Alexandre Brito

https://x.com/Sporting_Things/status/1891590048560173525

Só há uma forma de saber, é dar minutos para ver o que ele vale. O Chico Lamba era um descascar neste fórum, em relação à qualidade do jogador… e vê se ele jogou mal no último jogo.

Fui o último treinador deste rapaz antes de ele ir para o Sporting, tinha o Xandi na altura 11/12 anos… Na altura destacava-se pela sua capacidade nos duelos, onde era muito forte e na assertividade no passe. Tenho seguido a evolução dele com especial atenção e estamos perante um médio defensivo que é forte na recuperação e ocupação dos espaços. Não é um fora de série na construção nem no transporte, mas pode jogar com esse tipo de funções. Sempre foi super competitivo. Não creio que tenha nesta altura o necessário para se afirmar na equipa principal, mas o potencial está lá… Deveria ser emprestado a um clube de primeira liga para ganhar estaleca, será sempre um elemento útil naquilo que deveria ser a rotatividade de um plantel equilibrado.

4 Curtiram

Parece ter potencial no transporte, que melhorando na definição, arriscando, até pode mostrar qualidade, falta a questão do passe longo e até vertical, mas parece fisicamente muito interessante, mais do que os que temos “seniores”, daí estar onde está.

Alguém pode afiançar que o jogador vai dar certo? A resposta é não.

Agora se formos buscar os exemplos do Mateus e o Essugo que em pouco tempo tornaram-se referências nos clubes para onde foram, só mostra que com um pouco de paciência os jogadores conseguem mostrar o seu valor.

E se quiseres outro exemplo, olha para o João Simões… foi lançado à maluca pelo João Pereira já muita gente dizia que era um Miguel Luís, depois de ter sido corretamente lançado pelo Rui, já muita gente mudou de opinião.

É tudo uma questão de saber indo dando minutos e ver a resposta do jogador, com calma. Se tiver a qualidade ele vai conseguir demonstrar.

2 Curtiram

É salutar que os jovens jogadores mereçam as suas oportunidades, mas, quase sem nos apercebermos, voltamos ao subir jogadores à equipa A por necessidade, obrigação e sem tempo para fazerem o seu crescimento.
8 jogadores da B convocados para um jogo da Champions. Fantástico seria se isto acontecesse por mérito, mas sabemos bem qual a verdadeira razão.

3 Curtiram

Não vejo nada de especial aqui. Parece-me que o Arreiol é superior

Tem corpo e sabe como o usar. Coisa que poucos dos restantes jogadores faz.

3 Curtiram

O Alexandre Brito é muito mais funcional ali do que o inútil do Debast. Só o timing de pressão dele, não engana (mesmo tendo que melhorar determinados movimentos defensivos). Neste momento, essa característica é fundamental numa equipa limitada como a nossa. É uma espécie de Florentino. Não sei se vai fazer carreira ou não, mas pode ser útil até ao final da época.

Não desgostei de o ver hoje mas parece muito limitado.

Gostei do puto.

Eu também. Descomplexado.

2 Curtiram

Pode ser que vá às Aves e que comece a queimar etapas e cresça também com elas. Tem ali potencial tem.

Tem um problema é pouco intenso na disputa de bola, muito lento na execução!!
Um William com menos qualidade na construção!!

1 Curtiu

Verdinho, mas o potencial é notório. Os ingredientes estão lá. A rever.

Entrou bem.

Não se borrou e conseguiu ligar jogo onde outros ou entregavam a bola ao adversário… ou metiam sempre para trás.

Not bad. Esperava bem pior.

Exacto. Apesar de ter tido algumas más abordagens logo a abrir, não se borrou, pelo contrário, foi subindo.

Percebo o pessoal a falar do Afonso Moreira porque o ataque estava tão miserável que qualquer agitação satisfaria, mas acho que este mais depressa se faz de A.

Exactamente o que penso. Para jogar ali, tem de ser bem mais rápido e intenso.

Parece que andam a ver outros jogos, a calma e capacidade com que entra no jogo, é de enaltecer especialmente quando parece que se fala de um inapto, excelente entrada, forte na pressão, simples mas sempre seguro com bola, gostei.

Com esta atitude pode bem melhorar outras valências, sentir se importante que vai ser, por necessidade mas vai.

Longe de mim achar que tem tecto superior ou que vai ter uma carreira superior ao Essugo, mas pelo menos nestes minutos que vai tendo parece-me claramente menos nervoso que o Dário. O Dário, mesmo o ano passado (e já tinha mais estaleca que o Brito), sempre que entrava parecia que era a tremer e sempre a medo. O Brito tem parecido mais sereno, mesmo que isso não diga grande coisa a longo prazo.
Parece-me ter um raio de ação engraçado e ser daqueles que desarma facilmente (tem coisas do Florentino).

1 Curtiu