isso é a minha opinião.

Em segundo lugar, dizes que relativamente ao Capel, Ricky, Insúa e Carrillo não te parece “que a sua valorização seja superior à desvalorização que as restantes contratações sofreram”.

Bolas, és mesmo pessimista! :wink: Defendes, portanto, que houve falhas na valorização de jogadores porque esses quatro jogadores não se valorizaram o suficiente para cobrir o plantel todo?! Ou seja, ou são hoje todos vendidos por 40M (valor gasto o ano passado) ou então são menos-valias?

Já agora, diz-me, com base em que elementos dizes que o Capel, o Ricky, o Insúa e o Carrillo não valem, hoje em dia, cerca de 40M no seu conjunto? Quanto valem então, especificamente? Não achas que hoje em dia o Insúa vale pelo menos 10M e o Cpel poderá valer 15M?

E, mais importante (porque aquilo que se pede é a construção de um plantel), quanto valem em termos de equipa? Quanto valem, em termos de diferença em relação ao Valdés, ao Postiga, ao Evaldo e ao Vukcevic (anteriores jogadores nessas posições)?

Aliás, para ser verdadeiramente correcto, diz-me se, no teu entender, o Capel, o Ricky, o Insúa e o Carrillo foram, ou não, comprados pelo seu real valor de mercado.

Entendo que achas que “nada é de borla” e “comissões paga-las sempre”. Mas acaso achas que na venda do Ronaldo para o Real Madrid o Jorge Mendes e demais intervenientes não receberam nada? Há sempre valores que se têm de pagar. A pergunta é: o Sporting gastou ou não pela compra do Insúa e do Capel aquilo que eles valem? Ou pagou menos? Bolas, é mau negócio ir comprar o Insúa pagando 800 mil euros de comissão (ou mais, não sei), ou comprá-lo por 10M em valor de transferência, que é quanto eu entendo que ele hoje vale?

E, independentemente disso, o Capel e o Insúa não rendem, em campo, aquilo que por eles se pagou? 5,6M do Ricky não valem 25 golos? Ou preferias ter ficado com o Postiga?

E, mesmo em relação a isto, sabes se o Sporting entrou com o dinheiro todo? No final do teu post dizes que do Ricky só temos 35% e do Carrillo só temos 50%. Ora, está respondida então a questão: o Sporting não entrou com o dinheiro todo. E, portanto, é legítimo que não receba, em caso de venda, 100%.

Em relação ao Schaars e o Rinaudo, o que interessa o que hoje valem, em termos de mercado? Quem diz que é para vender? Eu digo que valem, hoje em dia, todos os jogos a titular, coesão e organização a meio-campo, passes longos, assistências, recuperações de bola e golos. E que acabem os dois a carreira no Sporting, se continuarem a jogar como têm feito. Porquê pensar em vendê-los?

O Arías, o Rubio e o Turan ainda não valorizaram o que devem. Certo… Mas também ninguém diz que é para vendê-los já. Hoje, como é óbvio, ninguém paga 10M pelo Arías. Mas vamos ver, no futuro, quanto rende ao Sporting. Depois falamos.

O Jeffren, infelizmente, passou muito tempo lesionado o ano passado. Mas o mais importante é o seguinte: achas que foi comprado ao valor de mercado? E não achas que foi uma grande oportunidade poder na altura contar com um jogador que, não fossem os seus condicionantes físicos, nunca viria para o Sporting? Como em tudo na vida, há apostas que são ganhas e outras que são perdidas. O Jeffren aparenta estar melhor e ter ultrapassado os seus problemas. Vamos ver o que faz de ora em diante.

Finalmente, em relação ao Onyewu. Foi um jogador comprado não para vender e fazer negócio, mas sim para colmatar uma falha que tínhamos na defesa.

Peço desculpa, antecipadamente, por não responder a outros postos teus, se forem demasiadamente longos. Mas tenho imensa dificuldade em resumir tudo nestas linhas.

SL

lol … conversas particulares num forum publico ? para mais nao é a primeira vez que atiras essa e outras para o ar

é privado ? pm com ele … senao sujeitas.te agora e sempre a levar respostas . nao te agrada ? tens bom remedio

Pozzani obviamente que não é nada particular, foi é uma resposta ao Post dele, logo NÂO ERA PARA TI… Se te queres sentir atacado com isso é lá contigo.

TEnho bom remédio? Eu por mim tu podes responder ao que quiseres, só disse que não era para ti, mas força nisso… Num tópico que neste momento tem uma boa discussão tu contibuis com isso :great:

É a vida…

Sabes que o cheiro é pestilento quando se critica o treinador que deu títulos ao Sporting, esse mesmo que foi corrido do Sporting pela dupla maravilha quando se recusava a treinar cepos que lhe iam sido oferecidos pelos comissionistas de serviço.

Não disse que não me preocupavam ou deixavam de preocupar. O contrato do Carriço se já tivesse terminado é que era mel.

Quanto ao resto não tive intenção de desvalorizar o trabalho do John, e quer concorde ou não com ele sinto-me bem e orgulhoso ao ver alguém que se preocupa tanto com o Sporting e gasta tanto tempo para escrever um texto daqueles. :great:

O que vale é que, tivesse o Inácio noutra lista a tua opinião já era outra… eu felizmente tinha a mesma…

Já agora, eu agradeço ao Inácio o Titulo que ele nos deu como TREINADOR, mas não é por isso que eu tenho que achar o homem um bom dirigente, ou mesmo um bom treinador.

Mas gostei de saber que segundo ele Viola e Labyad vem para ser queimados :rotfl: :rotfl:

Sabe tudo…

Talvez não tenha sido claro na minha observação, muitos desses jogadores que enuncias foram contratados por Carlos Freitas.

Ora vejamos, nos quadros do plantel em 2008/9, tínhamos os seguintes jogadores com o seu cunho:
Ricardo Batista, Polga, Pedro Silva, Tonel, Ronny, Caneira, Grimi, Vukcevic, Izmailov, Rochemback, Romagnoli, Derlei, Liedson, Postiga e Tiui. Ainda tínhamos contrato com Stojkovic, Purovic e Celsinho.

Destaco a qualidade e o rendimento do Derlei e do Liedson. Izmailov sempre teve o eterno problema das lesões. Tonel acho que foi uma belíssima contratação, tendo em conta o custo e o rendimento que trouxe.
Vukcevic fez bons jogos, mas saiu pela porta pequena e perdermos dinheiro com este negócio. Custou-nos cerca de 4 milhões de euro.
Os restantes 13 jogadores, creio que se vieram a revelar más apostas. Quando o erro não foi na compra, foi na ineficaz venda.

Relativamente à temporada de 2009/10 o plantel manteve-se semelhante… Tendo-se incluído Matias, Angulo, Mexer, João Pereira, Caicedo e Pongolle. Matias e João Pereira foram boas contratações, os outros 4 foram lixo…

Nas duas épocas que enuncias cujo plantel “um gajo até se assusta”, quem o montou foi Carlos Freitas.

PS: Esqueci-me do Abel, jogador muito criticado pelo fórum. Teve 6 meses a um alto nível e depois foi baixando o rendimento a cada temporada que passou.

Não era preciso uma resposta tão grande para uma pergunta tão simples. No entanto, agradeço o teu esclarecimento. A pergunta continua no ar e sem resposta da tua parte.

O Inácio ontem , na RTP informação , disse que tinhamos que ter paciencia com Viola e não crucificar ao 1º erro pois a adptação pode ser dificil … para não ser queimado

O Inácio ontem , na RTP informação , disse que o Sporting , com o Sá , tinha que fazer um plano para ser campeão daqui a 2 anos pois o plantel ainda está a ganhar rotinas

O Inácio ontem , na RTP Informação , disse que o plantel tem potencial mas devia-se contratar cada vez menos jogadoores nas proximas 2 epocas para criar as tais rotinas e união … para todos puxarem para o mesmo lado

O Inácio ontem , na RTP informação , disse que o Labyad tinha um grande potencial mas temos que ser pacientes … para não o queimar

O Inácio ontem , na RTP informação , disse que esperava que o Arias ficasse na equipa … mas a ser verdade a historia que se portou “mal” ( baseado no que o outro disse ) , a equipa B lhe faria bem

é grave ?
:inde:

O Inácio é do Sporting?
É que quando vejo as (brilhantes) intervenções dele na televisão tenho sempre essa dúvida…

Excelente desmontar de um posto que mais não passava do que de uma demonstração de um odiozinho mesquinho e de estimação.

As aquisições só estarão totalmente feitas dependendo de ainda vir um PL.

Então o Inácio teve palavras moderadas, pediu tempo para a equipa e o treinador, defendeu o Sporting e ainda é mau? Defendem quem delapida o património mas atacam quem defende a equipa do Sporting e pede tempo e paciência. Esta gente não pode ser do Sporting Clube de Portugal , isto é da Croquettada Unida que Come o Sporting.

Concordo com alguns pontos de vista apresentados, outros acabo por discordar.

Saliento no entanto a boa argumentação e postura apresentada na discussão de pontos de vista divergentes. Creio que o fórum só tem a ganhar.

A nível de venda de jogadores, regista-se a incapacidade de Carlos Freitas efectuar boas vendas. Não consegue despachar cepos (que ele próprio pagou milhões, Grimi, Purovic, Caneira, Rodriguez ), vender pelo que custaram jogadores medianos (Torsi, Zapater, Pedro Mendes, Salomão, Vukcevic) ou valorizar e vender bons jogadores (Valdez, João Pereira ou Matias). A título exemplificativo.
Creio que é uma grande falha, a qual estamos todos de acordo. Apesar de alguma condescendência por quem nutre simpatia por CF.

Gestão Contratos Jogadores

Matias custou 5,2 milhões de euro (dados da auditoria), foi mais um jogador que saiu abaixo do preço que custou. Podia ter sido feito mais, seja no timming de venda ou no respectivo valor.

Sobre o Carriço e o André Santos, creio que não são jogadores com qualidade para serem titulares de um Sporting campeão. Creio que são jogadores úteis, os quais deveriam ter algum mercado a nível de jogadores medianos. Já estiveram também melhor valorizados a nível de mercado, quando ambos eram titulares.

Salomão, o seu contrato termina em 2014 apenas. Pode não ser jogador para ser titular do Sporting (ao contrário do que dizia Zico :mrgreen:). Tendo em conta o que custou, creio que valorizou e poderá ter algum mercado.

Valor de Mercado

O 4º lugar não reflecte o valor da equipa, mas a realidade é que o Braga com muito menos, acabou por conseguir mais. Contratámos jogadores de qualidade, mas prevaleceu mais a quantidade que a qualidade. Foi feito um grande esforço financeiro, os resultados desportivos ficaram aquém e os resultados financeiros um autêntico desastre.

Valor de Mercado das Contratações

Concordo em geral com a análise.

Discordo em relação ao Elias, é um jogador excessivamente caro no passe e a nível salarial para o rendimento que tem trazido. Na liga europa não se sentiu a sua falta.

O Turan creio que é uma contratação falhada, desportivamente foi um zero. Fora de campo não tem o comportamento que se exige para um jogador de futebol.

Arias, o facto de estar na equipa B e de ter “perdido” o lugar para Cédric Soares coloca interrogações. Gostei dos poucos jogos que vi. Fala-se que o Sporting está no mercado à procura de um lateral direito. Veremos com o tempo no que vai dar.

Rubio, fez uma boa pré-época o ano passado. Desde aí tem deixado a desejar. Não é alternativa a Ricky, veremos com o tempo no que vai sar. Tentou-se encontrar uma alternativa no mercado de Inverno, espera-se que Viola seja alternativa a Ricky. Apesar de ainda procurarmos um terceiro avançado.

Jéffren vamos ver.

Onyewu, desconheço o seu custo. Creio que poderia ser um jogador útil, tipo Luisão… O facto de termos ido ao mercado contratar dois centrais para serem titulares, não dá boas indicações relativamente ao futuro do Capitão América no Sporting. Tendo em conta a sua idade e o seu salário, será difícil de colocar.

Sobre Boeck, Rojo, Insua, Schaars, Fito, Jeffren,Ricky, Viola, Capel, Carrillo, Labyad, Rubio e Arias, afirmas que podem valorizar. Concordo que podem valorizar se tiverem jogos nas pernas. No banco ou na bancada fica muito difícil.
Na próxima época jogadores como Boeck, Jeffren, Fito, Viola, Rubio e Arias vão ter dificuldade para ganhar a titularidade e jogar com regularidade. Veremos também onde se vai encaixar Labyad tacticamente e no 11. Não estou a discutir a qualidade dos jogadores, mas o facto de apenas jogarem 11 (apesar de haverem lesões e vários jogos).

Percentagem e passes de jogadores

O valor do plantel do Sporting, tendo em conta as percentagens de passe que temos deverá andar entre os 60 e os 80 milhões de euro. Creio que é um valor baixo, tendo em conta o facto de custarem em salários cerca de 40 milhões de euro ano.

Preocupa-me o facto de determos 30% de Carrillo que é um activo extremamente interessante, mas 100% de um Bojinov por exemplo. Nomeadamente quando sabemos o que ambos custaram.

Salva-se 65% do Insua, 80% do Capel, 80% do Rui Patrício, para compensar 40% do André Martins, 35% do Ricky, 35% do Rinaudo,

Se não fossem os fundos, provavelmente não teríamos alguns jogadores… Não faz sentido são os fundos ficarem com o XUXU e o o Sporting ficar com os velhos e com os cepos… O risco dos investidores do fundo acaba por ser menor, pois não têm que suportar o salário.

Os erros do passado, fazem-nos reféns dos fundos. Limita também a margem de erro na contratação de jogadores.

Compreendo a dificuldade em contratar e acertar bem. Não compreendo o facto do Sporting falhar muito mais, que os rivais directos. Basta acertar na contratação, valorização e venda de um Falcão para compensar os erros de casting normais. Os erros de casting têm existido, só falta acertar no tal Falcão e conseguir valorizá-lo…