Há anos e anos que batalho por este tipo de iniciativas! Finalmente chegaram! Há benefícios imensos neste tipo de jogos, a maior parte deles extra-desportivos.
O Sporting deveria instituir, como regra, uma visita anual a um país estrangeiro para a realização de um ou dois jogos particulares, principalmente no fim da época. Levar jogadores do plantel principal e jogadores que estiveram emprestados nessa época, realizar uma digressão desportiva, social, promocional… Só vantagens! Fazer disto regra e viajar no final de cada ano para países com comunidades portugueses ou muito ligados a Portugal: Angola, Moçambique, Cabo Verde, África do Sul, Suíça, França, Brasil, zona de Macau, etc…
Nesta altura não é a ideal mas a receita financeira conseguida e a promoção social do clube em Angola são dois factores que tornariam impossível recusar.
No que toca ao plano exclusivamente desportivo, para além de um conjunto de jogadores dos Sub19 que possam viajar, do plantel principal gostaria de ver dadas oportunidades de jogar 90 minutos ou perto disso a jogadores como Marcelo, Santiago Arias, André Martins, Diego Rubio, Valeri Bojinov, Bruno Pereirinha, André Santos, André Carrillo… Têm é que existir indicações claras da equipa técnica para não forçar e para não evitar a exposição a lesões desnecessárias.
Bem verdade…vai ser um jogo bem propício para haverem lesões, ainda mais pela condição física de grande parte dos nossos jogadores.
Além disso, se as coisas começarem a correr mal para a selecção de Angola, o mais provável é que o jogo vá ficar bem durinho…
O jogo é às 19H00 ou 20H00 locais, o que devido à última alteração (atraso) da hora significa que se joga às 18H00 ou 19H00 em Portugal Continental (se não estou em erro, pelo que dizem a transmissão da RTP África fala em 19H00, portanto presumo que começa às 20H00 locais em Luanda).
Está uma notícia do DN na abertura de tópico onde isso é referido, que fala nas 19H00. A minha dúvida é se é a hora local ou a hora em Portugal Continental, o que parece ser o caso. Portanto, se for assim, o jogo começa às 20H00 de Angola e às 19H00 de Portugal.
Vou acrescentar a referência à transmissão televisiva pela RTP África e Internacional (já o fizeram, em parte).
Quanto à localização do Estádio onde se realiza o jogo, ela está bem visível no comentário de abertura, não vale a pena estar sempre a repetir dúvidas que normalmente estão esclarecidas na abertura dos tópicos, basta passar por lá.
Aqui onde, Freddy? É que a minha dúvida é precisamente essa, a que horário se refere as tais 19H00 a que começa o jogo, se o horário de Angola, se o de Portugal (que atrasou a hora e por isso ficou com uma hora a menos desde então).
Esse amigável foi em 2001, acredito que agora os jogadores angolanos tenham mais culutra e saibam perder o jogo (se for caso disso). Não me recordo se o Domingos ainda andava pela selecção nessa altura, mas também se deve lembrar bem desse jogo e portanto deve poupar alguns jogadores como Capel e Wolfswinkel.
De todas as formas boa parte dos titulares vão estar ao serviço das respectivas selecções.
é bom em termos de marketing, de promoção do clube lá fora, de encaixe financeiro e acho que é uma oportunidade para os menos utilizados. O resultado sinceramente é o que menos importa. Acabar o jogo sem lesões ou condicionamentos fisicos é o mais importante e a maior vitória que podiamos ter.
Não li metade das páginas deste tópico, mas deu para perceber que alguns foristas discordam da realização deste jogo…
Como alguns poderão já ter percebido, trabalho em Luanda…Vou então relatar uma situação que se passou há poucos dias:
Tenho um colega, angolano, com cerca de 60 anos, que é fã do nosso Sporting desde a altura em que a larga maioria da população angolana não tinha televisão, e ter um rádio já era um luxo… este senhor apaixonou-se pelo Sporting Clube de Portugal a ouvir os relatos na rádio, de jogadores desde Yazalde, a Damas, a Figo…
Hoje em dia, já pode ver os nossos jogos na televisão, mas nunca teve a oportunidade de ver um jogo do Sporting ao vivo.
Encontrei-o, e disse-lhe "Então Sr. ____, vai ver o nosso Sporting no dia 10? "… resposta “ah não sei se consigo… não tenho SporTV…”… eu: “não… eles vêm cá jogar, contra a selecção de Angola!!!”
A expressão na cara do senhor durante os instantes que se seguiram a eu terminar a frase… o brilho nos olhos dele… foi algo de inexplicável… parecia um miúdo! Só vos digo… em todo o mundo, somos mesmo MUITO MUITO GRANDES. É por momentos destes, que tenho muito orgulho em ser Sporting!
Quaisquer argumentos que existissem contra este jogo, válidos ou não, simplesmente se evaporaram…
Não sei se vou conseguir ir ao estádio… é longe do centro de Luanda, e o trânsito requer pelo menos umas 2 horas para lá chegar… mas se ele for, já fico contente.