Alexander Nübel (FC Bayern) - TSF Rádio Notícias

Já cá devia estar, há meses.

Depende. Um GR de 27 ou 28 anos tem mais de 5 anos de contrato pela frente. Se nesses anos ele der retorno desportivo que se transforme em títulos e presença em competições de maior visibilidade (e com resultados positivos), maior visibilidade, prémios por competição, publicidade, receitas de bilheteira, etc., tens aí o retorno financeiro.

Obviamente que não será um plantel inteiro e há que vender jogadores. Mas alguns nucleares não estragam nada, pelo contrário. Isto também dependendo do total de investimento feito, claro. Há passes de 5 milhões que custam mais que alguns 10.

7 Curtiram

Por acaso discordo, em abstracto. Um grande redes com 27 anos ainda faz umas 5 épocas a grande nível (lesões físicas ou mentais à parte). 2 M€ por época (só em contratação, entenda-se) não é caro para um redes que valha 7 ou 8 pontos no fim de um campeonato.

Já dizia o grande Malcolm Allison quando pediu ao João Rocha um grande guarda-redes (na época de 1981-1982): “um grande guarda-redes pode garantir-nos mais uns 5 pontos no fim do campeonato que podem fazer a diferença” (nessa altura o campeonato era a 16 equipas e as vitórias valiam apenas 2 pontos). Rocha foi buscar Meszaros à Hungria e Allison desfez-se em elogios: trouxe-me o 2º melhor guarda-redes da Europa, porque o 1º é Peter Shilton.

Meszaros foi absolutamente decisivo na vitória nesse campeonato. Não foi só o trio maravilha Jordão-Manuel Fernandes-Oliveira. Recordo-me bem de muitas grandes defesas (especialmente entre os postes) que nos valeram pontinhos para chegarmos à frente. E já era trintão quando veio.

Bem, desviei-me um pouco do ponto do assunto (Saudades de Allison, Meszaros e outros… é a velhice…). O ponto é que nos tempos que correm mesmo que se compre um jogador para um lugar bem específico por 10 ou 12 M€ e ele “apenas” der rendimento desportivo DECISIVO paga-se a ele próprio.

17 Curtiram

Concordava com isso se estivessemos a falar de um GR top para a realidade da liga portuguesa.

O Nubel, sendo muito melhor que o Israel e que este Adan, está um ou dois patamares abaixo do Diogo Costa e do Trubin por exemplo pelo que vi dele.

Eu dava tranquilamente 10M por um GR que viesse ser estrela em Portugal durante 5, 6 ou 7 anos, mesmo que nao desse rendimento financeiro. Mas nao me acredito que o Nubel seja esse GR. Se estivermos a falar de um valor mais baixo, perto dos 6 ou 7M (ate porque o contrato acaba em 2025) já é diferente.

É exactamente por essas razões que eu referi “em abstracto”. Não conheço o Nübel o suficiente para opinar sobre a sua valia.

Seu brincalhão…

1 Curtiu

Isso já é outra questão. Eu também teria outras preferências para o posto vindas de lá.

Não vi um unico jogo do Estugarda. Até pode ter melhorado muito e tudo o que disse perde validade. Mas no Monaco nao era um GR consistente. Ser melhor que este Adan e que o Israel não devia ser a fasquia.

Eu não me importo com o Nubel. Nao seria por ele que nao seriamos campeões. Mas se é para meter 10M num jogador que nao dará rendimento financeiro, queria alguem que fosse dos melhores do campeonato e nao só um bom GR.

1 Curtiu

Eu concordo totalmente contigo!
E quando vejo alguém a criticar o que tu dizes e a dizer que não se importa muito com o retorno financeiro e noutros tópicos exige 6 ou 7 contratações de bons jogadores por ano, percebo que estamos a lidar com pessoal com a idade mental de uma criança de 5 anos e que nunca geriu nada na vida. Alguém que arranje magicamente dinheiro para financiar os seus devaneios…

Não percebem que para podermos investir bem todos os anos em craques temos que ter muito dinheiro que tem que vir sobretudo do trading de jogadores.

Por mim, num plantel de 25 jogadores, só 5 ou 6 é que estavam acima dos 30 anos.
E se calhar só estavam porque tinham ficado por não serem suficientememnte craques para serem bem vendidos e nem suficientemente maus para terem sido despachados.
Haverá sempre casos destes que dão imenso prejuízo financeiro direto sem nós querermos.
É inevitável porque, mesmo investindo bem, vamos sempre falhar alhumas contratações de forma mais ou menos completa.
Escusamos é de contratar para isso de propósito…

Um plantel com muitos jogadores vendáveis é uma riqueza e uma tranquilidade para qualquer clube.
Quem ainda não percebeu isto, está na creche da gestão desportiva.
Ora, é a gestão desportiva que determina TUDO!

Em relação a este jogador, embora não me importasse de o ir buscar porque parece ter qualidade, acredito que haverá outras opções de atletas mais jovens e com qualidade igual ou superior que nos poderão dar retorno desportivo e também retorno financeiro.

Ora, se posso ter tudo, porque é que me hei-de contentar só com o retorno desportivo?
Porque é que hei-de abdicar daquilo que me permite continuar a investir bem?
Porque é que hei-de perder essa oportunidade?
Porque é que hei-de ser estúpido?

PS:
Apesar de toda esta conversa, não nego que esta contratação me agrada pois sempre fui adepto da escola germânica de GRs. Mas bolas…
Do ponto de vista do GD, a opção ideal não passa por aqui.

Faz sentido.
Não devemos repetir os erros do passado.

Por 10M , um redes que queira vir para cá ao nivel de um Diogo Costa não me parece possível.

Pergunta:
Alguém sabe porque é que começámos a ter melhores resultados financeiros nos últimos anos?

O motivo é um só.
Quanto mais insistirmos nele, melhores resultados teremos.
Quantos mais vezes inventarmos justificações para violar o seu respeito, piores resultados teremos.
E obviamente que o sucesso desportivo está deppois diretamente relacionado com o sucesso financeiro.
Já era altura de 90% do fórum perceber este grau zero da noção…

1 Curtiu

Falando apenas de transferências recentes, nos ultimos 2 anos, tiveste o Trubin, Areola, Sommer, Viccario (para a Empoli), Kohn e o Matz Sels por valores abaixo dos 10M, todos eles GR que estão agora num patamar superior ao Nubel ou que estiveram melhores em França que o Nubel.

Para alem disso o Nubel tem um ano de contrato com o Bayern apenas. Nao acho que estejamos na posição para dar 10M por um jogador que nao vai dar rendimento financeiro que nao seja um jogador para ser dos melhores.do campeonato.

Mas volto a.dizer que me estou a basear do.que vi do Nubel no Monaco. Se ele evoluiu muito no Estugarda o que estou a dizer pode muito bem perder validade.

Isso também é um bocado “pensamento mágico”, não? A posição mais complicada para fazeres o que advogas (e teoricamente bate tudo certinho) é a de GR.

Tudo o que dizes bate certo, desde que haja mercado para o fazeres. E mercado há sempre, depende é dos trocos que tenhas.

Um desvio ao padrão, desde que seja uma exceção, que seja um investimento realista (friso realista, não é devaneios como rivais fizeram nessas posições) e que realmente traga resultados desportivos, não abana o cofre.

3 Curtiram

Um bocado desonesto estar a insultar as pessoas por não se importarem de investir bem em um ou dois jogadores sem a perspectiva de serem vendidos no futuro para lucro.

E a posição de guarda redes devia ser sempre a última a ser considerada como investimento para vendas no futuro. Não é lugar para andarmos com carrosséis. As outras posições é que sim, devem ser 90% voltadas a render no campo para um dia serem vendidos. Mas na minha opinião, temos que ter pelo menos um jogador por setor com experiência e contratado com a possibilidade de se estabilizar no plantel. Hoje contrataria um guarda redes e um central para esse lugar. Há uns anos teria dado jeito ter ficado com o rato que foi para a lampionagem ou com o Sarabia. Do plantel atual diria que Morita, Paulinho ou Nuno Santos também podem ser isso, junto com o Esgaios que devia ser vendido.

E por fim, um jogador alemão com qualidade vai ter sempre uma boa possibilidade de venda para o mercado do seu país. Diria que no pior dos casos conseguiríamos à vontade recuperar de 5 a 7 milhões.

Isto. Delito de opinião exactamente 50 anos depois do 25 de Abril.

Não vejo a magia, muito honestamente.
E este jogador não é a última bolacha do pacote.
O mercado é enorme sendo que, mesmo na posição de GR, não vejo como nada garantido que contratar um jogador mais velho seja mais garantia de qualidade.

Certamente, há no mercado GRs mais jovens e melhores do que este por valores próximos.
Sendo que vale a pena investir até mais do que os 10ME se for por um jogador para ter retorno.

Quanto aos trocos, o SCP, no próximo mercado, vai ter muito dinheiro para investir. Mais do que nunca. Aponta aí!
Não tem absolutamente nenhum motivo para não tentar opções ideais dos 2 pontos de vista (financeiro e desportivo).

E só estará nesta posição precisamente graças às contratações neste modelo que estou a defender. Sem o trading dos Porros, Ugartes, Gyokeres, as restantes receitas só davam para sobreviver investindo pouco e mal…

Ainda assim:
Concordo que uma ou outra exceção pontual não é grave.
Mas porra:
Este é que merece ser a exceção?

https://twitter.com/Plettigoal/status/1770910648072904845

Pode ser isso tudo.
E pode também ser um Vinagre da baliza.

A questão que coloco é sempre a mesma:
Porque não tento ter tudo?
Porque é que me vou contentar com um jogador só a pensar num tipo de retorno?
Porque é que me limito logo à partida?

Repito:
Para mim, isso é absolutamente estúpido.
Em todas as contratações, devo pensar em lucro de todas as formas.
A exceções a isto devem ser muito raras e com excelentes justificações.
É pelo Ronaldo, é pelo Figo, é pelo Schmeichel, é pelo Jardel, …
Agora… Pelo Nubel? Pelo Paulinho?

deu-se 10 milhões por vinagre (50%), 5,5 por esgaio, e nubel é que é caro?!

1 Curtiu