Ex-treinador atesta competitividade de Xandi: «Até nos treinos ficava amuado se não ganhasse»
André Lage treinou Alexandre Brito antes do médio chegar ao Sporting

Alexandre Brito, médio, de 19 anos, constitui a principal novidade da convocatória de Rui Borges para o encontro desta sexta-feira, diante do V. Guimarães. Não se trata de uma novidade absoluta, pois, apesar de ainda não se ter estreado pela equipa principal dos leões, o futebolista já foi convocado para as partidas com Arsenal e Club Brugge da Liga dos Campeões.
Atento à evolução do jovem médio está André Lage, o último treinador de Alexandre Brito, ou Xandi - como é tratado pelos companheiros de equipa -, antes da mudança para o Sporting. André Lage e Alexandre Brito cruzaram-se no SC Linda-a-Velha na categoria de sub-12, quando o futebol ainda se joga com sete elementos de cada lado.
“Sempre foi um menino bem comportado, reguila, pois era um menino do ‘bairro’, com a competitividade própria dos meninos do ‘bairro’”, recorda o técnico, afastado há um ano dos relvados, altura em que, por motivos familiares, abandonou o comando técnico dos sub-17 do CD Venda do Pinheiro, prosseguindo: “Até nos treinos ele ficava amuado, se as coisas não lhe corriam bem ou se, havendo um momento competitivo, a equipa dele não ganhava. Não ficava muito contente.”
O médio leonino tinha 11 anos de idade, mas já se destacava entre os companheiros, garante André Lage. Porquê? “Pela forma como ganhava as bolas divididas. Era rara a bola que não ficava para ele. Ia com tudo, mas não por ser agressivo, que não era. Tinha uma agressividade boa, que não era normal em meninos daquela idade”, assegura o treinador, de 34 anos, apresentando mais alguns argumentos que afastavam Xandi… da normalidade.
André Lage com Alexandre Brito
“Era igualmente acima da média no conhecimento daquilo que era o jogo, em termos de posicionamento, de passe, de finalização, apesar de na altura até nem fazer muitos golos”, descreve André Lage, que logo que assumiu o comando (2016/17) da equipa de sub-12 do SC Linda-a-Velha [rendendo Bruno Areias], soube que não contaria como o médio na época seguinte. “Quando entrei, em dezembro, foi-me logo comunicado que o Xandi, na época seguinte, iria para o Sporting. Foi algo acertado com alguma antecedência”, relembra Lage, admitindo que os leões poderiam nem estar sozinho na corrida.
“É natural que houvesse interesse de outros clubes, mas eu nunca tive conhecimento de nada”, assegura o técnico natural de Lisboa, que segue assiduamente os jogos do Sporting, clube do qual é adepto, possuindo, inclusive, gamebox. No encontro da Champions, frente ao Arsenal, que assinalou a estreia de Alexandre Brito entre os convocados de João Pereira, esteve na bancada do Estádio José Alvalade e não resistiu a enviar uma mensagem ao antigo pupilo.
“Fiz questão de felicitá-lo por isso e de dizer-lhe que o momento dele vai chegar. Disse-lhe para se manter tranquilo e focado”, revela André Lage, reforçando a convicção de que, mais cedo ou mais tarde, o jovem médio terá uma oportunidade na equipa principal. “Não é fácil, porque tivemos muitos anos de Ruben Amorim, com um meio-campo a dois e isso limita muito as oportunidades”, avalia, antecipando uma possível alteração com a chegada de Rui Borges.
“Acredito que vai haver uma pequena alteração nesse sentido, com mais elementos no meio-campo, pelo que acredito que o Xandi vai ter a oportunidade dele. Vai ter de agarrá-la”, vinca, salvaguardando a possibilidade de um dos três jovens médios-centro [Henrique Arreiol, João Simões e Alexandre Brito] ter de deixar Alvalade na próxima época.
“Acredito que na próxima temporada vão ter rodagem fora do clube. Não digo os três, mas algum deles vai ter que sair para ganhar rodagem. É impossível manter os três no plantel e torná-los competitivos”, preconiza André Lage, recusando a ideia de que João Simões - que tem sido o mais utilizado dos três - seja, neste momento, o principal concorrente do antigo pupilo. “O Xandi é muito mais um ‘seis’ do que o João [Simões], que me parece muito mais criativo, o jogador que gosta de conduzir e avançar com bola”, descreve, antes de terminar a troca de impressões com Record.
“O Xandi é um jogador muito intenso, com uma área de ação muito grande em campo, muito agressivo nos duelos e que ganha muitas bolas”, remata André Lage. No fundo, Alexandre Brito pode ser muito mais alternativa a Hjulmand do que a Morita.